21.7 C
Ipu
segunda-feira, junho 22, 2026
Início Site Pagina 2

Viagem longa, direito distante: a luta dos cearenses por perícia do INSS

Legenda: Caso o pagamento só esteja bloqueado ou o benefício esteja suspenso, o beneficiário deve ir ao banco e realizar a prova de vida Foto: José Leomar

Moradores do interior do Ceará vêm enfrentando uma verdadeira maratona para conseguir acesso às perícias médicas do INSS. Em cidades como Parambu, a distância até o local mais próximo de atendimento pode ultrapassar os 400 km, obrigando beneficiários a gastar tempo e dinheiro que muitas vezes não possuem.

Essas viagens não são apenas cansativas: elas representam um peso financeiro enorme. Famílias chegam a desembolsar valores próximos a um salário mínimo em transporte, hospedagem e alimentação para cumprir o agendamento. Para quem depende exclusivamente do benefício para sobreviver, esse custo é praticamente inviável.

O problema se agrava porque, mesmo existindo agências do INSS em algumas cidades, não há médicos peritos disponíveis para realizar os atendimentos. Isso força os moradores a se deslocarem para municípios vizinhos, que também não conseguem absorver toda a demanda. A consequência é que muitos trabalhadores rurais, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade acabam desistindo do processo, permanecendo sem acesso ao benefício que lhes é de direito.

A Justiça já estabeleceu que as perícias deveriam ser realizadas em locais até 70 km da residência do segurado, mas como essa decisão não tem força de lei, o INSS não é obrigado a cumpri-la. Assim, milhares de cearenses continuam percorrendo distâncias muito maiores, enfrentando estradas precárias e custos elevados.

Esse cenário revela uma dura realidade: o direito ao benefício previdenciário, que deveria ser garantido, acaba se tornando inacessível para quem mais precisa. A falta de estrutura e de profissionais no interior do estado transforma a busca por atendimento em uma jornada de sacrifício, deixando famílias ainda mais vulneráveis.

 

g1

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Campeão de vaquejada é assassinado no Ceará após recusar dividir premiação

Um vaqueiro foi assassinado a facadas horas após ser consagrado um dos campeões de uma vaquejada na cidade de Quixeramobim, no interior do Ceará, na noite deste domingo (7). O crime teria sido motivado pela recusa da vítima em dividir o prêmio em dinheiro com o suspeito.

Segundo uma familiar do vaqueiro, que terá a identidade preservada, Francisco Eudazio Lira Soares, conhecido como Dadá Guedes, de 30 anos, confraternizava com amigos após a vitória na categoria Rancho, ocasião em que ele dividiu o 1º lugar com outro competidor. O suspeito do crime também acompanhava o grupo.

Francisco Eudazio Lira Soares, o Dadá Guedes, de 30 anos, foi morto a facadas após ser campeão de vaquejada em Quixeramobim. — Foto: Arquivo pessoal
Francisco Eudazio Lira Soares, o Dadá Guedes, de 30 anos, foi morto a facadas após ser campeão de vaquejada em Quixeramobim. — Foto: Arquivo pessoal

Ainda de acordo com a parente, o suspeito começou uma discussão pois queria que o vaqueiro dividisse o dinheiro do prêmio com outras pessoas que estavam entre a equipe, o que a vítima negou.

A confusão cessou e Dadá Guedes saiu para buscar o troféu. Quando estava retornando, antes de descer do cavalo, o vaqueiro foi atingido por uma facada na virilha e outra do ombro.

Dadá Guedes foi socorrido e levado a um hospital da região, mas não resistiu aos ferimentos. O suspeito do crime fugiu do local em uma motocicleta.

