A Liga dos Campeões 2016/17 ganhará forma nesta quinta-feira. A partir das 13h (de Brasília), em Monte Carlo, acontecerá o sorteio da fase de grupos. No mesmo evento, a Uefa vai escolher o melhor jogador da temporada passada no futebol europeu: Cristiano Ronaldo, Gareth Bale e Antoine Griezmann são os finalistas.

Primeiro, o sorteio. O campeão Real Madrid figura no pote 1 ao lado dos campeões das sete ligas mais bem ranqueadas para a Uefa (Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália, Portugal, França e Rússia). Os outros potes seguem a ordem do coeficiente de clubes da entidade ao fim de 2015/16 – o Atlético de Madrid, atual vice da Champions, seria o quinto no geral, mas caiu para o pote 2 e pode provocar uma chave de peso com Bayern, Tottenham e Monaco.

Como regras, clubes do mesmo país são proibidos de ficarem juntos nos grupos – o mesmo vale para as oitavas de final. Por uma decisão do Comitê Executivo, russos e ucranianos também não podem se enfrentar – é o caso de CSKA e Rostov com o Dínamo de Kiev. A primeira rodada está marcada para os dias 13 e 14 de setembro, enquanto a final será disputada no dia 3 de junho, em Cardiff, no País de Gales.

Info-POTES-SORTEIO-Champions-pote-1 (Foto: infoesporte)Info-POTES-SORTEIO-Champions-pote-2 (Foto: infoesporte)Info-POTES-SORTEIO-Champions-pote-3 (Foto: infoesporte)Info-POTES-SORTEIO-Champions-pote-4 (Foto: infoesporte)

Real ou Atlético?

Em seguida, a premiação. O vencedor entre Cristiano Ronaldo, Griezmann e Bale será eleito através de votos únicos de jornalistas das 55 federações pertencentes à Uefa. Antes, cada um escolheu os cinco melhores, com pontuação para os jogadores (de cinco a um ponto), até sobrar o trio.

A entidade já divulgou os outros sete representantes no top-10. São eles, em ordem: Suárez, Messi, Buffon, Pepe, Neuer, Kroos e Müller. Neymar, único brasileiro da lista, terminou em 19º.

Cristiano Ronaldo e Bale têm a favor o fato de terem sido campeões da Champions com o Real Madrid na final contra Griezmann, que desperdiçou um pênalti. Na Eurocopa, o português voltou a levar a melhor sobre o francês, ainda que tenha sido substituído por lesão logo no início da decisão. O galês chegou até a semifinal com sua seleção, considerada a surpresa do torneio junto com a Islândia.

Nos números dos atacantes, vantagem para o português, autor de 56 gols em 59 jogos. Griezmann balançou as redes 37 vezes (em 67 partidas), enquanto Bale teve menor participação, com 24 gols (em 40 jogos). Em entrevista ao site da Uefa, o francês, artilheiro da Euro e eleito o melhor do torneio, com seis gols, afirmou merecer ganhar o prêmio.

– Eu fiquei muito feliz e orgulhoso. Significa que estou no caminho certo para estar entre os melhores. Eu preciso seguir assim, trabalhar duro e dar alegria às pessoas quando eu jogo. Sem ser arrogante, eu acho que mereço porque eu tiver uma grande temporada com o meu clube e na seleção. Talvez eu mereça ganhar o prêmio – disse, em entrevista ao site oficial da Uefa – disse Griezmann.

Será a sexta edição do prêmio de melhor jogador da Europa. Até o momento, Messi levou duas vezes (em 2010/11 e 2015/16), com Iniesta (2011/12), Ribéry (2012/13), e o próprio Cristiano Ronaldo (2013/14) no meio.

Na versão feminina do prêmio, concorrem Ada Hegerberg (Noruega), Amandine Henry (França) e Dzsenifer Marozsán (Alemanha).

Fonte: Globoesporte.com

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!