21.7 C
Ipu
domingo, junho 28, 2026
Início Site Pagina 712

Poranga CE – Seleção pública tem salários de até R$ 2.955

Seleção pública em Poranga tem salários de até R$ 2.955 (Foto: Divulgação)
Seleção pública em Poranga tem salários de até R$ 2.955 (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Poranga, distante 340 quilômetros de Fortaleza, está com inscrições abertas para um processo seletivo para servidores temporários de nível médio e superior. São 33 vagas disponíveis, e os salários para os aprovados variam de R$ 350 a R$ 2.955, com jornadas de trabalho de 20, 24, 30 e 40 horas por semana.

De acordo com o edital, as vagas são para enfermeiro plantonista, enfermeiro do Programa Saúde da Família, fisioterapeuta, nutricionista, fonoaudiólogo, médico veterinário, dentista, psicólogo, terapeuta ocupacional, técnico em enfermagem e agente comunitário de saúde.

As inscrições podem ser feitas no site da empresa contratada para ministrar a seleção, e o prazo vai até 15 de agosto. As taxas vão de R$ 90 a R$ 160, conforme o nível escolhido. A seleção tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado por decisão do Poder Executivo.

Provas

A seleção constará de provas objetivas com questões de língua portuguesa, conhecimentos matemáticos e raciocínio lógico, informática, atualidades, conhecimentos específicos e legislação do Sistema Único de Saúde (SUS). As provas ocorrem no dia 23 de setembro de 2018, em locais e horários a serem posteriormente divulgados.

G1

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Chacina com 5 mortes no Ceará foi motivada por ‘vingança’ contra suspeito de estupro, diz polícia

A chacina na cidade de Palmácia, na Grande Fortaleza, foi motivada por “vingança” de uma facção criminosa contra um grupo suspeito de estupro. As vítimas são suspeitas de estuprar uma garota com parentesco com os autores da chacina, conforme investigação da Polícia Civil.

As cinco pessoas foram assassinadas na manhã de sexta-feira (13) na comunidade de Cafundó, que fico no limite entre Palmácia e Maranguape, na Grande Fortaleza. Os corpos foram achados em um matagal, com as mãos atadas nas costas e marcas de tiro na cabeça.

Quatro pessoas foram presas suspeitas de participação na chacina. A matança ocorreu na sexta-feira (13), e as prisões ocorreram durante o fim de semana, no Bairro Bom Jardim, em Fortaleza. Dois dos quatro suspeitos foram presos durante uma operação policial no Bom Jardim, na noite de sábado (14), um dia após o crime.

Conforme Barreto, os suspeitos integram uma facção criminosa e são apontados como autores de “diversos crimes” no bairro, incluindo tráfico e homicídios.

Três vítimas são da mesma família; um pai e dois filhos. As outros mortos são moradores de Itapebussu, no interior do estado. Junto com o grupo estava uma sexta pessoa, que fugiu do local. Eles foram identificados como Francisco Antônio Pereira de Abreu, 42; José Roniele Costa Pereira; Antônio Barbosa de Sousa, conhecido como Feitosa; Paulo Sérgio dos Santos da Silva, e José Edson Ferreira dos Santos.

Chacinas no Ceará

Além de Palmácia, o Ceará registrou uma outra chacina com quatro pessoas mortas no sábado (14), na cidade de Quiterianópolis. As vítimas são dois irmãos gêmeos de 25 anos, a mãe e o tio dos jovens. Eles estavam em um curral, quando homens armados chegaram a atiraram. Os três homens morreram na hora, com diversos tiros. A mulher chegou a ser levada para a Santa Casa de Misericória de Sobral, onde ficou internada, mas não resistiu.

Quatro pessoas da mesma família foram assassinadas em Quiterianópolis. . (Foto: Fotos de Wilrismar Holanda)

Quatro pessoas da mesma família foram assassinadas em Quiterianópolis. . (Foto: Fotos de Wilrismar Holanda)

De acordo com a Secretaria da Segurança, os homicídios em Quiterianópolis são resultados de uma rixa entre duas famílias da região. Os gêmeos, identificados como Sesé e Gugu, foram indiciados pelas mortes de Antonio José do Nascimento (43) e Roberta Pereira do Nascimento (17), pai e filha. O duplo homicídio foi registrado no dia 12 de abril desse ano (2018). A Delegacia Regional de Tauá investiga o crime. Até agora, ninguém foi preso.

O Ceará teve ao menos sete chacinas neste ano, uma delas, a chacina no Bairro Cajazeiras, deixou 14 mortes, na maior matança já registrada no estado, conforme a Secretaria de Segurança.

Em junho, um bando armado invadiu uma casa em um sítio do MST em Quixeramobim, no interior do estado, e matou as quatro pessoas que estavam na residência.

G1

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Reriutaba CE – PM recaptura foragido da justiça.

A Polícia Militar de Reriutaba recapturou um  preso foragido da cadeia pública do referido Municipio, o qual responde  por furto qualificado.
A prisão do elemento se deu neste domingo  15.07.18, por volta de 20h30, na localidade Açude do Mato, Reriutaba. No momento tinha sido designada uma operaçao na cidade.
O  acusado trata-se do:.  Frsncisco Marciano Sousa Santos.
Segundo informações o elemento vinha realizando vários furtos no município.
Após ser preso o acusado foi encaminhado para a cadeia pública onde está preso novamente.

