21.7 C
Ipu
domingo, junho 28, 2026
Início Site Pagina 710

Ipaporanguense morre vítima de acidente em Brasília.

Um motociclista morreu em acidente envolvendo outro veículo na tarde desta quinta-feira (26/7/2018), no Guará 2 – Brasília.
O Fiat Palio Preto estava parado na faixa de pedestres quando a moto colidiu com a traseira do carro. O condutor, Antônio Glauber Evaristo Melo, 51 anos, sofreu parada cardiorrespiratória e morreu na hora .

O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 17h e tentou reanimar a vítima, mas Antônio Glauber  não resistiu aos ferimentos. Treze militares, um helicóptero da corporação e duas viaturas atenderam a ocorrência.

O acidente aconteceu na Via Contorno do Guará 2, próximo à QE 30, sentido Polo de Modas. O motorista do Palio, Edson Pereira da Silva, 61, também foi atendido pela corporação, mas não sofreu nenhuma lesão.

Ipaporanguense :
Antônio Glauber era filho do município de Ipaporanga, onde reside seus familiares.
Glauber era filho do comerciante Dodô (já falecido) e era irmão da professora Meirinha Evaristo que trabalha na educação do município de Ipaporanga.

Fonte

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Prefeito Nenem do Cazuza, Dep. Leônidas Cristino e Dep. Jeová Mota visitam obras da Estrada Ipueiras-Ararendá

Deputado Leônidas Cristino (PDT) e Dep. Jeová Mota estiveram nesta quarta-feira, dia 26, nas obras da Estrada Ipueiras-Ararendá.

“Essa importante obra alavancará o desenvolvimento da região do Pé-de-Serra assim como foi a obra da estrada até o Croatá. As obras estão muito bem adiantadas. Valeu a pena a visita ao lado desses grandes homens comprometidos com o desenvolvimento da nossa terra.” palavras de Nenem do Cazuza – Prefeito de Ipueiras.

Também junto com o Leônidas CristinoJeova Mota e vários amigos realizaram visita ao Ex-Prefeito e amigo Gordo Mourão, “uma grande pessoa e uma grande liderança política da nossa terra. Obrigado pela recepção e pela amizade Gordo.” disse o prefeito.
ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Maia desiste de candidatura, e Centrão oficializa apoio a Alckmin

A decisão já havia sido tomada na semana passada, mas foi prolongada até esta quinta (26) com a expectativa de que o vice da chapa fosse definido

Maia desiste de candidatura, e Centrão oficializa apoio a Alckmin
Os dirigentes dos partidos que compõem o bloco se reuniram em um hotel em Brasília nesta quinta-feira para chancelar o apoio à chapa de Geraldo Alckmin ( Foto: Reprodução / Facebook )

Ainda sem definição sobre quem indicar para o posto de vice, o centrão formalizou nesta quinta-feira (26) o apoio à pré-candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB) na disputa pelo Planalto.

Os dirigentes dos partidos que compõem o bloco – DEM, PP, PR, PRB e Solidariedade – se reuniram em um hotel em Brasília, ao lado do ex-governador tucano, para chancelar o apoio à chapa do PSDB, decisão que já havia sido tomada na semana passada, mas prolongada até esta quinta para que o vice fosse definido e anunciado oficialmente.

Em carta lida pelo presidente de seu partido, o DEM, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia(RJ), afirmou que “arquiva momentaneamente” sua pretensão presidencial e confirmou que será candidato a deputado federal pelo Rio, para tentar se reeleger ao comando da Casa.

Indicado pelo PR, porém, o empresário Josué Alencar (PR-MG) tem se mostrado reticente quanto à possibilidade de compor a chapa tucana e, desde o início da semana, o grupo atua para convencê-lo a mudar de ideia, ao mesmo tempo em que já procura alternativas para uma espécie de plano B.

Caso Josué não aceite o posto, o vice deve sair dos quadros do PP, o maior partido do bloco, ou do próprio PR. Os dirigentes do bloco devem se reunir nesta quinta para tentar chegar a um acordo sobre o nome.

Em entrevista à reportagem nesta quinta-feira (26), Maia afirmou que o DEM não pleiteia a vaga de vice caso o empresário mineiro desista de vez de ocupar o posto. Maia articulou apoio à sua reeleição para o comando da Casa e, por isso, quer que outras siglas indiquem o nome para compor a chapa majoritária e não ser acusado de centralizador.

O comandante do partido de Josué, Valdemar Costa Neto, tem participado de todas as discussões e foi peça fundamental para definir o apoio do grupo a Alckmin – os partidos estavam divididos entre o tucano e Ciro Gomes (PDT) – mas não compareceu ao evento que oficializou a aliança, nesta quinta.

Dirigentes dos partidos que compõem o bloco fizeram discursos rápidos em que declararam apoio a Alckmin e conclamaram a “união” como chave para a disputa de outubro.

Fonte

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Empresária é morta em sítio de Fortaleza por chamar a polícia para área dominada pelo tráfico

Empresária teria sido morta a mando de traficante da área. (FOTO: WhatsApp)
Empresária teria sido morta a mando de traficante da área. (FOTO: WhatsApp)

Uma empresária de 51 anos foi morta em sítio, na Sabiaguaba, em Fortaleza. Eliana Aparecida Peres de Araújo teria sido assassinada por dois homens a mando de um traficante da área, por chamar atenção da polícia para o local. A mulher havia se desentendido com vizinhos e, por isso, os agentes de segurança estiveram no local algumas vezes. Ela foi morta com facadas e tiros de arma de fogo.

Segundo a polícia, a confusão com a vizinhança teve início após um carro queimado durante a madrugada da quarta-feira (25). A proprietária do sítio teria colocado o carro para fora da propriedade e o veículo foi saqueado. Ela acusou os vizinhos, que não se agradaram da situação. Uma vizinha e quatro pessoas que moram no local foram chamadas à delegacia.

“Ela foi agredida, literalmente, espancada, inclusive ela apresentou até vídeos na delegacia. E aí o delegado está apurando o caso. Quando foi hoje (quarta) pela manhã, ela ligou pedindo para dar um apoio a ela, dizendo que estava com medo de vir para o sítio. Segundo ela, estava sofrendo ameaças. Chegando ao local, ela ligou, avisei que estava em ocorrência e que em uns dez minutos chegava. Quando cheguei, ela estava acabando de morrer”, disse o Cabo Lopes, da Polícia Militar.

