21.7 C
Ipu
domingo, junho 28, 2026
Início Site Pagina 706

CE vacina 7% das crianças contra pólio e sarampo; nº está abaixo da média nacional

O Ceará vacinou 7% das crianças contra sarampo e poliomielite na primeira semana da campanha nacional. O número está abaixo da média do país, que alcançou 10% do público alvo neste mesmo período, segundo o Ministério da Saúde.

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a poliomielite e sarampo iniciou na última segunda-feira (6), e segue até o dia 31 de agosto. Crianças de um a menos de cinco anos de idade devem se vacinar contra as doenças. No Ceará, 509.183 crianças devem receber a vacina.

Nesta primeira semana, ao todo, 36.907 mil crianças foram imunizadas contra poliomielite no Ceará, o que corresponde a 7,25% do público. Já contra sarampo, 7,27% do público recebeu as doses, o que corresponde a 37.023 mil crianças cearenses.

Conforme o Ministério da Saúde, a meta é vacinar 95% do público alvo no país, para diminuir a possibilidade de retorno da pólio e reemergência do sarampo, doenças já eliminadas no Brasil.

Filas nos postos

Por causa das filas nos postos, alguns pais não conseguiram vacinar os filhos neste sábado (11), como o auditor Gil Negromonte. “Não tem condições. É complicado porque, apesar de ter a campanha, acho que eles não botam quantidade de profissionais suficientes para atender a demanda. A fila tá gigantesca e não tenho condições de esperar hoje”, afirmou.

São dois postos abertos aos fins de semana em Fortaleza: o posto de saúde Paulo Marcelo, no Centro, e o posto de Messejana.

A Secretaria da Saúde de Fortaleza informou que a capital é a única do país a oferecer o serviço de imunização aos fins de semana, e afirmou que a equipe está completa, porém, admitiu que, diante do aumento da procura, pode haver demora no atendimento.

Durante a semana, a população tem acesso às vacinas em todos os postos da capital. O funcionamento é de 7h às 19h. No próximo sábado (18) é o dia D de mobilização nacional, quando todos os postos de saúde do Ceará estarão abertos.

Entenda o que é sarampo, quais os sintomas, como é o tratamento e quem deve se vacinar (Foto: Infografia: Karina Almeida/G1)

Entenda o que é sarampo, quais os sintomas, como é o tratamento e quem deve se vacinar (Foto: Infografia: Karina Almeida/G1)

Vacinas

Para atender a demanda, foram adquiridas 28,3 milhões de doses das vacinas no Brasil por R$ 160,7 milhões.

O Ceará já recebeu 1.285.070 doses, das quais 37.470 da Vacina Inativada Poliomielite (VIP), 636.509 da Vacina Oral Poliomielite (VOP) e 611.100 da Tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba.

Para a poliomielite, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida, receberão a VIP. Já os menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a VOP, a gotinha.

Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice viral, independentemente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias.

Fonte

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Prefeito Nenem do Cazuza reúne uma multidão em sua residência

O resultado do trabalho do prefeito Nenem do Cazuza, reflete-se em sua ações. Em reunião realizada na noite desse sábado (11), ficou claro a liderança imprimida pelo político que agrega, trabalha e tem credibilidade. Quase duas mil pessoas estiveram em sua residência para celebrar a união de um grupo político sólido, coeso e forte.

Para que Ipueiras avance, o debate exposto ontem pela as lideranças políticas foi em comungar de uma mesma visão desenvolvimentista, capaz de influenciar cada ipueirense à pensar e refletir sobre as ações que estão sendo implementadas no município.

Durante o encontro, o prefeito Nenem do Cazuza, vereadores, os deputados estadual Jeová Mota e federal Leônidas Cristino, debateram sobre a importância das eleições deste ano e defenderam propostas para a construção de mais políticas públicas que promovam melhorias em todas as áreas.

Fonte

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Alunos da EEP Dário Catunda iniciarão estágio junto à Sec. De Educação de Ipueiras

Nesta quarta-feira, dia 08 de agosto, a Secretaria de Educação na pessoa do Secretário Neto Alves esteve recebendo os alunos do 3º ano do Curso de Informática da EEP Dário Catunda Fontenele para o estágio supervisionado.

Segundo o núcleo gestor da escola, ao final do estágio, será realizado um projeto social e os alunos, que estão participando do estágio, irão ajudar na implementação da “Ouvidoria Digital”, um aplicativo para celular que virá suprir a necessidade de uma comunicação mais eficiente com a ouvidoria do município, onde a população poderá ter um vinculo mais forte com a prefeitura municipal.
Os professores João Paulo e Diógenes estarão na supervisão lado a lado das 10 escolas que contarão com os estagiários e terão todo o apoio do Prefeito Nenem do Cazuza.

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Ceará é destaque nacional de insegurança, principal tema das eleições

 

O Fórum Nacional de Segurança Pública divulgou novo Anuário com números sobre a violência no Brasil e nos estados. Como sabemos, o tema tem sido o principal assunto das propagandas eleitorais no Ceará desde 2006.

(FOTO: Divulgação)

O governador Camilo Santana, candidato à reeleição, faz constantes alertas sobre o que seria, a seu ver, oportunismo de adversários que cobram resultados diante dos investimentos realizados pelo governo estadual.

Seguem alguns dados compilados pelo Fórum, relacionados ao Ceará:

1. A taxa de mortes por 100 mil habitantes no Brasil é 30,8; mas praticamente dobram no Ceará, chegando a 59,1. Em Fortaleza chega a 77,3;

2. Somente 12 estados apresentaram crescimento das mortes violentas, ajudando a elevar a taxa nacional. O Ceará ocupa a 3ª posição nesse ranking. Outras 15 unidades da federação reduziram assassinatos (cinco na região Nordeste);

3. O Ceará registrou o maior crescimento da violência no Brasil, com 48,6%.

São números que fragilizam o discurso das autoridades cearenses, afinal, a comparação indica que o papel dos governos estaduais pode agravar, reduzir ou inverter o crescimento da violência.

De todo modo, apesar da importância do tema, resultados negativos nessa área não definem eleições. O peso de outras áreas, das coligações e da eficiência da propaganda (a responsabilizar o Governo Federal), pode amenizar o estrago na imagem do Governo do Estado e renovar, para parte do eleitorado, a esperança de que o mesmo grupo será capaz, nos próximos quatro anos, mudar o que não conseguiu até agora.