 

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Uma nova revolução francesa: campeã da Copa 2018 vem colecionando glórias nos últimos 20 anos

França disputou três das últimas seis finais de Copa. Conquistou duas, 1998 e 2018. Fotos: AFP

O apito final do árbitro Nestor Pitana na tarde deste domingo (15), em Moscou, selou o destino de uma seleção que, nas últimas duas décadas, assumiu um lugar de protagonista no mundo da bola. De seleção sem grandes feitos até 1997, a França atingiu um novo patamar nos últimos 20 anos, disputando três finais de Copa do Mundo. Venceu duas.

O pontapé inicial da jornada de glórias francesas foi dado em 1998, com a conquista do 1° título mundial. Jogando em casa e liderados por Zinedine Zidane, os Azuis chegaram ao topo pela 1ª vez com um imponente 3 a 0 sobre o Brasil na final da Copa, em Saint-Denis. Oito anos depois, ainda com Zidane como principal referência da equipe, os franceses chegaram de novo à final, mas dessa vez sucumbiram diante da Itália, derrotados na disputa por pênaltis. Agora em 2018, os franceses não deram sopa ao azar: foram novamente finalistas e venceram a Croácia por 4 a 2, conquistando o segundo título mundial.

Para além das três finais nas últimas seis edições de Copa, a França tem outros feitos notáveis nas outras competições oficiais da FIFA que disputou. Foi campeã europeia em 2000 e finalista da edição 2016, ficando com o vice-campeonato, derrotada na decisão por Portugal. A galeria de títulos, além das duas taças de Copa e um título de Eurocopa, conta ainda com duas conquistas da Copa das Confederações, em 2001 e 2003.

Da geração de Zidane a de Mbappé (eleito a revelação do Mundial 2018), são, ao todo, sete resultados relevantes, de primeiro e segundo lugar, em competições oficiais da FIFA. Números que colocam a seleção francesa no topo do futebol e enchem de orgulho o povo francês, que viveu um fim de semana festivo, com o aniversário de 229 anos da Queda da Bastilha, símbolo da Revolução Francesa. Agora, os azuis celebram uma nova revolução. Dessa vez, no futebol.

Títulos e campanhas notáveis da França:
– 1998: campeã do mundo
– 2000: campeã europeia
– 2001: campeã da Copa das Confederações
– 2003: bicacampeã da Copa das Confederações
– 2006: vice-campeã do mundo
– 2016: vice-campeã europeia
– 2018: campeã do mundo pela 2ª vez

BRUNO BALACÓ

Fonte

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Mbappé iguala feito de Pelé e mais dois depois de vencer Copa na Rússia

France's forward Kylian Mbappe carries the Best Young Player Award after the Russia 2018 World Cup final football match between France and Croatia at the Luzhniki Stadium in Moscow on July 15, 2018. France won the World Cup for the second time in their history after beating Croatia 4-2 in the final in Moscow's Luzhniki Stadium on Sunday. / AFP PHOTO / Jewel SAMAD / RESTRICTED TO EDITORIAL USE - NO MOBILE PUSH ALERTS/DOWNLOADS
Aos 19 anos, Kylian Mbappé entrou para o seleto grupo de campeões mundiais que conquistaram o feito antes de completarem 20 anos. Foto: AFP

Aos 19 anos, Kylian Mbappé entrou para o seleto grupo de campeões mundiais que conquistaram o feito antes de completarem duas décadas de vida. Titular absoluto da seleção francesa, o atacante do Paris Saint-Germain fez uma campanha histórica na Rússia ao lado de seus companheiros e, depois de derrotar a Croácia na final da Copa do Mundo por 4 a 2, no Estádio Luzhniki, em Moscou, igualou um trio de peso composto pelo uruguaio Rubén Morán, o italiano Giuseppe Bergomi e, claro, Pelé.

Embora haja outros atletas que se sagraram campeões mundiais antes dos 20 anos, apenas os três jogadores citados acima ergueram a taça atuando como titulares nas respectivas finais que disputaram. A poucos dias de completar sua segunda década de vida, Rubén Morán esteve em campo na vitória da seleção uruguaia sobre o Brasil, em 1950, em pleno Maracanã.

Giuseppe Bergomi, com apenas 18 anos, parou Rummenigge em 1982, quando a Itália bateu a Alemanha Ocidental por 3 a 1. O jogador, que passou sua carreira toda na Inter de Milão, substituiu Fulvio Collovati contra a saudosa Seleção Brasileira de Telê Santana após seu companheiro se machucar e sua atuação convincente contra o time canarinho acabou o credenciando a jogar a decisão contra os alemães.

Já Pelé, aos 17 anos, anotou dois dos cinco gols do Brasil na goleada sobre a Suécia, em 1958. No total, o então jovem jogador do Santos se despediu daquele Mundial com nada mais, nada menos que seis gols. Além de estufar as redes na final contra os donos da casa, Edson Arantes do Nascimento também marcou o gol do triunfo da Seleção sobre o País de Gales por 1 a 0 e mais três tentos contra a França, que saiu de campo derrotada na semifinal por 5 a 2.