O agente de segurança relatou que ainda viu dois elementos correndo, mas não imaginou que eles seriam os responsáveis pela execução da empresária.

“São dois elementos aqui da área. E, segundo informe, já confirmaram que foram eles que praticaram o homicídio, a mando de um traficante da área”, relatou Lopes.

Era costume de Eliana Aparecida ir ao sítio para levar comida aos animais. Com baldes pesados, ela pedia ajuda a rapazes das proximidades para ajudar a carregá-los. Segundo o policial, os dois executores vieram com ela no carro, já com intenção de matá-la. A mulher foi executada no chiqueiro dos porcos. No carro da vítima, bolsas remexidas.

“Tudo indica que houve uma briga pela maneira que ela foi morta, deve ter havido. Ela tem tiros e facadas nas mãos, como se fosse um movimento de defesa…”, relatou o PM.

A intenção da vítima, que fazia trabalho de ressocialização, era transformar o lugar para trabalhos com a igreja. Ela foi encontrada com ferimentos de arma de fogo e faca na perna, no braço, peito, cabeça, por todo o corpo. A motivação ainda não é certa.

“Acredito, segundo informe, que foi porque ela atraiu a polícia para cá. Ela chamou a polícia devido ao problema do carro. E sabe como é… Traficante não gosta de ver polícia por perto, por isso ela foi morta”, disse o Cabo Lopes.

Fonte

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Estrela de Trump na calçada da fama é destruída em Hollywood

Rubble remains in the place where the Star of US President Donald J. Trump on the Hollywood Walk of Fame was destroyed by a vandal in the early morning hours on July 25, 2018 in Los Angeles, California. / AFP PHOTO / DAVID MCNEW
Rubble remains in the place where the Star of US President Donald J. Trump on the Hollywood Walk of Fame was destroyed by a vandal in the early morning hours on July 25, 2018 in Los Angeles, California. / AFP PHOTO / DAVID MCNEW

A estrela de Donald Trump amanheceu rachada e sem brilho na quarta-feira, 25. O símbolo do presidente dos Estados Unidos na Calçada da Fama de Hollywood foi atacado pelo jovem Austin Clay, 24. O autor do vandalismo se entregou três horas após o ocorrido e deve pagar fiança de U$$ 20 mil, pela cotação atual. Em reais, o valor é de R$ 74 mil.

Para destruir a estrela de Trump, recebida em 2007 pelo programa ‘O Aprendiz’, o jovem utilizou uma picareta. Esta não é a primeira vez de um ataque contra o reconhecimento a Trump na Calçada da Fama. Em 2016, James Otis praticou vandalismo contra o símbolo do então candidato a presidente pelo Partido Republicano e teve de pagar fiança e cumprir trabalho comunitário.
(Foto: JIM WATSON / AFP)
Austin Clay retirou a picareta de dentro de uma caixa de violão, por volta das 3h da manhã no horário local (7h horário de Brasília), e golpeou a estrela de Trump. O jovem ligou para a polícia, mas fugiu do local antes dos agente chegarem.
ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

BPChoque descobre triplex do PCC e evita chacina em Fortaleza

FOTO: Divulgação

O Batalhão de Choque (BPChoque), por meio do Comando Tático Motorizado (Cotam), com a Coordenadoria de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) descobriu um triplex de integrantes da facção Primeiro Comando da Capital (PCC) e prendeu dois homens. A ação aconteceu na madrugada desta quinta-feira, 26.

O POVO Online apurou que os envolvidos na facção planejavam uma chacina na área e os policiais se anteciparam. Foram presos Wesley França Alves, de 25 anos, Carlos André Sampaio, 20 anos, ambos do Vila Velha.

Pelo menos quatro armas foram apreendidas na ação, entre pistolas e uma espingarda calibre 12. Também foi apreendido um veículo, droga e balança de precisão.

O POVO Online apurou que foi feito um cerco com viaturas do Batalhão de Choque. Essa é a segunda vez, em menos de uma semana,  que integrantes de facção tentam realizar uma chacina, mas são impedidos.

Conforme a fonte, o objetivo dos criminosos presos nesta quinta-feira, 26,  seria vingar a morte de um integrante do PCC. Na terça-feira, 24, um grupo que planejava cometer outra chacina foi preso com três armas em um carro.

Fonte

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Golaço de Pavard contra a Argentina é eleito pela Fifa o mais bonito da Copa

A Fifa revelou nesta quarta-feira o golaço da Copa: o belo chute de Pavard na vitória da França sobre a Argentina foi eleito o mais bonito do Mundial na Rússia. A escolha foi feita em votação aberta ao público no site da entidade e superou outros 17 concorrentes, entre eles a bela finalização de Philippe Coutinho no empate entre Brasil e Suíça.

É a primeira vez que um europeu vence a disputa, realizada pela Fifa desde 2006. No Brasil em 2014, o lindo chute de James Rodríguez na vitória da Colômbia sobre o Uruguai foi o vencedor – e, de quebra, levou o Puskas no fim do ano. O argentino Maxi Rodriguez e o uruguaio Diego Forlan levaram o prêmio em 2006 e 2010, respectivamente.

Em votação promovida pelo GloboEsporte.com, o golaço de Pavard foi o segundo na preferência dos internautas, perdendo apenas para o de Coutinho. Cristiano Ronaldo completou o pódio pela bela cobrança de falta contra a Espanha.

