21.7 C
Ipu
domingo, junho 28, 2026
Início Site Pagina 709

Aliados do governador Camilo Santana buscam definição sobre coligações proporcionais no CE

31 de julho de 2018. Reuniao de presidentes partidarios com o governo. Na foto Genecias Noronha, Domingos Filho, Domingos Neto, Arnon Bezerra. - Politica - 01po0902 - FABIANE DE PAULA

Embora os dirigentes do PDT tivessem encontro no dia de ontem, a expectativa e de que as definições vão demorar

Deputados federais Genecias Noronha e Domingos Neto. Entre eles Domingos Filho, e na ponta o prefeito de Juazeiro Norte, no Abolição ( FOTO: FABIANE DE PAULA )
Presidentes do Solidariedade (SD), PTB e PSD, partidos da base do governador Camilo Santana (PT),passaram boa parte da manhã de ontem, no Palácio da Abolição, para serem recebidos pelo chefe da Casa Civil, Nelson Martins, em busca de informações quanto à formação das coligações proporcionais. Eles também queriam saber como ficará a situação do MDB do senador Eunício Oliveira, visto que a tendência é que a legenda fique isolada na disputa majoritária.

Todos os partidos aliados estão em busca de uma coligação que melhor atenda os seus interesses no pleito deste ano, e em meio a uma aliança com mais de 20 agremiações fica difícil encontrar um denominador comum que agrade a todos. O Partido Democrático Trabalhista (PDT) tinha uma reunião ontem à noite, enquanto o Partido dos Trabalhadores (PT), marcou para hoje mais um encontro antes da convenção do próximo domingo.

Na manhã de ontem, no Palácio da Abolição, estiveram presentes os dirigentes do PTB, PSD e SD, respectivamente, o prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra; e os deputados federais Domingos Neto e Genecias Noronha. Líder do PSD no Estado, o ex-vice governador Domingos Filho também esteve presente, assim como o deputado federal Aníbal Gomes e o ex-deputado Neto Nunes. Eles demoraram muito para serem recebidos.

Segundo o secretário Nelson Martins, após Encontro de Táticas Eleitorais do PT, e jantar palestra do governador Camilo Santana, o próximo passo é organização das convenções e detalhamento das coligações proporcionais. “Temos que definir isso até, no máximo, sábado, e os partidos estão conversando entre si e conosco, buscando a melhor coligação”, disse Martins.

No Palácio da Abolição, ontem, próximo ao gabinete do governador Camilo, a sensação dos dirigentes partidários era de ansiedade diante a indefinição das chapas a menos de cinco dias do prazo final para realização das convenções partidárias e homologação dos nomes que comporão as chapas majoritárias e proporcionais.

O presidente do PSD, Domingos Neto, chegou a ironizar a reunião de ontem. “Olha, eu acho que está é bom essa reunião em plena terça-feira. No passado eles nos chamavam na sexta-feira à noite”. O deputado federal Genecias Noronha disse que o SD não terá dificuldades em se coligar com qualquer um dos partidos da base governista, mas ressaltou que fará esforço para estar ao lado do PSD.

Senado

O interesse, segundo afirmou Domingos Neto, é recíproco. Já Arnon Bezerra, do PTB, ressaltou que desde sempre ele esteve ao lado da coligação governista, e isso deve se repetir no pleito deste ano. Líder do PSD, o ex-vice governador Domingos Filho afirmou que a reunião de ontem era a primeira a ser realizada diretamente com o Governo que tem como tema principal a definição de coligações.

Segundo ele não há objeção a qualquer partido, mas existe um acordo preestabelecido de que PSD e SD farão esforço para estarem juntos. “Vamos começar agora as conversas iniciais. A primeira delas é com o Nelson que está com a grade, e representa o governador”.

“Ao Nelson foi confiado a discussão com os partidos para saber o que temos de chapa, os números dos partidos”, disse Domingos Neto. Arnon Bezerra, por sua vez, afirmou que seu partido sempre esteve coligado com o PT. Para federal, o partido também tem interesse de estar ao lado do PDT. “A nossa coligação sempre foi junta com a coligação do PT. Nós temos que atender aos anseios do partido e àquilo que nos comprometemos com o Governo”, afirmou.

Apesar das diversas reuniões que devem ser realizadas ao longo da semana, o presidente da sigla, deputado André Figueiredo, sinalizou que as decisões só acontecerão véspera da convenção, no domingo próximo. Ele também esteve no Palácio, ontem, mas não falou do encontro dos pedetistas que aconteceria no final do dia. Aliados pedetistas, porém, diziam que ele quer que o partido indique um segundo candidato ao Senado.

Fonte

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Revista alemã diz que vídeo de Neymar foi encenado de forma patética: “Fiel ao estilo”

O vídeo em formato de desabafo de Neymar divulgado na noite deste domingo repercutiu mundo afora, mas dificilmente alguém tenha batido tão forte no brasileiro como o site da revista alemã “Der Spiegel”. Enquanto outros veículos internacionais optaram por apenas informar o conteúdo do comercial, os germânicos repercutiram de forma mais opinativa e definiram o vídeo como patético.

– Neymar fala sobre sua performance teatral na Copa do Mundo. Pela primeira vez, Neymar comentou as críticas diante de suas atuações na Copa do Mundo – fiel ao estilo em um vídeo encenado de forma patética e produzido por um patrocinador” – diz o título e sub do artigo publicado no site da revista.

Ao longo do texto, o jornal ameniza nas críticas. Primeiro lembra que o jogador ficou marcado pelas reações exageradas às faltas na Copa, apesar de ter jogado bem. Por isso, teve que ir a público se explicar diante da torcida brasileira. Além disso, admite que o camisa 10 da Seleção sofreu mais faltas que outros jogadores no Mundial e foi atacado de maneira injusta durante a competição na Rússia.

Mãe defende Neymar

Diante das reações adversas ao comercial, a mãe de Neymar, Nadine Gonçalves, se pronunciou em defesa do filho.

– É meu filho…O cair pode ser do homem, mas o levantar é de Deus! Eu só quero que você saiba que os planos de Deus sejam maiores e melhores que os seus, e que os teus sonhos ainda sejam realizados, porque eu creio no Deus do Impossível. Eu, sou sua maior admiradora e, com todo respeito, não se abata com palavras e acusações daqueles que não tem amor ao próximo. Saiba que são minoria perto das pessoas que te amam e principalmente que conhecem seu coração. Eu te amo e sempre estarei com você meu filho….Meu guerreiro!

No vídeo promovido por um de seus patrocinadores em rede nacional e nas plataformas sociais, Neymar diz que demorou a “aceitar críticas”. O texto narrado pelo craque do Paris Saint-Germain, que vive um momento conturbado depois das atuações na Copa do Mundo, diz que ele desmoronou, mas lembra que “só quem cai pode se levantar”.

Confira o texto:

“Trava de chuteira na panturrilha, joelhada na coluna, pisão no pé. Você pode achar que eu exagero. E às vezes eu exagero mesmo. Mas a real é que eu sofro dentro de campo. Agora, na boa, você não imagina o que eu passo fora dele. Quando eu saio sem dar entrevista não é porque eu só quero os louros da vitória, mas é porque eu ainda não aprendi a te decepcionar. Quando eu parecer mal criado, não é porque eu ainda não aprendi a me frustrar.