Agora, foi a vez de Kylian Mbappé, nascido em Bondy, subúrbio de Paris, mostrar ao mundo que o que todos suspeitam estar acontecendo na Rússia era verdade: o surgimento de um novo fenômeno do futebol. Nesta Copa do Mundo, o jogador filho de mãe argelina e pai camaronês balançou as redes quatros vezes, incluindo o gol na final, em sete partidas disputadas. Além de marcar o gol da vitória francesa sobre o Peru por 1 a 0, o atacante do PSG também somou mais dois tentos e um pênalti sofrido contra a Argentina, que foi eliminada nas oitavas de final, em Kazan, ao perder por 4 a 3 e, neste domingo, marcou o quarto gol da vitória francesa na grande final.

Vestindo a lendária camisa 10 da seleção francesa, que um dia foi de Zinedine Zidane e Michel Platini, Mbappé parece não sentir o peso da grande responsabilidade que se apresentou sobre seus ombros, tanto é que ajudou de maneira  natural a conduzir seu país até a grande decisão da Copa do Mundo e vencê-la. O jovem de apenas 19 anos confirmou sua ascensão meteórica com a conquista da tão sonhada taça e se juntou a grandes lendas do jogo.

Fonte

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Terra natal de Camilo, Cariri é alvo de investida de pré-candidatos

De olho no movimento da Expocrato, Camilo Santana e general Theophilo terão agenda na região em clima de pré-campanha

GENERAL THEOPHILO (PSDB) particpou de atividade ontem em Barbalha DIVULGAÇÃO
GENERAL THEOPHILO (PSDB) particpou de atividade ontem em Barbalha DIVULGAÇÃO

Região natal de Camilo Santana (PT), o Cariri será palco de intenso vai e vem de pré-candidatos ao governo do Ceará nesta semana. A movimentação ocorre sobretudo por ocasião da Expocrato – feira agropecuária e cultural aberta neste fim de semana no Crato –, que atrai olhos da população do Estado para a região.

Conduzida pelos dois candidatos de maior bloco político do Ceará, Camilo Santana e General Theophilo (PSDB), a agenda tem grande carga simbólica. Além de ser o berço político do atual governador, é em Barbalha que o PSDB mantém hoje sua maior administração no Estado, com o prefeito do município, Argemiro Sampaio.

Eleito em 2016 pela oposição, o tucano chegou ao cargo em disputa com o ex-secretário-adjunto do gabinete do governador e concunhado da Camilo, Fernando Santana (PT). Apadrinhado pelo governador, Santana perdeu a eleição em embate acirrado, por diferença de apenas 178 votos. A expectativa é que a rivalidade entre PT e PSDB na região se repita mais uma vez na eleição deste ano.

Além do peso simbólico, há ainda expressiva importância eleitoral na região, que concentrava em 2014 cerca de 394 mil eleitores só na chamada Região Metropolitana do Cariri (RMC), formada por nove municípios. Em Fortaleza, existiam em 2014 1,6 milhões de eleitores.

Entre municípios da RMC, se destacam os relevantes colégios eleitorais de Juazeiro do Norte (147,6 mil), Crato (87,6 mil), Barbalha (41,7 mil) e Missão Velha (28,1 mil).

Já para a noite desta terça-feira, está agendada passagem do pré-candidato do PSDB ao governo, general Theophilo, pela Expocrato. Pretendendo ficar pela cidade até a quarta-feira, ele será acompanhado pelo senador Tasso Jereissati (PSDB) e diversos pré-candidatos do PSDB

, incluindo o empresário Luís Eduardo Girão (Pros), que disputa vaga no Senado Federal.

Theophilo abriu agenda de viagens ao Cariri já neste fim de semana, participando neste domingo de uma cerimônia religiosa em Barbalha. Nesta segunda, ele deverá cumprir agenda em Jucás. Também acompanha o candidato o deputado estadual Capitão Wagner (Pros) e o vice-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (PSDB).

Tirando o último fim de semana para folga com a família, o governador Camilo Santana também fará passagem pela Expocrato. A assessoria de imprensa do petista ainda não confirma data exata para a visita, mas é provável que ela ocorra na próxima sexta-feira.

Não se sabe ainda, no entanto, quem deverá acompanhar o governador no evento. O presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira (MDB), também deve fazer passagem pelo evento.

Maior evento agropecuário do Ceará, a Expocrato segue no Parque de Exposições do Crato até 22 de julho. Além de leilão de animais e diversos negócios, o evento terá shows de artistas como Skank, Simone e Simaria, Gusttavo Lima, Marília Mendonça e Xand Avião.

Fonte

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Lei dos agrotóxicos. Entenda o que está no centro do debate

Sítio Pinheiro, na região de Brazlândia, no DF. A produção de alimentos orgânicos no sistema de agroflorestas vem ganhando destaque entre produtores rurais (Antonio Cruz/Agência Brasil)
Sítio Pinheiro, na região de Brazlândia, no DF. A produção de alimentos orgânicos no sistema de agroflorestas vem ganhando destaque entre produtores rurais (Antonio Cruz/Agência Brasil)

PROJETO | Para deputados da oposição e órgãos científicos, alteração fragiliza o controle e abre precedente para uso indiscriminado. Políticos favoráveis ao PL, defendem que aprovação da lei deve modernizar a agricultura

Tendo como principal ponto de mudança a centralização de registro de novos produtos no Ministério da Agricultura, o projeto de lei 6299/2002, que propõe diversas outras alterações na legislação que prevê uso e fiscalização de agrotóxicos no Brasil tem gerado divergências entre setores econômicos, agrícolas, políticos e organizações científicas. Na prática, a nova proposta reduz o poder dos outros dois órgãos reguladores para a liberação de produtos: a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).Aprovado em comissão especial no último dia 25, após quatro horas de discussão, o relatório do deputado Luiz Nishimori (PR-PR) tem como próximo passo para aprovação a apreciação em plenário da Câmara dos Deputados.

