21.7 C
Ipu
segunda-feira, junho 22, 2026
Início Site Pagina 3

Ex-prefeito e sargento da PM são suspeitos de duplo homicídio no Ceará

Uma operação policial realizada nesta quarta-feira (27) mobilizou cerca de 50 agentes civis e militares no Cariri e teve como alvos o ex-prefeito de Nova Olinda, Ítalo Brito Alencar, e o sargento da Polícia Militar Leandro Vidal dos Santos. A ação investiga um duplo homicídio ocorrido em novembro de 2025, que vitimou o comerciante Ronaldo Nunes e um mototaxista.

O crime aconteceu em Juazeiro do Norte, quando homens encapuzados invadiram a casa de Ronaldo Nunes, conhecido como “Ronaldo do Mercantil”, derrubaram o portão com uma caminhonete e dispararam diversos tiros. Um mototaxista que passava pelo local também foi morto. Meses antes, Ronaldo havia sido preso sob suspeita de planejar um atentado contra o então prefeito Ítalo Brito, o que reforça a complexidade da ligação entre vítima e investigados.

Operação policial

  • Foram cumpridos cinco mandados de prisão e busca em Juazeiro do Norte, Nova Olinda e Porteiras.
  • Contra Ítalo Brito foi expedido mandado de busca e apreensão.
  • Contra o sargento Leandro Vidal há mandado de prisão, mas ele não foi localizado e é considerado foragido.
  • A investigação avançou após a polícia recuperar o celular da vítima, que havia sido jogado em uma piscina pelos criminosos, mas continuou funcionando e forneceu dados cruciais.

Defesa e repercussão

A defesa de Ítalo Brito declarou surpresa com a medida judicial e afirmou que ainda não teve acesso integral aos autos da investigação. Os advogados reforçaram confiança nas instituições e disseram que só irão se manifestar após conhecerem todos os fundamentos da decisão.

Histórico dos investigados

O sargento Leandro Vidal já havia sido denunciado pelo Ministério Público por participação na chamada “Tragédia de Milagres”, em 2018, quando uma intervenção policial para impedir um assalto a banco resultou em 14 mortos, incluindo seis reféns — cinco deles da mesma família. Ele é acusado de ter executado criminosos rendidos durante a operação.

 

 

g1

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Homem é preso por maus-tratos contra 14 cães em São Benedito no Ceará

Um homem, suspeito de maltratar 14 cães dentro da própria residência, foi preso em flagrante após denúncia anônima, no município de São Benedito, na Serra da Ibiapaba, interior do Ceará, nesta terça-feira (26).

A prisão foi realizada em uma ação que envolveu o Ministério Público do Ceará e as polícias Civil e Militar, após as autoridades terem recebido informações anônimas relatando que os animais estavam em situação de extrema vulnerabilidade, sem alimentação adequada e cuidados básicos.

Após a prisão em flagrante, uma ONG ficou responsável pelos cachorros para encaminhá-los para adoção.

A 1ª Promotoria de Justiça, do MPCE, afirma que os cachorros estavam com magreza acentuada, sinais aparentes de desnutrição e possivelmente sofriam de maus tratos.

Interessados na adoção dos animais podem entrar em contato com a ONG através do telefone (88) 98146-6292.

Cachorros estão em ONG esperando por adoção — Foto: Divulgação/MPCE
Cachorros estão em ONG esperando por adoção — Foto: Divulgação/MPCE

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Quem é a Influenciadora presa por tentativa de latrocínio de francês em Fortaleza

Segue na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) o francês baleado durante tentativa de latrocínio, em 12 de maio, planejada por uma influenciadora de Fortaleza, identificada como Thays Abreu de Freitas, de 28 anos . Segundo a Polícia Civil, ela teria planejado o crime junto com dois comparsas e atraído a vítima para uma emboscada no bairro Siqueira. O trio está preso.

De acordo com o Instituto Doutor José Frota (IJF), o paciente continua recebendo todos os cuidados necessários para o tratamento de saúde.

De acordo com o inquérito policial, o empresário foi até o Bairro Siqueira, em Fortaleza, para buscar Thays para um suposto encontro amoroso na noite de 12 de maio.

Enquanto aguardava dentro da caminhonete, por volta das 22h, ele foi abordado pelos criminosos. A vítima reagiu e acabou atingida por dois tiros nas costas. Os suspeitos fugiram levando o veículo e os pertences do francês. O empresário foi socorrido em estado gravíssimo.

Quem é a influenciadora presa

 

Thays Abreu de Freitas foi presa suspeita de participação em tentativa de latrocínio contra francês que mora em Fortaleza — Foto: Arquivo pessoal
Thays Abreu de Freitas foi presa suspeita de participação em tentativa de latrocínio contra francês que mora em Fortaleza — Foto: Arquivo pessoal

Thays Abreu de Freitas tem pouco mais de 5 mil seguidores nas redes sociais e participava de um perfil que produz novelinhas verticais para a internet, atuando como atriz nas gravações. Segundo as investigações, ela conheceu o empresário francês em um aplicativo de relacionamento no fim de 2025.

Segundo o delegado Luiz Arthur, responsável pela investigação, Thays teria planejado o crime junto com outros seis suspeitos

Conforme o inquérito, o empresário transferiu R$ 500 para Thays por volta das 21h do dia do crime. Em depoimento, ela afirmou que o dinheiro seria usado para pagar uma babá para cuidar do filho dela enquanto iria ao encontro do estrangeiro.

