21.7 C
Ipu
segunda-feira, junho 22, 2026
Início Site

Bolo de Santo Antônio é arrematado por R$ 50,5 mil durante leilão no Ceará

Bolo em homenagem a Santo Antônio.
Legenda: O lance vencedor foi do empresário local conhecido como “Baixinho do Parque”. Foto: Reprodução Instagram/@parque_estrela1.

Um bolo em homenagem a Santo Antônio foi leiloado e arrematado por R$ 50.500,00 na noite da última sexta-feira (12), em Quixeramobim, no Interior do Ceará. O evento faz parte dos festejos do padroeiro da cidade, cujo dia é celebrado anualmente em 13 de junho.

O leilão do bolo, que já é tradição no município cearense, é organizado pela paróquia de Santo Antônio, com o objetivo de arrecadar fundos para as obras sociais da casa.

O lance vencedor foi do empresário local conhecido como “Baixinho do Parque”, proprietário de um parque de diversões, e marcou recorde de valor já pago no evento. No ano passado, o bolo de Santo Antônio havia sido arrematado por R$ 50 mil.

O prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta (PT), também esteve presente na festa e divulgou a conquista em suas redes sociais.

Divisão do bolo

Após a conquista, o bolo – com capacidade para servir cerca de 800 pessoas – foi repartido e distribuído para a população na manhã desse sábado (14).

“Que cada pedaço do bolo de Santo Antônio leve consigo prosperidade, felicidade e muitas bênçãos. E como diz o velho ditado, Santo Antônio sempre traz boas coisas para quem cultiva a fé e a esperança. Que o bem se multiplique em cada lar”, escreveu nas redes sociais o perfil do Parque Estrela, administrado por Baixinho.

 

Distribuição do bolo.
Legenda: O bolo foi distribuído para a população neste sábado (14). Foto: Reprodução Instagram / @parque_estrela1.

 

Diário do Nordeste

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Instrutores presos por morte de mulher em rope jump não conseguiram explicar erro

Três instrutores em área rural elevam mulher sem corda pelos braços e pernas sobre uma estrutura elevada de rope jump, com lavoura ao fundo e céu nublado. As pessoas usam roupas de trabalho e chapéus, e a cena acontece ao ar livre, próxima a um campo agrícola organizado em fileiras.
Legenda: Maria Eduarda Rodrigues de Freitas, de 21 anos, morreu logo após ser arremessada. Foto: Reprodução/Redes sociais.
Os três homens presos em flagrante por homicídio com dolo eventual prestaram depoimento sobre a morte da jovem Maria Eduarda Rodrigues de Freitas, de 21 anos. Ela morreu após ser lançada sem corda em salto de rope jumping. No entanto, nenhum deles soube explicar a falha.

caso foi registrado na manhã de sábado (13) na Ponte do Esqueleto. A estrutura está localizada na divisa entre Limeira e Cordeirópolis, no Interior de São Paulo.

Os suspeitos foram identificados como Luis Felipe Feliciano Egoroff, de 32 anos; Vitor de Freitas Gonçalves, de 27 anos; e Maicon Fernandes Cintra, de 42 anos. As informações são do g1.

Depoimento dos três para a Polícia Civil

Conforme a delegada responsável pelo caso, Andréa Dantas, eles pareciam estar desnorteados e não sabiam dizer o que aconteceu antes da queda.

“Eles não conseguem se recordar qual foi a falha ali, quem teria que ter colocado a corda, se não houve a fiscalização. Não conseguem se recordar”, compartilha Dantas.

Os três possuem muita experiência com saltos de rope jumping e destacaram que nunca tinham passado por nenhuma situação parecida.

Inclusive, o salto de Maria Eduarda não tinha sido o primeiro do dia. “Eles estão até desnorteados com a situação porque praticam isso há muito tempo e nunca tinha acontecido nada do tipo”, disse a delegada.

Suspeito chamado para ajudar no salto

Um dos presos afirmou não ser responsável por instalar a corda. Ele tinha sido chamado apenas para ajudar na execução do salto.

No entanto, a Polícia Civil considerou que ele tinha condições de notar a falha.

“O terceiro indivíduo teria sido chamado ali para ajudar. Porém, a corda é muito visível, a corda é grossa, inclusive ela está no chão, então daria para ter visto que não estava colocada”, explicou a delegada.

O caso segue sob investigação da Polícia Civil, que deve ouvir novas testemunhas nos próximos dias. Além disso, a perícia trabalha na elaboração dos laudos que ajudarão a esclarecer as circunstâncias do ocorrido.

 

 

 

Diário do Nordeste

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Quem é Oliver Tree, cantor morto em acidente entre helicópteros no Rio de Janeiro

Cantor Oliver Tree em fotos no Rio de Janeiro, no Brasil, antes de helicópteros colidirem e cairem.
Legenda: Cantor Oliver Tree estava no Rio de Janeiro em meio a uma turnê mundial. Foto: Reprodução/Instagram @olivertree.