Confira abaixo todos os concorrentes

  • Cristiano Ronaldo, terceiro em Portugal 3 x 3 Espanha
  • Nacho, em Portugal 3 x 3 Espanha
  • Cheryshev, primeiro dele em Rússia 5 x 0 Arábia Saudita
  • Mertens, em Bélgica 3 x 0 Panamá
  • Quintero, em Colômbia 1 x 2 Japão
  • Dzyuba, em Rússia 3 x 1 Egito
  • Modric, em Croácia 3 x 0 Argentina
  • Musa, em Nigéria 2 x 0 Islândia
  • Messi, em Argentina 2 x 1 Nigéria
  • Kroos, em Alemanha 2 x 1 Suécia
  • Lingard, em Inglaterra 6 x 1 Panamá
  • Quaresma, em Portugal 1 x 1 Irã
  • Januzaj, em Bélgica 1 x 0 Inglaterra
  • Chadli, em Bélgica 3 x 2 Japão
  • Pavard, em França 4 x 3 Argentina
  • Di María, em França 4 x 3 Argentina
  • Cheryshev, em Rússia 2 x 2 Croácia

Fonte: Globoesporte.com

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Novo ciclo: Tite renova com a seleção brasileira até a Copa do Mundo de 2022

Tite e a CBF formalizaram nesta tarde acordo para que o técnico permaneça por mais quatro anos e meio no comando da seleção brasileira. O prazo vai até o fim da Copa do Mundo do Catar, que será disputada entre novembro e dezembro de 2022. Edu Gaspar também teve seu vínculo renovado pelo mesmo período e segue como coordenador de seleções.

– Entendo que a CBF nos deu as condições para construir um ambiente de união e de profissionalismo extremo e assim continuaremos. É um grande desafio e estamos felizes em enfrentá-lo, já com o foco voltado aos próximos jogos e competições – disse Tite, que soma 26 partidas à frente da seleção brasileira, sendo 20 vitórias, 4 empates e 2 derrotas.

Tite terá a oportunidade de comandar a seleção brasileira em mais uma Copa do Mundo (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)
Tite terá a oportunidade de comandar a seleção brasileira em mais uma Copa do Mundo

A intenção da CBF de renovar com Tite foi manifestada pela primeira vez antes da Copa da Rússia, quando o treinador se recusou a negociar e pensar em qualquer outra coisa além da preparação da equipe para o torneio. O diretor-executivo Rogério Caboclo reiterou o convite logo depois da eliminação para a Bélgica, nas quartas de final, ainda em Kazan.

– A CBF está investindo em um projeto de longo prazo ao garantir à comissão técnica seis anos e meio à frente da Seleção. Acreditamos que planejamento cuidadoso e execução criteriosa conduzirão o futebol brasileiro aos resultados que esperamos – disse Rogério Caboclo.

Tite e Edu se abraçam na Granja Comary: dupla segue à frente do comando da Seleção (Foto: Lucas Figueiredo / CBF)
Tite e Edu se abraçam na Granja Comary: dupla segue à frente do comando da Seleção

Já no Brasil, Tite teve 10 dias de descanso, reflexões e conversas com a família. No Rio de Janeiro, encontrou-se com dirigentes, entre eles o coordenador Edu Gaspar, para acertar a continuidade no cargo. Primeiro, teve reuniões sobre conceitos, uma parte mais técnica a ser aplicada nos próximos anos. A prioridade inicial é a Copa América, que será disputada no Brasil, em 2019.

– A equipe teve as condições necessárias para uma preparação de primeira linha em todos os momentos. A CBF não poupou esforços em nos atender e isso criou um ambiente de apoio e de respeito que nos dá tranquilidade para a continuidade do trabalho – explicou Edu Gaspar.

Em seguida, o empresário do técnico, Gilmar Veloz, assumiu as rédeas da elaboração dos contratos.

O primeiro desafio de Tite nesse novo ciclo será no dia 7 de setembro, contra os Estados Unidos, em Nova Jersey. A CBF ainda não confirmou, mas outro amistoso deverá ser realizado no dia 11, diante da seleção de El Salvador, em Washington.

Fonte: Foxsport.com

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Ipueiras CE – Aposta do município é premiada com R$50 mil e uma moto CG160 pelo Totolec

Além do bilhete cearense, outras 49 apostas acertaram as 15 dezenas do concurso e vão ganhar o mesmo valor.

O Totolec Interior de Ipueiras teve duas apostas vencedoras no sorteio do último domingo.

A primeira aposta vencedora foi dividida entre Ricarla Gomes Lima e Maria Rainny G. Do Nascimento, que residem na sede do município, elas dividirão a quantia de R$50 Mil Reais e uma moto! A vendedora foi A Encanto Cosméticos.

William Lima de Aragão, residente no bairro da estação, foi contemplado na rodada da sorte, e ganhou a quantia de R$500. A vendedora foi a Renata.

Com credibilidade e transparência o Totolec Interior tem a organização de Souza e Lucilene.

 

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Apostador de Fortaleza é um dos ganhadores da Lotofácil desta segunda-feira (23)

O prêmio de R$ 1, 7 milhão será divido entre cinco apostadores

lotofacilCinco apostadores irão dividir o prêmio da Lotofácil. O concurso 1692, desta segunda-feira (23), sorteou R$ 1,7 milhão.

Os cinco apostadores que acertaram os 15 números receberão R$ 282.425,55. Um dos vencedores é de Fortaleza, os outros quatro são de Brasília (DF), Três Marias (MG), Sorriso (MT) e Franca (SP).

Cerca de 714 apostadores acertaram 14 números e irão ganhar R$ 819,96.

As dezenas sorteadas foram: 03, 05, 06, 07, 10, 12, 14, 15, 17, 18, 20, 22, 23, 24,  25.

O próximo sorteio será nesta quarta-feira (25) e irá premiar novamente R$ 1,7 milhão.

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Partidos estão sem recursos para financiamento de campanhas e terão menos candidatos no Ceará

O dinheiro para gastos nas campanhas será distribuído pelas direções nacionais dos partidos com candidatos

Segundo o deputado Danniel Oliveira, o MDB ainda não decidiu quanto vai liberar para os seus candidatos ao Legislativo estadual neste ano ( FOTO: SAULO ROBERTO )

A maioria dos partidos no Ceará ainda não sabe quanto terão de recursos públicos, disponibilizados pelas executivas nacionais, para custearem a campanha deste ano. Outro dado a destacar no pleito de 2018 é a possível redução na quantidade de candidaturas proporcionais a serem apresentadas pelas principais legendas no Estado.

Em 2014, o Ceará contou com 217 candidatos a deputado federal e 638 a estadual. Nas eleições gerais de 2010, o número de postulações foi de 154 para federal e 603 para estadual. Na ocasião, o Brasil tinha 27 partidos. Nas eleições gerais de 2006, com nove agremiações a menos que em 2014, o Ceará teve 151 candidatos para a Câmara Federal e 568 para a Assembleia.