Dentro de mim ainda existe um menino. Às vezes ele encanta o mundo. Às vezes ele irrita todo mundo. E minha luta é para manter esse menino vivo. Mas dentro de mim, e não dentro de campo. Você pode achar que eu caí demais. Mas a verdade é que eu não caí. Eu desmoronei. E pode acreditar, isso dói muito mais que qualquer pisão em tornozelo operado. Eu demorei pra aceitar suas críticas.

Eu demorei a me olhar no espelho e me transformar em um novo homem. Mas hoje eu estou aqui, de cara limpa, de peito aberto. Eu caí. Mas só quem cai pode se levantar. Você pode continuar jogando pedra. Ou pode jogar essas pedras fora e me ajudar a ficar de pé. Porque quando eu fico de pé, parça, o Brasil inteiro levanta comigo.”

Fonte: Espn.com

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Cuca é o novo técnico do Santos

Cuca é o novo técnico do Santos. O anúncio foi feito pela diretoria nesta segunda-feira, exatamente uma semana após a demissão de Jair Ventura. Cuca estava sem clube desde outubro do ano passado, quando foi demitido do Palmeiras. Será a segunda passagem de Cuca pelo Santos como treinador. Ele jogou no clube em 1993 (era meio-campista).

– Feliz com o acerto com o Santos após um ano sem trabalhar para poder resolver questões pessoais. Estou renovado e motivado por assumir este grande desafio. Muito feliz e muito confiante. Amanhã estarei aí – disse Cuca, por mensagem.

Coube ao executivo de futebol, Ricardo Gomes, fazer o anúncio da contratação de Cuca. O contrato vai até o fim do ano que vem.

– Estamos aqui (para anunciar) um acordo com o Cuca. Isso foi uma boa escolha para o clube, para o Cuca. A expectativa é tê-lo já no treino de amanhã (terça) e no jogo da quarta-feira (contra o Cruzeiro). O contrato é válido até dezembro de 2019 – disse Ricardo Gomes, em entrevista coletiva.

– Começamos a negociação hoje pela manhã. Depois de duas ou três horas de negociação, chegamos a um consenso (…) É um treinador competente, com experiência, com títulos. É ofensivo. Reúne todas essas qualidades para o nosso trabalho – completou o dirigente.

Cuca vestiu a camisa 10 do Santos no início dos anos 90 (Foto: Djalma Vassão / Estadão Conteúdo)
Cuca vestiu a camisa 10 do Santos no início dos anos 90

O anúncio da contratação de Cuca foi feito pelo Santos no Twitter às 14h02, 21 minutos desta segunda-feira. No post, o Peixe reproduz uma frase dita por Cuca, que usou a camisa 10 do time em sua passagem como jogador:

– Quando você entrava no vestiário da Vila Belmiro, tinha um armário lacrado, do Pelé. Vestir a camisa 10 é um baque. Toda sua infância passa dentro de você. Eu falo que muitas coisas têm seu preço e algumas o seu valor. Essa tem um valor inestimável.

O time está num momento decisivo da temporada: pega o Cruzeiro pelas quartas de final da Copa do Brasil na quarta-feira, luta para se afastar da zona do rebaixamento no Campeonato Brasileiro e tem, em agosto, os dois duelos contra o Independiente, da Argentina, pelas oitavas de final da Libertadores.

A contratação de Cuca surpreendeu a todos. Desde a semana passada, o executivo de futebol tinha um acordo verbal com Zé Ricardo, mas a pressão interna contra o ex-técnico de Flamengo e Vasco pesou contra sua contratação. O vice Orlando Rollo e o presidente do Conselho Deliberativo, Marcelo Teixeira, preferiam Vanderlei Luxemburgo. Dorival Júnior era outro bem cotado. O colombiano Juan Carlos Osorio foi cogitado, mas descartado por ser muito caro e por estar estudando outras propostas no mercado internacional.

Cuca no Santos, em 2008, com o goleiro Felipe, o meia Molina e o atacante Nelson Cuevas (Foto: Agência Estado)
Cuca no Santos, em 2008, com o goleiro Felipe, o meia Molina e o atacante Nelson Cuevas

Cuca foi apenas o quarto nome mais votado na enquete do GE para definição do novo técnico do Santos. Vanderlei Luxemburgo superou Abel Braga depois da derrota para o América-MG no domingo e terminou em primeiro. Dorival Júnior ficou em terceiro. Zé Ricardo, que era o preferido de Ricardo Gomes, ficou em quinto.

Passagem ruim pelo Santos

Ex-jogador do Santos no início dos anos 90, Cuca treinou o time em 2008, em substituição a Emerson Leão. E não foi bem. Depois de ganhar destaque como comandante do Botafogo, ele só treinou o Peixe em 14 partidas, com três vitórias, quatro empates e sete derrotas. Com Cuca, o time esteve o tempo todo na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro – acabou se safando da degola na penúltima rodada.

A despedida do treinador ocorreu após derrota de 3 a 2 para o Atlético-MG na Vila Belmiro. Logo depois do jogo, Cuca fez um pronunciamento e anunciou seu desligamento:

– Conversei com a diretoria e entendemos que é o momento de sair do Santos. Não é da maneira como a gente queria. Queria tocar o campeonato até o final, começar a trabalhar um grupo zerado, como gostamos de fazer. Infelizmente não foi possível. Falta pouco mais de um turno, tempo hábil para se fazer uma remodelagem. Deixo as portas abertas para um outro profissional pode tocar esse trabalho.

Cuca foi substituído por Márcio Fernandes, que conseguiu evitar o rebaixamento – o Santos terminou aquele campeonato em 15º.

Fonte: Foxsport.com

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Duas delegacias são atacadas durante a madrugada, em Fortaleza e Maracanaú

No 35º DP, criminosos efetuaram quase 50 disparos de pistola; no 20º, veículos que estavam no pátio foram incendiados

35º DP
Delegacia no Curió foi alvejada por quase 50 disparos. ( Foto: Reprodução )

O prédio onde funciona o 35º Distrito Policial, no bairro Curió, na Grande Messejana, em Fortaleza, foi metralhado por quase 50 disparos de pistola calibre Ponto 40, de uso restrito das forças policiais, durante esta madrugada.

Segundo um policial civil que estava na unidade, no momento da ação, suspeita-se que o atentado tenha sido cometido por quatro ou cinco pessoas. No entanto, não foi possível identificar se os criminosos estavam em algum veículo, uma vez que, por estar em reforma, a Delegacia não estava com o videomonitoramento acionado.

20º DP
No 20º DP, seis veículos foram incendiados. ( Foto: Reprodução )

“Foi muito rápido. Estávamos aqui dentro e escutamos os disparos na fachada. Nossa primeira ação foi se abrigar“, relata o policial. Ao saírem do recinto, já não havia mais ninguém na rua. “É um ataque a nivel de terrorismo pelo modus operandi”, qualifica o profissional.

Na manhã de hoje, a unidade está aberta, mas não é possível registrar Boletins de Ocorrência (BOs) porque o sistema de informações foi prejudicado.

Maracanaú

Além dessa ação, seis carros que estavam no pátio do 20º Distrito Policial, no bairro Acaracuzinho, em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), foram incendiados, também durante a madrugada, após mais um ataque contra prédios públicos e privados, que ocorrem desde a última sexta-feira (27).