Fonte

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Ipueiras promove ‘Ação Itinerante’ distrito de Matriz de São Gonçalo nesta sexta

O distrito de Matriz de São Gonçalo, na região serrana, receberá nesta sexta-feira, 10 de Agosto, uma série de atendimentos pelo Projeto Ação Itinerante da Prefeitura de Ipueiras, coordenado pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho, com o apoio das secretarias municipais.

As ações irão acontecer na escola Gerardo Majella Mello Mourão a partir das 8h da manhã, beneficiando também os ipueirenses que residem nas comunidades de Baixa Verde, Araçás, Baixa do Fundão, São Pedro, Tamanduá, Engenho Velho, Chapada e demais localidades. Serão ofertados atendimentos jurídicos, atendimento médico, Enfermagem, psicólogo, odontológico, atualização da caderneta de vacinação, cadastro e atualização de cadastro do Cadúnico e Bolsa Família, emissões de carteira de identidade e ainda serviços de manicure e cortes de cabelo grátis.

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Bandidos assaltam hotel em Quixeramobim e depois incendeiam o prédio

Seis bandidos assaltaram e incendiaram um hotel em Quixeramobim, a 203 km de Fortaleza, na noite desta quarta-feira (8). O grupo invadiu o Hotel Fazenda Parelhas, rendeu funcionários e um hóspede. Entre os vários objetos de valor levados, joias que somariam R$ 100 mil. Depois, garrafas pet com gasolina foram usadas para atear fogo no prédio.

Polícia e Corpo de Bombeiros estiveram no local. Um Boletim de Ocorrência será registrado na Delegacia de Quixeramobim.

O crime ocorreu entre 20h30 e 21h. No local, estavam apenas dois funcionários, um deles adolescente, filho dos donos da empresa. O jovem de 16 anos chegou a ser colocado de joelhos e amarrado.

Depois de pegar tudo o que podiam de valor, os bandidos colocaram fogo no local, que ficou completamente destruído. Entre os bens levados, havia joias que eram vendidas no estabelecimento. De acordo com uma das testemunhas, os homens estavam em um carro e duas motos. Ninguém ficou ferido.

“Tivemos um prejuízo de R$ 80 mil a R$ 100 mil só em joias. A gente acha que não vai acontecer com a gente. Moramos aqui há 22 anos e nunca tinha acontecido nada”, lamentou uma das proprietárias do local.

Ainda de acordo com a vítima, que preferiu não se identificar, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar chegaram rapidamente ao local, mas não houve tempo de controlar totalmente as chamas.

Por meio de nota, a Secretaria de Segurança Pública informa que as investigações serão feitas pela Delegacia Municipal de Quixeramobim, que segue em busca dos suspeitos.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informa que a Delegacia Municipal de Quixeramobim iniciou as investigações acerca de um roubo seguido de incêndio, ocorrido em hotel na zona rural do município, na Área Integrada de Segurança 20 (AIS 20).  O fato ocorreu por volta das 21 horas dessa quarta-feira (09), na localidade conhecida por Fazenda Parelhas, quando quatro suspeitos armados e portando um galão de gasolina chegaram ao local e anunciaram o assalto. Após roubarem alguns bens, os suspeitos atearam fogo na propriedade e empreenderam fuga em motocicletas. Um caminhão Auto-Bomba Taque (ABT) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) esteve no local, onde debelou as chamas que destruíram maior parte da estrutura. Além do atendimento bombeirístico, equipes do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) diligenciam na região em busca do bando, mas até o momento, ninguém foi preso.

Veja as imagens:

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Eleições 2018 – Clique a Assista ao vídeo do debate da Band dos candidatos a presidente do Brasil

Os candidatos à Presidência da República começaram na noite desta quinta-feira, 9 de agosto (09/08), a maratona de debates das Eleições 2018, que ocorrem nos dias 7 (primeiro turno) e 28 (segundo turno) de outubro deste ano.O primeiro debate é na BandAssista:

Estão presentes os candidatos Álvaro Dias (Podemos), Cabo Daciolo (Patriota), Geraldo Alckmin (PSDB), Marina Silva (Rede), Jair Bolsonaro (PSL), Guilherme Boulos (Psol), Henrique Meirelles (MDB) e Ciro Gomes (PDT).

Paralelo ao debate da Band, o Partido dos Trabalhadores (PT) transmite pelo Facebook o evento chamado “Debate com Lula” ASSISTA AQUI.. Sem o ex-presidente, o evento reúne o candidato a vice, Fernando Haddad, a deputada Manuela D’Ávila (PCdoB) – escolhida para ser vice na chapa após a Justiça Eleitoral definir a situação de Lula na disputa -, a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e o coordenador da campanha, José Sergio Gabrielli.

Fonte

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Remédios vencidos e merenda escolar estragada são encontrados estocados em Tianguá, no Ceará

Falta remédio e merenda escolar, e sobra comida fora do prazo de validade em Tianguá

Falta remédio e merenda escolar, e sobra comida fora do prazo de validade em Tianguá

Na cidade de Tianguá, no Ceará, a atual gestão municipal, que tomou posse no último mês de junho após eleições suplementares, detectou irregularidades na distribuição e armazenamento de remédios nos postos de saúde e alimentação nas escolas. Medicamentos em falta, merenda escolar vencida e comida estragada foram alguns dos problemas encontrados.

Os remédios vencidos foram recolhidos para o depósito da cidade. “No máximo dois ou três com prazo de validade em 2018. Todos serão levados e incinerados para que não haja riscos de serem distribuídos”, afirma Iago Aguiar, responsável pelo depósito de medicamentos de Tianguá.

A Prefeitura garante que a situação já foi regularizada, mas em alguns postos de saúde ainda faltam medicamentos. “Fica um período com medicações básicas vindo, a população conseguindo receber, mas a gente percebe que, em certos períodos, falta”, aponta Claudia Giffoni, médica do posto de saúde Raimundo Nogueira Beviláqua.

Merenda escolar

Nas escolas municipais de Tianguá foram encontrados 23 itens estragados ou fora da validade.  (Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)

Nas escolas municipais de Tianguá foram encontrados 23 itens estragados ou fora da validade. (Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)

No depósito de merenda escolar de Tianguá, estão estocados 23 itens que foram recolhidos nas escolas municipais, todos eles contaminados, mofados ou com prazo de validade vencido. Um lote de sal de cozinha havia vencido em junho de 2016. Rapaduras que fariam parte da merenda estavam cobertas de mofo. Produtos enlatados estavam com a embalagem danificada. Os sacos de arroz e farinha tinham insetos dentro da embalagem. Setenta litros de bebidas derivadas de leite e 1,2 tonelada de carne estão sem condições de consumo.