Para este ano, pela quantidade de pré-candidaturas apresentadas, a tendência é que haja uma redução no número de postulantes às vagas proporcionais. O PSDB, em 2006, coligado com o PFL (atual DEM) e siglas menores, lançou 32 candidatos a deputado estadual e elegeu 15. Para federal, em coligação, lançou 12 nomes e elegeu cinco.

No pleito seguinte, em 2010, foram 23 tucanos postulando vaga na Assembleia, sendo eleitos Gony Arruda, Moésio Loiola, Teo Menezes, Rogério Aguiar, João Jaime, Fernando Hugo e Osmar Baquit. Para federal foram 14, e só um eleito: Raimundo Gomes de Matos. Em 2014, em coligação com PMDB, PR, DEM e PRP, o PSDB apresentou 19 candidatos a estadual e elegeu apenas um nome, Carlos Matos. Para federal, também em coligação, foram nove tucanos na disputa, e apenas Raimundo Gomes de Matos foi eleito.

Neste ano, o PSDB, por enquanto sozinho, pretende lançar 23 nomes à disputa estadual e 10 para federal. Segundo o presidente do partido no Ceará, Francini Guedes, ainda não há discussão sobre os valores que a sigla destinará aos postulantes.

Resolvido

O MDB, segundo Danniel Oliveira, tem 18 pré-candidatos a deputado estadual e 11 a federal. Em 2014, lançou 28 nomes para a Assembleia, elegendo seis. Para a Câmara, foram indicados 15, sendo eleitos Vitor Valim, Danilo Forte e Aníbal Gomes, hoje todos fora do partido.

O MDB deve destinar ao menos R$ 1,5 milhão para as candidaturas a deputado federal, sendo que o teto é de R$ 2,5 milhões. No caso dos candidatos a estadual, a sigla ainda não definiu. Para a disputa ao Senado, o valor a ser destinado será o teto.

Hoje a legenda com maior representatividade no Estado, o PDT pretende lançar 28 nomes a deputado estadual e 12 para federal, números aquém de outros pleitos, quando a sigla lançou 33 candidatos à Assembleia em 2014, 33 em 2010 e 31 em 2006. Para a Câmara, o número aumentou. No passado, o grêmio lançou, no máximo, quatro nomes, em 2006, e desde 2010 só elegia um, André Figueiredo, presidente da sigla.

Figueiredo disse que nada ainda foi resolvido sobre repasses ao diretório estadual. “O que foi decidido foi a repartição do valor do Fundo Eleitoral entre candidaturas a presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais, sendo um terço para cada, deduzindo 30% para candidaturas femininas”.

O Progressistas, até o momento, só definiu dois nomes à Câmara e seis para estadual, a maioria tentando reeleição. Em 2014, foram 20 nomes, sendo eleitos Joaquim Noronha e Zé Ailton Brasil. Para federal, o partido lançou cinco postulantes no pleito passado, não elegendo ninguém. Em 2010 foram cinco candidatos, quando Padre Zé Linhares foi eleito. O PP, segundo resolução, vai garantir R$ 100 mil para candidatos a deputado estadual e R$ 2 milhões para federais.

Completa

O DEM, em 2018, deve estar em coligação majoritária encabeçada pelo PT. Há quatro anos, a legenda apresentou somente 16 candidatos à disputa estadual. Para 2018, o partido ainda não fechou quantos nomes lançará.

Em 2014, o Solidariedade (SD) participou da primeira eleição geral no Ceará, lançando sete candidatos em coligação com PRB, PT, PTB, PSL, PHS, PV, PSD e PROS, apesar de ter apoiado candidatura de Eunício Oliveira ao Governo. Elegeu Aderlânia Noronha e Lucílvio Girão. Neste ano, o presidente do partido, deputado Genecias Noronha, informou que a sigla pretende lançar apenas as candidaturas dele e do vereador Odécio Carneiro para deputado federal, e de Aderânia Noronha, Heitor Férrer e outro postulante para estadual.

Já o PT deve lançar até 26 nomes para a Assembleia em 2018. De 2006 a 2014, este número teve redução, sendo 23 indicados em 2006 e 2010 e 13 em 2014. No mesmo período, para a Câmara, a diferença entre indicados foi pequena, ficando entre oito e dez. No pleito passado, o partido elegeu apenas dois deputados ao Legislativo Estadual e quatro ao Federal.

Em 2006, ainda como PL, o atual PR lançou 29 nomes para a Assembleia. Em 2010 foram 39 e, no pleito passado, em coligação com MDB, DEM, PRP e PSDB, 25. O PSD, em 2014, na primeira eleição geral da qual participou, lançou três nomes para deputado federal e não elegeu ninguém. Para a Assembleia, indicou oito nomes e elegeu Gony Arruda e Osmar Baquit. Para este ano, o partido pretende lançar quatro candidatos a estadual e quatro a federal.

Já o PROS, na época, apresentou nove postulantes a deputado federal, elegendo três. Coligado e com 22 candidatos, o grêmio elegeu 12 deputados estaduais. Para este ano, a sigla acredita ter chapa completa tanto para a Câmara quanto para a Assembleia.

Fonte

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Ceará é derrotado pelo Inter em Porto Alegre e segue na lanterna da Série A

Ceará joga fechado, segura o Inter até os 30 do 2º tempo, mas sofre gol e segue na lanterna da Série A

Vladimir Marques – Repórter

jogo
O Ceará lutou, se defendeu bem boa parte do jogo, mas saiu derrotado ( Foto: Folhapress )

O técnico do Ceará, Lisca, costuma dizer que se não der para ganhar, o importante é não perder o jogo. E foi isso que o Ceará tentou fazer contra o Internacional, ontem à noite, no Beira-Rio em Porto Alegre. O Alvinegro segurou o placar por todo 1º tempo e meia hora da etapa final, mas acabou sofrendo um gol em rara falha da defesa, amargando a derrota por 1 a 0, em jogo da 14ª rodada.

O resultado frustrou a pretensão do Ceará em engatar outro bom resultado após vencer o Sport na rodada anterior, e buscará uma reabilitação no próximo sábado, contra o Fluminense, às 16 horas, no Presidente Vargas, pela 16ª rodada.