Influenciadora Thays Abreu de Freitas, de 28 anos, pediu que funcionário de estrangeiro repassasse a senha do celular da vítima após homem ser baleado em crime planejado por ela. — Foto: Reprodução
Influenciadora Thays Abreu de Freitas, de 28 anos, pediu que funcionário de estrangeiro repassasse a senha do celular da vítima após homem ser baleado em crime planejado por ela. — Foto: Reprodução

Horas após o crime, policiais foram até a residência da influenciadora. No local, encontraram Thays acompanhada do namorado, Mikael Ricson.

Segundo a polícia, a mulher confessou informalmente que receberia R$ 1.500 para entregar a caminhonete da vítima a uma terceira pessoa. Na casa, os agentes localizaram o celular, um relógio e óculos do empresário francês.

Posteriormente, no depoimento oficial, Thays negou participação no planejamento e afirmou que apenas iria jantar com a vítima.

Outros suspeitos presos

 

Thays Abreu de Freitas, Mikael Ricson Lima Monteiro e Erick Sousa Paula foram presos por tentativa de latrocínio de um francês de 61 anos. — Foto: Reprodução
Thays Abreu de Freitas, Mikael Ricson Lima Monteiro e Erick Sousa Paula foram presos por tentativa de latrocínio de um francês de 61 anos. — Foto: Reprodução

No dia 13 de maio, a polícia prendeu Thays Abreu, Mikael Ricson Lima Monteiro, Erick Sousa Paula e outros dois homens cujas identidades não foram divulgadas. Um adolescente também foi apreendido, e um sétimo suspeito segue foragido.

Os investigados foram autuados por tentativa de latrocínio, tentativa de extorsão e participação em grupo criminoso. As defesas deles não foram localizadas.

Em depoimento, Mikael afirmou que receberia R$ 15 mil para repassar a caminhonete roubada para outro homem. O valor seria dividido entre os envolvidos.

g1

.

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Servidores do Ceará terão ponto facultativo após feriado de Corpus Christi

O governador do Ceará, Elmano Freitas, anunciou nesta quinta-feira (28) que os servidores do estado terão ponto facultativo na sexta-feira da próxima semana, 5 de junho. O ponto facultativo ocorre um dia após o feriado de Corpus Christi, celebrado pelos católicos em 4 de junho.

“Informo aos cearenses que decretarei ponto facultativo na sexta-feira, 5 de junho, após o feriado de Corpus Christi, celebrado na quinta (4), uma data de grande importância para a fé cristã”, disse o governador. Serviços essenciais, como saúde e segurança pública, terão funcionamento normal, lembrou Elmano.

O Corpus Christi é uma celebração da Igreja Católica realizada para homenagear a presença de Jesus Cristo na Eucaristia, sacramento representado pelo pão e pelo vinho consagrados durante a missa.

A data é comemorada sempre 60 dias após a Páscoa e costuma reunir procissões, missas e a tradicional confecção de tapetes coloridos nas ruas de diversas cidades brasileiras.

Os servidores de Fortaleza também terão ponto facultativo na sexta-feira (5), conforme anunciado na manhã desta quinta-feira (28) pelo prefeito Evandro Leitão.

Servidores do estado do Ceará terão ponto facultativo após o feriado de Corpus Christi
Servidores do estado do Ceará terão ponto facultativo após o feriado de Corpus Christi

 

 

 

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Empresa suíça pesquisa terras raras entre Itapiúna e Quixeramobim no Ceará

Legenda: Geólogos estão pesquisando as terras por onde passa a Ferrovia Transnordestina (foto) em busca de terras e minerais raros Foto: Divulgação TLSA

Uma empresa suíça iniciou pesquisas entre os municípios de Itapiúna e Quixeramobim com o objetivo de identificar reservas de terras raras e minerais estratégicos. Geólogos brasileiros contratados pela companhia já percorrem propriedades rurais da região solicitando autorização para sondagens, e alguns proprietários confirmaram que permitiram a entrada dos técnicos em suas terras.

Segundo relatos, há indícios da presença de até 38 minerais raros, incluindo nióbio e grafeno, ambos considerados fundamentais para setores de alta tecnologia, energia limpa e telecomunicações. A área escolhida para as pesquisas fica próxima à Ferrovia Transnordestina, o que pode facilitar a logística em caso de exploração futura.

A iniciativa desperta expectativas de investimentos internacionais e geração de empregos, mas também levanta preocupações quanto aos impactos ambientais e sociais que uma eventual exploração mineral poderia trazer para comunidades locais. O avanço das pesquisas será acompanhado de perto por autoridades e especialistas, já que o Ceará pode se tornar protagonista em um mercado global altamente competitivo.

 

 

 

Diário do Nordeste

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

‘Hinos de facção’: bandidos do CE encomendam músicas que custam até R$ 50 mil

Uma investigação recente revelou que facções criminosas no Ceará têm recorrido à música como forma de propaganda e fortalecimento de identidade. Grupos encomendam composições que exaltam seus líderes e atividades, pagando valores que podem chegar a R$ 50 mil por produção. Essas canções, muitas vezes divulgadas em plataformas digitais, funcionam como “hinos” internos e acabam se tornando instrumentos de intimidação e de afirmação de poder.