“O prejuízo é muito grande. São muitos produtos e a gente tem que esperar as autoridades para ver o que vamos fazer com esses produtos. Vamos tentar trocar com as empresas que forneceram”, diz Jaqueline Portela, chefe do depósito de merenda.

De acordo com a atual administração, todas as 64 escolas de responsabilidade da Prefeitura tinham itens vencidos na despensa. O problema foi identificado durante as férias escolares. Tudo foi resolvido no retorno às aulas, segundo a Prefeitura.

Eleições suplementares

O município de Tianguá passou por eleições em junho para a escolha de novo prefeito. A chapa que assumiu diz que a responsabilidade dos produtos vencidos é da antiga gestão, quando o prefeito e o vice-prefeito eram, respectivamente, Luiz Menezes de Lima (PSD) e Aroldo Cardoso Portela (PMB). O registro de candidatura foi impugnado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em 12 de junho de 2018, tomaram posse como nova chapa Jaydson Aguiar e Mardes Filho, vencedores das eleições suplementares.

A secretária de Educação da antiga gestão, Ana Vl afirmou que desconhecia a existência de alimentos fora de validade nas escolas municipais. “Para mim foi uma surpresa muito grande, porque eu jamais seria irresponsável de colocar uma situação dessas, principalmente servir merenda vencida para os alunos”, afirmou.

O último prefeito do município, Valdeci Vieira de Azevedo, assumiu interinamente o mandato nos três meses anteriores às eleições de junho. Ele disse que não houve tempo hábil para verificar todas as pendências deixadas pelo gestor anterior, Luiz Menezes. “Não deu tempo para que eu tomasse pé de tudo. Eu só passei 80 dias. Oitenta dias a gente ainda está começando uma gestão, se adaptando ainda”.

O ex-prefeito, Luiz Menezes, afirmou que os medicamentos vencidos estavam fora do prazo de validade por falta de procura nos postos e que não tinha controle sobre as prescrições dos médicos. Também falou que quem deveria responder sobre o caso dos remédios e da merenda é o gestor que ficou por último no cargo, Valdeci Vieira.

O Ministério Público abriu inquérito para apurar as responsabilidades cível, criminal e administrativa para o ressarcimento dos cofres do município.

Fonte

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Ipueiras CE – Carro e motocicleta colidem no bairro Estação, vítimas conduzidas para Sobral

Imagem ilustrativa

O fato foi registrado nesta quinta feira 09/08/2018,  por volta das 16:00 horas , quando  houve uma Colisão entre uma Motocicleta e um carro no Bairro da Estação –  Ipueiras.

O Automóvel VW/GOL 1.0 de cor cinza, de placas LPU 2478 , tendo como condutora a Senhora:  Roselane Silva Ribeiro residente no Bairro Alto da Boa Vista em Nova Russas-Ce., se envolveu em um acidente com outro veículo envolvido uma Motocicleta Honda CG/125 Titan, cor cinza, de Placa HVO 8901, tendo como condutor:  José Danilo Ferreira de Lima, residente na Localidade de São Roque, Ipueiras-Ce. que tinha como passageira da Motocicleta a Senhora:  Claudiana residente no Bairro Carnaúbas, IPUEIRAS-CE.
As duas pessoas que estavam na Motocicleta foram transferidas para Sobral. Sendo a Passageira com corte na cabeça ( estava sem Capacete) e o condutor com ferimentos graves.
A condutora do Carro nada sofreu, apenas danos materiais.

Fonte

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Policiais do BPMA aprendem caminhão carregado com botijões de gás no município de Alcântaras CE.

Material apreendido.

Nesta quarta feira 08/08/2018,  Durante a fiscalização realizada na cidade de Alcântaras, a equipe da VTR CA 50201, composta pelo sargento  R.Cruz e o sargento  L.Sousa, sob o comando do coronel Paulo de Tasso,  avistou num comércio um caminhão marca Mercedes Benz Accelo 815, cor branca, placas PMN 1307,carregado com (64) sessenta e quatro botijões de gás vazios e (52) botijões cheios.

Tanto o motorista, quanto o ajudante foram indagados pela documentação referente à procedência da  respectiva mercadoria e afirmaram não estar com a mesma e que se encontrava na empresa MORRINHOS GÁS, situada no Bairro Junco em Sobral, mas, ao chegar no endereço da empresa supracitada, nenhum documento foi apresentado. Destarte, com o apoio da equipe da VTR CA 50123, composta pelo sargento Barbosa Filho, Sargento  Melo e Cb  Ticiana, conduziram os dois homens que estavam no caminhão à Delegacia Municipal de Coreaú, responsável pela circunscrição do local do  crime e a autoridade policial resolveu lavrar um Flagrante por Portaria de número 444-79/2018 em desfavor dos envolvidos abaixo qualificados:

– FRANCISCO ADRIANO DA SILVA, natural de Fortaleza,motorista, nascido aos 29/06/1980,  residente em Sobral.

– FRANCISCO MACÍLIO GONZAGA, natural de Fortaleza, residente na em Forquilha – Ceará.

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Após reunião, Inter fecha contratação de Guerrero por três temporadas

O “dia D” para acertar a contratação de Paolo Guerrero funcionou. Na tarde desta quarta-feira, a direção do Inter se reuniu no Rio de Janeiro com representantes do peruano e do grupo DIS, fundo de investimentos esportivos do empresário Delcir Sonda, e acertou a contratação por três temporadas. O clube gaúcho ainda não fez o anúncio oficial. O que deverá ocorrer assim que o peruano encerrar o vínculo total com o Flamengo, cujo contrato expira nesta sexta-feira.

Guerrero deve se despedir do Flamengo até sexta-feira  (Foto: Jorge R Jorge/BP Filmes)
Guerrero deve se despedir do Flamengo até sexta-feira

Conforme apurado, o clube gaúcho ofereceu um contrato de risco e produtividade. Ou seja, terá meta de participação por jogos, premiações e mais luvas, a serem quitadas juntamente com o salário – os valores totais giram na casa dos R$ 800 mil mensais. Isso, com o aporte do investidor, vital para que o cluge tenha capacidade de arcar com as cifras pretendidas.

O diretor executivo Rodrigo Caetano, que trabalhou com o atleta no Flamengo e tem bom relacionamento com o centroavante e seu representante, Bruno Paiva, teve atuação decisiva na negociação. O dirigente nega que o desfecho da negociação seja oficial.