O cantor norte-americano Oliver Tree, de 32 anos, foi uma das vítimas do acidente entre dois helicópteros no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Sudoeste do Rio de Janeiro, na manhã deste domingo (14). A informação foi confirmada pela Polícia Civil fluminense.

Ao todo, seis pessoas morreram no incidente. Entre as vítimas fatais, cinco estavam em um helicóptero e apenas o piloto estava na outra aeronave. Segundo a CNN Brasil, foram elas:

  • Oliver Tree Nickel (passageiro)
  • Lucas Vignale (passageiro)
  • Gaspar Prim (passageiro)
  • Lucas Brito Chaves (passageiro)
  • Alexandre Souza (piloto)
  • Charles Marsillac (piloto)

 

 

As aeronaves caíram no terreno de uma igreja que havia sido alugado pela BYD. Um dos helicópteros explodiu ao atingir o chão, e as chamas se alastraram pelos veículos elétricos.

Quem é Oliver Tree?

Oliver Tree Nickell nasceu em Santa Cruz, na Califórnia, nos Estados Unidos, em 29 de junho de 1993.

Era cantor, compositor e diretor norte-americano, consolidando a carreira musical no pop alternativo contemporâneo, com quase 20 milhões de seguidores nas redes sociais.

O artista estava no Rio de Janeiro em meio a uma turnê mundial. No último dia 6 de junho, Oliver fez um show em São Paulo e faria sua primeira apresentação da temporada europeia em Lisboa, em Portugal, em 1º de julho.

Oliver Tree registra mais de 11 milhões de ouvintes mensais no Spotify, plataforma onde suas faixas mais populares superam a marca de 700 milhões de reproduções.

Em sua mais recente atividade nas redes sociais, veiculada neste sábado (13), o cantor compartilhou registros em estúdio de gravação ao lado de músicos.

 

 

Diário do Nordeste

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

EUA e Irã chegam a acordo de paz e encerram guerra no Oriente Médio

Foto que contém navios no Estreito de Ormuz.
Legenda: Estreito de Ormuz deverá ser reaberto com o fim do conflito. Foto: HWAWON CECI LEE / ANADOLU / ANADOLU VIA AFP

Por meio das redes sociais, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o primeiro-ministro do Paquistão, Shehbaz Sharif, anunciaram neste domingo (14) que EUA e Irã anunciaram o fim da guerra após a assinatura de um ‘acordo de paz’.

Isso interrompe imediatamente todas as operações militares em curso dos dois países no Oriente Médio. A assinatura deve ocorrer em Genebra, na Suiça, na próxima sexta-feira (19).

“Com o acordo já em vigor, os mediadores facilitarão uma série de reuniões nesta semana. Essas discussões prévias à implementação estabelecerão as bases para as conversas técnicas e para a cerimônia oficial de assinatura”, escreveu no X (antigo Twitter) Sharif.

O Paquistão vem atuando como mediador-chave do conflito entre EUA e Irã, que começou no fim de fevereiro.

EUA e Irã confirmam fim do conflito

Na rede social Truth Social, Trump declarou que o acordo “já está concluído”, parabenizou aos envolvidos. Além disso, o presidente dos EUA anunciou a suspensão do bloqueio marítimo imposto pelos estadunidenses ao Irã.

“Autorizo plenamente a abertura livre de pedágio do Estreito de Ormuz e, simultaneamente, autorizo o levantamento imediato do bloqueio naval dos Estados Unidos. Navios do mundo, liguem seus motores. Que o petróleo flua!”, exclamou Trump.

Na televisão estatal iraniana, o vice-ministro das Relações Exteriores do país, Kazem Gharibabadi, pontuou que o acordo com os EUA põe “fim imediato à guerra”.

“Em primeiro lugar, o fim imediato e definitivo da guerra e das operações militares nas diferentes frentes, incluindo o Líbano”, esclareceu.

Com as tratativas em curso, o vice-ministro apontou que a situação abre aminho para que os negociadores cheguem a um acordo final em um prazo de 60 dias.

“As negociações começarão dentro de um prazo de 60 dias com o objetivo de alcançar um acordo final”, afirmou.

 

 

Diário do Nordeste

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Governo Lula corta verbas para fiscalização de barragens e acende alerta para o risco de novas tragédias

ANM tem entre as suas atividades
ANM tem entre as suas atividades — Foto: Divulgação ANM

A Agência Nacional de Mineração (ANM) disse nesta sexta-feira que o corte orçamentário de R$ 23,7 bilhões anunciado pelo governo federal deve comprometer a fiscalização de barragens e outras atividades, como a análise de projetos ligados a minerais críticos e terras raras. A ANM afirma que a restrições orçamentárias já impedem algumas atividades.

