21.7 C
Ipu
domingo, junho 28, 2026
Início Site Pagina 705

Pesquisadores de Tóquio e SP investigam baixa incidência de miopia em crianças de Aracati, no Ceará

As crianças que frequentam escola no município de Aracati, no litoral leste do Ceará, apresentam incidência de miopia variando entre 1% e 2%, enquanto que, no Japão, esse índice varia entre 70% e 80%. Buscando explicações para a discrepância entre as duas realidades, pesquisadores da KEIO University School Of Medicine de Tóquio, Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual Paulista (Unesp) estão no município realizando exames oculares em crianças de 7 a 12 anos da Escola de Ensino Fundamental e Médio Professor Antônio Monteiro.

De acordo com o médico Richard Yudi Hida, a cidade foi escolhida pelo fato de ser um local com baixa incidência de miopia infantil e onde as crianças passam menos tempo utilizando equipamentos eletrônicos, o que pode ser comparado aos resultados obtidos no Japão, em que uma das principais causas do aumento desse problema de visão pode estar relacionado com o uso excessivo de aparelhos eletrônicos, como smartphones e tablets.

“Essa é apenas uma das hipóteses. Eu não posso dizer que esse é um fator determinante”. Segundo o médico, a maior causa de miopia em crianças costuma estar ligada à genética e questões relativas a uma etnia específica, diz Richard Yudi Hida.

“Nosso objetivo é entender as razões pelas quais o grau vem aumentando com o tempo, e porque crianças sem tendência acabam desenvolvendo a miopia”, comenta Hida.

Na convivência com os garotos de Aracati, os pesquisadores perceberam que eles têm muito mais vida fora da sala de aula do que dentro. “Eu mostrei um smartphone com várias fotos para um garoto. No início, ele até se interessou, mas rapidamente deixou o aparelho de lado e foi brincar ao ar livre. Isso também precisa ser analisado, essa vida ao ar livre”, comenta.

Realizados na clínica da Faculdade Vale do Jaguaribe, os exames com as crianças foram iniciados no dia 13 e seguem até o dia 17. Na atual fase, o plano é avaliar crianças no Brasil para que os resultados possam ser comparados, a fim de procurar soluções para reverter o aumento progressivo de casos de miopia na infância.

Fonte

Pesquisa

Coordenada pelo médico oftalmologista Milton Massato Hida, professor titular aposentado da Unesp Botucatu, e pelo oftalmologista Richard Yudi Hida, a pesquisa, iniciada em 2010, chega ao oitavo ano contando com o levantamento de informações de mais de 700 crianças do Japão.

Os testes e exames a que estão sendo submetidas as crianças de Aracati, registram as alterações ópticas, imperfeições e acuidade visual por meio do Sistema Único de Refração, com os equipamentos de última geração da empresa Zeiss, referência em optometria e tecnologia médica.

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Quadrilha de tráfico de drogas é presa com rifle, maconha e cocaína em Quixeramobim CE

Uma quadrilha especializada no tráfico de drogas foi presa nesta terça-feira (14) com oito quilos de drogas e armas no Bairro Parque Dois Irmãos, em Fortaleza e na cidade de Quixeramobim. Segundo a polícia, equipes do Cotam chegaram primeiro ao local, usado pelos traficantes como laboratório de entorpecentes, localizado no Bairro Parque Dois Irmãos.

No local, foram apreendidos cerca de 440 pinos de cocaína, 2,69 kg de cocaína, 4,55 kg de maconha, 2,688 kg de substância usada para a mistura da droga, uma pistola 9mm, uma pistola 380, um revolver 38 e um rifle 44. Já na cidade de Quixeramobim foi desarticulado um grupo criminoso que estava vendendo drogas nas duas regiões.

Foram presos cinco pessoas. Três mulheres e dois homens. Todos presos em flagrante, no Parque Dois Irmãos, e autuados por tráfico de drogas. O grupo, que repassava drogas tanto em Fortaleza, quanto em Quixeramobim, segue sendo investigado.

Os trabalhos de investigação foram realizados em uma ação conjunta da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD) e da Delegacia Municipal de Quixeramobim, e da Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio de equipes do Comando Tático Motorizado (Cotam) do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque).

Fonte

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Depois de quatro dias internado, Ronaldo deixa hospital em Ibiza

A passagem de Ronaldo “Fenômeno” pela Policlínica Nossa Senhora do Rosário, em Ibiza, chegou ao fim nesta terça-feira. Internado desde a última sexta com uma forte gripe e o risco de agravamento para um quadro de pneumonia, o ex-jogador teve uma evolução em seu quadro médico e recebeu alta durante esta manhã, de acordo com o que afirma a agência EFE.

A publicação revela que a saída de Ronaldo aconteceu pelos fundos do hospital a fim de evitar qualquer movimentação e registros da imprensa, que estava presente no local. Depois de quatro noites de internação, a liberação dos médicos ocorreu por volta 10h30 no horário local espanhol (5h30 de Brasília).

A repercussão da forte gripe e a consequente internação do ex-jogador na Policlínica se tornou pública apenas no último domingo, quando o “Fenômeno” utilizou as redes sociais para tranquilizar os fãs quanto ao seu quadro médico. Inicialmente, o histórico atacante deu entrada no Hospital de Can Misses, mas foi transferido após exames preliminares.