Segundo informações da Polícia Civil, um artefato incendiário foi arremessado por volta das 3h de hoje e propagou as chamas no local. O Corpo de Bombeiros foi acionado para debelar as chamas.

Na manhã desta terça-feira, o atendimento na unidade já está normalizado. A Polícia informou que está averiguando os possíveis autores da ação criminosa.

Ontem, uma granada foi deixada em frente ao complexo de delegacias de Maracanaú. O equipamento foi desativado pelo Esquadrão Antibombas do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate)

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Roda Viva – ‘Não tenho plano B’, diz Bolsonaro sobre Paulo Guedes

Candidato do PSL disse confiar que relação com seu guru na economia se manterá mesmo com dificuldades ao longo de um eventual governo.

Candidato à Presidência da República pelo PSL, o deputado Jair Bolsonaroafirmou nesta segunda-feira que não tem um “plano B” para a gestão da política econômica caso haja um rompimento entre ele e seu guru na área, o economista Paulo Guedes.

O presidenciável já declarou que não entende de economia e disse confiar que sua relação com Guedes, seu “posto Ipiranga” para a área, se manterá mesmo com as dificuldades ao longo do governo — o economista é cotado para ser nomeado para o Ministério da Fazenda.

“Duvido que vá haver uma briga entre eu e o Paulo Guedes”, afirmou, durante entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura. “Eu acho que eu o convenci na política e ele me convenceu na economia. Já falei para ele que tem propostas que são maravilhosas, mas tem filtros pela frente, que são a Câmara e o Senado.”

Questionado sobre sua “fama de estatizante”, ele a atribuiu ao fato de ter votado contra o Plano Real. Ele alega ter ficado sem opção e tomado essa posição pela falta de acordo em um aspecto do projeto, que tratava da situação dos policiais nas regras de conversão dos salários a nova moeda. Também abriu uma ressalva em seu discurso liberal na economia para defender as políticas estatizantes dos governos militares. “Se não fosse o poder público, quem construiria a Itaipu Binacional? Acho até que abusaram disso, mas tinha que fazer”, argumentou.

Perguntado por que não se preocupou em aprender economia em seus 28 anos de mandatos como deputado, já que parte de seu papel é fiscalizar os gastos públicos, Bolsonaro alegou não ter feito parte das comissões específicas de orçamento, realizadas todo ano. “Também nunca integrei a comissão de saúde, então não posso ser presidente? Vou indicar o ministro”, respondeu.

A entrevista com o deputado fecha a série de sabatinas do Roda Viva com os presidenciáveis, que antes recebeu os candidatos de Podemos, PSOL, PSDB, Rede, PDT e PCdoB.

Eleições ‘sob suspeição’

Autor do projeto de lei que instituía o voto impresso, tornado inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF), Bolsonaro diz que as eleições desse ano ocorrerão “sob suspeição”. A afirmação foi feita durante uma crítica à procuradora-geral da República, Raquel Dodge, que, na visão do candidato, “prestou um desserviço à sociedade” ao agir contra a medida.

Segundo ele, o sistema eletrônico adotado no Brasil é falho e, sem a impressão do voto, não será possível garantir a legitimidade do resultado. Questionado sobre por que participou de eleições para deputado e, agora, para presidente nesse sistema, se o considera uma “fraude”, Bolsonaro não respondeu e replicou: “Que caminho eu tenho? Entregar para o PT ou para o PSDB?”.

‘Era a regra’

Para o candidato, a deposição de João Goulart da Presidência da República em 1964, data do início da ditadura militar, não foi “golpe”. “Não houve golpe militar em 1964. Quem declarou o cargo de presidente vago foi o Parlamento. Era a regra”, afirmou.

Em uma ação que tinha como objetivo dar contornos formais à deposição de Goulart, a Presidência foi declarada vaga pelo Congresso em 2 de abril de 1964, quando o presidente ainda estava no Brasil, e, portanto, não havia abandonado o posto. Posteriormente, diante da perda do cargo, Jango, como era conhecido, se exilou no Uruguai.

Sobre os crimes do período militar, Bolsonaro diz “abominar” a tortura, mas argumentou que eventuais casos do tipo se justificariam dado o período da Guerra Fria e o combate ao comunismo empreendido pela ditadura. Afirmando que não pretende abrir nenhum arquivo dos anos entre 1964 e 1985 se for eleito presidente, o candidato diz que “são feridas que não devem mais serem lembradas”.

Fonte

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Crateús CE – Piauiense é preso de posse de um Fuzil AK-47 e munições na zona rural do município.

Tudo teve início nesta segunda feira 30/07/2018, por volta das  22h30min, quando uma composição da Força Tática – quando em apoio a uma ocorrência tendo à frente viaturas do Batalhão de Divisas, que resultou na apreensão de um Fuzil AK – 47, de n° MV2TV039114, 90 (noventa) munições calibre 762 e um automóvel Golf, de cor vermelha, de placas ODY 6969 – Teresina-PI; ao realizar diligências pela localidade de Jatobá Medonho,  os policiais  efetuaram  a prisão do indivíduo identificado como:  FERNANDO GONÇALVES DE CARVALHO , 30 anos , auxiliar de metalúrgico, acabou conduzido à Delegacia Regional de Polícia Civil, em Crateús-CE, onde, segundo os policiais que efetuaram sua prisão, ele admitiu que transportava a supracitada arma (fuzil AK – 47, apreendido pelo BTL Divisas), assim como as munições, em companhia de um comparsa conhecido como “Gordinho”, e que teria recebido todo o material de um sujeito de nome “Ismael”, que estava em um automóvel HB 20, de cor branca, na estrada que liga a cidade de Crateús-CE ao Distrito de Queimadas – zona rural do município de Crateús.

O acusado acabou autuado em flagrante na DRPC de Crateús-  com base no artigo 16 do Estatuto do Desarmamento.
Nordeste Notícia com informações do Repórter Gonçalinho Rodrigues
ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Casal vai à praia e deixa filhos vendendo drogas em casa no Litoral do Piauí, diz PM

Um homem e uma mulher foram presos, na tarde deste domingo (29), após deixar os filhos vendendo drogas em casa no município de Parnaíba, Litoral do Piauí. De acordo com a Polícia Militar (PM), o casal foi à praia e deixou duas meninas, uma de 11 e outra de 4 anos, e dois meninos, um de 12 e outro de 2 anos, como responsáveis do ponto de venda de drogas que funciona na residência deles.

“A garotinha de 11 anos nos informou que a mãe e o padrasto tinham saído para curtir na praia e os deixaram vendendo drogas. Inclusive ela disse que mais cedo tinha vendido entorpecente fiado”, informou o sargento Farlon Machado, do 2º Batalhão da PM, em Parnaíba.

Sargento Farlon Machado, do 2º Batalhão da PM, em Parnaíba. (Foto: Kairo Amaral/TV Clube)

Sargento Farlon Machado, do 2º Batalhão da PM, em Parnaíba. (Foto: Kairo Amaral/TV Clube)

A ação da polícia se deu após uma denúncia anônima. Dentro da casa, os policiais apreenderam 527 pedras de crack, 217 trouxas de maconha, R$ 116,00 em dinheiro, balanças de precisão e um revólver calibre 38 com cinco munições.

Segundo a PM, um garoto de 12 anos, filho da mulher, fugiu no momento do cerco policial e tentou levar uma parte das drogas que estavam na casa. O garoto ainda não foi localizado.