Nas redes sociais, familiares e amigos lamentaram a morte de Dadá Guedes, que era conhecido por ser habilidoso e colecionar de prêmios na vaquejada.

g1

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Fogo consome loja no Centro de Ipueiras e comerciante é socorrido. Vídeo

O proprietário do comércio Quebra Galho, identificado por “Alberto” de 65 anos desmaiou na calçada após abrir a porta do próprio estabelecimento em chamas, na manhã deste sábado (6), no Centro de Ipueiras, na Serra da Ibiapaba. A cena foi registrada em vídeo e mostra o momento em que o comerciante Roberto Marques Moreira deixa o imóvel tomado pelo fogo antes de perder os sentidos.

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), o incêndio ocorreu em um estabelecimento comercial localizado na Rua Coronel Manoel Mourão. As equipes foram acionadas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) às 7h23 e, ao chegarem ao local, encontraram o incêndio em desenvolvimento.

De acordo com os bombeiros, Roberto Marques Moreira sofreu queimaduras e deixou o imóvel antes da chegada das equipes de socorro. Ele recebeu atendimento inicial e foi encaminhado por uma ambulância ao Hospital e Maternidade Otacílio Mota, em Ipueiras. O estado de saúde não foi informado.

Os militares iniciaram o combate às chamas e realizaram o trabalho de rescaldo para eliminar focos remanescentes e evitar uma possível reignição do incêndio. Apesar da atuação das equipes, o fogo provocou perda total da edificação comercial e dos materiais que estavam no interior do imóvel.Após o encerramento da ocorrência, por volta das 9h, os bombeiros orientaram o responsável que permaneceu no local a acionar a concessionária de energia elétrica para o desligamento da rede como medida de segurança.

(Vídeo: Reprodução / @revistaipueirense)
ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Desaparecimento de cearense na Inglaterra completa três meses sem respostas

Antes de chegar ao Reino Unido, a psicóloga Vitória Barreto tinha participado de eventos no Marrocos — Foto: Polícia de Essex/Reprodução
Antes de chegar ao Reino Unido, a psicóloga Vitória Barreto tinha participado de eventos no Marrocos — Foto: Polícia de Essex/Reprodução

O desaparecimento da psicóloga cearense Vitória Figueiredo Barreto, na Inglaterra, completa três meses nesta quarta-feira (3). Desde o último comunicado oficial da Polícia de Essex, em 5 de maio, não houve novas informações divulgadas sobre o caso.

Vitória foi vista pela última vez em Brightlingsea, após sair da Universidade de Essex no dia 3 de março. Imagens de câmeras de segurança registraram sua passagem por áreas rurais e industriais até a madrugada do dia seguinte. Pouco depois, uma embarcação à deriva foi encontrada próxima à costa de Bradwell-On-Sea, hipótese inicialmente ligada ao desaparecimento.

As buscas físicas foram encerradas em março, e a investigação segue apenas com análise de evidências. Dados bancários acessados pela polícia mostraram movimentações no dia do desaparecimento — um café e uma passagem de ônibus — sem novas pistas desde então.

A família, que esteve na Inglaterra durante parte das buscas, já retornou ao Brasil. Amigos mantêm ativa uma rede de divulgação nas redes sociais para que o caso não seja esquecido. A ausência de atualizações oficiais aumenta a angústia de quem acompanha a investigação, que ainda não apresentou conclusões.

 

 

 

g1

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Incêndio destrói prédio comercial no centro de Tianguá CE, mas não deixa vítimas

Loja, incêndio.

Um incêndio mobilizou equipes de segurança em Tianguá (CE) na manhã de terça-feira, 2 de junho de 2026. O fogo começou em um prédio comercial localizado na Rua Poeta Lauro Menezes, onde funcionava a loja Tendência Íntima, próximo ao Banco do Brasil.

Moradores perceberam o calor intenso nos portões do imóvel pouco antes das 6h da manhã e acionaram a Polícia Militar. A área foi isolada para evitar riscos maiores, enquanto o Corpo de Bombeiros de Sobral se deslocava até o município para conter as chamas.