Nos bastidores, entende-se que o investimento mais elevado para ter um jogador do status de Paolo Guerrero vale a pena, mesmo diante das severas dificuldades financeiras vividas pelo clube, com déficit de mais de R$ 60 milhões da temporada passada. O ganho desportivo é preponderante, na avaliação da direção colorada.

As nuances jurídicas que circundam a situação do jogador também foram aceitas. Guerrero foi suspenso pelo Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) por 14 meses, devido a um caso de doping. O centroavante foi liberado para atuar por conta de um efeito suspensivo concedido pelo Tribunal Federal Suíço, instância máxima, já na Justiça Comum. Sua liberação pode cair a qualquer momento caso a decisão seja revogada.

Guerrero voltou a atuar depois de obter o efeito suspensivo justamente contra o Inter. Ele entrou aos 15 minutos do segundo tempo da vitória por 2 a 0 do Flamengo sobre o Colorado no dia 6 de maio, pela quarta rodada do Brasileirão. Depois, enfrentou a Ponte Preta pela Copa do Brasil – empate em 0 a 0 – ao participar do jogo novamente na etapa final. No duelo seguinte pela Série A, marcou um dos gols na derrota por 3 a 2 para a Chapecoense.

Doping e impasse na renovação

O atacante disputou a Copa do Mundo da Rússia pela seleção peruana, mas caiu na fase de grupos. Deixou a sua marca na vitória por 2 a 0 sobre a Austrália. Em julho, voltou ao Flamengo para aparecer em mais quatro compromissos pelo Brasileirão.

Depois disso, passou a tratar da renovação com o clube carioca, já que seu contrato expira na próxima sexta-feira. O Flamengo tinha interesse em renovar até o fim de 2019, mas o atacante bateu o pé por um vínculo de três anos. Não houve avanço para resolver o impasse.

Guerrero no Flamengo

  • 112 jogos
  • 43 gols

Com os dias contados no Rio de Janeiro, Guerrero ficou de fora da lista de relacionados do técnico Maurício Barbieri para a partida desta quarta-feira contra o Cruzeiro, pelas oitavas de final da Libertadores. OI atacante também não entrou em campo contra o Grêmio, no último sábado, pelo Brasileirão, devido a um edema na coxa esquerda. Seria sua sétima partida na competição, o que inviabilizaria uma transferência para outra equipe da Série A.

Contratado em 2015 durante a gestão de Eduardo Bandeira de Mello, Guerrero chegou com o status de estrela na Gávea, mas nunca conseguiu se tornar o ídolo máximo da torcida. Soma 112 partidas pelo Flamengo entre 2015 e 2018. Marcou 43 gols no período e conquistou um título: o Carioca de 2017.

Companheiros aprovam

Os novos companheiros do centroavante também já se manifestaram. O volante Edenílson esbanjou elogios. Os dois foram campeões do mundo pelo Corinthians em 2012.

– O Guerrero é um jogador que dispensa comentários, todo mundo conhece a trajetória dele, do que é capaz. Nosso momento aqui é muito bom, a diretoria sabe o que tem de fazer. Se ele vier a nos ajudar, com certeza será bem-vindo – disse.

O goleiro Marcelo Lomba também falou sobre o peruano em entrevista coletiva no CT do Parque Gigante antes do treinamento desta quarta-feira. Porém, antes mesmo de saber do acordo, ele preferiu se esquivar de análise sobre o futuro de Guerrero.

– Sem dúvida que é um grande jogador, só que a gente não se envolve nem um pouco com essa questão. Até porque ele tem contrato com outro time. Pessoas já vieram perguntar, há sim um apelo da imprensa, mas nós jogadores estamos envolvidos na outra parte, dentro do campo. Deixamos com a diretoria, que vai fazer o melhor para o clube – declarou o goleiro.

No Beira-Rio, Guerrero disputará posição com Leandro Damião, que nesta temporada convive com longos períodos afastado por problemas na coluna cervical. E também com Jonatan Alvez, reserva imediato do titular. O uruguaio foi contratado por empréstimo do Junior Barraquilla, da Colômbia, até a metade de 2019.

Fonte: Foxsport.com

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Band inicia embate entre presidenciáveis; confira as datas de sabatinas e debates

Os debates entre os candidatos nas Eleições 2018 iniciam amanhã, às 22 horas, na Band. Mediado por Ricardo Boeachat, o encontro recebe os presidenciáveis Geraldo Alckmin, Marina Silva, Jair Bolsonaro, Ciro Gomes, Guilherme Boulos, Álvaro Dias, Cabo Daciolo e Henrique Meirelles. De acordo com as regras da emissora, o formato do debate prevê 60 confrontos diretos entre os concorrentes, além de perguntas do público e de jornalistas.
Cerca de 120 profissionais da imprensa foram credenciados para o debate, incluindo correspondentes da China, Japão, Estados Unidos e agências internacionais. Esta será a primeira sabatinada para a campanha que, oficialmente, inicia no dia 16 de agosto. Outros oito veículos de comunicação e emissoras abrem espaço para os candidatos apresentarem suas propostas. 
Confira os dias:
09/08 – Band
17/08 – RedeTV
27/08 – Rádio Jovem Pan
09/09 – TV gazeta
19/09 – VEJA
20/09 – TV Aparecida
26/09 – SBT
30/09 – Record TV
04/10 – Rede Globo
Fonte: Blog Primeira coluna
ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

38 a 31 votos – Lei do aborto é barrada pelo Senado argentino

Activists against the legalization of abortion demonstrate outside the National Congress in Buenos Aires, on August 09, 2018. Argentine lawmakers geared up Wednesday August 8, for a key vote on legalizing abortion amid fiercely polarized campaigns for and against the bill in the traditionally Roman Catholic country. / AFP PHOTO / ALBERTO RAGGIO

Com a queda do projeto de lei, o procedimento, na Argentina, fica limitado apenas a casos de estupro e risco de morte da mãe

Argentina
Houve festejos e lançamento de fogos de artifício do lado dos que estavam contra a lei e panelaço e gritos de “não desistiremos” do lado dos que defendem a medida ( FOTO: ALBERTO RAGGIO / AFP )

O Senado argentino derrubou, na madrugada desta quinta-feira (9), o projeto de lei que permitiria a interrupção da gravidez apenas pela vontade da mulher até a 14ª semana de gestação.