Polícia apreendeu drogas, uma arma e munições na casa. (Foto: Kairo Amaral/TV Clube)

Polícia apreendeu drogas, uma arma e munições na casa. (Foto: Kairo Amaral/TV Clube)

“Cerca de uma hora depois que já tínhamos chegado com o caso na central de flagrantes, a mãe das crianças ligou para o telefone da garota de 11 anos. Só que eu que atendi a ligação. A mulher veio pra cá na companhia do companheiro e ambos receberam voz de prisão”, afirmou o sargento Farlon Machado.

Na Central de Flagrantes de Parnaíba, o casal foi autuado por tráfico de drogas, corrupção de menores e abandono de incapaz. As crianças serão acompanhadas pelo Conselho Tutelar.

Fonte

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Lisca comemora vitória nova vitória do Ceará no Brasileirão: “Estamos crescendo”

FORTALEZA, CE, BRASIL, 28-07-2018: Jogo pelo campeonato brasileiro serie A Ceara X Fluminense no PV. (Foto: Evilázio Bezerra/O POVO)
FORTALEZA, CE, BRASIL, 28-07-2018: Jogo pelo campeonato brasileiro serie A Ceara X Fluminense no PV. (Foto: Evilázio Bezerra/O POVO)

Neste sábado, o Ceará derrotou o Fluminense por 1 a 0, atuando no Estádio Presidente Vargas, e conquistou a segunda vitória no Brasileiro Série A. Um dos mais felizes com a vitória foi o treinador Lisca. O comandante deu uma volta olímpica no estádio e comemorou muito com os torcedores presentes.

“Eu vim confraternizar com eles (torcedores), porque olha o que fizeram hoje. Mais um vez! Desde 2015, quando voltei, eles fazem essa festa”, ressaltou o treinador em entrevista ao Premiere.

Lisca Doido, como é carinhosamente conhecido, chegou ao clube no começo de junho e conseguiu a segunda vitória no comando do clube. Antes de chegar, o Ceará não havia conquistado nenhum triunfo na Série A.

“Estamos crescendo, mais um passinho. Tem muita coisa ainda, mas a gente vive pouco e precisa aproveitar esse momento e comemorar”, afirmou o técnico que salvou o clube cearense do rebaixamento da Série B em 2015.

Por fim, comentou sobre sua disposição e energia no comando do time. “Daqui a pouco já não vou mais ser treinador do Ceará, estarei com 60, 70 anos e essas lembranças não saem do coração”, concluiu.

O Vovô visita o Paraná no próximo domingo, em jogo válido pela 17ª rodada no Brasileiro Série A, no Estádio Durival de Britto, às 16h (de Brasília).

Fonte

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Fortaleza vive 2º dia de ataques a ônibus e prédios públicos e privados

12 ônibus foram atacados até as 18h deste sábado (28) (FOTO: Reprodução Whatsapp)
12 ônibus foram atacados até as 18h deste sábado (28) (FOTO: Reprodução Whatsapp)

Fortaleza vive mais uma onda de terror, em 2º dia seguido de ataques a ônibus e prédios públicos e privados. Na tarde deste sábado (28), mais dois ônibus foram incendiados por bandidos, assim como uma agência bancária.

Os novos ataques a ônibus aconteceram na rua Joaquim Martins, no bairro Passaré, e na Av. Francisco Sá, no Carlito Pamplona.

Num intervalo de 24 horas, até as 18h deste sábado, foram atacados 12 ônibus em oito bairros diferentes e em Horizonte, na Região Metropolitana, sendo que 10 veículos foram incendiados e dois foram alvo de tentativa de incêndio.

Os incêndios a ônibus ocorreram nos bairros Sapiranga (3), Bom Jardim (1), Itaperi (1), Bela Vista (1), Jacarecanga (1), Passaré (1) e Carlito Pamplona (1). Também houve um incêndio em Horizonte. As tentativas foram na Sapiranga (1) e no Álvaro Weyne (1).

Além disso, sete prédios públicos e mais a agência bancária do Itaú, da avenida Washington Soares, no Edson Queiroz, foram alvejados com tiros ou alvos de coquetel molotov.

Os prédios públicos atacados a tiros foram as agências dos Correios e da Caixa Econômica da avenida Francisco Sá, o Detran da avenida Bezerra de Menezes e o 27° DP, no bairro João XXIII. Os coquetéis molotov foram arremessados contra o prédio da Secretaria da Segurança Cidadã da Prefeitura de Fortaleza e na Regional IV, na Serrinha, além da Autarquia Municipal de Trânsito de Caucaia.

Veja vídeo do ataque no Passaré:

Veja vídeo do ataque a agência bancária:

 

Fim de semana de festas

Os casos ocorrem em período no qual a Capital sedia grandes eventos, como o Fortal e o festival Halleluya, que demandam operação diferenciada das forças de segurança.

A Polícia Militar trabalha em parceria com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), para garantir a circulação dos coletivos. Os terminais de ônibus chegaram a ser fechados na noite de sexta-feira (27).

Tribuna do Ceará não conseguiu contato para confirmar se o mesmo seria decidido para a noite deste sábado (28). Por Whatsapp, chegaram relatos de passageiros esperando coletivos além do normal, em vias de Fortaleza.

programa Barra Pesada, da TV Jangadeiro, confirmou o fechamento do terminal de ônibus do Papicu, durante a noite deste sábado. A produção do programa também recebeu informações de populares sobre o fechamento das unidades do Antônio Bezerra, do Siqueira e da Parangaba.

Prisões até aqui

Até o momento, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) identificou três suspeitos de participarem dos ataques a coletivos e a prédios públicos. Durante a noite, outros dois suspeitos foram conduzidos à delegacia e estão sob investigação.

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Tauá CE – BPRaio apreende adolescente portando 1,5 kg de droga.

O fato ocorreu neste domingo 29/07/2018,  por volta das 20:00h quando em patrulhamento pela Rua Joaquim Julião esquina com pedro alves feitosa, os policiais avistaram  o menor L.E.A.B 16 anos que soltou uma mochila e continuo a andar então  foi realizado a abordagem ao menor e ao checar a mochila foi encontrado 1,527 Kg de maconha e com ele um celular moto G4 e quantia de 10,00 reais, segundo o menor a droga pertence ao Lucas Mateus ,18 anos, sendo que os policiais foram  a residência do mesmo porém não foi encontrado, diante dos fatos conduziram  o menor e material a 14 de Tauá  onde foi  pego em flagrante por tráfico Art 33. E ficou apreendido.

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Concursos e seleções no Ceará têm 3.287 vagas e salários de até R$ 10 mil

(Foto: Editoria de arte/G1)

O Ceará tem pelo menos 3.287 vagas abertas em concursos e seleções públicas na capital e municípios do interior. Na Universidade Federal do Ceará (UFC), o salário pode chegar a R$ 4,6 mil. Nas demais seleções, os salários variam de R$ 350 a R$ 10 mil.

Confira a lista de concursos e seleções com editais divulgados

Universidade Federal do Ceará (UFC)

A Universidade Federal do Ceará divulgou quatro editais de concurso público que somam 34 vagas para cargos técnico-administrativos de nível médio, técnico e superior. As vagas são para os campi de Fortaleza, Quixadá e Russas. O salário-base varia de R$ 2,4 mil a R$ 4,6 mil.