O fenômeno preocupa autoridades porque amplia o alcance simbólico das organizações, especialmente entre jovens em situação de vulnerabilidade. Além de servirem como ferramenta de comunicação, as músicas reforçam narrativas de pertencimento e podem estimular a adesão de novos integrantes.

Especialistas apontam que esse tipo de manifestação cultural criminosa não é exclusivo do Ceará, mas ganha força no Estado devido à presença consolidada de facções locais. O uso da música como propaganda se soma a outras estratégias de visibilidade, como pichações e vídeos em redes sociais, ampliando o impacto da criminalidade na esfera pública.

O desafio para o poder público é conter a disseminação desse material sem ferir a liberdade de expressão, ao mesmo tempo em que se combate a raiz do problema: a influência das facções sobre comunidades vulneráveis.

 

 

Diário do Nordeste

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Uber inicia ‘Passe para Motoristas’ em 12 cidades brasileiras. Entenda como funciona

A Uber lançou nesta segunda-feira (25) uma nova modalidade para motoristas em 12 cidades brasileiras: o “Passe para Motoristas”, que permite substituir a taxa de serviço por um pagamento fixo. A iniciativa busca oferecer maior previsibilidade de ganhos e já está disponível em municípios como Teresina, Porto Velho e Juiz de Fora.

O passe funciona em duas versões. Na primeira, o motorista paga um valor único válido por 24 ou 72 horas consecutivas, período em que todas as corridas ficam livres da taxa de serviço. Na segunda, o pagamento cobre viagens até atingir um limite de ganhos definido pelo aplicativo, garantindo que o parceiro saiba exatamente quanto vai receber sem descontos adicionais.

Os preços variam de acordo com cada mercado e podem ser consultados diretamente na aba “Passe para Motoristas” do aplicativo Uber Driver. A empresa começou a enviar notificações aos motoristas das cidades contempladas, que incluem Divinópolis, Uruguaiana, Imperatriz, Itabuna, Ilhéus, Porto Velho, Rio Branco, Cascavel, Petrópolis, Juiz de Fora, Teresina e Botucatu.

Com essa expansão, a Uber amplia um modelo que já vinha sendo testado com motociclistas em algumas regiões e agora passa a alcançar motoristas de automóveis, reforçando a estratégia de oferecer alternativas de remuneração mais flexíveis e transparentes.

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

FUNDEB – Cidades do CE têm 3º maior repasse do Brasil por reduzirem desigualdades nas escolas

Programa Avance beneficiará 2 mil alunos neste ano — Foto: Divulgação/Governo do Ceará

Os municípios do Ceará conquistaram posição de destaque no cenário nacional ao receberem, em 2026, o terceiro maior repasse médio do país por avanços na redução das desigualdades educacionais. O valor, proveniente do VAAR (Valor Aluno Ano por Resultado), representa um complemento ao Fundeb e busca premiar redes públicas que demonstram melhorias na gestão e na aprendizagem.

No Estado, 133 cidades foram habilitadas a receber os recursos, com uma média de aproximadamente R$ 4 milhões por município — mais que o dobro da média nacional, estimada em R$ 1,76 milhão. Apenas Pará e Amapá superaram o Ceará nesse ranking, com valores próximos a R$ 5 milhões por cidade.

Apesar do desempenho expressivo, parte dos municípios cearenses ainda enfrenta desafios. Quarenta e três cidades ficaram de fora por não conseguirem comprovar avanços na redução das desigualdades raciais, enquanto outras oito não atingiram metas socioeconômicas. Esse resultado coloca o Ceará como o nono pior estado do país em cumprimento da meta racial, evidenciando que ainda há barreiras significativas a serem superadas.

Para ter acesso ao VAAR, os municípios precisam atender a critérios como seleção de diretores escolares com base em mérito ou consulta à comunidade, participação mínima de 80% dos alunos nas avaliações nacionais, alinhamento dos currículos à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e cooperação institucional entre Estado e municípios.

O Ministério da Educação estima que, em 2026, cerca de R$ 7,5 bilhões sejam distribuídos em todo o Brasil por meio do VAAR, reforçando o papel do mecanismo como incentivo à melhoria da qualidade e da equidade na educação pública.

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Idoso é morto por facção no Ceará por não aceitar furto de grades

Facção matou idoso de 78 anos que não aceitou furto de grades em Caucaia (CE), aponta investigação — Foto: Reprodução

Um homem de 20 anos, identificado como Francisco Gleison dos Santos, foi preso na última quinta-feira (21) por suspeita de envolvimento no assassinato de um idoso de 78 anos em casa. 

A vítima havia discutido com membros da facção criminosa Comando Vermelho (CV) após ter as grades de ferro de suas casas furtadas, no bairro Conjunto Metropolitano, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. Gleison e um comparsa foram denunciados pelo Ministério Público do Ceará (MPCE) por homicídio qualificado.

O crime aconteceu no dia 23 de setembro de 2025. A vítima foi identificada como José Udmar Amorim, mais conhecido por Amorim. Ele estava deitado em uma rede, no local onde morava, quando foi surpreendido pelos criminosos e atingido com 18 tiros de arma de fogo.