O Vovô teve adiado seu jogo com o Bahia pela 15ª rodada para agosto, que seria no meio de semana, devido ao time baiano atuar pela Copa Sul-Americana. Assim, o técnico Lisca terá alguns dias para reorganizar o Vovô para o duelo com os cariocas e buscar novo fôlego na luta contra o rebaixamento. O Vozão tem 8 pontos, sete distante de deixar o Z4.

Já o Internacional, chegou ao 10º jogo de invencibilidade na Série A e alcançou a 3ª colocação, com 26 pontos.

Com uma formação semelhante a da partida que venceu o Sport por 1 a 0 no Presidente Vargas na última quarta-feira, com as adições de Samuel Xavier e Arthur no time titular, o Ceará fez um primeiro tempo seguro defensivamente. Bem postado em campo e com a marcação encaixada, o time alvinegro não permitiu que o Internacional criasse muitas chances de gol nos primeiros 45 minutos. O Colorado criou apenas uma, já aos 38 minutos, em finalização de Rossi no travessão.


No mais, o Ceará desarmou bem, fechou os espaços, mas quando chegava lá na frente, ou não conseguia finalizar com perigo – Arthur e Felipe Azevedo tentaram chutes de longe – ou o árbitro ignorava faltas claras perto da área, como em Reina.

Para ilustrar o ‘critério’ do árbitro carioca, Richardson fez falta semelhante, a infração foi marcada e o jogador do Ceará ainda recebeu cartão amarelo. Como foi o 3º, o jogador está fora da partida de sábado.

Luta

Ao segurar o empate nos primeiros 45 minutos, o Ceará voltou para o segundo tempo disposto a continuar se defendendo e aumentando a cada minuto a impaciência dos jogadores do Inter em furar a barreira defensiva.

Cansado de ter toda a posse de bola e não conseguir furar a defesa alvinegra, o Inter passou a dá-la ao Ceará, permitindo o Vovô avançar mais para surpreendê-lo.

Só que mesmo atacando, o Ceará não sedia espaços, já que valorizava a posse de bola e ainda mantinha os cuidados defensivos, dificultando ainda os avanços do Inter.

Com isso, o técnico colorado fez alterações que modificaram o panorama da partida. Com D’Alessandro e Leandro Damião, o Inter ganhou em qualidade no passe e em presença de área. Assim, o Inter passou a alçar bolas na área, dificultando o trabalho do Ceará, que segurava o placar com bravura.

Mas em uma das tentativas em direção à área do Vovô, aos 30 minutos, o gol colorado saiu:após cruzamento vindo pela esquerda, Damião desvia, Nico Lópes chute para defesa parcial de Éverson e na sobra, William Pottker completou para o gol.

Após o gol, o Ceará passou a sair um pouco mais e cedeu espaços, e Damião quase ampliou, em finalização forte que Éverson defendeu bem.

Em vão

Precisando sair para o jogo após a gol sofrido, o Ceará buscou atacar mais, com as entradas de Luidy e Èder Luís.

A chance apareceu aos 48 minutos, com João Lucas cruzando a bola para Arthur, mas a bola passou raspando a trave.

Após a partida, os jogadores do Ceará lamentaram o resultado, por toda entrega tática da equipe. “Taticamente fizemos um bom jogo. Não atacamos tanto, mas conseguimos segurar o Internacional a maior parte do tempo. Acabamos sofrendo um gol, tentamos buscar no fim e não conseguimos. Temos que buscar os pontos em casa contra o Fluminense no PV”, disse o goleiro Éverson.

tabela

foto

Fonte

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Urgente – Grave acidente na ladeira da Matriz em Ipueiras

O acidente foi registrado no trecho da Rodovia Estadual CE-257 no inicio desta tarde. Um caminhão sobrou em uma curva antes de ficar destruído.

O Grave acidente deixou duas vítimas. (Foto: Reprodução)

Um gravíssimo acidente de trânsito registrado na tarde deste domingo (22) de Julho, na Curva da Morte, em Ipueiras na região Noroeste do Estado do Ceará, foram vítimas fatais as pessoas de: Marcio George Ferreira Bringel, natural de Fortaleza, e Antônio Renato Rodrigues Sousa, natural de Frexeirinha.

O caminhão Mercedes benz, ano 2010, placas- NUM-4714 de cor vermelha, tombou na ladeira da matriz, ipueiras-Ce, (curva da morte) e os dois ocupantes do caminhão, acima, citados, tiveram morte imediata, ficando ambos presos as ferragens.

 

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Dia 18 de julho, completou-se 134 anos da morte do fundador de Ipueiras, Pe. Francisco da Mota Sousa Angelim.

Saiba um pouco mais sobre a história de um dos políticos mais influentes do sertão dos Inhamuns.

PADRE ANGELIM: SACERDOTE E POLÍTICO

Traços de um padre diferente e um deputado combativo

“Venera a memória dos heróis beneméritos.”

(Pitágoras)

Francisco da Mota de Souza Angelim nasceu em Arneiroz em 1828, filho de Inácio Ferreira da Mota e Ana Ferreira da Mota. Segundo Hugo Catunda Fontenele, era “natural de Marruás (Inhamuns)”. Em 1849 foi nomeado coadjuntor da Freguesia de São Mateus (Jucás) permanecendo ali até 1851 quando o Visitador, Pe. Antonio Pinto de Mendonça, o suspende de ordens por desobediência. Era dotado de gênio impulsivo e tendo se envolvido em várias querelas chegou a ser preso. Esteve sempre presente em atos públicos na região dos Inhamuns, tendo-se notícias suas, por exemplo, no envio dos “Voluntários da Pátria” para a Guerra do Paraguai em junho de 1865 na Vila do Tauá por meio do Jornal O Cearense. Sabe-se ainda que tinha uma clavícula fraturada devido uma queda de cavalo. Elegeu-se Deputado Provincial no biênio 1882-1883 com 203 votos pelo 4º Distrito. A Vila do Ipu foi onde obteve maior votação: 81 votos, certamente dado o seu conhecimento e proximidade com os eleitores da região, bem como sua residência fixada em Ipueiras que era povoado ligado ao Ipu.