Três vezes eleito o melhor jogador do mundo, em 1996, 1997 e 2002, Ronaldo teve grandes passagens por Barcelona e Inter de Milão antes de se transferir para o galático time do Real Madrid que tinha, além dele, nomes como Figo, Beckham, Raul, Zidane e o compatriota Roberto Carlos. Em 2011, encerrou sua carreira com a camisa do Corinthians, segundo clube pelo qual atuou em solo brasileiro. O primeiro foi justamente o Cruzeiro, onde despontou para o mundo do futebol e foi negociado com o PSV Eindhoven.

Fonte: Espn.com

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Quadrilha planejava roubar R$ 20 milhões que chegariam em avião em Campina Grande

Dois homens foram presos na sexta-feira (10), quando planejavam um roubo milionário em Campina Grande. De acordo com o delegado de roubos e furtos Victor Melo, a dupla foi detida em uma casa com um carro roubado, relógios, joias e um mapa com detalhes do local onde seria cometido o crime.

O delegado informou que a prisão aconteceu após várias investigações feitas pela polícia e que havia um mandado de busca e apreensão, concedida pelo judiciário, na casa onde os suspeitos estavam. Segundo Victor Melo, a dupla, que faz parte de um grupo criminoso dos estados do Ceará, Pará e Pernambuco, estava planejando roubar R$ 20 milhões que chegariam em um avião no aeroporto de Campina Grande.

Ainda de acordo com o delegado, por volta das 7h30, os suspeitos identificados como José Carlos da Costa Brabo, de 23 anos, e Rogério Barros Figueiredo, de 25, foram detidos em uma casa no bairro do Cinza. A ação aconteceu pouco antes do horário de chegada do avião em Campina Grande, previsto para pousar na cidade às 8h30.

A polícia informou com os suspeitos foram apreendidos relógios, joias e um carro modelo Fiat Uno, que havia sido roubado em uma cidade do Ceará. Além disso, dentro do veículo havia um mapa com detalhes do local onde seria realizado o roubo.

Suspeitos foram presos com diversos objetos em uma casa no bairro do Cinza, em Campina Grande (Foto: Polícia Civil/Divulgação)

Suspeitos foram presos com diversos objetos em uma casa no bairro do Cinza, em Campina Grande (Foto: Polícia Civil/Divulgação)

Ainda segundo a polícia, os suspeitos possuem extensa ficha criminal, principalmente no estado do Pará e já estavam com passagens compradas para a capital Belém. A polícia acredita que a dupla iria para a cidade após praticar o crime em Campina Grande.

Os suspeitos foram encaminhados para a Central de Polícia em Campina Grande. Na manhã desta segunda-feira (13), o delegado informou que a prisão preventiva foi decretada e a dupla será encaminhada para o Presídio Raymundo Asfora (Serrotão).

Policía prende dois ladrões que planejavam fazer roubo milionário em Campina Grande

Policía prende dois ladrões que planejavam fazer roubo milionário em Campina Grande

Fonte

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Previsão de chegada das águas do São Francisco ao CE está mantida mesmo com rompimento em PE, diz ministério

O rompimento no canal do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, ocorrido neste sábado (11), em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, não vai afetar o prazo de chegada das águas ao Ceará, previsto para setembro, segundo o Ministério da Integração Nacional.

O canal fica entre os municípios de Terra Nova e Salgueiro. Segundo o Ministério da Integração, há evidências preliminares de que o rompimento tenha sido um ato criminoso, e que os envolvidos queriam desviar o curso d’água daquele ponto para encher um reservatório nas imediações.

Em nota, o Ministério afirma que ação semelhante ocorreu em junho do ano passado, em trecho no município de Cabrobó (PE). Equipes de reparação da estrutura estão trabalhando 24 horas no local desde o ocorrido.

Ainda segundo o órgão, o dano causado ao trecho foi maior do que o inicialmente previsto, e a restauração do canal deverá ser concluída até o fim desta semana. Um boletim de ocorrência sobre o caso foi registrado.

O prazo de chegada das águas ao Ceará foi anunciado no início de agosto, em Salgueiro, durante entrega da terceira e última estação de bombeamento do Eixo Norte (EBI-3). Em setembro, as águas devem chegar ao túnel Milagres, em Penaforte, no Ceará.

Em maio deste ano, o ministro da Integração Nacional, Pádua Andrade, havia falado em reunião com representantes do Ministério Público do estado da Paraíba, que o Ceará receberia água da transposição do Rio São Francisco ainda em agosto.

Fonte

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

A crise entre EUA e Turquia chega ao Ceará

PECÉM, CE, BRASIL, 26-01-2017: Placas de aço em área da ZPE. Balança comercial do Ceará - Zona de Processamento de Exportação (ZPE), no Complexo Portuário do Pecém. (Foto: Evilázio Bezerra/O POVO)
PLACAS DE AÇO da CSP em área da Zona de Processamento de Exportação do Ceará Evilázio Bezerra
PLACAS DE AÇO da CSP em área da Zona de Processamento de Exportação do Ceará Evilázio Bezerra

A crise entre Turquia e Estados Unidos se agravou ontem e respinga nas relações comerciais do Ceará com os turcos. Ainda causa instabilidade dos investimentos estrangeiros em países emergentes e impacta na alta do dólar, que chegou a R$ 4,14 nas casas de câmbio em Fortaleza.