Conforme a investigação da Polícia Civil, na madrugada do dia 23, um grupo de criminosos começou a invadir casas na região, retirando grades e portões das casas, o que levou a vizinhança a acionar a polícia.

Entre os imóveis invadidos estavam uma vila de casas desocupadas, de propriedade de Amorim. No início da manhã seguinte, ao saber das invasões, Amorim saiu em busca das grades de ferro das portas das suas casas invadidas, encontrou os itens e os levou para o local onde vivia – uma espécie de clube.

Pouco depois, os criminosos foram até a propriedade do idoso e ordenaram que ele devolvesse as grades furtadas, dizendo que agora pertenciam ao chefe da facção local. Amorim recusou e discutiu com os suspeitos.

Após a recusa, os criminosos ameaçaram Amorim de morte, acusando-o ainda de ter chamado a polícia durante as invasões da madrugada. Horas depois, por volta de 14h, criminosos pularam o muro do clube onde a vítima vivia e o balearam 18 vezes.

Idoso de 78 morto por faccionados na Caucaia (CE) estava deitada em rede e foi atingido por 18 tiros — Foto: Reprodução
Idoso de 78 morto por faccionados na Caucaia (CE) estava deitada em rede e foi atingido por 18 tiros — Foto: Reprodução

Segundo o inquérito policial, entre os executores do ataque contra Amorim estavam Francisco Gleison, um adolescente de 15 anos e Plauton Daniel Carneiro, conhecido como “Paizão”, apontado como liderança da facção Comando Vermelho no bairro.

g1

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Corpo de jovem é encontrado após desaparecer no Rio Salgado, no Ceará

O corpo do jovem David Ferreira da Silva, de 18 anos, foi encontrado na tarde desta segunda-feira (25), após ele desaparecer nas águas do Rio Salgado, no município de Icó, no interior do Ceará, no domingo (24).

David estava acompanhado de amigos e familiares. Ao perceberem que o jovem estava se afogando, pessoas presentes tentaram ajudá-lo, mas ele submergiu nas águas.

Jovem estava com familiares e amigos quando sumiu entre as águas — Foto: Reprodução
Jovem estava com familiares e amigos quando sumiu entre as águas — Foto: Reprodução

Ainda no domingo, o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará iniciou as buscas no local, mas logo foram suspensas. “Tendo em vista a elevada profundidade e a baixa visibilidade das águas, as buscas foram encerradas por volta das 18h”, pontuaram.

A 1ª CIA do 4º Batalhão de Bombeiros Militar, de Iguatu, atendeu a ocorrência. Quatro bombeiros militares participaram do resgate do corpo – sendo um mergulhador e outros três profissionais.

Bombeiros encontraram o corpo de David na tarde desta segunda-feira — Foto: Reprodução
Bombeiros encontraram o corpo de David na tarde desta segunda-feira — Foto: Reprodução

 

 

g1

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Servidores do Ceará terão pagamento antecipado da 1ª parcela do 13º salário

Os servidores estaduais do Ceará terão o pagamento da primeira parcela do 13º salário antecipado para o mês de junho, conforme anunciado pelo governador Elmano de Freitas nesta segunda-feira (25), em publicação nas redes sociais.

Segundo o governador, o pagamento será feito no dia 3 de junho, que cai numa quarta-feira.

“Assim como todos os anos, desde 2023, antecipamos o pagamento da 1ª parcela do 13º salário para o dia 3 de junho, véspera do feriado de Corpus Christi”, publicou Elmano de Freitas.

Com a medida, Elmano anunciou que cerca de 180 mil servidores estaduais ativos e inativos serão beneficiados, com cerca de R$ 2 bilhões circulando na economia do Ceará após a soma com a folha salarial do mês.

Ainda de acordo com o governador, a antecipação do 13º salário ajuda a fortalecer o comércio e gerar oportunidades para a economia cearense.
g1
ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

1º Festival de Inverno de Ipueiras movimenta turismo e economia local

1º Festival de Inverno de Ipueiras

Ipueiras recebeu, ao longo de três dias, a primeira edição do Festival de Inverno, evento que atraiu visitantes e impulsionou diferentes setores da economia do município.

A programação foi concentrada no entorno da Igreja Matriz de São Gonçalo, que serviu como ponto central das atividades. O espaço foi adaptado para receber apresentações musicais, feiras de gastronomia e artesanato, além de iniciativas voltadas ao empreendedorismo.

De acordo com a organização, realizada pela Prefeitura de Ipueiras em parceria com o Sebrae e a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, o festival gerou impacto direto na rede hoteleira e nos estabelecimentos de alimentação, que registraram alta procura durante os dias de evento.

Mais do que números, o festival revelou o protagonismo da comunidade ipueirense. Moradores abraçaram o evento, receberam visitantes com hospitalidade e mostraram o orgulho de sua terra. Esse espírito coletivo foi decisivo para o sucesso da primeira edição.

O saldo é claro: o Festival de Inverno nasce como referência e projeta Ipueiras como rota obrigatória no turismo cearense, abrindo caminho para novas oportunidades e consolidando o município no mapa cultural do estado.

Imagens

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Pneu gigante cai de caminhão e destrói muro de casa no Ceará

O acidente aconteceu nesta quarta-feira (20), no trecho conhecido como “Curva do Jorge”. na BR-222, em Itapajé, no interior do Ceará.