Além dos bombeiros, participaram da operação equipes da ASTT, Resgate de Tianguá e técnicos da Enel, garantindo suporte e segurança durante o combate ao fogo. Apesar da gravidade da ocorrência e do risco de propagação para imóveis vizinhos, não houve registro de vítimas.

O prédio sofreu grandes danos estruturais e o caso reforça a necessidade de medidas de segurança preventiva em estabelecimentos comerciais, especialmente em áreas centrais. A rápida resposta das forças de segurança foi decisiva para evitar que o incêndio se transformasse em uma tragédia maior.

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Policial do Rio Grande do Norte morre em acidente de moto em Fortaleza

Um policial militar do Rio Grande do Norte morreu em um acidente de moto na Avenida Godofredo Maciel, no Bairro Mondubim, em Fortaleza, na manhã desta terça-feira (2).

Conforme testemunhas, Giambattista Ferreira da Cunha, conhecido como “Caveira”, de 51 anos, trafegava deMaracanaú em direção ao bairro Parangaba, em Fortaleza; ao fazer uma curva, perdeu o controle do veículo e bateu no poste de uma placa de sinalização localizada no canteiro central da via. O agente morreu no local.

Segundo a Secretaria da Segurança do Ceará, as circunstâncias do acidente serão investigadas pela 8ª Delegacia de Polícia Civil da capital.

Apesar de pertencer à corporação potiguar, o militar estava atualmente à disposição da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização do Ceará (SAP-CE). O órgão lamentou a morte do agente.

“Eternizado como Caveira, este nobre policial militar do Rio Grande do Norte entregou dedicação, suor, talento e bons exemplos para a segurança pública do Ceará e do Brasil. A perda presencial é irreparável, mas o legado do Caveira estará sempre presente entre a polícia penal do Ceará e todos os outros irmãos de farda que por aqui passaram e conviveram com o guerreiro”, diz a nota de pesar da Secretaria da Administração Penitenciária .

Além de atuar nas forças de segurança, Giambattista mantinha um perfil nas redes sociais, com mais de 75 mil seguidores, onde compartilhava reflexões e experiências na área.

Policial militar Giambattista Ferreira da Cunha morreu em um acidente de moto na Avenida Godofredo Maciel, em Fortaleza, na manhã desta terça-feira (2). — Foto: Reprodução
Policial militar Giambattista Ferreira da Cunha morreu em um acidente de moto na Avenida Godofredo Maciel, em Fortaleza, na manhã desta terça-feira (2). — Foto: Reprodução

 

g1

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Tianguá CE – Adolescente é morto a facadas ao tentar separar briga; suspeito comemora após crime

Um adolescente de 17 anos foi assassinado, no último domingo (31), após tentar separar uma briga no Sítio Paraíba, em Tianguá, na Serra da Ibiapaba. O suspeito comemorou o crime e foi preso em flagrante. Câmeras de segurança flagraram a discussão e a ação criminosa no interior do Ceará.

Nas imagens, é possível ver que o adolescente tenta se desvencilhar, sair de perto do homem, mas mesmo assim, o suspeito o segura e ataca pelas costas da vítima com golpes de faca. Outra briga ocorre ao mesmo tempo entre outros dois homens.

Após ser golpeado, o jovem consegue se livrar do agressor e correr. Isso ocorre depois de outros homens saírem do local onde o aniversário ocorria. Depois, o adolescente ferido ainda foi levado a uma unidade hospitalar, mas não resistiu aos ferimentos.

O agressor, de 25 anos, comemorou as facadas dadas contra o adolescente. Em seguida, ele fugiu.A polícia foi acionada e se dirigiu ao local do crime.

A partir do relato de testemunhas, a polícia descobriu a localização do suspeito. Os agentes foram ao local e o prenderam em flagrante.

De acordo com a Polícia Militar, ele foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Tianguá, onde foi autuado por homicídio e colocado à disposição da Justiça.