No primeiro semestre deste ano, o país foi o segundo maior destino para as exportações cearenses, perdendo apenas para os norte-americanos. O Estado é o sexto do Brasil que mais vende para a Turquia. O principal produto comercializado pelo Ceará são placas de aço que, até junho de 2018, foram responsáveis por US$ 116,3 milhões dos 116,7 faturados. O mercado tem alto crescimento desde 2017 com a inauguração oficial da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP).

No mundo, a crise entre Turquia e Estados Unidos teve impacto nos mercados financeiros, levando a mais um dia de alta do dólar, principalmente em relação às moedas emergentes. Nacionalmente, a situação preocupa por trazer instabilidade entre investidores internacionais e outros países emergentes, como é o caso do Brasil.

Após sucessivas quedas, a lira turca aponta perda de mais de 80% em relação ao dólar. A situação que parecia tomar rumo após anúncio de medidas feitas pelo Banco Central da Turquia voltou a se agravar após questões políticas entre Donald Trump e o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

Na última sexta-feira, 10, Trump anunciou via Twitter aumento nas taxas de importação de alumínio e aço da Turquia. A medida não só resultou em queda maior ainda da moeda turca, quanto em variações cambiais em outros países. No Brasil, ontem, a moeda norte-americana comercial atingiu a cotação máxima de R$ 3,92 no início da tarde e fechou o dia em R$ 3,88, uma alta de 0,53%.

“Cerca de 10% de tudo o que o Ceará envia para o Exterior vai para a Turquia, seja através dos semifaturados de ferro ou aço, seja em produtos como calçados e a própria cera de carnaúba”, explica Karina Frota, gerente do Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec).

Segundo ela, uma oscilação expressiva cambial como a da Turquia faz com que as empresas que possuem relações comerciais com esse mercado fiquem mais cautelosas. “Como se trata de uma tensão diplomática intercambial entre dois mercados, isso termina respingando naquela empresa de médio ou grande porte que tem relação comercial com a Turquia”.

Para o presidente do Conselho Regional de Economia e professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Lauro Chaves, por ser também um país emergente, o Brasil sofre impacto. “Quando você tem algum evento econômico relevante, alguma incerteza política relevante como essa, isso afeta o humor dos investidores internacionais em todos os países emergentes”, explica.

Ele alerta que como a Turquia é um cliente de grande relevância para a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), que hoje é o principal motor de crescimento das exportações cearenses, essa divergência econômica pode afetar a demanda por produtos da CSP.

O POVO tentou contato com a CSP, que afirmou se pronunciar apenas hoje sobre o assunto.

NÚMEROS

 

Maior destino das exportações cearenses fica a cargo da Turquia

estado do País que mais exporta para a Turquia é o Ceará

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Assalto ao Banco Central: foragido é preso após 13 anos do crime

Um integrante do grupo que assaltou o Banco Central em Fortaleza em 2005 foi preso, nesta terça-feira, pela Polícia Militar do Distrito Federal. Adelino Angelim de Sousa Neto, conhecido como “Amarelo”, de 36 anos, foi localizado após denúncia anônima. Ele tinha um mandado de prisão em aberto e era considerado foragido. A informação é do Portal G1.

Na casa dele, no Paranoá, a polícia encontrou uma pistola calibre .380, com 12 munições. Ele estava em casa com a mulher e a filha no momento da prisão. Ele não reagiu.

Adelino será levado para a carceragem do Departamento de Polícia Especializada (DPE) ainda nesta terça-feira, onde aguardará a audiência de custódia antes de ser levado ao Complexo Penitenciário da Papuda.

Fonte

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Detentos fogem de presídio em Itaitinga nesta segunda; Sejus ainda contabiliza o número

Detentos da Casa de Privação Provisória de Liberdade (CPPL IV), em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, fugiram nesta segunda-feira (13) por volta das 2h30. De acordo com a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus), os internos escaparam por um buraco na cela e também da grade externa. O grupo contou com o apoio de homens armados.

No momento da fuga, os comparsas dos internos trocaram tiros com policiais militares que estavam na guarita. Segundo a Sejus, ninguém ficou ferido.

Até o momento, não há informações de quantos presos fugiram. A contagem dos detentos está sendo feita ao longo desta segunda-feira. A Polícia Militar, por sua vez, faz buscas para encontrar os foragidos.

Tribuna do Ceará solicitou à Sejus informações sobre quantas fugas ocorreram na CPPL IV e outras penitenciárias do Estado junto com os respectivos detentos, mas a pasta não soube responder.

Fonte

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

“Voto no Cid e vou procurar outro candidato”, diz Ciro, reforçando hostilidade a Eunício

O candidato a presidente da República Ciro Gomes (PDT) não entrou no embalo do irmão Cid Gomes (PDT), candidato ao Senado, de declarar voto em Eunício Oliveira (MDB) como segundo postulante na chapa. Em visita a Fortaleza, nesta segunda-feira (13), Ciro disse que vai em busca de um segundo nome para votar e manteve hostilidade contra o ex-aliado de 2010.

