Uma rápida ida ao Google e descobre-se que Ronaldo, na etimologia, é aquele que “governa com conselhos” ou também é a “virtude de sabedoria”. No futebol, Ronaldo é sinônimo de gols, taças e prêmios individuais. Dependendo de onde você estiver, será necessário completar a informação: Cristiano, Fenômeno ou Gaúcho? Pode ser por número: 7, 9 ou 10? Apesar de ainda terem se encontrado nos gramados, são craques de gerações diferentes e qualquer comparação entre épocas e estilos é uma tarefa difícil. O título da Eurocopa e a excelente fase no Real Madrid fizeram o nome do português ser ainda mais badalado e há quem já o considere um dos maiores de todos os tempos. Mas será que ele superou os seus xarás brasileiros? O GloboEsporte.com reuniu um time de 71 especialistas, com representantes de todos os continentes, para responder a seguinte pergunta: qual é o maior Ronaldo da história do futebol? Mesmo em alta, não deu para o CR7: Ronaldo, o R9, é quem ganhou mais votos – com larga vantagem.

No total, contabilizamos 75 votos, já que havia a possibilidade de votos duplos (empate entre dois jogadores), incluindo a opção “em cima do muro” para aqueles que não conseguiram colocar um dos Ronaldos abaixo dos outros. O colegiado selecionado pelo GloboEsporte.com foi formado por ex-jogadores, técnicos, comentaristas e jornalistas – a maioria sofreu para escolher um dos Ronaldos. Há, claro, brasileiros, mas também italianos, espanhóis, portugueses, ingleses, argentinos, colombianos, americanos… Todos os continentes foram representados. Nomes como Tostão, Arrigo Sacchi, Carlos Alberto Parreira, Galvão Bueno, Luiz Felipe Scolari, Giovanni Trapattoni, Casagrande e Marco Materazzi participaram.

Segundo maior artilheiro da história das Copas do Mundo e primeiro Ronaldo do trio a surgir no futebol, o Fenômeno, de 39 anos, recebeu 42 votos (59,1%) do total. Embalado pelo recente título da Eurocopa e marcas quebradas com a camisa do Real Madrid, Cristiano Ronaldo (31) apareceu em segundo com 26 (36,6%). O terceiro lugar ficou com Ronaldinho (36), sem clube desde que deixou o Fluminense em setembro do ano passado e lembrado apenas por quatro participantes (5,6%). Quatro especialistas ficaram em cima do muro (5,6%) – entre eles, Galvão Bueno, Felipão e Parreira.

Dos quatro votos do ex-camisa 10, três vieram da Catalunha, onde Ronaldinho brilhou intensamente pelo Barcelona. Como não poderia deixar de ser, os lusitanos votaram em massa em Cristiano Ronaldo: Portugal é o único país com mais de um representante na enquete que deu mais votos ao camisa 7 do que ao Fenômeno.

Fonte: globoesporte.com

 

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!