Jovem só conseguiu se libertar do suspeito depois que outros homens se saíram para a rua e se aproximaram para separa — Foto: Reprodução
Jovem só conseguiu se libertar do suspeito depois que outros homens se saíram para a rua e se aproximaram para separa — Foto: Reprodução

g1

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Planos de saúde no Ceará ficarão mais caros a partir de julho; saiba quanto

capa da noticia
Legenda: O percentual é o menor já definido pela ANS, com exceção de 2021. Foto: Divulgação.

Os planos de saúde individuais e familiares do Ceará poderão aplicar reajuste anual de até 5,11% para contratos válidos entre maio de 2026 e abril de 2027, conforme índice máximo definido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) nessa sexta-feira (29/5).

Unimed Ceará e Unimed Fortaleza já afirmaram que aplicarão o percentual máximo permitido. As informações foram confirmadas pelas operadoras de saúde ao Diário do Nordeste por meio de notas (leia abaixo na íntegra).

O Hapvida informou que o reajuste aplicado pela companhia aos planos individuais e familiares também será de 5,11%.

Conforme a regulamentação da ANS, o novo valor passará a valer a partir do mês de aniversário de cada contrato. No caso de contratos com data de aniversário em maio e junho, a cobrança será realizada a partir de julho ou agosto, com efeitos retroativos ao mês de aniversário do contrato.

O percentual é o menor já definido pela ANS, com exceção de 2021. À época, o reajuste definido foi negativo devido ao período de isolamento social da Covid-19 e ao consequente uso reduzido dos serviços de saúde.

Como vão ficar os preços das faturas dos planos de saúde com o reajuste

Para as simulações, foi considerada uma mensalidade base de R$ 100, reajuste completo de 5,11% e cobrança a partir de julho.

 

 

Diário do Nordeste

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

São Paulo e Rio de Janeiro registram caso suspeito de ebola

Teste para Covid-19. — Foto: Ethan Miller/Getty Images via AFP
Na imagem, plano próximo de um profissional médico, de jaleco branco e máscara facial azul, segurando um tubo de coleta de sangue com tampa vermelha em uma mão com luva de látex. O rótulo branco no tubo apresenta o texto
Legenda: Infectado só transmite o vírus na fase aguda, com apresentação de sintomas severos. Foto: MemoryMan/Shutterstock.

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro monitora um paciente com suspeita de ebola. O homem tem quadro compatível com algumas doenças infecciosas e foi diagnosticado com malária. É o segundo caso suspeito da doença no país, após registro em São Paulo.

O homem é belga e esteve recentemente em Uganda, país africano com casos de ebola. Por precaução, seguirá isolado até o resultado do exame.

A Secretaria Estadual de Saúde afirmou que o paciente possui sintomas virais, a exemplo de tosse, calafrios e diarreia. Porém, não relatou febre ou dor de cabeça intensa. As informações são do g1.

Além das secretarias municipal e estadual, o Instituto Nacional de Infectologia da Fiocruz também integra a investigação.

 

 

Diário do Nordeste

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Suspeita de se passar por funcionária do INSS e aplicar golpes no RN é presa no Ceará

A Polícia Civil do Ceará prendeu, neste sábado (30), uma mulher de 40 anos suspeita de cometer vários crimes de estelionato em Natal, no Rio Grande do Norte. Ela foi localizada e detida em Pindoretama, a cerca de 50 quilômetros de Fortaleza.

A suspeita foi identificada como Francisca Advaneide de Macedo Nascimento. Segundo a polícia, ela se apresentava como “Rose” e dizia ser assistente social do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para aplicar golpes

De acordo com as investigações, a mulher prometia acesso a benefícios sociais em troca de dinheiro. Após apurar o caso, a polícia encontrou Francisca em Pindoretama, onde ela foi presa preventivamente.

Francisca Advaneide de Macedo Nascimento é natural de Pedro Avelino, no Rio Grande do Norte, mas possui endereço na cidade cearense.