Depois de uma sessão que durou 17 horas e causou muita expectativa, com o Congressorodeado de militantes anti e a favor da causa, os senadores votaram contra a lei do aborto que já havia sido aprovada pela Câmara de Deputados. O placar final foi de 38 a 31.

Houve festejos e lançamento de fogos de artifício do lado dos que estavam contra a lei e panelaço e gritos de “não desistiremos” do lado dos que defendem a medida.

Uma das últimas a discursar foi a ex-presidente Cristina Kirchner (2007-2015), que durante seu mandato esteve ao lado dos anti-aborto, mas que declarou ter mudado de ideia. “Eu hoje penso diferente porque ouvi a voz das jovens, dessa geração de mulheres feministas que estão destruindo uma sociedade machista e patriarcal e precisam do nosso apoio”.

Acrescentou que se sentia na obrigação de estar ao lado delas porque tem duas netas pequenas e que quer que elas se orgulhem da avó quando ficarem grandes e o aborto estiver legalizado. “Porque vai estar legalizado, se não for hoje, será dentro de um ano ou dois”.

Entre os que se declararam contra estava Esteban Bullrich, da aliança governista Mudemos, para quem “a maternidade não deveria ser um problema. Se não houvesse vida, não haveria Senado nem leis.”

Também os ex-presidentes e senadores Carlos Menem e Rodriguez Saá se posicionaram contra a legislação. Porém, quem causou mais polêmica foi o peronista Rodolfo Urtubey, que disse que, depois de votada a derrota da lei, deveria-se “tipificar melhor o que é estupro”, explicando que aqueles que se realizam “com violência, nas ruas” são mais graves que os “intrafamiliares”, que ocorrem em casa.

E explicou: “Às vezes o estupro é um ato involuntário que uma pessoa sofre por parte de um abusador com quem tem uma relação de inferioridade, mas não chega a ser violento”.

Entre os que defenderam a lei, o discurso mais emotivo foi o de Gladys González, também do Mudemos, que chorou em seu discurso e disse que “sonha para as mulheres argentinas o mesmo que para as minhas filhas, que possam planejar ter seus filhos, gozar de seus direitos e, se tenham de fazer um aborto, que seja com segurança e dentro da lei”.

Já a peronista Beatriz Mirkin indagou se as mulheres são “ventres ou seres humanos com direitos? Fui votada para legislar e vou legislar pelos direitos da mulher.”

Mas quem virou meme e descontraiu o clima arrastado dos longos discursos foi o senador e cineasta Fernando “Pino” Solanas, que disse ser a favor do aborto porque os jovens devem “gozar a vida com liberdade”.

Além disso, contou histórias de amor pessoais, uma das quais terminou com uma gravidez indesejada e um aborto. Solanas ainda criticou os que votaram pensando em não causar dano à sua imagem política, uma vez que, no ano que vem, haverá eleições presidenciais e legislativas.

Com a queda do projeto de lei, o procedimento, na Argentina, fica limitado apenas a casos de estupro e risco de morte da mãe (no Brasil, além destes, é legal em caso de anencefalia).

Na praça diante do Congresso, foram postas placas de metal e limites até onde podiam ir os “celestes”, contra o aborto, e os “verdes”, pró-legalização.

Os “verdes” vêm sendo mais bem organizados por associações feministas, como a Campanha Nacional contra a Violência Contra a Mulher.

Além dos lenços verdes, elas distribuíram capas de chuva nessa cor (choveu a tarde e a noite toda) e montaram tendas de alimentação e um QG no hotel Castelar para que os ativistas pudessem descansar ao longo da jornada em uma tarde de temperaturas entre 8°C e 11°C. À noite, caiu para 6ºC.

Já os “celestes” trouxeram seu principal símbolo, o feto de plástico Alma, além de bandeiras argentinas e cartazes contra o presidente Mauricio Macri, que deu impulso ao início das votações. Havia crucifixos e imagens religiosas.

Enquanto os “verdes” gritavam “nem uma a menos” ou “aborto legal, no hospital”, os “celestes” bradavam “sim à vida, aborto não”, e “salvemos as duas vidas”. Entre as “verdes”, predominavam adolescentes e mulheres jovens. Entre os “celestes”, mulheres mais velhas e homens.

Folhapress

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Ceará tem redução de homicídios; Fortaleza apresenta a maior queda no número de assassinatos

Image-0-Artigo-2437486-1
Apesar da melhora no índice de CVLIs, o ano de 2018 já teve mais chacinas do que todo o ano de 2017. Somente em julho, foram duas matanças. ( Foto: Kid Júnior )

O número de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) – homicídios, lesões corporais seguidas de morte e latrocínios – diminuiu, em todas as regiões do Ceará, em julho deste ano, em relação a igual período de 2017. No Estado, houve uma redução de 20,3% no índice. Os números foram repassados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), em coletiva de imprensa realizada ontem.

A Pasta contabilizou 378 assassinatos, em julho último, contra 474 registrados em igual mês do ano passado. A maior queda foi registrada na Capital, 29,3%: foram 130 mortes neste ano, enquanto 184 pessoas foram assassinadas em 2017.

No mesmo comparativo, a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) apresentou redução de 23% no número de homicídios; no Interior Norte, a queda foi de 10%; e no Interior Sul, 3,1%.

Nos sete primeiros meses do ano corrente, a SSPDS registrou 2.758 CVLIs. Em igual período de 2017, o número acumulado de mortes violentas foi de 2.773. Com isto, a Pasta pode celebrar a redução de 0,5% de homicídios em 2018.

Entre as regiões, Fortaleza e o Interior Sul apresentam diminuição no número de mortes violentas, no acumulado deste ano: 15,6% e 8,8%, respectivamente. Em contrapartida, o Interior Norte apresenta acréscimo de 24% nos assassinatos e a RMF, crescimento de 12,5%.

Apesar da melhora no índice de CVLIs, o ano de 2018 já teve mais chacinas do que todo o ano de 2017, quando 28 pessoas foram mortas em seis matanças. Nos últimos sete meses, 48 pessoas foram assassinadas em sete massacres no Estado – sendo 14 delas no episódio que ficou conhecido como Chacina das Cajazeiras, a maior matança já ocorrida no Estado.

O secretário da Segurança Pública, André Costa, afirmou que “as chacinas são situações pontuais”. “Mas, nos dados gerais, há uma redução de homicídios. Em Fortaleza, a redução já supera os 15% nos sete primeiros meses do ano em relação aos de 2017, o que é um valor considerável”, justificou.