Regido atualmente pela lei 7.802, de 1989, o uso de agrotóxicos e a liberação de novos produtos está condicionada à aprovação do Ministério da Agricultura, que avalia os interesses agronômicos; ao Ibama, responsável pelos estudos de impacto ambiental; e à Anvisa, que analisa impactos à saúde. Caso o novo projeto seja aprovado, estes dois últimos ainda são encarregados pelas análises, mas não são mais condicionantes para a aprovação. A proposta tem apoio da bancada ruralista, uma das maiores da casa. Na tentativa de barrar o PL, oposição se articula para evitar votação.

Na prática, o projeto revoga a atual legislação sobre os agrotóxicos e torna sua liberação, controle e fiscalização mais brandos. Outro ponto de divergências é a mudança de nome na indicação dos produtos de “agrotóxicos” para “pesticidas”, atualização que já foi feita em relação ao primeiro texto que propunha o nome de “produto fitossanitário”.

Para defensores, aprovação do PL traz modernização para a legislação. “Ao contrário do que ambientalistas falam, o projeto não traz veneno para a mesa de ninguém, o projeto apenas permite que novas fórmulas possa entrar no mercado brasileiro e que a gente possa avançar”, afirma o deputado Alberto Fraga (DEM) que diz considerar a legislação atrasada. “A Anvisa, por exemplo, leva 10 anos para regulamentar um produto”, cita. Ele descarta a possibilidade de uso indiscriminado de agrotóxicos, caso a lei seja aprovada.

Para Jandira Feghali (PCdoB), as alterações feitas no texto para adaptação e aprovação não são satisfatórias. “foram alterações bem tímidas, algumas bastante cosméticas para reduzir as resistências, mas nenhuma mudança essencial no projeto que segue o caminho que as empresas de agroquímica e os grandes latifundiários para entrar na linha da liberação geral dos produtos em detrimento da saúde da população e dos trabalhadores, o que é gravíssimo”, afirma.

“A gente quer o desenvolvimento, mas o desenvolvimento sustentável e que leve em conta a saúde das pessoas, a gente é a favor da agricultura, a gente reconhece o pepel do agronegócio na economia”, pondera Feghali. A deputada afirma que a estratégia da oposição é tentar fazer com que a matéria não siga para apreciação no plenário. Conforme ela, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), se comprometeu a realizar novo debate com a presença dele. “A votação só pode ocorrer depois desse debate e estamos próximos do recesso”, explica.

Luiz Nishimori (PR-PR), relator do PL, afirmou em respostas por email que o debate da comissão “foi construído com base em argumentos técnicos, econômicos e científicos trazidos por diversos atores, incluindo especialistas e cidadãos”. Conforme ele, não há como prever data para votação na Câmara.

Conforme Alexandre Molon (PSB), que é contra o projeto, há a mobilização de entidades científicas e da sociedade civil na tentativa de pressionar o congresso. “Nós não queremos que seja votado em plenário porque há o risco de que ser aprovado e ele é péssimo para o Brasil, péssimo para a saúde das pessoas”, conclui.

 

ARTE

As imagens que ilustram esta reportagem são pinturas do artista italiano Giuseppe Arcimboldo, conhecido pelos afrescos em que retratava imagens da natureza, tais como frutas, verduras e flores

 

O QUE MUDA NA LEI

A NOVA PROPOSTA centraliza a liberação de novos agrotóxicos no Ministério da Saúde. Anvisa e Ibama seguem responsáveis por análises, mas decisão final é do Ministério.

O PL SUBSTITUI a análise do perigo toxicológico por avaliação de risco, levando em consideração outras variantes como condições climáticas. O texto proíbe somente produtos de risco inaceitável.

DIFERENTEMENTE da lei atual que permite que produtos levem até oito anos para serem analisados, nova proposta prevê que liberação ocorra em, no máximo, dois anos. Não sendo cumprido o prazo, fabricantes podem solicitar autorização temporária.

MUDANÇA na definição também é prevista e pode passar de “agrotóxico” para “pesticida”. Proposta inicial sugeria o termo “produto fitossanitário” antes de revisão.

EDUARDA TALICY

Fonte

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

França vence a Croácia por 4 a 2 e conquista o bicampeonato da Copa do Mundo

A França é a nova dona do futebol mundial. Vinte anos depois de Zidane comandar a goleada sobre o Brasil em Saint-Denis, a nova geração liderada por Mbappé, Griezmann e Pogba fez 4 a 2 na Croácia, em Moscou, e garantiu o bicampeonato mundial francês. Os croatas, que fizeram uma campanha suficiente para marcar o ano de 2018 em suas histórias, pararam no último passo antes da taça.

A final serviu como um resumo do que foi a Copa do Mundo da Rússia. Teve gol contra, pênalti marcado com ajuda do árbitro de vídeo, número elevado de gols — só atrás da final de 1958 — e vantagem para o time que teve menos posse de bola. A França se junta a Argentina e Uruguai como seleções com dois títulos na história das Copas, atrás apenas de Brasil (5), Alemanha e Itália (4). Didier Deschamps, por sua vez, uniu-se a Zagallo e Beckenbauer como únicos campeões como jogador e técnico no Mundial.