A mulher foi detida no Ceará, mas praticava crimes em Natal (RN). — Foto: Divulgação/SSPDS
A mulher foi detida no Ceará, mas praticava crimes em Natal (RN). — Foto: Divulgação/SSPDS

 

 

g1

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Homem é morto a tiros em estabelecimento de Canindé, no Ceará

Um homem foi morto a tiros no início da tarde deste sábado (30) em um espetinho de Canindé, no interior do Ceará. Ele conversava com colegas no local quando foi surpreendido por dois criminosos armados. A Polícia Civil investiga o crime.

Imagens de uma câmera de segurança mostram o momento do ataque em um estabelecimento comercial da cidade. Nas cenas, os suspeitos chegam à pé e apontam as armas para a vítima.

O homem ainda levanta as mãos em sinal de rendição. Mesmo assim, é atingido por vários tiros e cai no local.

Equipes da Polícia Militar do Ceará e da Perícia Forense do Estado do Ceará foram acionadas para atender a ocorrência.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social informou que o caso está sob responsabilidade da Delegacia de Polícia Civil de Canindé. A unidade faz diligências para identificar os autores do crime.

Homem morre após ser baleado em Canindé. — Foto: Reprodução
Homem morre após ser baleado em Canindé. — Foto: Reprodução

 

 

g1

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Advogada ligada a chefe de facção do CV tentou extorquir deputado no Ceará

Paloma Gurgel, advogada ligada à facção Comando Vermelho, é acusada de tentar extorquir deputado estadual no Ceará — Foto: Reprodução
Paloma Gurgel, advogada ligada à facção Comando Vermelho, é acusada de tentar extorquir deputado estadual no Ceará — Foto: Reprodução

Uma advogada cearense apontada como integrante do Comando Vermelho foi denunciada por tentar extorquir o deputado estadual Simão Pedro (PSD) em R$ 121 mil. O episódio, investigado pelo Ministério Público, envolve também Bárbara Pinheiro, que teria atuado como intermediária em negociações de recursos federais.

Segundo a denúncia, Paloma Gurgel de Oliveira Cerqueira Bandeira, conhecida por defender líderes da facção, enviou mensagens ameaçadoras ao parlamentar, mencionando armas e mortes de políticos para pressioná-lo a pagar a quantia. Ela teria ainda citado informações pessoais sobre a família do deputado, como o local onde o filho estudava, para reforçar a intimidação.

O caso começou em outubro de 2025, quando Bárbara Pinheiro visitou o gabinete de Simão Pedro e, de acordo com o parlamentar, tentou corrompê-lo. Após o episódio, ambos registraram boletins de ocorrência um contra o outro. Em janeiro de 2026, Paloma e Bárbara foram presas preventivamente. Em fevereiro, o Ministério Público denunciou as duas por extorsão e organização criminosa.

Atualmente, Paloma segue presa no Rio Grande do Norte, após a Justiça negar pedido de liberdade. Sua defesa afirma que ela apenas atuava como advogada na cobrança de valores e pede sua soltura para cuidar do filho de oito meses com Síndrome de Down. Bárbara, por sua vez, foi liberada em março, mas continua respondendo ao processo.

O Ministério Público sustenta que Paloma funcionava como “braço coercitivo” da facção, utilizando sua posição de advogada para intimidar e pressionar o deputado.

 

g1

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Quem era a Jovem de 19 anos é encontrada morta em Morrinhos, no interior do Ceará

A estudante de Pedagogia Ana Rerica de Messias, de 19 anos, foi encontrada morta na noite da última sexta-feira (29), no município de Morrinhos, no interior do Ceará, após sair de casa para passear de moto. A jovem apresentava lesões compatíveis com cortes por faca ou objeto semelhante.

Jovem Ana Rérica é descrita por amigos e familiares como esforçada, meiga e muito querida — Foto: Arquivo pessoal
Jovem Ana Rérica é descrita por amigos e familiares como esforçada, meiga e muito querida — Foto: Arquivo pessoal

O corpo de Rerica foi encontrado em uma área de mato próximo à pista, na localidade de Bom Princípio. A moto e outros pertences estavam no local, com ela, mas o celular e a chave do veículo não foram encontrados. Os familiares foram informados de que o corpo da jovem não tinha marcas de violência sexual.