Ao todo, a carreta transportava seis pneus de mineração, cada um com cerca de 5 toneladas e 4,02 metros de diâmetro. Após o veículo tombar, os pneus rolaram pelas margens da estrada e atingeiram duas residências. Em uma delas, foi destruída um chiqueiro; em outra, a estrutura da casa foi atingida, e um muro foi derrubado.

Os pneus pertencem à Vale e seriam levados para Parauapebas, no Pará, onde a empresa mantém atividades de mineração de ferro e manganês.
Os equipamentos são usados em veículos de mineração de grande porte, alguns com cerca de 8 metros de altura ou mais. Com o tombamento da carreta, os pneus se soltaram e atingiram pelo menos duas casas às margens da rodovia. Em uma das residências, um pneu destruiu um galinheiro e derrubou uma cerca.

Na outra casa atingida, um dos pneus derrubou o alpendre da residência da família de Ângela Maria Gonçalves. Uma mulher e uma criança de três meses foram atingidas por partes da estrutura do imóvel. Não há detalhes sobre o estado de saúde delas.

Pneus gigantes usados em veículos de mineração chegam a quatro metros de altura — Foto: Mateus Ferreira/TV Verdes Mares
Pneus gigantes usados em veículos de mineração chegam a quatro metros de altura — Foto: Mateus Ferreira/TV Verdes Mares

Assustada após o acidente, Ângela descreveu o momento de desespero vivido pela família. “Foi coisa de Deus, foi a mão de Deus que protegeu essa família. O medo que a gente sentiu foi demais”, afirmou.

Moradores relataram que equipes aguardam a chegada de guindastes para retirar os pneus que permaneceram próximos às casas após o acidente.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que os dois ocupantes da carreta sofreram escoriações leves e foram socorridos para uma unidade de saúde antes da chegada da equipe policial.

Segundo informações preliminares da PRF, a carga ficou espalhada às margens da rodovia após o tombamento. A corporação informou ainda que as circunstâncias e a dinâmica do acidente serão apontadas pelo Laudo Pericial de Sinistro de Trânsito (LPST).

Pneu gigante que caiu de caminhão atingiu residência à margem de rodovia no Ceará — Foto: Mateus Ferreira/TV Verdes Mares
Pneu gigante que caiu de caminhão atingiu residência à margem de rodovia no Ceará — Foto: Mateus Ferreira/TV Verdes Mares

 

 

g1

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Homem é preso com quase 3 mil maços de cigarro no Ceará

Uma ação da Polícia Militar do Ceará (PMCE) resultou na apreensão de 2.755 maços de cigarros e na prisão de um homem de 37 anos por descaminho. A ofensiva ocorreu na tarde desta sexta-feira (22), em Tabuleiro do Norte.

A operação foi realizada por uma equipe da PM, após o setor de inteligência do batalhão receber informações sobre um possível transporte irregular de mercadorias na cidade.

Durante diligências na rua Afonso Moreira Chaves, os policiais visualizaram um veículo com as características informadas e realizaram a abordagem. Na vistoria de uma van Mercedes-Benz Sprinter, os agentes localizaram a carga de cigarros e a quantia de R$ 1.307 em dinheiro.

Diante dos fatos, o condutor do veículo recebeu voz de prisão e foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil de Tabuleiro do Norte, onde foi instaurado um inquérito policial por crime contra a administração pública, na modalidade descaminho.

PM apreende quase 3 mil maços de cigarro e prende homem por descaminho no Ceará — Foto: Divulgação
PM apreende quase 3 mil maços de cigarro e prende homem por descaminho no Ceará — Foto: Divulgação

🔎 O crime de descaminho acontece quando uma pessoa importa ou vende mercadorias vindas do exterior sem pagar os impostos. Diferente do contrabando, que envolve produtos proibidos, o descaminho envolve produtos permitidos, mas introduzidos no país de forma irregular para evitar tributos. No Brasil, esse crime está previsto no artigo 334 do Código Penal e pode resultar em pena de prisão e multa.

 

 

 

g1

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Governador Elmano afirma que será candidato à reeleição

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), afirmou neste sábado (23) que será candidato à reeleição nas eleições 2026. Conforme dito em coletiva de imprensa, a chapa ainda não definiu nomes para a disputa a vice-governador e ao Senado.

Antônio Filho, presidente do PT no Ceará, fez o anúncio da pré-candidatura: “Tivemos a reunião do PT no Ceará, tivemos quórum cheio, vieram todos os membros e aprovamos uma resolução. Decidimos por unanimidade indicar o companheiro Elmano de Freitas para nos representar como candidato à reeleição ao Governo do Estado do Ceará”, afirmou.

Governador Elmano de Freitas afirma que será candidato à reeleição — Foto: Kid Junior/SVM
Governador Elmano de Freitas afirma que será candidato à reeleição — Foto: Kid Junior/SVM

“Nós fizemos muito avanço no estado do Ceará, mas tem muita coisa ainda para ser feita e queremos discutir o que precisa ser feito junto com o nosso povo, ouvindo as nossas lideranças, ouvindo os movimentos sociais e eu acho que agora nós entramos numa etapa de poder junto com a nossa militância do PT, dos partidos aliados, conversar com os partidos aliados, iniciar diálogos sobre a composição de chapa”, afirmou Elmano.