A Croácia começou com uma postura mais adiantada e atacou primeiro aos quatro minutos. Varane estava bem colocado e cortou cruzamento da direita, impedindo a finalização de Mandzukic. Aos sete, Strinic tentou invadir a área pela esquerda, mas foi bloqueado pela zaga francesa. Perisic recebeu um lançamento em profundidade aos 11 e teve dificuldades na hora do domínio. Não levou perigo. O camisa 4 voltou a aparecer aos 14, quando puxou um contra-ataque, novamente pela esquerda, mas errou o cruzamento rasteiro.

A primeira jogada interessante da França foi aos 16. Mbappé driblou bem na direita e não conseguiu manter o controle da bola na área.

Logo em seguida, aos 17, a França abriu o placar com um gol contra. Depois de uma falta polêmica na intermediária, Griezmann jogou para a área, e Mandzukic desviou com a parte superior da cabeça para trás, tirando Subasic da jogada. Favoritos, os franceses largavam na frente com o primeiro gol contra da história das finais de Copa do Mundo. A Croácia, que saiu atrás de Dinamarca, Rússia e Inglaterra, tinha que lidar com a desvantagem no placar mais uma vez.

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Tragédia – Motociclista atropela 04 pessoas da mesma família em Ipueiras CE

Imagem ilustrativa
(Veivian, acabou não resistindo aos ferimentos)
Nesta sexta-feira, 13/07/2018, por volta das 19h:30,na CE 257 na localidade de Buriti, zona rural de Ipueiras-CE aconteceu um acidente de trânsito tendo como vitimas 04 menores de idade sendo eles todos residentes na localidade de Boa Vista Zona Rural de Ipueiras-CE, os mesmos foram atropelados por Luis Bezerra leite, solteiro, residente na Localidade de Olho D’água dos Galvões, zona rural de Ipueiras-CE, o mesmo estava conduzindo a motocicleta HONDA/CG 125 FAN KSANO/MODELO 2009 COR PRETA .
Segundo informações dos familiares das vitimas, o acusado estava bastante embriagado quando perdeu o controle da motocicleta e atropelou as vitimas.
A composição da VTR 7342 composta: SGT CARLOS SOARES e SD PM LUCAS BRAGA, foram informados via 190 e de imediato se deslocaram até o local do sinistro, as vitimas e acusado já haviam sido socorridos por populares para o Hospital Municipal de Ipueiras, recolheram a motocicleta para posteriormente ser apresentada a autoridade competente, em seguida foram até o hospital. Ao chegar foram informados de que o menor Aparecido Veyvian Martins dos Santos, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no hospital, já as outras vitimas e o acusado foram transferidos em estado grave para a Santa Casa de Sobral
Nordeste Notícia
ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Santa Quitéria CE – Policiais do raio realizam prisão e apreensão no Bairro Pedra da Saudade.

A Equipe RAIO 04 com apoio da equipe RAIO 03 em Patrulhamento na Rua Jerusalém Bairro Pedra da Saudade por volta das 23:20 do dia 12/07/18 recebeu uma informação através de populares de um elemento que estaria traficando drogas naquela área e assim foi repassado as características e foi feito a abordagem ao indivíduo de nome: Pedro Augusto Pereira de Sousa, nascido em 25/07/1993, residente no Bairro Pedra da Saudade- Santa Quitéria não sendo encontrado nada com ele porém diante das informações que a equipe já tinha foi perguntado onde era a residência dele e este apontou a casa, os policiais pediram para darem uma olhada na residência e assim o mesmo autorizou onde lá  foi encontrado em cima de uma cômoda no quarto da residência:
35, 5 gramas de maconha, 5  pássaros silvestre,3 aparelhos de telefone celular sendo um LG digital,1 celular Motorola,1celular Infinity e r$ 34,00 em espécie, além de 31 DVDs piratas e ainda um relógio de pulso marca Games, diante do flagrante o mesmo foi conduzido para a delegacia regional de polícia civil da cidade de Canindé onde foi apresentado a autoridade policial e lá foi autuado em flagrante no artigo 33 da lei de entorpecentes e artigo 29 da lei 9. 605 dos crimes ambientais.

Fonte

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Nova Russas CE – Policiais da força tática prendem trio acusado de tráfico de droga.

O fato ocorreu nesta quinta feira 12/07/2018,  por volta das 18:h, quando  foram presos e conduzidos a Delegacia de Polícia Civil da cidade de Nova Russas/, por trafico de drogas os seguintes acusados:
1°  Antônio Guilherme Perez ,19 anos , natural de Nova Russas/ servente, solteiro, filho de Sergio Viera Rodrigues e Maria do Socorro Perez Oliveira Rodrigues, residente no Distrito de  Major Simplício zona Rural de Nova Russas.

2°  André Luiz Portela Madeira,  23 anos , natural de Sobral/  solteiro, desocupado, filho de Robson Bezerra Madez e Gisele Neres Portela, endereço Rua Sinhá Sabóia nº 157, Bairro Sinhá Sabóia Sobral/Ce.