São 19 vagas para o cargo de assistente em administração, com nível médio. Destas, 11 são para ampla concorrência, quatro são reservadas para pessoas com deficiência e quatro para pessoas negras, conforme determina a legislação. Os assistentes em administração aprovados vão trabalhar em Fortaleza.

Tem vagas para técnico de laboratório/eletrônica; técnico em anatomia e necrópsia; e técnico em enfermagem/esterilização.

A taxa de inscrição é R$ 90 e a remuneração, por um regime de 40 horas semanais de trabalho, será no valor de R$ 2.904,96.

Os cargos de nível superior são:

  • Analista de tecnologia da informação
  • Arquiteto e urbanista
  • Contador
  • Economista
  • Enfermeiro / enfermagem em clínica médica
  • Engenheiro agrônomo
  • Médico veterinário
  • Museólogo
  • Técnico desportivo
  • Engenheiro / engenharia da computação

A taxa de inscrição para os candidatos a vagas de nível superior é de R$ 120, e os salários chegam a R$ 4.638,66.

Os interessados devem fazer a matrícula online, de 1º a 12 de agosto. A taxa de inscrição varia de R$ 90 a R$ 120, dependendo do cargo escolhido pelo candidato.

Secretaria de Saúde do Estado

O Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), com sede em Fortaleza, divulgou sete editais para processo seletivo, com 251 vagas para níveis médio, técnico e superior. Os salários podem chegar a R$ 7.743,96.

Confira os cargos oferecidos:

  • Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar
  • Assessor da Direção
  • Hospital Geral Waldemar de Alcântara
  • Auxiliar de Farmácia
  • Coordenador de Departamento Pessoal
  • Tecnólogo em Construção Civil
  • Farmacêutico Clínico
  • Hospital Regional Norte
  • Tecnólogo em Construção Civil
  • Analista Clínico
  • Médico Cardiologista – Especialidade em Ecocardiografia
  • Médico Clínica Médica – Diarista
  • Médico do Trabalho
  • Médico Infectologista
  • Médico Para Sala de Recuperação Pós-Anestésica
  • Médico Terapia Intensiva Pediátrica
  • Unidades de Pronto Atendimento (UPA)
  • Auxiliar de Farmácia
  • Tecnólogo em Construção Civil
  • Unidades Primárias de Saúde
  • Auxiliar de Farmácia
  • Porteiro
  • Tecnólogo em Construção Civil
  • Farmacêutico
  • Unidades Primárias de Saúde
  • Analista Clínico
  • Hospital Regional do Sertão Central
  • Motorista de Ambulância
  • Técnico em Enfermagem do Trabalho
  • Enfermeiro Estomaterapeuta
  • Médico Clínica
  • Médica Diarista
  • Médico Infectologista

Os candidatos serão avaliados por meio de prova escrita, prevista para ser aplicada em 12 de agosto, no mesmo dia e horário nas cidades de Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral e Quixeramobim.

A seleção tem validade de um ano, prorrogável por igual período, a contar da data de homologação do resultado, a critério do Instituto de Saúde.

Secretaria da Educação do Ceará

Governo do Ceará tem 2,5 mil vagas para professores da rede pública de ensino. Os interessados devem fazer a inscrição no site da Universidade Estadual do Ceará (Uece), a partir de 6 de agosto; o período de inscrição é de 30 dias e a taxa é de R$ 90. A data dos exames de seleção ainda não foi definida.

A remuneração varia de R$1,8 mil a R$ 3,5 mil, para jornada de trabalho de 20 e 40 horas semanais, respectivamente.

Secretaria da Cultura do Ceará

O concurso público da Secretaria de Cultura do Ceará vai disponibilizar 102 vagas, com salários que variam de R$ 2,4 mil a R$ 5,5 mil conforme divulgado no Diário Oficial do Estado. Um segundo edital, com mais 30 vagas, será lançado ainda em 2018; totalizando 132 vagas.

A inscrição do concurso é de R$ 130 e pode ser feita online, no site da Uece, 15 dias úteis após a publicação no Diário Oficial. O período de inscrição será de 30 dias.

Quixeré

A Prefeitura de Quixeré tem 155 vagas disponíveis e salários de até R$ 7 mil. Além das vagas para contratação imediata, os candidatos formarão cadastro de reserva. A jornada de trabalho varia de 20 a 40 horas semanais, dependendo do cargo escolhido.

Os interessados devem fazer a inscrição on-line, no site da empresa responsável pelo concurso, de 25 de julho a 24 de agosto. A inscrição custa R$ 65 para candidatos a uma vaga de nível básico; R$ 80 para os de nível fundamental; e R$ 125 para os de nível superior.

Milhã

Em Milhã, no interior do Ceará, o concurso oferta 55 vagas e salários de até R$ 9,6 mil. Além das 55 vagas de convocação imediata, o concurso formará cadastro de reservas. Há oportunidades para candidatos de nível fundamental, médio e superior.

As inscrições devem ser feitas on-line, no site da organizadora do concurso, até 19 de agosto. O curso da inscrição varia de R$ 60 a R$ 100, dependendo do cargo escolhido pelo candidato.

Poranga

A Prefeitura de Poranga, distante 340 quilômetros de Fortaleza, está com inscrições abertas para um processo seletivo para servidores temporários de nível médio e superior. São 33 vagas disponíveis, e os salários para os aprovados variam de R$ 350 a R$ 2,9 mil, com jornadas de trabalho de 20, 24, 30 e 40 horas por semana.

As vagas são para enfermeiro plantonista, enfermeiro do Programa Saúde da Família, fisioterapeuta, nutricionista, fonoaudiólogo, médico veterinário, dentista, psicólogo, terapeuta ocupacional, técnico em enfermagem e agente comunitário de saúde.

Itapiúna

Prefeitura de Itapiúna oferece 127 vagas e salários que variam de R$ 1.014 a R$ R$ 10 mil, para jornada de trabalho de 20 a 40 horas semanais.

As inscrições devem ser feitas online, no site da empresa organizadora do concurso, até de 10 de agosto, após prorrogação do período de inscrição. O custo é de R$ 27 para candidatos a uma vaga de nível médio ou técnico e R$ 51 para os que vão concorrer a uma vaga de nível superior.

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Cearenses levam ouro, prata e bronze na Olimpíada Internacional de Química

Três estudantes cearenses subiram no pódio da 50ª Olimpíada Internacional de Química, realizada neste fim de semana em Praga, capital da República Tcheca. Ivna de Lima Ferreira Gomes (17 anos), João Víctor Moreira Pimentel (16) e Orisvaldo Salviano Neto (17) ficaram com ouro, prata e bronze, respectivamente. Os três são de Fortaleza.

Vinícius Figueira Armelin, de 16 anos, de São Bernardo do Campo, levou também uma medalha de ouro. Ivna de Lima e Vinícius Figueira foram os primeiros brasileiros vencedores de uma medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Química.

Quatro brasileiros, entre eles três cearenses, são medalhados na Olimpíada Internacional de Química (Foto: Divulgação)

Quatro brasileiros, entre eles três cearenses, são medalhados na Olimpíada Internacional de Química (Foto: Divulgação)

“É uma emoção muito grande, é muito louco na verdade porque a gente nunca tinha tido uma medalha de ouro e trazer essa medalha e ainda a do meu colega junto – são duas medalhas de ouro de uma vez – é uma coisa incrível”, comemotou Ivna, após a conquista. Ela espera que a vitória seja um estímulo para outros estudantes.