Ao g1, familiares descreveram Ana Rerica como muito querida e bastante esforçada. Além de trabalhar em uma escola, ela também estudava e frequentava a igreja. O enterro da jovem ocorreu no sábado (30) e contou com a presença de dezenas de pessoas, que prestaram as últimas homenagens a ela.

O velório de Ana Rérica ocorreu na igreja que ela frequentava. No início da noite de sábado, foi feito o cortejo fúnebre da igreja para o cemitério. O momento foi acompanhado por dezenas de pessoas, alguns com cartazes que pediam justiça pela jovem.

Cortejo de Ana Rérica no sábado (30) reuniu dezenas de pessoas em Morrinhos — Foto: Reprodução
Cortejo de Ana Rérica no sábado (30) reuniu dezenas de pessoas em Morrinhos — Foto: Reprodução

A instituição onde Ana Rerica trabalhava, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Coronel Virgílio Távora, publicou uma nota de pesar lamentando a morte da funcionária e destacando as qualidades da jovem.

Nota de pesar pela morte de Ana Rerica — Foto: Reprodução
Nota de pesar pela morte de Ana Rerica — Foto: Reprodução

Investigação

A família contou que a última que teve contato com Ana Rérica foi por volta das 21 horas da sexta-feira (29). Ela disse que estava em uma praça e iria encontrar o irmão, mas não apareceu nem voltou a responder.

Com a demora, amigos e familiares começaram a procurá-la, até que o irmão foi avisado de um suposto acidente envolvendo uma moto, que teria ocorrido na localidade de Bom Princípio, a cerca de 5 quilômetros da sede de Morrinhos.

Ao chegar ao local, porém, ele foi informado de que não havia ocorrido uma acidente de trânsito, mas uma jovem tinha sido encontrada morta com sinais de violência. Quando o jovem chegou à área onde Ana Rérica foi encontrada, a Polícia Militar já estava no local.

Em nota, a SSPDS comunicou que equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) foram acionadas para o local do crime, onde realizaram os primeiros levantamentos.

O caso está sob investigação da Delegacia de Polícia Civil de Acaraú, unidade responsável pela área. A polícia realiza diligências para elucidar as circunstâncias da morte e identificar os responsáveis pelo crime.

A polícia informou que conduziu um suspeito para a unidade policial, onde ele foi ouvido e, em seguida, liberado, por “não haver elementos comprobatórios para uma situação flagrancial no momento”.

g1

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Nattan pede desculpas após show no São João de Maracanaú e anuncia apresentação gratuita

O cantor Nattan utilizou as redes sociais para se desculpar com o público de Maracanaú após uma apresentação que ele próprio classificou como abaixo do esperado. O artista admitiu que o entusiasmo com o evento e o consumo de bebida alcoólica ainda no camarim prejudicaram sua performance na estreia do São João de Maracanaú, na última sexta-feira (29).

“Eu estava há uma semana tão animado e ansioso para o show de Maracanaú”, explicou o cantor, destacando que a expectativa era alta devido ao formato planejado para a noite. A ideia era realizar um show conjunto com o cantor Zé Vaqueiro.

No entanto, Nattan confessou que o clima de celebração começou antes da hora. “Acabamos que começamos a tomar uma no camarim e tal. Acho que me emocionei demais e não fiz um show legal, não foi um show bom como vocês costumam ver”, declarou.