“Os efeitos acumulados desse cenário já alcançam áreas estratégicas da atuação da Agência, como a fiscalização de barragens e pilhas de mineração, o combate à lavra ilegal, a arrecadação dos royalties da mineração, a análise de novos empreendimentos, a modernização tecnológica e a execução da Agenda Regulatória do setor”, afirma a ANM, em nota.

A agência diz que 43 barragens e 18 pilhas de mineração que estava previstas para passar por vistorias técnicas até o final do ano não irão ser submetidas à fiscalização se a situação não mudar. “Algumas dessas estruturas exigem acompanhamento contínuo em razão de seu potencial impacto social, ambiental e econômico, incluindo alguns localizados próximos a comunidades e áreas ambientalmente sensíveis”, acrescenta a ANM.

Também deverão ser comprometidos procedimentos “indispensáveis” às vistorias que antecedem a autorização para empreendimentos de exploração mineral. “Sem elas, análises deixam de avançar, retardando investimentos, geração de empregos e a abertura de novas operações minerais”, diz a nota.

A ANM afirma que novas concessões também devem ser afetadas com o comprometimento de Ofertas Públicas e Leilões de Áreas em Disponibilidade. Segundo a agência, 88 mil áreas encontram-se nessa condição, sendo que 17 mil já poderiam ser ofertadas. A análise de projetos relacionados aos chamados minerais críticos e estratégicos, como lítio, cobalto, grafita, níquel, nióbio, além das terras raras, também ficam comprometidos.

“A redução da capacidade operacional da Agência ocorre justamente em um momento em que o Brasil busca ampliar sua participação nas cadeias globais de fornecimento desses minerais e consolidar sua posição como destino de investimentos internacionais”, destaca a agência.

A ANM lista ainda impactos sobre a fiscalização dos royalties da mineração distribuídos pela Agência para a União, estados e municípios. Iniciativas de aprimoramento de monitoramento remoto e desenvolvimento de mecanismos de rastreabilidade como da cadeia produtiva do ouro também podem sofrer com as restrições.

“O cenário alcança ainda atividades relacionadas ao comércio exterior. A emissão dos Certificados do Processo de Kimberley, documento exigido para a exportação de diamantes brutos, depende da realização de procedimentos técnicos conduzidos pela Agência. Limitações operacionais podem comprometer o atendimento dessas demandas e afetar a regularidade de operações vinculadas ao mercado internacional”, diz a agência.

O Globo

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Repercutiu em Crateús – Bolsa esquecida em lanchonete é devolvida sem R$ 2,8 mil em dinheiro

Uma mulher teve um prejuízo de R$ 2,8 mil após esquecer uma bolsa em uma lanchonete na cidade de Crateús, no interior do Ceará, nesta terça-feira (9). O caso é investigado pela Polícia Civil.

Segundo a proprietária, a bolsa continha roupas e R$ 2.800 em espécie. Após terminar o lanche, ela deixou o estabelecimento sem perceber que havia esquecido o pertence.

A mulher só percebeu a ausência da bolsa quando já se preparava para deixar a cidade. Ao notar o desaparecimento, retornou à lanchonete, último local onde se lembrava de ter visto o objeto.

Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que um homem pega a bolsa deixada no estabelecimento. Nas gravações, ele aparece observando o pertence antes de sair do local com a sacola.

Após registrar um boletim de ocorrência, a mulher foi informada de que o homem compareceu à delegacia horas depois e devolveu a bolsa. Ele alegou ter levado o objeto por engano.

No entanto, durante a conferência do conteúdo, foram encontradas apenas as roupas. Os R$ 2.800 que, segundo a dona da bolsa, estavam guardados no local não foram recuperados.

A Polícia Civil investiga as circunstâncias do desaparecimento do dinheiro.

Mulher esquece bolsa com R$ 2,8 mil em lanchonete e dinheiro desaparece após devolução no Ceará — Foto: TV Verdes Mares/Reprodução
Mulher esquece bolsa com R$ 2,8 mil em lanchonete e dinheiro desaparece após devolução no Ceará — Foto: TV Verdes Mares/Reprodução

g1
ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Passageira é presa com drogas, arma e munições em ônibus de Sobral para Juazeiro do Norte.

Carla Ingridy Pereira da Silva, de 21 anos, foi presa em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo, em Juazeiro do Norte. — Foto: Polícia Civil/ Divulgação
Carla Ingridy Pereira da Silva, de 21 anos, foi presa em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo, em Juazeiro do Norte. — Foto: Polícia Civil/ Divulgação

Uma passageira foi preso após ser flagrada pela polícia transportando drogas, uma arma e munições em um ônibus de viagem em Juazeiro do Norte, no Cariri cearense, na manhã deste domingo (14).

Segundo a Polícia Civil, os agentes da 2ª Seccional de Interior Sul estavam investigando sobre a distribuição de entorpecentes na região quando receberam a informação de que uma passageira estaria transportando drogas em um ônibus que saiu de Sobral com destino a Juazeiro do Norte.