3°  Geiza Felipe Alves, 36 anos, natural de Santa Quitéria , doméstica, filha de Raimundo Zeferino Alves e Maria Felipe Alves, endereço Rua  Projetada 01 – Bairro Jovinão Nova Russas.
Ambos foram autuados em flagrante por trafico de drogas.
A composição policial da FORÇA TÁTICA,  avistaram um suspeito de nome Guilherme, que através do mesmo chegaram a casa do fornecedor, aonde encontraram André com Geiza, com 100 gramas de maconha e 05 gramas de cocaína, deram ordem de prisão e conduziram os três para os procedimentos na delegacia  de Nova Russas.

Fonte

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Capitão alemão em 2014, Lahm entregará troféu na Rússia: “Transmitindo o orgulho”

Capitão da Alemanha no título mundial no Brasil, o ex-jogador Philipp Lahm terá a honra de transmitir o troféu de campeão do mundo ao novo vencedor no próximo domingo, no Estádio Lujniki, em Moscou. Em entrevista à Fifa, disse que vai entregar o objeto de orgulho dos últimos quatro anos dos alemães.

– Estou apresentando o troféu em nome da seleção alemã e da própria Alemanha. Estaremos transmitindo o orgulho que nosso país sentiu nos últimos quatro anos por terminarmos como campeões mundiais. Vamos entregar esse orgulho aos vencedores – disse.

Croácia e França vão duelar pelo título mundial. O campeão ainda é uma incógnita, mas um europeu será necessariamente o vencedor. E isto surpreendeu Lahm. Ele esperava um sul-americano nas semifinais.

– Fiquei um pouco surpreso, pois sempre esperei que um time sul-americano chegasse às semifinais. Seja no Brasil, na Argentina ou no Uruguai, sempre há jogadores na América do Sul que são abençoados com talento. Aqui na Europa, temos a melhor infraestrutura. As ligas na Alemanha, Inglaterra, Espanha, Itália e França são as mais atraentes e financeiramente sólidas – disse o ex-jogador.

Lahm relembra minutos intermináveis no Brasil

O momento de transmitir o troféu servirá também para que o ex-jogador seja transportado para o Brasil de 2014. Lahm relembrou os momentos da final, no Maracanã, contra a Argentina e a agonia na espera pelo fim de jogo.

Lahm era o capitão da Alemanha no Brasil (Foto: AFP)
Lahm era o capitão da Alemanha no Brasil

– Eu lembro quando teve o apito final. Os minutos do gol de Mario Gotze até o final foram os mais longos de toda minha vida. Eu estava pensando: “Por favor, por favor, apenas apite”. Lembro de a Argentina ter batido uma bola com Messi acertando a trave. Então Manuel Neuer bateu o tiro de meta, e o apito soou. Serão os momentos que mais me lembrarei – finalizou.

Fonte: Foxsport.com

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Cearense é escolhida para representar o Brasil em assembleia da ONU para a juventude

 

Mariana Saraiva, jovem cearense na ONU
A cearense Mariana Saraiva, de 22 anos, vai representar o Brasil em Assembleia da ONU para jovens. (FOTO: Arquivo Pessoal)

Impacto social, desenvolvimento sustentável e desigualdade: esses e outros temas serão debatidos pela cearense Mariana Saraiva, de 22 anos,  na 22ª Youth Assembly, a assembleia da Organização das Nações Unidas (ONU). A jovem foi selecionada para representar o Brasil no encontro de jovens que se destacam pela liderança nas comunidades onde vivem.

O evento será realizado em Nova Iorque, na sede da instituição, entre 9 e 12 de agosto deste ano. Para participar, a jovem estudante de arquitetura precisa de apoio financeiro.

A Youth Assembly é a maior conferência jovem sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Ela foi criada para mostrar os problemas mundiais de desenvolvimento e discutir ideias e soluções que integrem os jovens. Os selecionados também vão participar de cursos em universidades americanas, workshops sobre desenvolvimento e implementação de projetos de impacto.

O interesse por questões sociais vem desde a infância, quando visitou comunidades carentes da cidade com a mãe. A partir daí, nasceu a vontade de ver um mundo melhor. Mas foi ao entrar na faculdade de Arquitetura e Urbanismo que a mente se abriu para outras possibilidades.

“Quando entrei na faculdade, percebi que as questões que me incomodam (miséria, degradação ambiental e desigualdade social) estão todas interligadas e ouvi pela primeira vez sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”, conta Mariana.

Mariana já colaborou com vários projetos como Jovem Voluntário, cuidando de crianças doentes; e como professora do Jovens Líderes, com foco no empoderamento de estudantes do ensino médio de escolas públicas. Ela também atuou no FortalezaSoup, na ONG TETO e n’A Paz no Palco, que foi o selecionado para ser apresentado na Clinton Global Inciative, em Chicago.

Para participar como delegada na assembleia para jovens da ONU em agosto, ela precisa de apoio financeiro, pois o programa não possui bolsas. Ao todo, entre valores de cursos, hospedagem, alimentação e passagens,  a despesa chega a R$ 18 mil reais.

“A embaixadora brasileira da Youth Assembly até criou um programa de bolsa, mas como é voltado para as pessoas em condições de vulnerabilidade econômica, não pude concorrer, pois sou considerada de classe média. Entretanto, não tenho condições de arcar com os custos de $ 3.900,00 dólares (aproximadamente R$ 14.600,00, apenas dos cursos). Minha mãe é servidora pública e, com muita dedicação, paga meus estudos”, explica a jovem.

Questões sociais

Mariana Saraiva, cearense, ONU
Mariana com outros voluntários do Projeto CASA, que ajudou a construir residências em São Paulo. (FOTO: Arquivo Pessoal)

A jovem cearense se dedica desde pequena a temas voltados para a questão social. Não por acaso, sonha em dedicar-se mais à ajuda ao próximo.