“Na questão do Senado, eu já tenho um senador seguro, que é o Cid Gomes, o outro eu vou procurar”, disse Ciro. O ex-ministro mantém a desavença política com Eunício, apesar da aliança informal do presidente do Senado com o governador Camilo Santana (PT) e Cid. Na quarta-feira (10), em entrevista ao Focus.Jangadeiro, Cid disse que vai “recomendar voto em Eunício em homenagem a Camilo”. 

Ciro visitou as obras do Residencial Alto da Paz, no bairro Vicente Pinzón, ao lado do prefeito Roberto Cláudio (PDT).

Eunício Oliveira não tem se pronunciado sobre a falta de apoio de Ciro. Ainda assim, quando foi oficializado candidato ao Senado, ele reafirmou aliança com Camilo, pediu apoio para Cid, mas defendeu candidatura de Lula, contra Ciro.

Desentendimento

Há meses, Ciro tem tratado a candidatura de Eunício como descartável e defendeu que o presidente estadual do PDT, André Figueiredo, fosse o segundo candidato da chapa, ao lado de Cid.

No ano passado, Ciro chegou a alertar Camilo de que tomasse cuidado com “espertalhões” e questionou a mudança de opinião sobre o ex-adversário. “Como é que um dia desse aí a gente estava falando uma coisa, e no dia seguinte a gente muda completamente de opinião?”, disse Ciro.

A irmã de Ciro, Lia Ferreira Gomes, candidata à deputada estadual, já chegou a pedir “pelo amor de Deus” que no Ceará “não votem em ninguém que começa com 15”. “Nem senador, nem presidente, nem deputado federal, nem deputado estadual, nenhum presta”, atacou, em encontro com produtores rurais na cidade de Varjota.

Ciro e Eunício, desde 2014, quando estiveram opostos na campanha para o Governo do Estado, possuem um histórico de troca de farpas e xingamentos. Durante discurso na campanha de Camilo Santana, Ciro acusou o senador de enriquecimento ilícito.

“Ele é o candidato mais rico de todos os partidos e Estados do Brasil. É errado ser rico? Não está errado. O problema é como esses patrimônios… cinco vezes na Mega-Sena sozinho… surgiram. Como é que aconteceu? Sabe como cresceu? Com contratos tudo com o governo federal. Os contratos tudo “mau cheirosos”. Se ele conseguir fazer uma frase inteira com sujeito, predicado e objeto direto e indireto, eu engreno, porque é completamente despreparado”, criticou Ciro.

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Vigilante confessa ter matado jovem, por roubo de cone em avenida de Fortaleza

O vigilante Tiago Rodrigues Ferreira Nunes, de 33 anos, suspeito de cometer o homicídio de Lucas Gomes, de 22 anos, apresentou-se à Polícia Civil e confessou o crime. O caso aconteceu na Avenida 13 de Maio, no Bairro de Fátima, em Fortaleza. Lucas roubou um cone de um estabelecimento onde o acusado trabalha como vigilante e, ao entrar no carro, em que também estavam mais dois amigos, foi atingido.

O crime ocorreu na madrugada da última sexta-feira (10). Por meio de nota, o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) informou que o suspeito se apresentou espontaneamente e confessou o crime. “O homem confessou que efetuou o disparo fatal contra a vítima”.

Tiago Rodrigo já tinha passagem pela polícia por porte ilegal de arma. “A arma utilizada no crime foi apreendida por equipes da Divisão de Homicídios, um revólver calibre 38. Tiago foi indiciado por homicídio. O homem foi ouvido e liberado em seguida, porque na ocasião não se caracterizava mais o flagrante. Ele segue sendo investigado”, informa a nota da Secretaria de Segurança Pública. O nome do estabelecimento não foi informado.

Em áudio recebido pelo programa Barra Pesada, da TV Jangadeiro/SBT, via WhatsApp, o suposto condutor do veículo relata a situação. Os jovens teriam parado em uma lanchonete. No entanto, o estabelecimento estaria fechado. Ainda no áudio, o suposto condutor detalha o momento em que percebeu que algo mais grave havia ocorrido.

Ao perceber que Lukas não respondia e estava sangrando, o rapaz afirma que levou o amigo imediatamente para o Instituto Dr. José Frota (IJF). O jovem foi levado para reanimação, mas não resistiu ao tiro na cabeça. Depois de contatar a família do jovem, o amigo conta que levou o carro para ser periciado na Polícia e prestou depoimento. Na perícia, teria sido constatado que os tiros partiram de fora do carro
.

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Ipueiras CE – Prefeito Nenem do Cazuza anuncia time de candidatos para eleições deste ano

O prefeito de Ipueiras, Nenem do Cazuza reuniu centenas de amigos em sua residência na Região da Serra, no sábado (11/08), no início da noite para anunciar aos amigos que vai ter um time completo formado para eleições deste ano.

Na reunião, Nenem do Cazuza ressaltou que a lei eleitoral não permite propaganda antecipada e muito menos pedir votos neste período. Ele ponderou que estaria ali para cumprir a lei, mas também para  anunciar que todos os partidos políticos já realizaram suas convenções e todos os pré-candidatos já homologaram suas candidaturas em convenções.