Os agentes fizeram buscas, conseguiram abordar o veículo e localizaram a suspeita. Durante a vistoria na bolsa que da mulher os policiais localizaram cerca de três quilos de cocaína e crack, além de um revólver com a numeração suprimida e munições.

Carla Ingridy Pereira da Silva, de 21 anos, foi presa em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo. Durante a Audiência de Custódia, ela teve a prisão preventiva decretada pela Justiça. A defesa da suspeita não foi localizada.

A Polícia Civil seguirá com as investigações para identificar e localizar outros envolvidos na atividade criminosa.

 

g1

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Tauá CE – Atletas de time de basquete morrem em acidente de ônibus; dezenas ficam feridos

Um ônibus com cerca de 40 passageiros capotou na madrugada desta segunda-feira (15) na CE-187, nas proximidades de Tauá, no interior do Ceará, e matou sete jogadores de um time de basquete. Outras 30 pessoas ficaram feridas e receberam atendimento médico, de acordo com um policial que atua no local do acidente.

Os passageiros são de Juazeiro do Norte e haviam participado de um torneio de basquete em Sobral. O acidente ocorreu durante o retorno dos atletas.

Conforme policiais presentes no local, os sete corpos já foram retirados do interior do veículo, que capotou às margens da rodovia, e serão encaminhados ao Instituto Médico Legal de Tauá. Todos eram jovens do sexo masculino, mas ainda não foram formalmente identificados. Dois deles têm 17 anos.

Também não há esclarecimento das causas do acidente até a última atualização desta reportagem. Uma perícia vai avaliar se houve falha do motorista ou problema mecânico.

Ainda segundo policiais no local, os passageiros estavam sem cinto de segurança; ao capotar, as vítimas foram arremessadas para fora e atropeladas pelo próprio ônibus.

Uma pessoa que estava na lista de passageiros do ônibus não foi localizada. Ainda não foi confirmado se essa pessoa embarcou de fato no veículo.

Bombeiros que atenderam a ocorrência informaram que os sobreviventes tiveram escoriações pelo corposem gravidade. Alguns receberam atendimento médico e já receberam alta do hospital de Tauá.

Causa do acidente

 

Acidente com ônibus de time de basquete mata sete atletas em Tauá, interior do Ceará — Foto: Arte g1
Acidente com ônibus de time de basquete mata sete atletas em Tauá, interior do Ceará — Foto: Arte g1

Um bombeiro que está no local afirmou que conversou com o motorista do veículo, que apresentou duas versões para a causa do acidente em momentos distintos. “Ele disse que cochilou, dormiu. Depois disse que tinha uns buracos na pista, mas a gente olhou e não tinha nenhum buraco não”, afirmou o subtenente da Silva. Ainda conforme o subtenente, o motorista apresentava um bom estado de saúde aparente. “Ele ficou triste, bem triste, mas estava bem.”

As equipes foram chamadas para atender a ocorrência às 3h24, após relatos de que vítimas ficaram presas às ferragens. No local, os agentes começaram o trabalho de busca, resgate e atendimento às vítimas, com apoio de outros órgãos de emergência.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o veículo levava integrantes de uma delegação esportiva, além de outros ocupantes.

Acidente com ônibus de time de basquete deixa mortos e feridos no Ceará — Foto: Reprodução
Acidente com ônibus de time de basquete deixa mortos e feridos no Ceará — Foto: Reprodução

Por volta das 8h, concluíram a retirada de corpos que haviam ficado presos às ferragens. O trecho da rodovia onde ocorreu o acidente está interditado nos dois sentidos.

Entidades lamentam

 

Acidente com ônibus de time de basquete deixa mortos e feridos no Ceará — Foto: Reprodução
Acidente com ônibus de time de basquete deixa mortos e feridos no Ceará — Foto: Reprodução

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, se manifestou nas redes sociais lamentando a morte dos atletas. “Recebi com profunda tristeza a notícia do grave acidente envolvendo um ônibus na CE-187, entre Tauá e Quiterianópolis, que deixou mortos e feridos. Entre os passageiros, estavam jovens integrantes da delegação de basquete”, disse.

g1

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

‘Tia adotiva’ de cearense que se passava por criança foi responsável por descobrir golpe

Foto de cearense que se passou por criança.
Legenda: A suspeita também adotava comportamentos infantilizados, como uso de mamadeiras, chupetas e um “cheirinho” para dormir. Foto: Divulgação/Polícia Civil de Santa Catarina e Reprodução.
Amanda Maria Souza de Oliveira, a cearense de 37 anos que se passou por uma criança de 12, foi descoberta por uma “tia adotiva”, segundo a Polícia Civil de Santa Catarina ao jornal Folha de São Paulo, nesta terça-feira (9).

A “tia” seria uma amiga da família que acolheu a mulher e conviveu com Amanda, que se apresentava como Gabriele. A amiga estranhou o comportamento da suspeita e encontrou matérias sobre golpes similares aplicados no Rio de Janeiro, em 2023.