“Que essa medalha abra portas para que outros estudantes de escolas particulares e escolas públicas possam vir representar o Brasil nessas competições e que possam trazer mais medalhas de ouro. Essa medalha não é nossa, é de todos os estudantes que se interessam pela ciência e pelo conhecimento.”

Orisvaldo Salviano, vencedor do bronze, já havia tentado uma vitória na Olimpíada antes. Ele conta que persistiu nos estudos até até a conquista. “Estudei, estudei, estudei, tentei vir pra [Olimpíada] Internacional a primeira vez e não consegui. Tentei de novo e na segunda eu consegui e estou aqui.”

76 países

Estudantes que levaram ouro em olimpíada, Ivna e Vinícius (Foto: Divulgação)

Estudantes que levaram ouro em olimpíada, Ivna e Vinícius (Foto: Divulgação)

Participaram da competição 304 estudantes de 76 países, organizados em times de quatro. Eles foram avaliados por meio de provas prática e teórica individuais, cada uma com duração de 5h30min.

O teste prático contou com três exercícios – síntese de composto orgânico; análise química de água mineralizada característica da região e uma questão de cinética química. A prova teórica contou com oito exercícios enunciados em uma brochura que continha 57 páginas.

“A Olimpíada de Química tem sido uma ferramenta altamente eficiente para cativar o interesse científico de jovens brasileiros, que, medalhistas, tornam-se uma referência positiva para todos os demais estudantes. Estamos muito orgulhos de nossa equipe e dessa conquista grandiosa para o país”, afirma o Reitor da Universidade Federal do Piauí, José de Arimatéia Lopes, líder da equipe brasileira.

Medalha de Ouro da Olimpíada Internacional de Química (Foto: Divulgação)

Medalha de Ouro da Olimpíada Internacional de Química (Foto: Divulgação)

 

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Convenções partidárias homologam nomes de três candidatos ao governo do Ceará

Fortaleza, 29 de julho de 2018. Cobertura da Convenção do Partido Social Liberal (PSL) e da coligação com o Democracia Cristã (DC) que foi realizado na Assembleia Legislativa do Ceará. Ninon Elizabeth Tauchmann, candidata a vice-governadora e Helio Gois, candidato ao governo pelo PSL. - POLITICA - 30po0903 - SAULO ROBERTO

Ailton Lopes (PSOL), Hélio Góis (PSL) e General Theophilo (PSDB) foram os nomes confirmados

ailton lopes psol
Ailton Lopes, candidato do PSOL, cumprimenta sua companheira de chapa, entre os candidatos ao Senado, no lançamento de sua candidatura ( FOTO: CID BARBOSA )

As convenções estaduais do último fim de semana oficializaram os nomes de três candidatos ao Governo do Estado do Ceará: Ailton Lopes (PSOL), Hélio Góis (PSL) e General Theophilo (PSDB). Faltam ser homologadas as candidaturas de Francisco Gonzaga (PSTU) e Camilo Santana (PT), até o próximo domingo, segundo o Calendário Eleitoral estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A exceção do PSDB (leia matéria na página seguinte), que escolheu apenas o seu candidato a governador e os dois senadores, os demais partidos apresentaram os seus representantes para a disputa da chefia do Executivo estadual, com o vice e os dois senadores. Duas das três convenções aconteceram no domingo, a outra, do PSOL coligado com o PCB, aconteceu sábado.
Hélio Góis e Ninon Elizabeth
Os candidatos a governador e vice do PSL, Hélio Góis e Ninon Elizabeth, na convenção realizada na manhã de ontem em Fortaleza ( FOTO: SAÚLO ROBERTO )

A chapa majoritária da coligação será composta pelo bancário Ailton Lopes, ao Governo do Estado, e da militante do Partido Comunista do Brasil (PCB), Raquel Lima, como vice. Esta será a segunda eleição disputada por Ailton. Em 2014, ele foi derrotado no primeiro turno com 2,40% dos votos válidos. A convenção foi oportunidade para ele criticar promessas não cumpridas pela gestão estadual e conclamar os correligionários a buscar o voto dos “descontentes” com o cenário político.

Condomínio

A chapa PSOL-PCB apresenta para o Senado Federal, a professora, Anna Karina Cavalcante (PSOL), e o pastor evangélico, Jamieson Simões (PSOL). Já para as eleições proporcionais, serão, aproximadamente, 60 candidatos que disputarão vagas na Assembleia Legislativa e Câmara Federal. Apenas um deles, o operário da construção civil, Benedito Oliveira, candidato a deputado federal, é do PCB, os demais são da legenda psolista.

Antes das chapas proporcional e majoritária serem homologadas, a frase “Marielle presente” foi uma das mais ouvidas no encontro do partido. Marielle era vereadora do PSOL do Rio de Janeiro. Ela foi assassinada com quatro tiros na cabeça na noite do último dia 14 de março.

A defesa da classe trabalhadora, inclusive, foi um dos pontos destacado pelo candidato Ailton Lopes, durante discurso. Segundo ele, a chapa proporcional conta com candidatos que vão desde catadores a profissionais liberais. Ele afirmou, ainda, que o desafio do partido será enfrentar uma disputa com “compra de voto” e que, do outro lado, apresenta um “condomínio eleitoral”, reunindo 24 partidos aliados ao governador Camilo Santana (PT), entre eles o MDB, do senador Eunício Oliveira.

A convenção do Partido Social Liberal (PSL) neste domingo, homologou a candidatura do advogado Hélio Góis para o Governo do Estado. Seu partido, só está coligado à Democracia Cristã (DC) para a disputa proporcional. “A nossa expectativa para este pleito é de uma luta até desigual, exatamente porque somos um partido com parcos recursos”, declara o candidato. Góis afirma que o partido conta com a militância espontânea para tentar alavancar sua candidatura. “Tudo o que temos é o exército de homens de bem querendo a mudança do nosso Estado”, explica. Sua companheira de chapa será a também advogada Ninon Elizabeth Tauchmann.

Além de Góis e da vice, o PSL também lançou candidatos ao Senado: o ginecologista Márcio Pinheiro e o pastor Pedro Ribeiro, que não compareceu ao evento por questões de Saúde. Pinheiro ironizou a coligação feita pelo governador Camilo Santana (PT), que aglutina mais de vinte sigla em torno de seu nome.

“Vai reunir tudo aquilo que a gente é contra, e é isso que a gente espera que a sociedade cearense entenda”, diz. O evento contou com a presença de vários políticos ligados às duas siglas, como os vereadores de Fortaleza Jorge Pinheiro (DC) e Marcelo Lemos (PSL).

Apesar de não ter sido reproduzida na chapa majoritária, a coligação PSL e DC na disputa proporcional, segundo o presidente estadual do DC, o deputado Ely Aguiar, as duas siglas devem lançar 69 candidatos para a Assembleia Legislativa e 33 para a Câmara dos Deputados.

Fonte

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Felipão acerta com o Palmeiras e será técnico do clube pela terceira vez

Felipão vai iniciar sua terceira passagem pelo Palmeiras (Foto: Getty Images)

O novo comandante do Palmeiras é Luiz Felipe Scolari. Depois de ter demitido Roger Machado na madrugada da última quinta-feira, a diretoria demorou menos de um dia para acertar o retorno do técnico que trabalhou em outras duas oportunidades no clube.