Neném do Cazuza, prefeito pela terceira vez no município de Ipueiras, agradeceu a presença de todos os amigos em sua residência e justificou que estava aguardando a realização das convenções para saber quem ia ser ou não candidato, para ter uma conversa franca com todos seus amigos sobre política e por essa razão os havia convidado para sua casa.

“Estamos vivendo o pior momento da política do País, a população está descrente com a classe política, insatisfeita e colocando todo político no mesmo saco de ladrão e de pessoas desonestas. Mas, nós não podemos generalizar, ainda existem pessoas de bem, comprometidas com o coletivo, que pensam no bem da cidade e que fazem política com seriedade. Por essa razão, tenho o cuidado de escolher parceiros  por sua história de vida, por suas lutas travadas em defesa da população mais necessitada, que zelam pelo compromisso com a coisa pública, que se dedicam ao que fazem e que sempre estão presentes no município de Ipueiras. Portanto, quero aqui anunciar publicamente aos meus amigos, que nas eleições deste ano, o prefeito Nenem do Cazuza vai apoiar as candidaturas, de Ciro Presidente, Camilo governador, Cid Senador, Jeová Mota deputado estadual e Leônidas Cristino deputado federal. Jamais pecarei por omissão em defesa da Ipueiras, agradeço a todos pela presença e em outra oportunidade, já em plena campanha eleitoral, os convidarei novamente para defendermos o projeto de desenvolvimento do nosso município. A todos muito obrigado pela atenção,” finalizou Neném do Cazuza.

O deputado estadual Jeová Mota e o deputado federal Leônidas Cristino estavam entre os amigos que atenderam ao convite do prefeito Nenem do Cazuza para participar da reunião.

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Fuzis que ‘furam blindado’ são apreendidos pela 1ª vez no Ceará

DRF apreendeu dois fuzis e munições calibre.50 em Morada Nova e prendeu três suspeitos. (Foto: Reprodução/TVM)
DRF apreendeu dois fuzis e munições calibre.50 em Morada Nova e prendeu três suspeitos. (Foto: Reprodução/TVM)

Polícia Civil do Ceará capturou uma organização criminosa envolvida em ataques a bancos e carros-fortes e apreendeu uma pistola importada e dois fuzis calibre ponto 50, arma de guerra com alto poder de destruição. Além do armamento, a polícia localizou explosivos e mais de 100 cápsulas de fuzis que seriam utilizadas em ataques a instituições financeiras.

Os homens foram presos durante uma operação da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) na última semana, na cidade de Aracati, litoral leste do estado. Já as armas de fogo, foram localizadas em uma fazenda em Morada Nova. Segundo a polícia, o local era utilizado como base para a quadrilha.

De acordo com o secretário da Segurança Pública do Estado, delegado André Costa, essa foi a primeira apreensão de um fuzil ponto 50 no Ceará. “Com a apreensão desse aparato de fuzis, certamente a gente evitou novas ações contra bancos e carros-fortes”, afirmou.

No total, a polícia apreendeu:

  • Dois fuzis .50;
  • Uma pistola calibre 40;
  • 40 emulsões de explosivos;
  • Coletes à prova de balas;
  • Duas caminhonetes;
  • Documentos falsificados;
  • Mais de 100 munições.

O delegado Ricardo Romagnoli, titular da DRF, afirmou que a quadrilha era investigada há cinco meses. Os homens são suspeitos de comandar diversos ataques a instituições de financeiras e veículos de valores no Ceará e em outros estados da região Nordeste, segundo o investigador.

Romagnoli disse que há indícios de que o grupo tenha roubado três carros-fortes neste ano nas cidade de Aracati, São Luís do Curú e Mombaça. Nos três casos, a polícia encontrou cápsulas deflagradas da mesma arma que foi apreendida durante a operação da DRF.

Fuzil apreendido atinge alvos a cerca de dois quilômetros de distância, segundo delegado.  (Foto: Reprodução/TVM)

Fuzil apreendido atinge alvos a cerca de dois quilômetros de distância, segundo delegado. (Foto: Reprodução/TVM)

‘Fuzil fura blindados’

O delegado comentou que o fuzil apreendido é de elevado poder de destruição, capaz de quebrar paredes de concreto e até furar carros blindados, como os que são usados em transporte de valores. Os tiros disparados pelo armamento atingem alvos a cerca de dois quilômetros de distância, segundo o delegado.

“É uma apreensão inédita no estado, uma arma muito difícil de ser encontrada no país. É uma arma que atinge o alvo com precisão em cerca de dois quilômetros de distância. É uma arma de alto poder destrutivo, muito cara, considerada de alto valor econômico. Por isso, foi uma apreensão muito importante”, destacou.

Armamento encontrado com suspeitos teria sido usado em ataques a carros-fortes, segundo a polícia.  (Foto: Reprodução/TVM)

Armamento encontrado com suspeitos teria sido usado em ataques a carros-fortes, segundo a polícia. (Foto: Reprodução/TVM)

Confronto com criminosos

Um dos presos na operação tinha um mandado de prisão em aberto pelos crimes de sequestro e associação criminosa. Ele também já era investigado por roubo em outros estados. Após serem presos, a Polícia Civil continuou com rondas na região e localizou a fazenda onde o restante do grupo criminoso se escondia.