Ao notar a semelhança dos casos e imagens, resolveu mostrar ao pai adotivo as reportagens. Foi então que a família resolveu levar o caso à polícia. A denúncia foi apresentada no dia 29 de maio, e a cearense presa em 2 de junho.

O advogado de defesa disse à Folha que aguardará a conclusão da perícia médica para comentar o mérito do caso.

 

Quem é Amanda Maria Souza de Oliveira?

Amanda chegou ao estado procurando uma igreja, afirmando ter fugido do Pará após sofrer maus-tratos. Ela foi acolhida por uma família durante 14 meses, recebendo ajuda financeira da comunidade religiosa.

“Para sustentar o disfarce ao longo desse período e ganhar a confiança da família, a mulher alegava falsamente ser portadora de autismo e de outras condições clínicas. Ela justificava sua aparência física adulta argumentando que seus traços eram decorrentes do uso forçado de hormônios durante a infância”, informou a PCSC.

Além disso, para reforçar o papel de criança, a suspeita mantinha comportamentos infantilizados, utilizando rotineiramente chupetas, mamadeiras e objetos lúdicos.

Cearense tinha histórico de golpes

Diligências policiais apontam que a autuada é reincidente nessa modalidade criminosa, acumulando antecedentes penais por golpes idênticos nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Goiás.

Durante o interrogatório formal, a conduzida confessou integralmente a autoria dos fatos. Após a lavratura do auto de prisão em flagrante e os procedimentos de polícia judiciária, a suspeita foi encaminhada ao Presídio Regional de Joinville, onde permanece à disposição do Poder Judiciário.

Diário do Nordeste

 

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Ipueiras CE – Discussão entre dois irmãos termina de forma trágica em Nova Graça

Um crime de homicídio foi registrado nas primeiras horas da madrugada desta quarta-feira (10) na localidade de Nova Graça, zona rural do município de Ipueiras.

De acordo com informações preliminares, uma discussão entre dois irmãos terminou de forma trágica. Durante o conflito, um dos envolvidos teria atacado o próprio irmão utilizando um pedaço de madeira, causando ferimentos fatais.

Equipes da Força Tática de Nova Russas foram acionadas e iniciaram diligências logo após tomarem conhecimento do caso. Em pouco tempo, os policiais conseguiram localizar e prender o suspeito, identificado apenas como Fernando.

O homem recebeu voz de prisão e foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil, onde foram adotados os procedimentos cabíveis. Segundo informações, o acusado já possui passagem anterior pela polícia. As circunstâncias que motivaram o crime ainda serão investigadas pelas autoridades competentes.

 

com informações da Educadora FM 95,7

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

PF e CGU realiza operação em seis municípios do Ceará por fraudes em contratos públicos

Imagem de um agente da Polícia Federal, que cumpre mandados contra suspeitos de fraudes em contratos públicos no Ceará.
Legenda: As buscas devem apreender documentos e mídias para instrução de Inquérito Policial. Foto: Divulgação/Polícia Federal.

A Polícia Federal deflagrou nova operação, na manhã desta terça-feira (9), para investigar suposto esquema criminoso que envolve licitações com indícios de fraude e desvios de recursos públicos federais em contratos de prefeituras cearenses. Estão sendo cumpridos 11 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 18ª Vara da Justiça Federal, em seis municípios do Ceará.

As investigaões iniciaram em 2025, após o COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) noticiar que “empresas sem estrutura logística e operacional teriam apresentado movimentação de valores acima de suas capacidades financeiras” entre 2017 e 2023.

Essas empresas teriam participado de processos licitatórios, recebendo recursos de entes da administração pública na ordem de 29 milhões de reais. Parte desse valor teria sido posteriormente repassado para possíveis servidores públicos.

Municípios investigados

Dentre as cidades que estão sendo foco da Operação Rota Fantasma, estão:

  • Jaguaribe;
  • Jaguaretama;
  • Brejo Santo;
  • Acopiara;
  • Abaiara;
  • Iracema.

Com colaboração da Controladoria-Geral da União, as buscam apuram especificamente algumas contratações de serviços de locação de veículos e realização de obras para secretarias de Jaguaretama, Acopiara, Abaiara, Iracema e Jaguaribe.

 

 

g1

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Cerca de 7.300 professores do Ceará são promovidos sem titulação, anuncia Governador

Legenda: Professores terão direito a 60% dos precatórios do Fundef enviados ao Ceará Foto: Fabiane de Paula

Cerca de 7.356 docentes da rede pública estadual de ensino serão promovidos sem titulação, segundo anúncio do Governo do Ceará, nesta terça-feira (9).

“A medida, que reforça a política de valorização dos profissionais da educação, será implantada na folha de pagamento de junho de 2026 e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira”, segundo o comunicado.

O anúncio foi feito por meio das redes sociais do governador Elmano de Freitas (PT), acompanhado da secretária da Educação, Jucineide Fernandes, e de outras autoridades.