Como sacerdote pouco se sabe a seu respeito, apesar do título eclesiástico identificá-lo até o fim da vida. Certamente por seu caráter impulsivo  e agitado, era tido como desobediente e teve o uso de ordens suspenso. Não foi o primeiro vigário de Ipueiras, mas certamente foi o primeiro sacerdote a residir no que hoje corresponde ao aglomerado urbano da cidade. Foi contemporâneo do Pe. Francisco Corrêa de Carvalho e Silva (1814-1881) e do Pe. João José de Castro (1847-1893), este primeiro como vigário Freguesia da Matriz de São Gonçalo e residente no Ipu e este último como primeiro vigário da Freguesia de São Sebastião de Ipu. Há inclusive relato de visita do dito Vigário do Ipu à residência do Pe. Angelim por ocasião da festa da padroeira de Ipueiras no ano de 1882.

Sobre sua permanência em Ipueiras, o incansável pesquisador Hugo Catunda atesta que o progresso da povoação se deve à vinda do Pe. Angelim que ali fixou residência em 1867. Era um homem inteligente, enérgico e empreendedor e como político agia de forma bastante combativa. Por seu impulso e patrocínio foram construídas casas de melhor porte e abriram-se repartições comerciais na pequena povoação que, por seu zelo, foi aos poucos sendo preparada para se tornar sede de vila. Vencendo as mais difíceis investidas de seus adversários políticos, inclusive do próprio povoado (a este respeito os jornais aos quais tivemos acesso contém alguns relatos de suas divergências político-partidárias), conseguiu a aprovação dos seus dois projetos que se tornaram as Leis Provinciais nº 2.036 e nº 2.037, que criaram a Município e a Paróquia em 25 de outubro de 1883 e a em 27 de outubro do mesmo ano, respectivamente. Sendo esta última solenemente instalada em 06 de julho do ano seguinte.

Concluindo sua vida terrena, recebeu os últimos Sacramentos da Igreja pelas mãos do recém chegado primeiro Vigário de Ipueiras, o Pe. João Dantas Ferreira Lima. Uma afecção renal já o prostrara há alguns meses e na tarde do dia 18 de julho de 1884, entrega sua alma a Deus, sendo sepultado na Igreja Matriz de Ipueiras.

Em 18 de julho de 1933, no 49º aniversário de seu falecimento, após a solene Missa Exequial o vigário de Ipueiras Pe. Francisco Felippe Fontenelle, fez o translado dos restos mortais do benemérito Pe. Angelim que haviam sido exumados para este fim. O túmulo antigo que ficava entre os dois altares laterais foi transferido para a segunda pilastra à direita da porta principal, onde ainda hoje se encontra.

A cidade de Ipueiras dedica ao nome do Padre Angelim a principal e mais movimentada rua da cidade, bem como, uma escola municipal de ensino fundamental (onde concluímos o ensino fundamental). Existe na Praça da Igreja Matriz um busto em sua homenagem que, infelizmente, não se acha devidamente identificado.

Certamente muito ainda resta a ser escrito, pesquisado e dito sobre esta figura icônica da história ipueirense. Aqui, registramos uma pequena e singela contribuição, na esperança de que fomente os presentes e os que nos sucederão na escrita, no amor e no compromisso com a História.

Fonte: Marcos Augusto de Freitas Costa (Licenciado em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Agente de Pastoral na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Ipueiras/CE.)

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Prefeitura de Ipueiras realizou a 11ª Edição do Ipueiras Junina

Foi com o Parque da Cidade Lotado que a Prefeitura de Ipueiras realizou na noite desta quarta-feira a 11ª Edição do Ipueiras Junina. A noite começou com apresentações de quadrilhas e continuou com a apresentação do cantor cearense Jonas Esticado, que cantou sucessos de destaque nas músicas mais ouvidas no cenário brasileiro.

Os jovens Jonatha e Cristiano também marcaram presença no evento com músicas que iam desde o gênero “Pop Sertanejo” até as músicas que fazem sucesso entre a juventude.
O Ipueiras Junina foi instituído na primeira gestão do Prefeito Nenem do Cazuza em 2005 e se consolidou como um dos eventos mais aguardados do mês de férias em Ipueiras.

Para o Prefeito Nenem do Cazuza o evento foi pensado para a juventude como também para o resgate da cultura popular no nosso Município. “Sem dúvidas um evento muito bonito, apresentações magníficas. Agradecer aos organizadores na pessoa do secretário Alex Lira pela condução do evento.” Enfatizou o Prefeito.

 

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Cearense no The Voice iniciou projeto com crianças após achar flautas no quartel

Projeto Acorde Arte, da 2ª Cia do 8º Batalhão da PM dá aulas gratuitas de música a crianças. (Foto: Arquivo pessoal)

Cearense candidata do The Voice Brasil, Júlia Dantas também é tenente da 2ª Companhia do 8º Batalhão de Polícia Militar do Ceará, onde coordena um projeto de música com crianças de três comunidades de Fortaleza.

Há dois anos, quando ingressou na polícia, a cantora se afastou das apresentações nos bares da cidade, mas ainda esperava trabalhar com a música. Um dia, ao procurar coletes à prova de bala no depósito do quartel onde atua, no Bairro Vicente Pinzon, em Fortaleza, encontrou cerca de 40 flautas guardadas em caixas. Foi assim que o projeto Acorde Arte começou.

A primeira turma foi montada há um ano. As aulas gratuitas de música são oferecidas a crianças a partir dos oito anos de idade e adolescentes, moradores do Vicente Pinzon, Mucuripe e comunidade do Titanzinho, no Cais do Porto; áreas atendidas pelo Batalhão.

“No quartel já temos aula de caratê. É uma forma de aproximar a polícia da comunidade”, diz a tenente.

60 alunos envolvidos

Candidata do The Voice Brasil, a cearense tenente da PM do Ceará, Júlia Dantas, dá aulas de música para crianças carentes. (Foto: Arquivo pessoal)

Candidata do The Voice Brasil, a cearense tenente da PM do Ceará, Júlia Dantas, dá aulas de música para crianças carentes. (Foto: Arquivo pessoal)

Além das aulas de flauta, os cerca de 60 alunos também recebem aulas de violão, com instrumentos doados pelos próprios policiais envolvidos no projeto. Além de Júlia, dois professores trabalham na ação, o sargento Erenilton e o soldado Douglas.