Nattan subiu ao palco na estreia do São João de Maracanaú — Foto: Fransuilson Studio/ Divulgação
Nattan subiu ao palco na estreia do São João de Maracanaú — Foto: Fransuilson Studio/ Divulgação

 

g1

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Cearense de 28 anos continua desaparecido após cair de moto aquática em Ilhabela (SP)

Dheorge Pereira Bernardino, de 28 anos, ainda não foi localizado e as buscas continuam. — Foto: Arquivo pessoal
Dheorge Pereira Bernardino, de 28 anos, ainda não foi localizado e as buscas continuam. — Foto: Arquivo pessoa

As equipes da Marinha do Brasil e do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) iniciaram, na manhã desta quinta-feira (28), o quinto dia de buscas por Dheorge Pereira Bernardino, de 28 anos, homem que desapareceu após um passeio de moto aquática em Ilhabela, no Litoral Norte de São Paulo.

Segundo o GBMar, a operação desta quinta está concentrada principalmente na região onde um colete salva-vidas foi encontrado boiando no mar durante as buscas realizadas na quarta-feira.

O colete foi localizado pela Marinha em alto-mar, em uma área na região de Ilhabela, e pode pertencer a Dheorge, embora ainda não haja confirmação oficial.

Nesta quinta, as equipes da Marinha, do GBMar e do helicóptero Águia da Polícia Militar retomaram as buscas ainda nas primeiras horas da manhã.

A operação está concentrada principalmente na área próxima ao ponto onde o colete foi encontrado, já que os agentes trabalham com a possibilidade de localizar novos vestígios ou pistas sobre o paradeiro do jovem.

Dheorge Pereira Bernardino, de 28 anos, é natural de Alcântaras, no Ceará, mas morava há cerca de 10 anos em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. Segundo familiares, ele se mudou para a cidade em busca de melhores oportunidades de trabalho.

De acordo com a família, Dheorge trabalhou durante anos como pizzaiolo em uma pizzaria de Rio Preto, mas estava desempregado recentemente e procurava uma nova oportunidade. Ele viajou para o litoral paulista no dia 18 de maio para passar alguns dias com amigos em Ilhabela.

Até a última atualização desta reportagem, Dheorge Pereira Bernardino não havia sido encontrado e as buscas seguiam em andamento.

Segundo o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), esta quinta-feira (28) deve marcar o quinto dia — e também o último previsto pelo protocolo operacional padrão para buscas intensivas — da operação pelo desaparecido no litoral paulista.

g1

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Tianguá CE – Fósseis mais antigos que dinossauros são encontrados em calçada de moradora

Fotografia em plano geral mostrando uma grande placa de rocha fóssil em formato irregular, apoiada sobre um piso cinza. A superfície da rocha é marrom-escura e brilhante, totalmente coberta por um emaranhado denso de marcas e estruturas tubulares alongadas e entrelaçadas, que lembram caules petrificados.
Legenda: Atualmente, a peça está exposta à visitação no Parque Nacional de Ubajara. Foto: Arquivo pessoal/Jarbas de Negreiros.

Uma calçada comum em Tianguá, na Serra da Ibiapaba (CE), revelou um tesouro científico: fósseis com cerca de 430 milhões de anos, mais antigos que os dinossauros. A descoberta foi feita na casa de uma moradora, dona Rosinha, e hoje a peça está em exposição no Parque Nacional de Ubajara.

O bloco rochoso, com aproximadamente 700 quilos e formato triangular de 1,20 metro, guarda registros de movimentação de invertebrados marinhos que viveram no período Siluriano, quando a região era coberta por um mar. Esses vestígios são chamados de icnofósseis, pois representam rastros e marcas deixados pelos organismos, e não seus corpos fossilizados.

A identificação ocorreu em 2019, após pesquisadores da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) confirmarem a importância da peça. Para evitar desgaste, foi criado o projeto “Pavimento a Patrimônio”, que transformou o achado em objeto de estudo e preservação.

Hoje, o fóssil é considerado um marco para a paleontologia cearense, reforçando que a Serra da Ibiapaba já esteve submersa em mares antigos. Além do valor científico, a descoberta fortalece o geoturismo e a educação ambiental na região, que já conta com mais de 13 sítios paleontológicos descritos.