“Tenho uma notícia muito importante para os nossos professores e professoras: a implantação da Promoção sem Titulação para o Magistério estadual. São mais de 7.300 docentes beneficiados, em um investimento superior a R$ 53 milhões”, afirmou o gestor.

PAGAMENTO RETROATIVO

Promoção sem Titulação é referente ao interstício 2024–2025. A medida terá impacto mensal de R$ 4,88 milhões e será implantada na folha de pagamento de junho de 2026.

Além da implantação da promoção, o Governo do Ceará realizará o pagamento dos valores retroativos referentes ao benefício.

O montante total a ser pago é de R$ 48,98 milhões, com previsão de inclusão na folha de pagamento de julho de 2026, com pagamento em agosto.

PROMOÇÃO SEM TITULAÇÃO

Segundo o governo do estado, já foram beneficiadas cerca de 68 mil matrículas de profissionais efetivos (ativos e inativos) e temporários.

Os professores da rede pública estadual receberam, neste ano, reajuste salarial de 5,4%, com implantação na folha de março e pagamento retroativo a janeiro de 2026.

Com a medida, a remuneração dos docentes de nível C passou a ser de R$ 7.181,41, podendo chegar a R$ 21.171,98 no topo da carreira.

Também foi autorizado um concurso público para o provimento de 2 mil cargos de professor da rede estadual, representando um investimento anual de R$ 77.225.944,27.

Além disso, em maio deste ano, o Estado anunciou o início do pagamento da quinta parcela do abono dos precatórios do Fundef, beneficiando mais de 50 mil professores.

 

 

 

Diário do Nordeste

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Suspeito de matar vaqueiro por prêmio é identificado e procurado pela polícia no CE

A Polícia Civil do Ceará confirmou a identidade do homem que matou o vaqueiro Francisco Eudazio Lira Soares, o Dadá Guedes, de 30 anos. Ele se chama Darlei Teixeira Vitor, de 55 anos, também conhecido como Sasom Boiadeiro. O crime ocorreu no último domingo (7).

Dadá foi morto a facadas em Quixeramobim, no Sertão Central do Ceará, logo após vencer em 1º lugar a disputa de uma vaquejada na cidade. Ele dividiu o prêmio de R$ 2 mil com outro participante. Informações preliminares indicam que o autor do crime queria uma fatia do prêmio de R$ 1 mil que Dadá recebeu.

O suspeito Sasom Boiadeiro competiu na vaquejada no sábado (6), mas não se classificou para a etapa final disputada no domingo. Ele é conhecido no meio também por transportar bois.

Outro vaqueiro, amigo da vítima, que também ficou em 1º lugar e dividiu o prêmio com ele, disse ao g1 não saber a motivação do crime e destacou que o suspeito do crime não teria direito a nenhum valor do prêmio – uma vez que sequer chegou à fase final.

Conforme a organização do evento, antes de ser morto, Dadá foi à arena com os outros vencedores para receber o troféu da vaquejada. No entanto, deixou o local antes de pegar o dinheiro, que foi recebido pelo patrão para repassá-lo.

Veja a foto do suspeito à esquerda e da vítima à direita:

Sasom Boiadeiro, à esquerda, é o suspeito de matar Dadá Guedes, à direita — Foto: Reprodução
Sasom Boiadeiro, à esquerda, é o suspeito de matar Dadá Guedes, à direita — Foto: Reprodução

Crime

O vaqueiro Francisco Eudazio Lira Soares, o Dadá Guedes, de 30 anos, foi morto a facadas em Quixeramobim, no interior do Ceará, por se recusar a dividir o dinheiro do prêmio de campeão. O valor recebido foi de R$ 1 mil.

Segundo a organização do evento, a disputa que Dadá Guedes concorreu valia R$ 2 mil para o vencedor e um troféu. No entanto, ele ganhou com o outro competidor – ficando R$ 1 mil para cada um.

Quando retornava para o caminhão para guardar o troféu, antes de descer do cavalo, Dadá foi atacado pelo suspeito que queria que a vítima lhe desse parte do valor, mesmo ele não sendo da equipe que competiu.

Dadá Guedes com troféu que ganhou na vaquejada antes de ser morto. — Foto: Arquivo pessoal
Dadá Guedes com troféu que ganhou na vaquejada antes de ser morto. — Foto: Arquivo pessoal

Após ser ferido, o campeão de vaquejada caiu do cavalo e derrubou o troféu, que quebrou. O vaqueiro chegou a ser socorrido pelos colegas e levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos. O suspeito fugiu em uma motocicleta.