As aulas de música ocorrem na praça do mirante de Fortaleza, no Morro Santa Terezinha, na sede do projeto Na Paz, no Bairro Vicente Pinzón, e no quartel. Para participar, as crianças precisam estar matriculadas na escola regular, e fazer as aulas de música no contraturno escolar.

“Sempre me imaginei me colocando num projeto como esse. E sinto que vai crescer e vai atender mais crianças”, se orgulha.

Depois de passar pela audição às cegas, primeira seletiva apresentada no The Voice Brasil, na terça-feira (17), a história da cearense e o trabalho com as crianças chamou atenção de outras pessoas pelo país. Ela conta que os alunos têm sido requisitados para se apresentar em escolas, e que institutos já a procuraram para seguir o projeto como modelo.

Júlia Dantas, de Fortaleza, no Ceará, é candidata do The Voice Brasil. (Foto: Arquivo pessoal)

Júlia Dantas, de Fortaleza, no Ceará, é candidata do The Voice Brasil. (Foto: Arquivo pessoal)

“Quero que eles sintam mais vontade e mais orgulho. Eles estão felizes em participar, estão se sentindo importantes… quando eles se apresentam, muita gente se emociona”, comenta.

Júlia se diz realizada profissionalmente e, com a música, espera ter mais um canal de toca com as pessoas.

“Me emociona muito poder cantar, é minha paixão. Espero dentro do programa passar emoção pra quem tá ouvindo, tocar o coração de quem tá ouvindo, a música é emocionar. Se eu puder fazer isso, já foi sucesso, já valeu.”

Candidata do Ceará no The Voice participa de projeto musical com crianças de três bairros de Fortaleza (Foto: TV Globo/Reprodução)

Candidata do Ceará no The Voice participa de projeto musical com crianças de três bairros de Fortaleza (Foto: TV Globo/Reprodução)

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Jovem que deixou facção criminosa é assassinado durante culto evangélico em Fortaleza

Jovem que deixou facção criminosa foi assassinado durante culto evangélico, segundo testemunhas relataram a policiais (Foto: Arquivo pessoal)
Jovem que deixou facção criminosa foi assassinado durante culto evangélico, segundo testemunhas relataram a policiais (Foto: Arquivo pessoal)

Um adolescente de 16 anos foi assassinado a tiros em Fortaleza por deixar uma facção criminosa que atua no Ceará. Wesley Souza Amaral, de 16 anos, relatava a um grupo de evangélicos que havia “abandonado o crime para se dedicar a Deus” quando um bando armado se aproximou e disparou quatro tiros contra ele, conforme testemunhas relataram a policiais.

O crime ocorreu na noite de quarta-feira (18). Wesley Souza Amaral pregava o testemunho, como dizem os evangélicos, da vida que ele levava como membro de uma facção criminosa para um grupo de cerca de 80 pessoas.

Conforme testemunhas relataram aos policiais, Wesley Souza havia deixado a facção criminosa da qual havia sido membro no início deste ano e passou a frequentar assiduamente cultos evangélicos há seis meses.

“Os criminosos aceitavam que seus comparsas abandonassem o crime para se dedicar ao culto até bem pouco tempo quando era pra se tornar evangélico, mas parece que eles viram que estão perdendo muito membros e não estão aceitando mais isso”, disse um policial ao G1.

Tumulto e correria

Tiroteio gerou correria na rua onde religiosos ouviam testemunho da vítima (Foto: Arquivo pessoal)

Tiroteio gerou correria na rua onde religiosos ouviam testemunho da vítima (Foto: Arquivo pessoal)

Os religiosos haviam improvisado um palanque na Rua João Arruda, que teve um trecho ocupado pelas pessoas sentadas em cadeiras de plástico. Os atiradores estavam em um carro e fugiram logo após os disparos.

Uma pessoa que não quer se identificar filmava o culto no momento em que os tiros foram disparados. Houve tumulto e correria.

A polícia investiga o caso; os suspeitos não foram identificados e ninguém foi preso.

Fonte

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

“Tiramos um caminhão das costas”, celebra Lisca após primeira vitória no Brasileirão

Lisca obteve primeira vitória no comando do Vovô. Foto: Júlio Caesar.

“Mais importante que qualquer coisa era a vitória. Tiramos um caminhão das costas. Está todo mundo de parabéns”. As palavras do técnico Lisca, do Ceará,após a vitória por 1 a 0 sobre o Sport, a primeira do Vovô no Brasileirão, mostram o quanto o triunfo foi importante para amenizar a pressão em Porangabuçu.

Antes, o time vivia jejum de 12 jogos sem vitórias no Brasileirão e era o único time que ainda não havia triunfado no campeonato. Agora, com o resultado positivo sobre o time pernambucano, o clima é totalmente diferente e o Alvinegro irá em busca da reação no certame, garante o treinador.
“Foi muito importante acabar com essa sequência de jogos sem ganhar, essa coisa de não conseguir nenhuma vitória tava abalanco a confiança. A parada para a Copa do Mundo deu uma tranquilidade e a gente conseguiu superar essa etapa. Esse resultado vai nos ajudar muito”, celebrou o comandante do Vovô. Mesmo assim, Lisca reconhece que ainda há muito que evoluir.
“O time mostrou raça, vontade, muita pegada, e é isso que o torcedor respeita. A entrega tem que ser o tempo inteiro, como foi hoje, lutando até o fim. Tivemos organização defensiva também, mas precisamos melhorar muito. Esse foi o primeiro passo, vamos melhorar para buscar mais”.
O Ceará volta a campo na próxima segunda-feira, 23, para enfrentar o Internacional, às 20 horas, no estádio Beira Rio, em Porto Alegre.

