21.7 C
Ipu
sexta-feira, abril 19, 2024
Início ESPORTE Piqué se emociona com plebiscito na Catalunha e cogita deixar seleção

Piqué se emociona com plebiscito na Catalunha e cogita deixar seleção

Um dos grandes símbolos do desejo de independência da Catalunha, Gerard Piqué se emocionou neste domingo (30) depois do plebiscito separatista na Espanha. O zagueiro do Barcelona comemorou a votação, lamentou os episódios de violência e até cogitou deixar a seleção espanhola.

O Barça atuou no Camp Nou de portões fechados na sétima rodada do Campeonato Espanhol. Essa foi uma determinação da La Liga, baseada e ligada politicamente à capital Madri, que inclusive ameaçou o clube com sanções esportivas caso não entrasse em campo ou admitisse torcedores. Com a bola rolando, a equipe venceu o Las Palmas por 3 a 0, com gols do catalão Busquets e do argentino Lionel Messi (dois), que pouco se manifesta politicamente.

“Quando se vota, se pode votar que ‘sim’, que ‘não’ e se pode votar ‘em branco’. Mas se vota. Neste país, durante muitíssimos anos, pelo franquismo, o povo não podia votar e acho que este é um direito de nos defendermos com as leis. Sou e me sinto catalão e isso, hoje é algo que mais do que nunca, motivo de orgulho do povo que se comportou maravilhosamente bem”, disse Piqué, já com a voz embargada.

A consulta popular foi alvo de repressão da Polícia Nacional e da Guarda Civil Espanhola. O líder catalão Carles Puigdemont declarou que a região ganhou direito à independência com 90% dos “sim”. O governo central considerou o plebiscito inconstitucional.

“Acredito possa seguir na seleção porque há muitíssima gente na Espanha que está em total desacordo com os atos que aconteceram na Catalunha e que de verdade creem na democracia”, completou.

Por enquanto, é difícil preve qual será a reação da La Liga com uma possível saída do Barcelona do Campeonato Espanhol. Um acordo, semelhante ao que acontece com Mônaco no Campeonato Francês talvez fosse possível. A Uefa, que organiza a Liga dos Campeões por exemplo, tem a tendência a aceitar a equipe.

Fonte: Espn.com

 

 

 

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!