Ao chegar no local, os policiais foram recebidos a tiros. Os agentes revidaram, mas os outros bandidos da quadrilha conseguiram fugir. As armas de fogo foram encontradas escondidas na fazenda.

A Delegacia de Roubos e Furtos segue investigando para tentar prender os outros envolvidos na organização criminosa, além de identificar todos os ataques comandados pelo grupo.

“Temos informações que essa quadrilha possa ter utilizado esse armamento. Estamos em contato com a delegacia da Polícia Civil da Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte porque houve diversos ataques a carros-forte nestes estados”
ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Em Fortaleza, Fiéis lotam Santuário de Nossa Senhora de Fátima nesta 2ª feira

Uma multidão de fiéis lota na manhã desta segunda-feira (13) o Santuário de Nossa Senhora de Fátima. Segundo a administração da paróquia os louvores e preces iniciaram às 5 horas quando ocorreu a primeira das 11 missas do dia.

O trânsito na avenida 13 de maio segue com normalidade. Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) estão no local orientando pedestres e motoristas.

Confira os horário das missas:

  • 9 horas
  • 10h30
  • 12 horas
  • 14 horas
  • 15h30
  • 17 horas
  • 18h30
  • 20 horas

Fonte

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Ararendá CE – Filho faz ameaças contra a própria mãe e acaba preso no distrito de lagoa de Santo Antônio.

O fato ocorreu neste domingo 12/08/2018, Por volta das 16: 30  no Distrito de Lagoa de Santo Antônio Município de Ararendá, quando  foi preso: Francisco Leandro Silva Paiva, 28 anos, solteiro, desocupado, Natural de Nova Russas, residente no referido Distrito.

De acordo com informações o mesmo fez ameaças contra a própria mãe, a  senhora: Maria rogeria Martins Silva, 42 anos, Natural de Nova Russas, viúva, aposentada, residente em Lagoa de Santo Antônio. A viatura do destacamento de Ararendá comandada pelo Sargento Martins deslocou-se até local e conseguiu efetuar a prisão do acusado que foi conduzido para a delegacia de polícia onde foi autuado em flagrante por violência doméstica.

Segundo a PM , O acusado já é conhecido da polícia, com várias passagens, inclusive saiu a pouco tempo da cadeia pública de Nova Russas.

Fonte

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Ipu CE – Tragédia, duas pessoas morrem em grave acidente na tarde deste domingo

Vítimas não resistiram aos ferimentos e faleceram. (Foto: Reprodução)

O acidente foi registrado no trecho serrano de Ipu, na Ibiapaba, vítimas estavam em uma motocicleta, uma chegou a ser socorrida, a outra morreu no local.

Um gravíssimo acidente de trânsito resultou na morte de duas pessoas na tarde deste domingo (12/08), dia dos pais, no município de Ipu, na região Noroeste do Estado do Ceará, a colisão entre uma motocicleta e um carro ocorreu na Rodovia Estadual CE-187 entre Várzea do Giló e São João.

O acidente ocorreu por volta dás 3h30 da tarde. As vítimas identificado inicialmente por Ratinho, aproximadamente 40 anos e um rapaz  de nome Matheus de 20 anos, morreram na colisão com um caminhão. Uma das vítima morreu no local do acidente, a outra chegou a ser socorrida, mas também não resistiu e faleceu.

O Rabecão da Perícia Forense, Instituto Médico Legal foi acionou e chegou local no inicio da noite para fazer os procedimentos e levar o corpo para Sobral.

Fonte

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Ipaporanga CE – Jovens sofrem acidente na localidade de Serrinha.

O fato ocorreu na tarde desta domingo 12/08/2018, na localidade de Serrinha – Ipaporanga, quando foram vítimas de acidente (queda de moto), as seguintes pessoas:

1° vítima:. Riquelme Reis da Conceição, 18 anos, solteiro, residente na localidade de Trapiá – Ipaporanga, o qual pilotava Honda 160 start, preta, ano 2016, placa PMP  9564, o qual foi transferido para Sobral com suspeita de traumatismo craniano.

2° vítima,  o garupeiro:. Kaique Sampaio Pereira, 26 anos, solteiro, residente na Rua Euclides da Cunha na cidade de Crateús, o qual sofreu escoriações pelo corpo ficando internado em observação no hospital municipal de Ipaporanga.
De acordo com informações as vitimas estavam retornando do Distrito de Assis – Crateús para o município de Ipaporanga e ao chegar na localidade de Serrinha, o condutor da moto perdeu o controle do veículo, tendo as vítimas caído ao solo.
Após tomar conhecimento do fato a polícia militar sob o comando do Subtenente Uelito e SD Paulo foram até o local do acidente onde constataram a veracidade do fato, sendo a motocicleta levada para o Destacamento Policial.

Fonte

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Ipueiras CE – Polícia prende jovem acusado de vários assaltos na zona rural do município.

Material apreendido.

O fato ocorreu neste Sábado 11/08/2018, por volta das 21:00hs foram detidos um menor de 14 anos , e seu comparsa conhecido por  Antônio Cleison da Silva, residente em Charito zona rural de Ipueiras os dois foram presos pela acusação de realizarem um assalto  fazendo uso de uma arma branca, subtraindo vários objetos das vítimas que residem em Pau D’arco.