O vaqueiro foi sepultado nesta segunda-feira (8), na zona rural Quixeramobim. A cerimônia foi acompanhada por dezenas de amigos e familiares da vítima, que fizeram um cortejo pela cidade.

g1

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Dois ataques em menos de 24h: Incidentes com tubarão no litoral de Pernambuco

Dois ataques de tubarão em menos de 24 horas voltaram a assustar banhistas no litoral de Pernambuco. Um menino de 11 anos e uma jovem de 19 foram atacados em praias da região metropolitana do Recife, ambos em áreas já conhecidas pelo risco. Os dois sobreviveram, mas tiveram membros amputados e seguem em recuperação.

Os incidentes chamaram atenção pela gravidade e pela rapidez com que ocorreram. No primeiro caso, o menino foi mordido por um tubarão-cabeça-chata de cerca de 2,5 metros. No segundo, a jovem foi atacada por um tubarão-tigre, espécie considerada uma das mais agressivas. A presença de médicos na praia foi decisiva para salvar a vida das vítimas, que receberam atendimento imediato antes de serem levadas ao hospital.

Desde 1992, Pernambuco registra 84 ataques de tubarão, dos quais 27 resultaram em morte. A geografia da costa, marcada por canais profundos que funcionam como “corredores” para os animais, aumenta o risco de encontros com banhistas. Apesar dos alertas e placas de sinalização, muitos frequentadores ainda se arriscam em áreas proibidas para banho.

 

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Sem Soberania – Governo Lula corta verba e Exército suspende ação na fronteira contra crime

O contigenciamento de R$ 4,3 bilhões para o orçamento da Defesa deste ano levou o Exército brasileiro a suspender operações em curso na fronteira do Brasil de monitoramento contra o crime organizado.

Fontes que acompanhavam a operação relataram à CNN que dos R$ 4,3 bilhões previstos, cerca de R$ 1,5 bilhão eram destinados especificamente ao Exército, que vinha desenvolvendo operações na fronteira.

A suspensão dos recursos ocorre em um momento em que os Estados Unidos classificaram as duas maiores facções criminosas do Brasil, PCC e Comando Vermelho, como organizações terroristas. O governo brasileiro contesta essa classificação.

Fontes militares relataram à CNN que grande parte da atuação dessas facções ocorre justamente na área de fronteira como tráfico de drogas, contrabando, garimpo ilegal e desmatamento.

As ações são lideradas pelo Comando Militar da Amazônia e pelo Comando Militar do Oeste, em cujas fronteiras estão os países que mais produzem cocaína e por onde a droga entra no Brasil.

A operação mais conhecida é a Agata, que neste ano apreendeu mais de 15 toneladas de drogas durante ações realizadas na região de fronteira da Amazônia, neutralizou 62 dragas utilizadas para no garimpo ilegal e paralisou de 117 balsas.

Procurado, o Ministério da Defesa não se manifestou.

 

 

CNN Brasil

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Bebê de 1 ano morre engasgada com caroço de ata no interior do Ceará

Secretaria de Segurança investiga causa da morte. — Foto: Reprodução/TV Globo
Secretaria de Segurança investiga causa da morte. — Foto: Reprodução/TV Globo

Uma bebê de 1 ano e 1 mês morreu na manhã dessa quarta-feira (3) engasgada com o caroço de uma ata, também conhecida como fruta do conde, na zona rural de Coreaú, município a 5 horas de Fortaleza.

A criança chegou a ser socorrida para uma unidade de saúde, mas não resistiu e morreu no local.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) diz que um Boletim de Ocorrência (BO) foi registrado e o caso está a cargo da Delegacia de Polícia Civil de Coreaú.

O g1 confirmou com familiar da criança que ela morreu após se engasgar com a fruta. A SSPDS não confirma a causa da morte.

Somente após laudo da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) será possível confirmar a causa da morte“, pontuou a SSPDS em nota.

O enterro da criança ocorreu nesta quinta-feira, 4, feriado de Corpus Christi.

 

 

g1

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Adolescente de 15 anos é morta a tiros durante confraternização no interior do Ceará

Uma adolescente de 15 anos foi morta a tiros nesta quinta-feira(4), no bairro Conjunto João Pinto, no município de Pedra Branca. A jovem estava em uma casa com piscina confraternizando com amigos quando foi alvejada.

Horas antes do crime, a vítima postou nas redes sociais que estava organizando o evento. Ela convidava as pessoas a irem ao local. Durante a confraternização, alguém teria a chamado no portão. Quando a jovem foi atender, a pessoa atirou contra ela.

Também nas redes sociais da vítima, ela compartilhou há duas semanas a perda gestacional do primeiro filho.

Amigos comentaram as últimas postagem da adolescente lamentando o fato.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que a Delegacia de Pedra Branca, unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), apura as circunstâncias do crime.

Jovem estava em confraternização com amigos — Foto: Reprodução
Jovem estava em confraternização com amigos — Foto: Reprodução

 

g1

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Preso foge durante atendimento no IJF, em Fortaleza

Um preso que estava sob escolta policial fugiu durante o atendimento no Hospital Instituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza, na manhã desta quinta-feira (4).