Somente no mês de julho, ocorreram duas chacinas no Ceará. No dia 13, cinco homens foram amarrados e mortos, no Município de Palmácia. Quatro suspeitos de participarem da matança foram presos pela Polícia. No dia seguinte, 14, o massacre ocorreu em Quiterianópolis: quatro pessoas da mesma família foram mortas, mas ninguém foi detido por este crime.

Tráfico de drogas

d

O titular da Pasta destacou ainda que a maioria das pessoas assassinadas em Fortaleza era envolvida com drogas. “Em 2017, em um estudo de vitimização em que a gente entrevistou familiares das pessoas que foram mortas na Capital, ficou demonstrado que cerca de 85% daquelas pessoas tinham algum histórico com drogas. Ou eram traficantes ou eram usuários”, ressaltou.

 

Segundo André Costa, aumentou o envolvimento de mulheres com o tráfico de drogas, o que repercute também no crescimento de homicídios e de prisões contra o público feminino: “Em 2017, somente por crimes mais grave como homicídio, latrocínio, roubos, tráfico, porte ilegal de arma, houve um aumento de aproximadamente 30% no número total de prisões efetuadas pela Polícia do Estado. Mas quando a gente vê esse mesmo dado relativo às mulheres, esse aumento chegou a quase 70%. Há um aumento na quantidade de mulheres participando de crimes, e assassinadas”.

Ações

A diminuição no número de homicídios, em 2018, é atribuída por André Costa às ações preventivas realizadas pelas polícias Civil e Militar no Estado. Segundo ele, a Inteligência da Secretaria está mapeando as áreas onde há a maior incidência de crimes e identificando as estruturas criminosas dessas regiões.

Uma das ações preventivas adotadas pela Secretaria foi implantar bases policiais fixas em locais onde havia um alto índice de violência na Capital. O equipamento, com policiamento 24h, foi instalado nas comunidades do Jardim Castelão, Babilônia e Gereba, no bairro Passaré; no Sossego, no Quintino Cunha; e na Verdes Mares, no Papicu; na Lagoa do Urubu, no Álvaro Weyne; além dos residenciais Alameda das Palmeiras e José Euclides Ferreira Gomes situado no Grande Jangurussu.

Roubos e furtos

Os dados apresentados pela Secretaria da Segurança também mostraram uma queda no número de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) – roubos – e de furtos, no Estado, neste ano.

Em julho deste ano, foram registrados 5.325 roubos no Ceará, contra 6.778 em igual período de 2017, o que representou uma redução de 21,4%. No acumulado de 2018, foram 39.221 CVPs. Nos sete primeiros meses do ano passado, o acumulado foi de 45.313 roubos. No comparativo, a diminuição do índice, apresentada neste ano, foi de 13,4%

Já o número de furtos registrados em julho no Estado foi de 5.067, contra 5.557 contabilizados em julho de 2017, caindo 8,8%. Nos sete primeiros meses do ano corrente, o número somado de furtos é de 31.842, contra 34.424 ocorrências em igual período do ano passado, representando uma redução de 7,5%. (Colaborou Alessandra Castro)

Fonte

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Mobilização contra a legalização do aborto conta com presença de pré-candidatos

Manifestantes se reuniram no início da noite desta quarta-feira, 8, no cruzamento das avenidas Santos Dumont e Virgílio Távora, em um ato de protesto contra a ADPF 442, proposta que pede a exclusão do Código Penal dos artigos 124 e 126, que definem como crime a interrupção da gravidez tanto para a mulher, quanto para quem a ajuda a abortar.
A descriminalização do aborto está em pauta no Supremo Tribunal Federal (STF), e era contra a exclusão dos artigos que o grupo, reunido nesta quarta em Fortaleza, protestava. Entregando panfletos e bonequinhos em formato de um bebê, as pessoas aproveitavam o sinal vermelho para conversar com motoristas e passageiros dos carros que transitavam pelas duas avenidas.
O “Ato em favor da vida” foi organizado pelo Movimento pela Vida e Não Violência (Movida), e reunia manifestantes que não reinvindicam o direito à vida apenas do bebê, mas também da mãe. “Nós acreditamos que a morte não seria uma solução, mas a vida das duas e políticas públicas melhores para cuidar deles”, disse Thyara Fontenele, uma das manifestantes. “Viemos pedir apoio público e também informar às pessoas sobre o que está acontecendo no STF, explicando o que é a ADPF 442, para que o público participe também e possa reinvindicar os direitos pela vida”, concluiu ela.
Grupo distribuía panfletos como parte do ato (Foto: Izadora Paula/Especial para O POVO)
Fabiano Farias, do Movida, em conversa com O POVO Online, explicou que o movimento entende que é inconstitucional a atitude do Supremo. “O STF não tem o poder de legislar. Essa ação saiu da Casa Legislativa, que é a casa do povo. Nós temos uma maioria, já comprovada por estatísticas, em que 80% do povo brasileiro é contrário ao aborto. Numa última estimativa que tivemos, pesquisa feita aqui no Ceará mostra que 92,7% dos cearenses são contrários ao aborto. 11 ministros não podem responder por 80% da população. Essa situação não pode continuar no STF, ela tem que ir para a casa do povo e o povo tem que se manifestar. É isso que estamos fazendo aqui hoje, dizendo sim à vida”, disse Fabiano.
Embora a organização não tenha reconhecido nenhum posicionamento político, afirmando que o Movida é suprapartidário e suprarreligioso, havia a presença da equipe do deputado estadual Carlos Matos (PSDB)George Mazza, pré-candidato a deputado estadual e de Luís Eduardo Girão (Pros), pré-candidato ao Senado Federal. “Não é só a vida do bebê que é destruída, a vida da mãe também é devastada. A ciência e as estatísticas comprovam que a mulher que faz o aborto fica com propensão à problemas de ordem psicológica, mental e física. Estamos querendo levar essa informação para as pessoas, levar esse esclarecimento, para poupar vida e poupar sofrimento das mulheres”, afirmou Eduardo Girão.
O Movida já se prepara para realizar a 10ª edição da Marcha pela Vida Contra o Aborto. O evento este ano traz o tema “A vida não tem defeito” e acontecerá no dia 22 de setembro, a partir das 16 horas, no aterro da Praia de Iracema.
A iniciativa, que faz parte do calendário anual de eventos de Fortaleza, vai reunir pessoas que defendem o direito à vida desde a concepção e são contrárias ao aborto. O objetivo é informar sobre as ações que visam legalizar o aborto no país.
Por Izadora Paula/O Povo
ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Com Arthur inspirado, Ceará faz boa partida, mas cede empate para o Santos no fim do jogo

Arthur fez o gol do Ceará no jogo (Foto: Julio Caesar/O POVO)

 

Arthur fez o gol do Ceará no jogo (Foto: Julio Caesar/O POVO)

Ceará saiu na frente, mas cedeu o empate ao Santos aos 41 minutos do 2º tempo, na noite desta quarta-feira, 8, no Presidente Vargas (PV). Com um ponto somado, o Alvinegro subiu uma posição, ultrapassou o Atlético-PR e passou para a 18ª colocação com 15 pontos – ficando a três pontos do primeiro time fora da zona de rebaixamento, o Bahia.