O contrato é válido até o fim de 2020. Felipão não terá a companhia de seu fiel auxiliar Flávio Teixeira, o Murtosa. Com o técnico, chegam o preparador de goleiros Carlos Pracidelli e outro auxiliar: o ex-zagueiro Paulo Turra.

Turra e Pracidelli devem se apresentar ao clube já nesta sexta-feira. Felipão, que está em Portugal, é esperado na próxima semana.

Dessa forma, a nova comissão técnica ainda não comanda o time contra o Paraná, domingo, às 11h (de Brasília), na arena alviverde. Wesley Carvalho, técnico do sub-20, estará à beira do gramado.

Com duas passagens, entre 1997 e 2000 e de 2010 a 2012, Felipão conquistou cinco títulos: Libertadores (1999), duas edições da Copa do Brasil (1998 e 2012), Copa Mercosul (1998) e o Torneio Rio-São Paulo (2000).

Além disso, ele é o segundo nome que mais vezes dirigiu o time, com 409 jogos, atrás de Oswaldo Brandão, com 585. É ainda o treinador que mais esteve à frente do Palmeiras em partidas de Libertadores (28) e Campeonato Brasileiro (166).

Sua última passagem, porém, não terminou bem. Apesar da conquista da Copa do Brasil, Felipão deixou o clube em meio à campanha que culminaria com o segundo rebaixamento à Série B nacional.

No mesmo ano, ele voltou ao comando da seleção brasileira, pela qual havia conquistado a Copa do Mundo de 2002. Após a Copa de 2014, em que perdeu por 7 a 1 para a Alemanha na semifinal, o treinador trabalhou ainda no Grêmio e no Guangzhou Evergrande, da China, que deixou no fim do ano passado.

Fonte: Globoesporte.com

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Facebook perde US$ 121 bi na Bolsa, a maior queda diária da história dos EUA

No ano, os papéis da rede social acumulam agora perda de 0,11% -até esta quarta (25), ganhavam 23,26%

Facebook
Facebook encrencado novamente ( Foto: Oli Scarff/AFP )

Após um balanço decepcionante, as ações do Facebook despencaram 18,96% nesta quinta-feira (26), levando a empresa a registrar a maior perda diária em valor de mercado para uma companhia na história de Wall Street. Em um dia, o Facebook teria perdido cerca de US$ 121 bilhões (R$ 453,4 bilhões). O montante é quase igual ao valor da Nike (US$ 125,1 bilhões) e maior que gigantes como General Electric (US$ 114,2 bilhões) ou todo o mercado de ações argentino. No ano, os papéis da rede social acumulam agora perda de 0,11% -até esta quarta (25), ganhavam 23,26%.

Com o mergulho dos papéis, o presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, sofre uma perda líquida de cerca de US$ 15,4 bilhões (R$ 57,7 bilhões) em seu patrimônio, o equivalente à fortuna da 82ª pessoa mais rica do mundo pelo ranking da revista Forbes, Eric Schmidt, ex-chefe executivo da Alphabet, dona do Google.

No ranking fechado de 2018, Zuckerberg ocupava a 5ª posição, com US$ 71 bilhões. Agora, caiu para 6º, com US$ 67,1 bilhões (R$ 251,4 bilhões). O Facebook arrastou consigo o índice de tecnologia Nasdaq, com baixa de 1,01%, e contaminou também o ânimo de investidores da Amazon, que estão no aguardo da divulgação de balanço. Os papéis da varejista caíram 2,98%. “Investidores que estavam tentados a manter a Amazon até a divulgação do lucro viram o Facebook e decidiram vender”, disse Jack Ablin, diretor de investimentos da Cresset Wealth Advisors.

A queda nas ações do Facebook ocorre após a empresa divulgar resultados trimestrais decepcionantes nesta quarta. No primeiro trimestre completo depois do escândalo da Cambridge Analytica, a receita total do Facebook cresceu 43%, para US$ 13,2 bilhões (R$ 47,5 bilhões), abaixo da projeção de consenso de US$ 13,4 bilhões (R$ 49,6 bilhões). O ritmo de crescimento na base de usuários também desacelerou ligeiramente. Havia sido de 13% no segundo trimestre de 2017 e agora caiu para 11%.

Em comunicado, Zuckerberg disse que a comunidade da empresa e seus negócios crescem rapidamente. “Temos o compromisso de investir para manter as pessoas seguras e protegidas e para continuar a criar maneiras novas e significativas de ajudar as pessoas a se conectarem”.

Corretoras cortaram seus preços-alvo para o Facebook depois que executivos da companhia afirmaram, no entanto, que os custos de melhoria de recursos de privacidade dos usuários, bem como desaceleração nos maiores mercados publicitários, vão afetar as margens de lucro da companhia por mais de dois anos.

Os investidores vêm acompanhando com atenção se a campanha #deletefacebook afetou o crescimento da base de usuários da companhia, depois das revelações de um grande vazamento de dados para a Cambridge Analytica, consultoria política que trabalhou para a campanha de Donald Trump em 2016.

A consultoria obteve acesso a dados de 86 milhões de usuários da rede social sem o consentimento deles. Zuckerberg foi ao Congresso dos EUA responder a perguntas sobre o escândalo e passou a ser alvo de pressão de autoridades regulatórias em vários países.

As margens de lucro foram prejudicadas pelo aumento nos gastos, que inclui a contratação de milhares de novos moderadores para fiscalizar o site em busca de notícias falsas e de mensagens de ódio.

Alguns analistas afirmaram que os problemas do Facebook não serão facilmente resolvidos. “Diferente da Netflix, cuja queda de resultado trimestral foi considerada como temporária, vemos aqui uma evolução na história, embora uma parte dela já esperássemos”, disse Daniel Salmon, analista da BMO Capital Markets.

Fonte

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

PCC planeja atacar fóruns de todo o País em busca de armas, afirma polícia

CASCAVEL, PR, 24.08.2014: REBELI

A polícia suspeita que o armamento eventualmente roubado venha a ser utilizado para equipar integrantes nos estados; O TJCE disse que o Exército recolhe as armas apreendidas dos fóruns sistematicamente

A orientação dada aos subalternos é para que eles levantem informações sobre prédio e endereço e, em seguida, enviem fotos desses locais para auxiliá-los em futuras ações

Com base em interceptações telefônicas, a Polícia Civil de São Paulo suspeita que integrantes da facção criminosa PCC estejam planejando uma série de ataques a fóruns do País em busca de armas guardadas pela Justiça.

Nas conversas monitoradas, os criminosos falam de ordem dada por chefões do crime para a realização de levantamento de fóruns em todo o território nacional que possam ter estoques de “ferramentas”, maneira como os criminosos chamam as armas.

Tal orientação, segundo o relatório da polícia obtido pela reportagem, teria partido do município Presidente Venceslau (interior de São Paulo) onde está presa a cúpula da facção, incluindo Marco Camacho, o Marcola, apontado pela polícia e pela Promotoria como o principal chefe do grupo.

A orientação dada aos subalternos é para que eles levantem informações sobre prédio e endereço e, em seguida, enviem fotos desses locais para auxiliá-los em futuras ações. “Tais informações irão subsidiar ações da facção que visam o roubo das armas em depósitos do Poder Judiciário em todo o Brasil”, diz trecho de documento.