Após o roubo, tomaram rumo à CE 187 que da acesso a cidade de Nova Russas.
A Composição da Viatura  7322 composta: pelo sargento EVERLANG, Sd  CHAGAS, SD LUCAS BRAGA, ao tomarem conhecimento via 190, se deslocaram até o local da ocorrência, e de imediato saíram em diligências onde conseguiram prender O menor que se encontrava em companhia do Adulto, como também recuperados dois celulares e uma peixeira. Os acusados foram conduzidos à cidade de Crateús, onde foram autuados.

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Apoio de prefeitos faz Camilo “avermelhar” mapa do Ceará para as eleições 2018

Embora com cores diferentes, os 24 partidos que representam a base do governador Camilo Santana (PT) devem “avermelhar” o Ceará nos próximos dois meses. Com base nos dados disponibilizados pela Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), o petista deve receber o apoio de 170 gestões municipais.

O percentual chega, em tese, a 92,40% dos prefeitos. Do lado da oposição tucana, o general Guilherme Theophilo (PSDB) deverá receber o apoio dos 14 prefeitos que integram a sigla no interior e Região Metropolitana da Capital.

Em tese porque há as traições. Em outras realidades, o prefeito não tem uma gestão bem avaliada pelo eleitor e os adversários acabam ganhando terreno na localidade. O POVO apurou, entre parlamentares da base aliada e da oposição, que não há número fechado de apoio nem de oposição. A volatilidade antes e durante a campanha eleitoral é mais comum do que se imagina.

Bem avaliado e com a imensa maioria dos prefeitos na base, o então governador Lúcio Alcântara (PSDB) foi derrotado ainda no primeiro turno para o então ex-prefeito de Sobral, Cid Gomes em 2006. “Ninguém garante eleição só pelo número de prefeitos não. Cada eleição é uma eleição. Ninguém pode transpor como foi uma eleição passada para atual”, relembra o tucano que chegou a disputar em 2010, mas foi derrotado novamente no primeiro turno. Nesse caso, em condições mais adversas.

O ex-governador, que é coordenador da campanha do general Theophilo, explica ainda que a atual eleição é implicada por um cenário diferente dos últimos anos e que por isso pode surpreender. “É a crise econômica e política, é um grande número de processos de investigações que estão em curso, há um desencanto da população, há um desgaste dos políticos.

Tudo isso faz um cenário singular nessa eleição”, argumenta o ex-governador.

Vice-líder do governador na Assembleia Legislativa, o deputado estadual José Sarto (PDT) pede cautela mesmo com o amplo apoio no Interior do Estado para o governador que tenta reeleição. O parlamentar argumenta que não há perspectiva sobre como se dará o comportamento do eleitor e que por isso “não existe eleição ganha nem perdida antes do dia”.

“Aparentemente, tem uma ampla coalizão de uma grande maioria dos prefeitos, mas isso não é garantia de vitória nem de derrota. O governador sabe disso, já foi deputado, conhece, e acho que é ter o pé no chão, humildade e ir para a luta, fazer o debate e mostrar o projeto”, disse o deputado.

Em 2014, Camilo foi derrotado na Capital e Região Metropolitana pelo então adversário Eunício Oliveira (MDB).

Foram as articulações com prefeitos no interior que garantiram a vitória apertada, com margem mínima de votos. A oposição, agora representada pelo general reformado, tenta, na RMF, um fôlego para contaminar o interior com o desejo de acatar um projeto diferente do que está posto.

Por Wagner Mendes
Fonte

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Economia – Próximo governo pode herdar conta de R$ 250 bilhões

Além do rombo nas contas públicas que se estenderá pelos próximos anos, um esqueleto de mais de R$ 250 bilhões pode cair nas mãos do próximo presidente da República. Embora o Supremo Tribunal Federal (STF) tenha decidido em março de 2017 que o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) cobrado pelos governos estaduais não pode ser considerado na base de cálculo do PIS/Cofins cobrado pelo governo federal, a corte mais alta do País ainda não determinou se a União terá de devolver aos contribuintes o imposto recolhido a mais.

O acórdão da decisão de março de 2017 foi publicado em outubro e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) imediatamente ingressou com recurso no STF, que ainda não foi julgado. O órgão pediu que o tribunal modulasse a decisão, ou seja, determinasse que seus efeitos só tivessem validade a partir de determinado momento.

A equipe econômica defende que o passivo máximo que poderia ser considerado é de R$ 100 bilhões, valor correspondente ao impacto de cinco anos antes da decisão do STF. As perdas, porém, chegariam a R$ 250,3 bilhões se o período considerado fosse de 2003 a 2014 e todos os contribuintes cobrassem na Justiça. No entanto, a PGFN luta para evitar a cobrança retroativa de qualquer valor.

A relatora do recurso é a ministra Cármen Lúcia, que deixará o comando do tribunal em setembro sem levar o tema ao plenário. Procurado, o gabinete da ministra não respondeu sobre a previsão de liberar os embargos para julgamento. Embora não seja incomum que recursos levem um ano ou mais para voltarem a ser apreciados pelo colegiado, especialistas no tema esperavam que Cármen Lúcia apresentasse seu voto durante seu tempo na presidência da corte.