“Meu grande objetivo é trabalhar com impacto social e me identifico muito com as carreiras dentro da ONU. Participar desse evento irá aportar conhecimentos e contatos que poderão abrir portas para futuros projetos e para o escalamento dos que já estão em andamento. A troca de experiências e a formação de parcerias com uma comunidade de jovens que estão envolvidos no mesmo movimento de transformação e impacto sustentável representa muito para mim”, disse.

Sobre o desafio de tentar melhorar a realidade diante de tanta desigualdade? Mariana é enfática ao afirmar que a tarefa precisa ser coletiva e passa pelos valores da sociedade.

“O maior desafio está na educação de valores. Muito se fala sobre a questão da educação, mas diploma não garante mudança de atitude. Precisamos trabalhar os valores de respeito, igualdade de direitos, cultura de paz e empatia dentro da própria sociedade, porque a desigualdade não vai acabar por conta de alguma ação política, mas de uma mudança na forma de pensar (e agir) das pessoas”, destaca.

Pensar o futuro é agir agora. E assim, jovens como Mariana mostram como é possível pensar a sociedade, o meio ambiente e os desafios para as próximas gerações, formando uma consciência coletiva e pensando o desenvolvimento sustentável.

Os interessados em contribuir com a missão da Mariana, em Nova Iorque, podem entrar em contato com ela pelo número 85-99735-6510 ou através do e-mail [email protected].

Fonte

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Líder da GDE é preso em carro blindado e com documentos falsos em Fortaleza

Suspeito de ser mandante de chacina
O homem estava em um veículos blindado na avenida Desembargador Moreira (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Outro líder da facção criminosa Guardiões do Estado (GDE) e suspeito de ser mandante da chacina das Cajazeiras foi preso pela Polícia Militar (PM) na avenida Desembargador Moreira, no bairro Dionísio Torres. O homem, identificado como Auricélio Sousa Freitas, também conhecido como “Celim“, é apontado como um dos responsáveis por planejar o massacre.

Na última quinta-feira, outro acusado de ser um dos mandantes do chacina e líder da GDE também foi preso em Fortaleza, no bairro Parangaba.

Segundo a Polícia Militar (PM), através do Comando Tático Motorizado (Cotam), o suspeito estava conduzindo um veículo Toyota Corolla blindado quando os agentes o abordaram. Auricélio apresentou documentos falsos, mas os agentes já tinham conhecimento da sua identidade.

TV Jangadeiro apurou que investigações mostram Celim como um dos mandantes da chacina das Cajazeiras. Antes, ainda em 2016, o Ministério Público apontou Celim como traficante de drogas no bairro Passaré. A atuação dele seria concentrada na comunidade Babilônia, um dos principais redutos da GDE, e Barroso I. Ele também responde por tráfico, furto, porte ilegal de arma de fogo, homicídio e roubo.

Briga de facções

A disputa pelo narcotráfico em áreas da Grande Fortaleza deu origem à rivalidade entre a GDE e a facção Comando Vermelho (CV), o que motivou a chacina das Cajazeiras. “Celim da Babilônia” é acusado ainda de ser mandante da morte, há três anos, de um homem que teria vendido drogas a outro traficante. Segundo a denúncia, o crime foi encomendado por Celim dentro de um presídio e foi executada por um homem em troca de um perdão de dívida de drogas.

Celim é apontado ainda como parceiro d outras duas lideranças da GDE, os irmãos Noé e Misael de Paula, o Maguim. Misael e Celim eram os dois últimos procurados por envolvimento com a chacina. Maguim foi preso há uma semana e seria líder de um grupo da GDE responsável pela execução de ações violentas.

Prisão de Misael

Na última semana, Misael de Paula Moreira, de 26 anos, também conhecido como “Maguim”, foi preso no bairro Parangaba por meio dos policiais da Coordenadoria de Inteligência. Segundo a nota da SSPDS, o rapaz estava em um veículo modelo Jeta, de cor preta, quando foi abordado na rua Eduardo Perdigão, no bairro Parangaba. Na ação, foram apreendidos uma pistola de calibre 9 mm; dois carregadores; dois aparelhos celulares e R$ 1.400 em espécie.

Além de Misael, um casal também foi encaminhado para a sede da Delegacia de Repressão às Ações Organizadas (Draco). Os suspeitos foram autuados por organização criminosa, uso de documento falso e porte de arma de uso restrito.

Investigações

O inquérito policial da maior chacina da história do Ceará apontou que mais de 100 tiros foram disparados no local, matando 14 pessoas. De acordo com a investigação, a matança foi planejada pela facção Guardiões do Estado (GDE) e teve como mentor Deijair de Souza Silva, mais conhecido como o De Deus. O rapaz já havia sido preso por envolvimento com drogas, mas foi solto em 2013 após conseguir uma liminar. Pelo menos, 11 pessoas estariam envolvidas diretamente ou indiretamente na matança.

Segundo a apuração da TV Jangadeiro/SBT, na noite do dia 26 de janeiro, a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) recebeu pelo menos quatro ligações no intervalo de cinco minutos. Os moradores denunciavam a presença de homens armados no Conjunto Palmeiras. Os criminosos vestiam roupas pretas e faziam gritos em referências à facção.