Como o PCC está em guerra declarada desde 2016 contra facções rivais, como o CV (Comando Vermelho), a polícia acredita que o armamento eventualmente roubado venha a ser utilizado para equipar integrantes nos estados.

Um dos principais responsáveis pela cobrança do levantamento, segundo a polícia, era Wanderson Pessoa Lima, o Confusão, que aparece em ligações com comparsas de outros estados em que cobra agilidade na pesquisa. “Expliquei pros parcero lá, bati no salvero, bati na geral da capital, geral da rua, expliquei pros parcero que o trampo dos fórum é determinação, o barato tem que acontece, tá ligado meu?”, diz, em conversa com um homem de Roraima.

Apesar da prisão de Wanderson, ocorrida no final do ano passado, delegados ouvidos pela Folha de S.Paulo afirmam que o plano de ataque aos fóruns está em “andamento” e pode ocorrer a qualquer momento. Se confirmados, acreditam os policiais, esses roubos devem ser semelhantes aos já ocorridos em São Paulo em junho do ano passado, quando criminosos levaram 566 armas dos fóruns de Guarujá e Diadema (Grande SP).

Nesses roubos, segundo o Tribunal de Justiça paulista, os criminosos demonstraram planejamento e chegaram a utilizar até dez homens em cada uma das ações.”Eles agiram do mesmo modo nos dois casos e conheciam profundamente a rotina dos espaços”, afirmou à época o presidente do Tribunal, Paulo Dimas Mascaretti.

Medidas de Segurança

O Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) informou que recolhe, sistematicamente, dos fóruns as armas (de fogo e branca) apreendidas e as encaminha para destruição junto ao Exército, em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ao longo do ano passado, mais de 6 mil armamentos foram destruídos no Ceará.

Já o TJ paulista criou, depois desses megarroubos, medidas de segurança e, entre elas, de não mais receber armas para guardar em seus prédios. “Após a perícia [pela polícia], são remetidas para destruição ou para melhor equipar as forças de segurança”, diz nota do tribunal paulista.

Para a Polícia Civil de SP, os roubos de São Paulo não fazem parte, porém, da operação iniciada por ordem da cúpula, porque o levantamento teve início no final deste ano. As gravações feitas pela polícia ocorreram na chamada operação Echelon (do grego escalão) e que culminou na denúncia de 75 pessoas, não apenas do estado de SP.

A investigação teve início após apreensão, pela Secretaria da Administração Penitenciária, de bilhetes que presos tentavam se livrar pela descarga sanitária durante revistas de agentes. No meio da investigação, a polícia passou a monitorar ligações telefônicas de criminosos, incluindo alguns deles em presídios com bloqueadores de sinal.

Uma das informações que mais chamaram a atenção dos policiais foi, conforme a Folha de S.Paulo revelou, a apreensão de celulares de pessoas suspeitas de contabilizar as mortes ordenadas pela facção. Pela quantidade de imagens, milhares de fotos e vídeos, os delegados passaram a afirmar que o PCC realiza um genocídio no país.

Fonte

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Concurso da UFC amplia para 34 o número de vagas; salários chegam a R$ 4,6 mil

Universidade Federal do Ceará (Foto: UFC/Divulgação)
Universidade Federal do Ceará (Foto: UFC/Divulgação)

A Universidade Federal do Ceará (UFC) ampliou de 27 para 34 o número de vagas do concurso público para níveis médio, técnico e superior. As vagas são para os campi de Fortaleza, Quixadá e Russas. O salário base varia de R$ 2.446,96 a R$ 4.638,66. As inscrições iniciam em 1º de agosto, seguindo até dia 12 do mesmo mês, e devem ser feitas online.

Com a mudança, são 19 vagas para o cargo de assistente em administração, com nível médio. Destas, 11 são para ampla concorrência, quatro são reservadas para pessoas com deficiência e quatro para pessoas negras, conforme determina a legislação. Os assistentes em administração aprovados vão trabalhar em Fortaleza.

Tem vagas para técnico de laboratório/eletrônica; técnico em anatomia e necrópsia; e técnico em enfermagem/esterilização.

A taxa de inscrição é R$ 90 e a remuneração, por um regime de 40 horas semanais de trabalho, será no valor de R$ 2.904,96.

Os cargos de nível superior são:

  • analista de tecnologia da informação
  • arquiteto e urbanista
  • contador
  • economista
  • enfermeiro / enfermagem em clínica médica
  • engenheiro agrônomo
  • médico veterinário
  • museólogo
  • técnico desportivo
  • engenheiro / engenharia da computação

A taxa de inscrição para os candidatos a vagas de nível superior é de R$ 120, e os salários chegam a R$ 4.638,66.

Fonte

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Com fim das chuvas, volume do Castanhão começa a reduzir

A criação do Açude Castanhão propiciou muitos benefícios para a população cearense (Foto: Gioras Xerez/G1 Ceará)

O açude Castanhão, maior reservatório do país, perde volume de água gradativamente desde maio, mês mais chuvoso no Ceará. Entre 9 e 11 de maio o açude atingiu o maior volume registrado neste ano, 8,7%. Desde o fim da quadra chuvosa, o volume caiu um pouco dia após dia e está atualmente em 7,48%, conforme a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

O Orós, segundo maior açude do estado, tem atualmente 8,73% de sua capacidade máxima. O maior volume do reservatório neste ano foi de 9,74%, em 7 de maio.

Ainda conforme a Cogerh, dos 157 açudes que a companhia monitora, dois estão sangrando, 17 têm volume de chuva acima de 90% e outros 87 têm menos de 30% da capacidade máxima.

Água suficiente até 2019

Ainda conforme a Cogerh, o aporte de água com as chuvas ocorridas no período chuvoso, entre fevereiro e maio, é suficiente para garantir o abastecimento no estado até a próxima estação chuvosa.

O volume de chuva no período chuvoso no Ceará neste ano ficou em torno da média histórica para o período, de 560 milímetros, conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Fonte

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Tamboril CE – Autor de homicídio no distrito de Holanda será levado a julgamento.

Será julgado nesta segunda feira 30/07/2018, no fórum de Tamboril, o elemento:. Francielio Lopes de Sousa, vulgo Dedé do Juarez, 23 anos, residente no Distrito de Holanda – Tamboril.
Dedé do Juarez será levado a julgamento sob a acusação de ter assassinado a facadas a dona de casa: Francisca Lucimar Barbosa da Silva, viúva, nascida aos 17/05/1958, residente Também no Distrito de Holanda, crime ocorrido na tarde do dia 24/11/2016, no referido Distrito.
O julgamento será presidido pelo juíz Dr Bruno dos Anjos, e representando o ministério público vai está o promotor Dr José Arteiro Soares Goiano.

Fonte

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Santa Quitéria CE – BPRaio Prende dona de casa acusada de tráfico no bairro Cohab.

Policiais do Raio, prenderam na noite desta quarta feira 25/07/2018, no Bairro Cohab em Santa Quitéria, uma mulher identificada por:. Maria Sandra Gomes, 47 anos, Residente no referido Bairro.
Dentro da casa da acusada os Raianos apreenderam uma certa quantidade de droga.
Após ser presa a mulher foi encaminhada para a delegacia de polícia civil para ser Autuada em flagrante por tráfico de droga.
Material apreendido.
ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3