O gol do Ceará foi marcado por Arthur, aos 32 minutos do 2º tempo. Quando parecia que a partida estava definida, o Santos conseguiu empatar no fim da partida com Jean Mota, de peito.

A partida entre Ceará e Santos foi antecipada da 20ª rodada, a primeira do 2º turno. Com isso, o Vovô ficou com uma partida a mais do que o Atlético-PR, rival direto na briga contra a degola. Já o Peixe saiu da zona com o ponto somado pelo empate, indo para 15º.

O Alvinegro de Porangabuçu foi superior ao Santos nos dois tempos de jogo. Diferente do confronto passado contra o Paraná, o Ceará propôs o jogo e pressionou bastante os paulistas. Não fosse as defesaças do goleiro Vanderlei, o Vovô poderia ter saído com a vitória.

Arthur, o nome do jogo, finalizou oito vezes durante toda a partida. O atacante deu muito trabalho para a zaga santista e para o goleiro Vanderlei. Calyson, que teve a oportunidade de começar como titular, jogou bem, mas fracassou no momento de balançar as redes. O meia-atacante teve duas chances claras de marcar no 2º tempo, mas uma jogou por cima do gol e na outra parou em Vanderlei, quando o placar da partida nem havia se movimentado.

Os números do duelo evidenciam a postura ofensiva do Alvinegro diante do Peixe. A equipe comandada por Lisca finalizou 22 vezes contra oito do Santos.


O jogo

 

Ficha técnica
Ceará x Santos
8/8/2018 – 19h30min
Estádio Presidente Vargas

Ceará
4-4-2: Everson; Fabinho, Luiz Otávio, Tiago Alves e João Lucas; Edinho e Richardson; Felipe Azevedo (Leandro Carvalho), Juninho Quixadá (Ricardinho) e Calyson (Luidy); Arthur. Técnico: Lisca.

Santos
4-4-2: Vanderlei, Victor Ferraz, Luiz Felipe, Gustavo Henrique e Jean Mota; Alison, Diego Pituca (B. Ruiz) e Carlos Sánchez (Calabres); Rodrygo, Bruno Henrique e Yuri Alberto (Gabriel). Técnico: Cuca.

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique-RJ
Assistentes: Michael Correia-RJ e Silbert Faria Sisquim-RJ
Cartões amarelos: Edinho (CEA); Victor Ferraz e Jean Mota (SAN)

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

3,5 mil gestores do Ceará têm contas rejeitadas e não podem registrar candidatura, segundo TRE

Tribunal de Contas do Ceará (TCE) divulgou, nesta quarta-feira (8), lista com 3.586 gestores do Ceará que tiveram contas rejeitadas em decisão definitiva. Todos os 184 municípios do Ceará têm gestores listados. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), não constar na lista é um dos critérios para ter a candidatura registrada para as eleições de 2018.

De acordo com advogados especialistas em direito eleitoral consultados pelo G1, a inegibilidade de um gestor ‘ficha suja’ só se configura se a desaprovação das contas se der por ato de improbidade administrativa. Isso significa que mesmo os integrantes da lista podem pedir registro de candidatura, que vai ser analisado pela Justiça Eleitoral que decide indeferir ou não, o pedido de registro.

A relação foi encaminhada à Justiça Eleitoral, em cumprimento à Lei Federal nº 9.504/1997, contendo responsáveis por Contas rejeitadas pelo TCE Ceará no período de 15 de agosto de 2010 até esta terça-feira (7). O presidente do TCE, conselheiro Edilberto Pontes, entregou o documento à desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-CE).

Segundo o TCE, do total de 6.389 processos, 54 são referentes a recursos estaduais. Dos 3.586 gestores, 1.460 têm indicação de nota de improbidade administrativa.

Ano passado, o TCE aderiu ao Convênio nº 1/2017, celebrado entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), para que fosse realizado o exame das contas partidárias.

Quem teve a conta rejeitada não pode concorrer a cargo nas eleições que se realizarem nos oito anos seguintes, contados a partir da data da decisão.

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

“Recomendarei voto no Eunício em homenagem a Camilo”, diz Cid Gomes sobre aliança informal

O ex-governador do Ceará e candidato a senador, Cid Gomes (PDT), mesmo sem declarar apoio pessoal, disse que vai “recomendar” voto em Eunício Oliveira (MDB) na segunda vaga do Senado “em homenagem” ao governador Camilo Santana (PT). Enquanto isso, ele pede que o governador “tenha um papel de magistrado” na disputa entre Ciro Gomes (PDT) e Lula (PT) pela presidência da República.

Cid concedeu entrevista aos jornalistas Fábio Campos e Wanderley Filho, no programa Focus.Jangadeiro, na Tribuna BandNews FM, nesta quarta-feira (8).

Ao ser questionado sobre a incoerência na reaproximação com Eunício, Cid saiu em defesa da aliança informal de Camilo com o presidente do Senado nas eleições de 2018.

“A relação na política é complexa e leva em conta um conjunto enorme de fatores”, disse. Cid Gomes citou a aliança com Eunício em 2010 e a disputa pelo governo do Estado em 2014 que os colocou em lados opostos. No entanto, após a saída do PT do Governo Federal, o Governo do Ceará teria tido dificuldades em conseguir apoio e precisou recorrer a Eunício, presidente do Senado e nome influente do MDB.

“A vaidade e o orgulho não podem ser empecilhos para que você efetivamente entregue os serviços para a população”, defendeu.

Cid deixou claro que trabalhou para que a aliança não se materializasse oficialmente. “O governador se sentiu – e eu compreendo – na obrigadação de agradecer o que ele teve de ajuda”, afirmou.

Sobre as críticas de Ciro a Eunício e as dezenas de processos judiciais do emedebista contra o presidenciável, Cid tentou minimizar desavenças pessoais. Segundo ele, “Ciro tem sua posição e denuncia o MDB. Ele enxerga aquilo como um símbolo para denunciar”.