 

Diário do Nordeste

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Fim da escala 6×1 é aprovado; jornada de trabalho também será reduzida

Legenda: Câmara dos Deputados aprova na noite desta quarta-feira (27) uma proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da escala 6×1. Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados / Divulgação

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira (27), uma proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da escala 6×1. A medida também confirma a redução de jornada de 44 para 40 horas semanais. A proposta foi aprovada por 472 votos a 22, em primeiro turno, e 461 a 19 votos, em segundo turno. A proposta segue, agora, para análise dos senadores, ainda sem data. As informações são do G1.

Vale ressaltar que mais cedo, na tarde desta quarta-feira, a comissão responsável por discutir a PEC aprovou o parecer do relator, deputado Leo Prates (Republicanos-BA). O texto-base foi aprovado com 34 votos a favor e 4 contra.

De acordo com a proposta, a redução será gradual em até 14 meses. As primeiras duas horas de diminuição, de 44 para 42, devem ser estabelecidas em até dois meses após a promulgação da PEC. As quatro horas restantes serão confirmadas em até 12 meses após a primeira redução.

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Homem é encontrado sem vida em sua residência em Guaraciaba do Norte

Um homem foi encontrado morto dentro de sua residência em Guaraciaba do Norte, na manhã desta quarta-feira (27). A vítima foi identificada como Francisco Antônio Soares Lima, de 46 anos. De acordo com informações, vizinhos perceberam a ausência dele e acionaram as autoridades. Quando equipes da Polícia Militar e do SAMU chegaram ao local, constataram que Francisco já não apresentava sinais vitais.

O corpo foi removido pelo rabecão do Instituto Médico Legal (IML) para a realização de exames que devem esclarecer a causa da morte. Até o momento, não há confirmação oficial se o caso se trata de homicídio ou de morte natural, e a investigação segue em andamento.

 

com informações do repórter Gonçalinho Rodrigues

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Ipu CE – Homem é morto a tiros no bairro Alto da Boa Vista

Vítima

Na tarde desta quarta-feira (27), um homem identificado como Maciel Ramos da Silva, conhecido como “Cigano”, foi morto a tiros no bairro Alto da Boa Vista, em Ipu. De acordo com testemunhas, dois homens chegaram em uma motocicleta, efetuaram diversos disparos contra a vítima e fugiram logo em seguida. Maciel, de 35 anos, natural de São Benedito e residente em Ipu, não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

A Polícia Militar foi acionada e iniciou buscas na região, mas até o momento os suspeitos não foram localizados. O corpo foi removido pelo rabecão do Instituto Médico Legal (IML) para os procedimentos de perícia.

Este é o quarto homicídio registrado na área do 7º Batalhão da PM apenas no mês de maio, o que reforça a preocupação com o aumento da violência na região.

 

 

com informações do repórter Gonçalinho Rodrigues

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Colisão entre van e micro-ônibus deixa dois mortos na CE-085, em Itarema

Duas pessoas morreram em um acidente de trânsito registrado nessa terça-feira (26) na cidade de Itarema, interior do Ceará.

Na ocasião, uma van e um micro-ônibus colidiram na rodovia CE-085, na localidade de Baixinho. Uma mulher de 66 anos e um homem de 40 anos não resistiram aos ferimentos e faleceram no local.

De acordo com informações policiais, outras pessoas que estavam nos veículos receberam atendimento médico e sobreviveram. Em nota, a Polícia Civil disse que apura as circunstâncias do acidente.

“Equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) foram acionadas. A Delegacia de Polícia Civil de Itarema apura o caso”, afirmou a Secretaria da Segurança Pública.

De acordo com informações policiais, outras pessoas que estavam nos veículos receberam atendimento médico e sobreviveram. — Foto: Reprodução
De acordo com informações policiais, outras pessoas que estavam nos veículos receberam atendimento médico e sobreviveram. — Foto: Reprodução

 

g1

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3