“Havia grande expectativa de que o recurso fosse votado no primeiro semestre. Em termos econômicos, esse é o maior caso pendente no Supremo. Dada a sua relevância, o tema deveria já ter sido analisado há mais tempo”, considera Bruno Teixeira, advogado do escritório Tozzini Freire.

Enquanto o recurso não é julgado, o governo não devolve os valores ao setor produtivo, que vem brigando na Justiça para começar a compensar esses créditos tributários com base na repercussão geral da decisão do ano passado. A jurisprudência do STF já define que embargos de declaração não dão efeito suspensivo e muitas empresas vêm conseguindo vitórias em tribunais de instâncias inferiores.

Insegurança

A sócia do escritório Mattos Filho, Glaucia Lauletta Frascino, avalia que a demora do Supremo traz imprevisibilidade para os contribuintes. “A matéria já foi apreciada e não vejo motivo para a modulação dos efeitos. Mas apenas após o trânsito em julgado do caso os recursos individuais poderão ser encerrados. Até lá, os contribuintes continuarão dependendo das decisões dos tribunais regionais em casos específicos”, afirma. “É lamentável essa insegurança.”

A advogada explica que os R$ 250,3 bilhões que o governo alega que teria de devolver caso o STF não module a decisão não seriam uma “bomba fiscal” imediata. “Não há esse efeito catastrófico alegado pela PGFN, porque a devolução se daria gradualmente na forma de créditos tributários, que seriam abatidos ao longo do tempo pelas empresas”, explica.

Além do efeito retroativo, a Receita Federal calcula que a retirada do ICMS da base de cálculo do PIS/Cofins tenha impacto anual de R$ 45,8 bilhões na arrecadação, considerando valores de 2018. O Fisco ainda considera um impacto de R$ 6,54 bilhões com a retirada do Imposto sobre Serviços (ISS) municipal da base do tributo federal.

“Os efeitos da decisão reduzirão a arrecadação do PIS/Cofins, cujo movimento está sendo monitorado, mas no momento não há informações que permitam avaliar com precisão o comportamento do contribuinte em relação a esta parcela do tributo”, afirma a Receita, em nota.

Para o gerente de Políticas Fiscal e Tributária da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Mario Sergio Carraro Telles, a indefinição jurídica prejudica a concorrência entre empresas. “Grandes companhias têm conseguido decisões favoráveis à compensação de créditos, enquanto outras não conseguem o benefício. Isso causa um desequilíbrio importante na concorrência entre elas porque se tratam de valores significativos. Essa corrida ao Judiciário é extremamente ruim para o ambiente econômico”, alerta.

Para o diretor executivo da CBPI Produtividade Institucional, Emerson Casali, a resolução da questão implode o atual modelo de cobrança de impostos sobre impostos e obriga o governo a discutir uma reforma tributária. Ele lembra, no entanto, que o governo deve ajustar as alíquotas do PIS/Cofins para compensar a perda de arrecadação com a saída do ICMS e outros tributos da base de cálculo.

“O ICMS hoje é em média 27% da base de cálculo do PIS/Cofins, enquanto o ISS tem participação pequena. Por isso, o setor de serviços não irá aceitar que uma reforma no PIS/Cofins venha com calibragem linear das alíquotas que acabe afetando todos da mesma maneira”, adianta. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Cidade de Pereiro possui a maior proporção de motos por habitantes no país. 54% da população possui veículo

A cidade de Pereiro, fica a 333,7 km de Fortaleza (FOTO: Freepik)

Em cidades do interior, é comum um maior número de motocicletas nas ruas. Um dos fatores que influenciam esse aumento é a facilidade de se adquirir uma moto em relação a carros. Na cidade de Pereiro, no Ceará, 8.694 pessoas dos 16.115 habitantes possuem motos.

Essa mudança se reflete no dia a dia da cidade, fazendo com que ocorra uma diminuição de bicicletas e veículos de tração animal, como cavalos e burros, nas ruas.

De acordo com dados da Confederação Nacional de Municípios (CNM), a cidade de Pereiro é a que possui o maior número de motos por habitante no país, sendo 53,95%.

No Ceará, 177 dos 184 municípios possuem quantidade de motos superior a de carros. O estado também possui a maior frota de motos do Nordeste, com 1.510,464 em 2018, sendo 5,7% de todo o país, considerando dado de abril de 2018. No Nordeste, o número de motos alcançou a marca de 7,49 milhões, contra 6,67 milhões de carros.

Com o elevado número de motos na cidade, acidentes de trânsito se tornam cada vez mais comum. De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a cidade de Pereiro totalizou seis acidentes de gravidade em 2017, com quatro feridos e dois mortos.

O advogado José Braga Falcão, morador de Pereiro, percebe que o trânsito na cidade, em sua maioria, ocorre com motocicletas. “Tem uma boa quantidade de pessoas que tem moto, animais nas ruas é difícil de ver, praticamente nem existe. Carro ainda é pouco”.

Ele avalia que o trânsito é caótico. “Pelo fato de terem muitas pessoas sem habilitação, falta uma fiscalização em relação a isso. Tem o Demutran (Departamento Municipal de Trânsito), que fiscaliza mais a questão de utensílios, como capacete, retrovisor, mas a carteira é muito pouco fiscalizada”. O Tribuna do Ceará não conseguiu contato com o Demutran de Pereiro.

Fonte

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3