Denison Correa Ferreira, de 33 anos, natural de Belém, no Pará, estava em um leito no segundo andar da unidade hospitalar e aproveitou o momento de alimentação e assepsia, quando ficou sem algemas, para sair do local sem ser vistos pelos agentes.

Detento Denison Correa Ferreira, de 33 anos, natural de Belém, no Pará, fugiu durante atendimento no hospital IJF, em Fortaleza. — Foto: Reprodução
Detento Denison Correa Ferreira, de 33 anos, natural de Belém, no Pará, fugiu durante atendimento no hospital IJF, em Fortaleza. — Foto: Reprodução

Conforme a Polícia Militar, após a fuga, os policiais responsáveis pela escolta do homem se apresentaram espontaneamente à Coordenadoria de Polícia Judiciária Militar e de Disciplina, onde foram ouvidos e houve um registro do termo da ocorrência.

“A PMCE segue realizando diligências com o objetivo de localizar e recapturar o suspeito”, disse a Polícia Militar.

O Instituto Doutor José Frota informou que paciente fugiu da unidade sem alta médica e assim que tomou conhecimento do caso comunicou aos órgãos competentes. O hospital diz ainda que colabora com as investigações.

No Ceará, Denison Correia tem passagens por roubo associação criminosa. Em 2019, ele fez parte do grupo transferido do Sistema Penitenciário do Pará para presídios federais por planejar uma fuga em massa naquele Estado.

Diário do Nordeste

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Novo Oriente CE – Suspeitos de cometer homicídio morrem durante ação policial

Dois suspeitos de homicídio morreram durante uma ação policial em Novo Oriente, no interior do Ceará, nesta sexta-feira (5).

Conforme a Polícia Militar, a ação teve início após os agentes serem acionados para uma ocorrência de assassinato a tiros no Centro do município. A vítima foi um homem.

Durante o atendimento da ocorrência, os militares foram informados sobre um veículo incendiado na zona rural da cidade e a possível rota de fuga dos suspeitos de assassinato.

Antes de morrerem, os suspeitos incendiaram um carro usado no homicídio de um homem em Novo Oriente. — Foto: Reprodução
Antes de morrerem, os suspeitos incendiaram um carro usado no homicídio de um homem em Novo Oriente. — Foto: Reprodução

As equipes do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) fizeram buscas na zona rural da cidade e localizaram os suspeitos em uma estrada carroçável.

Ainda segundo a PM, no momento da abordagem, os criminosos atiraram contra os militares, que reagiram e balearam a dupla.

Após a ação policial, os suspeitos foram socorridos e levados ao Hospital Municipal de Novo Oriente, mas não resistiram aos ferimentos. Um dos envolvidos tinha 30 anos, mas não teve a identidade divulgada. Já o outro não foi identificado.

Com a dupla, os agentes apreenderam duas pistolas, que foram apresentadas na Delegacia Regional de Crateús, onde o caso foi registrado. A Polícia Civil seguirá com as investigações sobre o caso.

Duas pistolas e munições foram apreendidas com dupla morta em confronto com a polícia. — Foto: Polícia Militar/ Divulgação
Duas pistolas e munições foram apreendidas com dupla morta em confronto com a polícia. — Foto: Polícia Militar/ Divulgação

 

g1

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Homem é encontrado morto em parque no CE; colegas de trabalho são presos

Um homem que estava sendo monitorado por tornozeleira eletrônica foi encontrado morto em um parque de diversão na Vila Três Marias, em Juazeiro do Norte, no Cariri cearense, na manhã deste sábado (6). Dois colegas de trabalho da vítima foram presos em flagrante, por suspeita de cometer o crime.

Jeferson Romário de Souza, de 31 anos, teve o corpo abandonado próximo de um brinquedo, com marcas de facadas e pedradas.

Além de utilizar tornozeleira eletrônica, Jeferson portava um alvará de soltura no bolso, que indicava que ele havia ganho a liberdade em março deste ano.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) informou que a vítima tinha passagens pela polícia por por lesão corporal e injúria no contexto da Lei Maria da Penha (violência contra a mulher) e pelo crime de resistência.

Prisão dos suspeitos

 

Homem com tornozeleira é morto por colegas de trabalho em parque de diversão em Juazeiro do Norte. — Foto: Reprodução
Homem com tornozeleira é morto por colegas de trabalho em parque de diversão em Juazeiro do Norte. — Foto: Reprodução

Após tomar conhecimento do achado de cadáver, os policiais civis da Delegacia de Juazeiro do Norte iniciaram as investigações e descobriram que os suspeitos trabalhavam com a vítima em uma oficina que conserta os brinquedos do parque de diversão.

Durante as buscas, os suspeitos foram capturados pela polícia enquanto fugiam por uma estrada em sentido ao município de Jardim.

A dupla, natural de Alagoas, foi levada para a delegacia. Um deles, identificado como Willian Santos Bernardo da Silva, já possuía passagem pela polícia por um homicídio no estado de origem.
g1
ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3