ANDRÉ ALMEIDA

Fonte

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Camilo fecha porta para PT e diz que apoio a Eunício é “natural”

FORTALEZA, CE, BRASIL, 18-07-2018 Camilo Santana, Governador do Ceará. Vai a CBN/OPOVO para entreveista com os Jornalistas Luiz e Rachel Gomes. (Foto: Aurélio Alves/O POVO)
CAMILO SANTANA:
CAMILO SANTANA: “Eu não acredito que vão deixar Lula ser candidato” AURÉLIO ALVES

Camilo Santana (PT) jogou ontem verdadeiro “balde de água fria” em planos de petistas cearenses que defendem candidatura própria do partido ao Senado neste ano. Em entrevista ao O POVO, o governador destacou importância de outras legendas em sua base aliada e disse ser “tendência natural” que ele apoie reeleição de Eunício Oliveira (MDB) ao Senado.

“É natural que cada partido queira o máximo possível de espaço. O PT precisa compreender que o governador já é do PT. Uma aliança como a nossa, com mais de vinte partidos, que tem três vagas, você precisa discutir isso, e não impor”, disse, logo após passagem na Rádio O POVO/CBN para participar do programa O POVO no Rádio, com o jornalista Luiz Viana.

Na última segunda-feira, o presidente do PT Ceará, deputado estadual Moisés Braz, afirmou que petistas não “abrirão mão” de disputar vaga pelo Senado na chapa da base. A tese, antes defendida apenas pelo grupo minoritário da deputada federal Luizianne Lins (PT), amplia racha já instaurado em busca pelas duas vagas de senador no arco de alianças do governador.

Além de petistas, já reivindicavam as vagas para o Senado o ex-ministro Cid Gomes (PDT) e o senador Eunício Oliveira, que se reaproximou recentemente do governo. O entrave ocorre, no entanto, por influência do pré-candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, que tem subido o tom de críticas ao emedebista e defendido lançar Cid e André Figueiredo (PDT) nas vagas.

Questionado sobre o impasse, Camilo disse que iniciou nesta semana processo de diálogos que definirá a chapa, negou qualquer imposição de “caciques” e disse que nenhum interesse é inconciliável. “Na vida tudo pode ser, há diálogo para tudo (…) estamos construindo diálogo. Não é o Ciro que manda, não sou eu que mando. A gente define de forma democrática”, diz.

Durante a entrevista, Camilo cravou ainda que “não há possibilidade” de sua chapa ao Governo não incluir o PDT de Cid e Ciro. Questionado logo em seguida se isso se aplicaria também ao MDB, no entanto, desconversou: “Vamos construir, vamos construir”, disse, destacando ainda “tendência natural” de manter o posto de vice-governador com o PDT.

Sobre cenário nacional, Camilo voltou a dizer que não acredita em candidatura do ex-presidente Lula e defendeu uma “candidatura única progressista”. “Eu não acredito que vão deixar Lula ser candidato. (…) A lei da Ficha Limpa é clara que quem tem julgamento em 2ª instância está impedido”.

Carlos Mazza

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Três prefeituras no Interior do Ceará abrem 352 vagas com salários de até R$ 9,6 mil

Há oportunidades nos municípios de Milhã, Poranga e Quixeré ( Foto: Arquivo Diário do Nordeste )

Três prefeituras do Ceará abriram 352 vagas com salários de até R$ 9,6 mil. Os municípios de Milhã e Poranga lançaram o concuros nesta segunda-feira (16), com 165 e 32 oportunidades, respectivamente. Já Quixeré anunciou o certame nesta quinta-feira (19), com 155 vagas.

Em Milhã, há vagas para todos os níveis de escolaridade. Os cargos são: de assistente social, auditor, cirurgião dentista, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico clínico geral, nutricionista, psicólogo, veterinário, agente comunitário de saúde, agente de endemias, auxiliar de farmácia, auxiliar administrativo, secretário escolar, técnico agrícola, técnico de enfermagem, técnico em agroindústro, técnico de saúde bucal, auxiliar de serviços gerais, motorista categoria A, motorista categoria B, motorista categoria D, pedreiro, vigia, e tratorista/operador de máquinas.

Das 165 vagas, 55 são para preenchimento imediato e 110 para cadastro de reserva. A remuneração oscila entre R$ 954 e R$ 9,6 mil para jornadas de 20 e 40 horas semanais de trabalho. As inscrições já iniciaram e vão até 29 de agosto de 2018, no site do Instituto de Desenvolvimento Brasileiro (Idib). A taxa de inscrição varia de R$ 60 a R$ 100 de acordo com o cargo.

Poranga

As oportunidades na Prefeitura de Poranga contemplam os níveis Médio e Superior. Há vagas para enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista, fonoaudiólogo, médico veterinário, dentista, psicólogo, terapeuta ocupacional, técnico em Enfermagem e agente comunitário de saúde.

Os salários variam entre R$ 954 a R$ 2.955,00 para jornadas de 20 a 40 horas semanais. Asinscrições já estão abertas e vão até 15 de agosto deste ano, no site da realizador do concurso. A taxa de inscrição é de R$ 90 para nível médio e de R$ 160 para superior. A prova está prevista para aplicada no dia 23 de setembro.

Quixeré

As vagas em Quixeré também são para todos os níveis de escolaridade. Os cargos são: agente de Trânsito; agente administrativo; agente fiscal de tributos; fiscal leiturista; agente de serviços funerários (1); analista de controle interno; analista de Tecnologia da Informação; assistente social; auxiliar administrativo; auxiliar de laboratório; auxiliar de saúde bucal; auxiliar de serviços gerais; calceteiro; cirurgião dentista; cozinheiro; enfermeiro; farmacêutico; fisioterapeuta; fonoaudiólogo; psicólogo; secretário escolar; interprete de Libras; lavadeira; médico; motorista categoria D; nutricionista; operador de máquinas; pedagogo; pedreiro; técnico em edificações; técnico em Enfermagem, técnico em laboratório; técnico em Meio Ambiente; técnico em radiologia, técnico em saúde bucal, terapeuta ocupacional; vigilante; encanador; operador de bombas; técnico em saneamento.

Há oportunidades também para professores de Educação Básica II nas disciplinas de Libras; Ciências; Geografia; História; Educação Física; Educação Infantil; Matemática e Português.

remuneração vai de R$ 954 a R$ 7 mil para jornadas de 20 a 40 horas semanais. As inscrições iniciam no dia 25 de julho e vão até 24 de agosto deste ano, no site da organizadora do certame. O valor da taxa de inscrição varia de R$ 65 a R$ 125.

Fonte

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3