Apesar das incoerências nas relações, apontadas pelo próprio Cid durante a entrevista, o candidato ao Senado declarou apoio a Eunício.

“Eu recomendarei voto no Eunício em homenagem ao Camilo. E o Camilo fez esse entendimento com Eunício levando em conta o interesse maior do Ceará”, afirmou. Ele disse ainda que “nunca recomendou nem estimulou ninguém a brigar com seu amigo, seu vizinho, por política”.

Camilo Santana

E continua sobrando para o governador a desavença entre PT e PDT no âmbito nacional. De um lado, o PT cobra que Camilo torne público apoio a Lula ou a outro candidato petista. Por outro, o PDT vai cobrar imparcialidade no palanque do Ceará.

“Defendo que o Camilo, como é o projeto que nos une no Estado, tenha um papel de magistrado”, disse Cid, alegando que PT pode pedir voto para Lula fora do palanque, enquanto o PDT pede voto para Ciro também por fora.

Cid citou o próprio exemplo quando teve Ciro disputando com Lula nas eleições de 1998 e 2002. “Nos dois momentos eu era prefeito de Sobral, e a gente mantém até hoje uma aliança com PT”, disse.

Ele também ressaltou a presença de Ciro e Lula nas extremidades da faixa de propaganda da campanha de Camilo, Izolda e do próprio Cid durante a convenção da chapa. “São os dois líderes principais desse projeto”, defendeu.

O candidato ao Senado explicou ainda que não esteve presente na convenção que oficializou a aliança PT/PDT no domingo (5) porque teve uma crise de enxaqueca em meio ao esforço por definir alianças no Estado.

Ciro isolado

Após articulação do PT com PCdoB e PSB, Ciro Gomes amarga isolamento político na campanha. O PT oficializou a candidatura do ex-presidente Lula, com Fernando Haddad como vice, além de Manuela Dávila, do PCdoB, como um elemento chave na chapa, caso o PT não reverta a condenação de Lula.

“Uma coisa é você ir atrás de um partido para se coligar a ele. Outra é você ir atrás de um partido para que ele não se coligue com outro, que foi o que o Ciro denunciou, caso do PT com PSB. O PT não quis o PSB”, disse Cid, alegando que as articulação dos partidos tiveram como foco prejudicar Ciro. “Mas ele (Ciro) não está se queixando, não está se maldizendo”, defendeu o irmão.

Para Cid Gomes, “no lado progressista”, Ciro irá disputar vaga no segundo turno contra o candidato do PT; enquanto Geraldo Alckmin (PSDB) tentará desbancar Jair Bolsonaro (PSL) no âmbito da direita política. “Vai ser essa performance (na cobertura da mídia) que vai permitir que o Ciro se consolide, concorrendo com o candidato do PT”, pontuou.

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Homem se revolta com AMC e destrói a própria moto após autuação em Fortaleza

Edvaldo estacionou a moto em local irregular e teve o veículo rebocado (FOTO: Reprodução/TV Jangadeiro)

Após ter moto apreendida pela Autarquia Municipal de Trânsito de Fortaleza (AMC), um homem, revoltado, usou uma pedra para depredar o próprio veículo. A ação ocorreu no fim de semana, no Centro de Fortaleza, e foi gravada por populares. O vídeo circulou nas redes sociais.

Edvaldo Revilane ficou revoltado com a apreensão do veículo estacionado irregularmente na Rua Floriano Peixoto, no Centro. Então, o dedetizador decidiu quebrar a moto.

O homem tentou argumentar que teria deixado o veículo no local por poucos minutos, pois não havia estacionamento disponível.

“É revolta. Como o Centro estava fechado, não tinha mais trânsito ali, coloquei a minha moto. Foi uma coisa rápida, fui só fazer um serviço. Quando cheguei, minha moto estava sendo rebocada. Fui falar com eles pra não levarem minha moto, que é meu meio de transporte e de sobrevivência, mas não quiseram dialogar”, relatou o dono do veículo.

No vídeo, o homem usa uma pedra grande para quebrar a moto. Ele a arremessa várias vezes contra o veículo que está caído no chão. Em certo momento, uma agente se aproxima com uma arma de choque elétrico, tentando impedir que Edvaldo siga com a ação. Ele se afasta. É possível observar diversas pessoas ao redor, além de agentes da AMC e policiais.

“Estava com a cabeça quente. Foi raiva, mas tristeza também. Não quis dar a eles o gosto de levar a moto toda inteirinha, porque quarta-feira passada já tinha gasto R$ 500 colocando bateria nova, pneu novo, feito toda a manutenção, pra eles chegarem e levarem assim. A pessoa podia dialogar, dizer bote ali…”, disse Edvaldo.

Edvaldo ainda não resgatou o veículo por falta de condição financeira de pagar as taxas.

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Secretaría de Desenvolvimento Agrário se reúne sobre aporte financeiro 2018 do Programa de Aquisição de Alimentos

A Prefeitura Municipal de Ipueiras, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, realizou na sede da Central do PAA– Ipueiras – CE, uma reunião para discutir assuntos referentes ao Aporte financeiro para o PAA de Ipueiras referente ao ano de 2018 a ser executado no mês de Agosto,em conseguinte à aprovação ou desaprovação dos agricultores cadastrados, através do CMDS – Conselho Municipal do Desenvolvimento Sustentável e demais esclarecimentos.

O município de Ipueiras foi contemplado com o recurso de Aporte Financeiro para a execução do referido programa no valor de R$ 8.000,15 (Oito Mil Reais e Quinze Centavos) a ser executado no mês de Agosto do corrente ano, para que o programa de aquisição de alimentos continue beneficiando as Entidades: Cei Simão Alves da Costa – Centro Comunitário; Cei Maria Auzenir de Souza Saturnino – Carnaúbas; Cei Pedro Tavares de Sousa – Vamos-Ver; EEIEF Gonçalo Ximenes Aragão – Carnaúbas; Eeief Estevam Rodrigues Moreira – Vila Nova; EEIEF Juarez Catunda– Estação; Hmom – Hospital E Maternidade Otacílio Mota – Centro.

É importante destacar que a execução do PAA, é uma parceria da gestão municipal firmada em 2017 junto ao Governo do Estado do Ceará e com o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, neste programa já foram executados R$ 129.875,87 (Cento e vinte nove mil, oitocentos e setenta e cinco reais e oitenta e sete centavos. No período 2017/2018.

 

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3