Com o rio Ceará e o mangue como cenário, a história do Estado, o cuidado com o meio ambiente e a origem indígena do povo cearense foram temas abordados no projeto Conversas Flutuantes. A atividade, realizada na manhã de ontem, faz parte da programação do VI Encontro Sesc Povos do Mar .

Em cada umas das oito embarcações, os instrutores conversaram com os participantes sobre a valorização da cultura local e educação ambiental. Cerca de 200 pessoas vieram da Colônia Ecológica do Serviço Social do Comércio (Sesc) de Iparana, em Caucaia, para participar da atividade.

A sexta edição do Povos do Mar começou domingo, 21, e segue até hoje. Cerca de 160 comunidades de 21 municípios da região costeira do Estado, estudiosos do meio ambiente e grupos indígenas participam do evento. O artista Jaider Esbell, 37, facilitou oficinas de vivências artísticas e heranças nativas. “Eu realizo uma atividade baseada na memória e na socialização”, conta o indígena da etnia Macuxi, de Roraima.

O evento é realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), por meio do Sesc, em parceria com com barqueiros, jangadeiros e comunidades ribeirinhas.

Hoje, às 18 horas, haverá a abertura de outro evento, o II Encontro Sesc Herança Nativa, que visa socializar conhecimentos e tradições de 14 povos indígenas e ciganos do Ceará. Entre as atividades, estão práticas de alimentação e pintura corporal.

Serviço

II Encontro Sesc Herança Nativa

Quando: de hoje a sábado, 27

Onde: Colônia Ecológica Sesc Iparana (rua José Alencar, 150, Caucaia)

Telefone: (85) 3318 4918

Nordeste Notícia
Fonte: O Povo

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!