Afirmação ocorreu em evento institucicional e político que inaugurou a nova sede do PT Ceará e PT Fortaleza. Estiverem presentes aliados petistas como o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão; o senador Camilo Santana; e o ministro das Relações Institucionais, José Guimarães.

g1

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Inscrições do Enem 2026 começam nesta segunda. Entenda os detalhes.

O prazo de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 começa nesta segunda-feira (25) e se estende até as 23h59 de 5 de junho. Os interessados em participar devem se inscrever exclusivamente por meio da Página do Participante (enem.inep.gov.br/participante/).

As provas serão aplicadas em todo o país em 8 e 15 de novembro.

Abaixo, confira o que você precisa saber sobre o exame antes de se inscrever:

ENEM 2025 - DOMINGO (16) – RIBEIRÃO PRETO (SP) – Movimentação na saída dos candidatos após cinco horas de prova — Foto: Érico Andrade/g1
ENEM 2025 – DOMINGO (16) – RIBEIRÃO PRETO (SP) – Movimentação na saída dos candidatos após cinco horas de prova — Foto: Érico Andrade/g1

Prazos e cronograma

O Enem tende a seguir os prazos definidos em edital. A menos que haja problemas confirmados no sistema de inscrição ou ocorra uma ampliação de prazos, como já aconteceu em edições anteriores, o cronograma da edição deve ser:

  • Inscrições: de 25 de maio a 5 de junho.
  • Pagamento da taxa de inscrição: de 25 de maio a 10 de junho.
  • Solicitação de tratamento por nome social: de 25 de maio a 5 de junho.
  • Solicitação de atendimento especializado: de 25 de maio a 5 de junho.
  • Resultado do atendimento especializado: 19 de junho.
  • Recurso do atendimento especializado: de 22 a 26 de junho.
  • Resultado do recurso: 3 de julho.
  • Aplicação das provas: 8 e 15 de novembro.

 

Quem pode se inscrever

Podem se inscrever no Enem 2026:

  • Concluintes do ensino médio: Estudantes que estão cursando a última série e concluirão o nível médio no ano de 2026.
  • Egressos: Pessoas que já finalizaram o ensino médio em anos anteriores.
  • Treineiros: Participantes que terão menos de 18 anos no primeiro dia de prova e que concluirão o ensino médio após o ano letivo de 2026. Estes participam apenas para fins de autoavaliação.
  • Candidatos à certificação: Maiores de 18 anos (completos até o primeiro dia de prova) que não concluíram o ensino médio e desejam utilizar a nota para obter o certificado de conclusão ou a Declaração Parcial de Proficiência.
  • Estrangeiros: Desde que apresentem documento de identificação oficial e original com foto (como passaporte ou identidade expedida pelo Ministério da Justiça).

 

Taxa de inscrição e isenção

Para o Enem 2026, o valor da taxa de inscrição será de R$ 85, como nos anos anteriores. Os candidatos que não possuem direito à isenção devem efetuar o pagamento obrigatoriamente entre os dias 25 de maio e 10 de junho.

O valor pode ser quitado em bancos, casas lotéricas ou aplicativos bancários, aceitando modalidades como Pix (via QR Code) e cartão de crédito, dependendo da instituição financeira.

  • Têm direito à isenção da taxa os estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas da rede pública no ano de 2026.
  • Além disso, o benefício se estende a participantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que pretendam utilizar o resultado para certificação de conclusão do ensino médio
  • Também estão isentos aqueles que já tiveram a solicitação de isenção aprovada previamente em abril, conforme as regras do edital de isenção.

Atenção: os estudantes que obtiveram o direito à isenção desse valor (como os alunos da rede pública) também devem se inscrever dentro do prazo informado. Caso contrário, não poderão prestar o Enem.

Como se inscrever

As inscrições acontecem exclusivamente pela Página do Participante (enem.inep.gov.br/participante/) no prazo determinado.

Todos os candidatos devem acessar a página utilizando o login Gov.br (CPF e senha). Caso seja o primeiro acesso, é necessário criar uma conta.

No ato de inscrição, o candidato deve

  • informar dados pessoais,
  • indicar necessidade de recurso de acessibilidade e se deseja usar nome social,
  • indicar o idioma da língua estrangeira (inglês ou espanhol),
  • preencher o questionário socioeconômico,
  • colocar informações para contato,
  • escolher local de aplicação do exame,
  • submeter uma foto e enviar a inscrição.

Ao final desta etapa, caso não tenha direito à isenção, ainda será preciso acessar a página do participante com CPF e senha e baixar o boleto para pagamento.

A etapa de inscrição vai ser mais simples para todos os estudantes concluintes de escolas públicas (matriculados na terceira e quarta séries), que já estarão pré-inscritos automaticamente. Neste caso, o aluno deve apenas acessar o sistema para definir detalhes como a língua estrangeira, necessidade de atendimento especializado e o município de aplicação.

g1

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Concursos da Alece, TJCE, Sefaz e mais: veja editais e vagas de emprego no CE

Legenda: Prova da Sefaz deve ter edital publicado neste mês Foto: Shutterstock

O Ceará tem oportunidades com inscrições abertas em concursos públicos e no mercado de trabalho, nesta segunda-feira (25). Entre as oportunidades, estão os concursos da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), do Tribunal de Justiça (TJCE) e da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz).

Concurso da Alece

A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) lançou um edital de concurso público, nesta quarta-feira (21), com 200 vagas efetivas e 400 vagas para o cadastro reserva. Confira mais detalhes aqui.

O edital prevê, para o nível superior, 170 vagas para Analista Legislativo (confira os cargos específicos abaixo), e 30 para Técnico Legislativo, no nível médio. O salário para analistas é de R$ 6.126,48, enquanto para técnicos é de R$ 3.059,47.

As inscrições para o concurso devem ser feitas no site do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultura e Assistência Nacional (Idecan), que será a banca organizadora do certame.

Para participar do concurso, o candidato deverá pagar a taxa de inscrição de acordo com o nível que deseja disputar, sendo R$97 a ser pago para o cargo de nível técnico legislativo, e R$137 para os cargos de analista legislativo.

Tribunal de Justiça do Ceará

 

O edital de um concurso público para o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) foi publicado no último dia 15 de maio. Ao todo, são 24 vagas em cargos efetivos e formação de cadastro de reserva do quadro funcional. As inscrições podem ser feitas até 23h59min do dia 22 de junho de 2026.

O edital oferta:

  • 12 vagas para analista judiciário (cargo que exige ensino superior completo), que tem salário inicial de R$ 8.829,24;
  • e 12 vagas para técnico judiciário (ensino médio), com salário inicial de R$ 5.381,36

O valor da inscrição é de R$ 100,00 para o cargo de técnico judiciário e R$ 130,00 para os cargos de analista judiciário e oficial de justiça.

O candidato poderá gerar o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) no site da Fundação Carlos Chagas (FCC), banca responsável pela seleção, até as 22h do dia 23 de junho de 2026. O pagamento deverá ser feito dentro do horário bancário, também até o dia 23.

Câmara Municipal de Aracati

A Câmara Municipal de Aracati está com dois concursos públicos abertos para os cargos de assessor técnico (nível superior), auxiliar de manutenção, agente administrativo, copeiro, auxiliar de serviços gerais e motorista.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente via internet, através do site do Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC), até 9 de junho.

O edital oferece 17 vagas imediatas e para formação de cadastro reserva. Os salários iniciais vão de R$ 1.518 a R$ 3.742. A taxa de inscrição varia de R$ 120 a R$ 150.

Prefeitura de Amontada

A Prefeitura de Amontada está com 213 vagas abertas em dois concursos públicos, um voltado para cargos gerais e outro para cargos de professor. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente via internet, através do site do Instituto Consulpam, até 11 de junho.

Entre as vagas gerais, estão cargos como de secretário escolar, assistente social, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, terapeuta ocupacional e outros. Já para o magistério, as vagas vão desde ensino infantil até o fundamental, em diversas áreas.

A taxa de inscrição varia de R$ 100 a R$ 140. Os salários iniciais variam de R$ 1.621,00 até R$ 3.603,57. Leia o edital das vagas gerais aqui e leia o edital dos cargos de magistério aqui.

Concurso da Sefaz

As inscrições para o concurso da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) seguem até o dia 1º de junho. A inscrição deve ser realizada por meio do site da Fundação Carlos Chagas, banca organizadora do concurso.

O edital publicação prevê a disponibilização de 100 vagas imediatas para o cargo de auditor-fiscal e 200 vagas para cadastro de reserva. A base inicial para os convocados será de R$ 16.136,64.

A taxa de inscrição custa R$ 230, com possibilidade de isenção para doadores de sangue, alunos de instituições públicas de ensino, pessoas com deficiência e candidatos cuja renda familiar seja de até dois salários mínimos.

As provas – dividas em objetiva sobre conhecimentos gerais, objetiva sobre conhecimentos específicos e discursivas – serão aplicadas nos dias 1º e 2 de agosto. Confira o edital completo aqui.

g1

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Começa hoje uso do FGTS para renegociar dívidas no Desenrola 2

A partir desta segunda-feira (25), trabalhadores já podem consultar o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTSpara utilizá-lo no Novo Desenrola, programa de renegociação de dívidas lançado pelo governo federal.

Esse é o primeiro passo para a utilização dos recursos para o abatimento de dívidas bancárias.

Quem aderir à iniciativa poderá usar até 20% do saldo disponível no FGTS ou R$ 1 mil, prevalecendo o maior valor, para quitar ou amortizar dívidas em atraso.

O valor será transferido diretamente às instituições financeiras responsáveis pelos contratos renegociados.

Como vai funcionar?

  • O trabalhador consultará seu saldo e poderá autorizar o banco ao qual está devendo a buscar o valor do saldo disponível para negociação.
  • Depois, negocia com o banco devedor o valor com desconto da dívida na própria instituição financeira.
  • Após a consulta do saldo, os bancos e demais instituições financeiras terão prazo estimado de até 30 dias para formalizar os contratos e registrar as informações nos sistemas da Caixa Econômica Federal.
  • Concluída a validação, a Caixa fará o repasse dos recursos do FGTS diretamente à instituição credora.

Cálculos do governo federal estimam que até R$ 8,2 bilhões do FGTS dos trabalhadores poderão ser movimentados no âmbito do programa.

Novo Desenrola

O programa, anunciado no início de maio, foi dividido em quatro categorias voltadas para:

  • famílias
  • Fies
  • empresas
  • agricultores rurais

Será possível negociar dívidas do cartão de crédito, cheque especial, rotativo, crédito pessoal e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), adiantou, na última semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

➡️ Os juros serão de, no máximo, 1,99% ao mês, com descontos de 30% a 90% no valor principal da dívida. Os descontos variarão de acordo com a linha de crédito e com o prazo. Será disponibilizada uma calculadora para os trabalhadores saberem o desconto.

 

 

 

g1

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Dono de lotérica no Ceará é um dos ganhadores de R$ 168 milhões na Mega-Sena

Dono da Loteria Aldeota, Alessandro Montenegro é um dos ganhadores do prêmio de R$ 168.170.026,83 da Mega-Sena. Ele participou do um bolão com outros 99 apostadores que saiu vencedor. O bolão foi feito na lotérica de Montenegro em Fortaleza.

Cada aposta vencedora custou R$ 3.139, valor que inclui a cota de R$ 2.325,60 reais e a taxa de serviços da lotérica de R$ 813,96 reais.

O grupo ganhou o sorteio comemorativo aos 30 anos da premiação, que ocorreu neste domingo (24). Além do grupo, uma aposta simples do Rio de Janeiro levou o mesmo valor do bolão apostado no Ceará.

“Ninguém se conhece neste bolão. Nós iniciamos a campanha em 26 de abril e, desde então, estavamos oferecendo para nossos clientes”, diz Montenegro ainda comemorando o prêmio milionário que vai cair na conta bancária.

Os ganhadores estão espalhados pelo Brasil. Segundo ele, foram premiados em Manaus, São Paulo, Rio de Janeiro, Roraima, Macapá, Minas Gerais, em alguns interiores do Ceará, além de Fortaleza, e dois clientes estão fora do país: um de Dubai e o outro em Nova Iorque.

Os números sorteados foram: 03 – 30 – 33 – 35 – 45 – 47.

Confira o total de ganhadores:

6 acertos – 2 apostas ganhadoras, uma delas do Ceará: R$ 168.170.026,83
5 acertos – 590 apostas ganhadoras, R$ 13.890,02
4 acertos – 37.565 apostas ganhadoras, R$ 311,65

O próximo concurso da Mega será realizado às 21h do dia 26 de maio. As apostas podem ser feitas até as 20h do dia 26 de maio pelo aplicativo Loterias Caixa, pelo portal Loterias Caixa ou em qualquer lotérica do país.

Os novos milionários precisam pegar a cota presencialmente e levar à agência da Caixa para iniciar o processo de retirada do montante. Depois de ir à agência, o valor leva até 72 horas para cair na conta do vencedor.

Outros vencedores

Além do prêmio de R$ 163 milhões, outras apostas também saíram vencedoras no Ceará. Uma delas levou R$ 1.166.761, de uma loteria na Aldeota, com 84 cotas.

Em Acopiara, uma pessoa levou R$ 13.890. Outras quatro apostas da capital cearense, além de uma de Juazeiro do Norte e outra de Maranguape levaram igualmente cada uma R$ 13.890.

Dono de lotérica participou do bolão ganhador de R$ 168 milhões — Foto: Reprodução
Dono de lotérica participou do bolão ganhador de R$ 168 milhões — Foto: Reprodução

 

 

g1

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Médico sanfoneiro: universitário toca para confortar pacientes internados no Ceará

O estudante de medicina Mickael Itallo, de 24 anos, aliou a ciência ao talento musical ao tocar sanfona para pacientes internados em hospitais no Ceará. O jovem, que está no internato, ganhou o primeiro instrumento do pai e aprendeu a tocá-lo ainda aos 15 pela internet.

Pacientes internados em hospitais de Fortaleza e na região norte, como a Santa Casa de Sobral e o Hospital Regional de Sobral, já foram agraciados pelos acordes do musicista. O jovem é estudante da Uninta Sobral.

Ele conta que a música sempre foi uma paixão e buscou aliar uma coisa à outra desde quando decidiu estudar medicina. “Na primeira oportunidade de levar a sanfona para o hospital, eu percebi que esse era o caminho. O que para mim pode ser algo simples, para eles é algo valioso”, conta.

Mickael, que nasceu no Maranhão, avalia que o impacto da música no ambiente hospitalar fica claro no momento em que chega na enfermaria com a sanfona e percebe “a surpresa no olhar dos pacientes, a felicidade, o sorriso no rosto, a vontade de levantar pra dançar”.

O futuro médico ressalta que muitos estão longe de contato fora do hospital, que esquecem as horas e já não sabem mais o que é dia ou noite. E ao receberem um “forró bem cantado” também recebem um fio de esperança, de quererem ir para casa, de viver. E isso acaba influenciando o próprio músico: você lembra o propósito de vida.

Para ele um dos momentos mais marcantes foi quando um paciente idoso, sentado em uma cadeira de rodas, pediu a uma enfermeira para levantá-lo e dançar com ele. Mickael se forma no fim do ano. Ele pretende manter o uso da sanfona. E, na medicina, avalia se especializar em cirurgia geral ou cirurgia pediátrica.

Mickael Itallo toca em hospitais de Fortaleza e de Sobral — Foto: Reprodução
Mickael Itallo toca em hospitais de Fortaleza e de Sobral — Foto: Reprodução

 

g1

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3