A produção da TV Jangadeiro/SBT teve acesso ao conteúdo das ligações. Nelas, os moradores relatam à polícia que os criminosos estão armados e aterrorizando a população: “Estão fortemente armado”, venham o mais ligeiro possível, pelo amor de Deus”, “estão aterrorizando aqui…estão gritando e atirando”.

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Croácia deverá ter time completo contra a Inglaterra

O elenco croata é badalado. Luka Modric, do Real Madrid, é o grande astro da seleção. Ao seu lado estão Rakitic, do Barcelona, Mandzukic, da Juventus ( FOTO: AFPC )

Luka Modric, do Real Madrid, é o grande astro da seleção. Ao seu lado estão Rakitic, do Barcelona e Mandzukic, da Juventus

O elenco croata é badalado. Luka Modric, do Real Madrid, é o grande astro da seleção. Ao seu lado estão Rakitic, do Barcelona, Mandzukic, da Juventus ( FOTO: AFPC )

Subasic e Vrsaljko aumentaram suas chances de estarem em campo pela Croácia na semifinal da Copa do Mundo, contra a Inglaterra, nesta quarta-feira. Após lesões sofridas nas quartas de final, a dupla chegou a perder uma sessão de treinos, mas nesta terça participou normalmente da atividade da seleção croata no estádio Luzhniki.

A situação mais preocupante é a do lateral direito Vrsaljko, que havia sofrido lesão no joelho durante a prorrogação do jogo contra a Rússia, no último sábado. Sua condição física é de extrema importância para a Croácia, que não tem um reserva destacado para a posição. Os zagueiros Vida ou Corluka são as opções.

“Vamos ver a situação com Vrsaljko. Ele tem um problema, e todos sabem que eu quero sempre meus jogadores 100% prontos para darem tudo de si. Nosso lateral tem esperança”, falou o técnico Zlatko Dalic.

Já o goleiro Subasic tem maiores chances de ir a campo. Nas quartas de final, ele venceu as dores musculares e permaneceu em campo para ser herói na disputa de pênaltis.

Fonte

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

França adia sonho belga e garante primeira final da Copa sem Zidane

(Foto: AFP)

A França disputará na Rússia sua terceira final de Copa do Mundo, a primeira sem Zinedine Zidane. Em São Petersburgo, o time dirigido pelo técnico Didier Deschamps, capitão no título de 1998, adiou o sonho da Bélgica ao ganhar por 1 a 0 nesta terça-feira.

O primeiro tempo foi movimentado e com chances de gol para os dois lados, mas o placar permaneceu inalterado. Logo no começo da etapa complementar, Samuel Umtiti, nascido em território camaronês, usou a cabeça para colocar a França de volta na decisão após 12 anos e frustrou a melhor geração da história belga.

Classificada à final, a França decide o título com o ganhador do duelo entre Croácia e Inglaterra às 12 horas (de Brasília) deste domingo, no Estádio Luzhniki. Já a Bélgica briga pelo terceiro lugar com o derrotado da outra semifinal às 11 horas de sábado, em São Petersburgo.

O Jogo – A etapa inicial da partida disputada em São Petersburgo foi movimentada e teve seu começo dominado pela Bélgica. Hazard, inspirado, deu trabalho pela ponta esquerda. Na primeira boa trama, o camisa 10 recebeu de De Bruyne e bateu rasteiro, perto da trave de Lloris.

Em nova estocada pela esquerda, Hazard dominou perto da linha de fundo, carregou para o meio e bateu forte. A bola desviou em Varane e passou com perigo. Pouco depois, após escanteio pela direita, Alderweireld pegou a sobra e bateu para grande defesa de Lloris.

Acuada nos primeiros minutos, a França também deu demonstrações de força do meio para o fim. Após lançamento de Griezmann pela direita, Mbappe escorou para Giroud, que mandou para fora. Em seguida, Pavard recebeu de Mbappe e bateu para boa intervenção de Courtois.

A França inaugurou o marcador aos cinco minutos do segundo tempo. Após cobrança de escanteio de Griezmann pelo lado direito, Umtiti se antecipou ao gigante Fellaini na primeira trave e cabeceou para marcar o gol que classificou sua seleção à decisão da Copa do Mundo.

Superado por Umtiti no lance do gol, Fellaini quase empatou o jogo para a Bélgica. Colocado no lugar de Dembele, Mertens recebeu de De Bruyne pela direita e cruzou. O jogador do Manchester United ganhou pelo alto do colega Pogba e cabeceou à esquerda de Lloris.

Na tentativa de evitar a eliminação, a Bélgica partiu para o ataque e investiu principalmente nas bolas levantadas na área. A França soube como se defender e, sem tomar grandes sustos no campo de defesa, garantiu presença na decisão da Copa do Mundo. Nos acréscimos, Courtois ainda impediu Tolisso de aumentar.

FICHA TÉCNICA

FRANÇA 1 x 0 BÉLGICA

Local: Estádio Krestovsky, em São Petersburgo (Rússia)

Data: 10 de julho de 2018 (Terça-feira)

Horário: 15h(de Brasília)

Árbitro: Andres Cunha (Uruguai)

Assistentes: Nicolás Tarán (Uruguai) e Mauricio Espinosa (Uruguai)

Público: 64.286 pessoas

Cartões amarelos: Griezmann, Kante e Mbappe (FRA); Alderweireld, Vertonghen e Hazard (BEL)

Gol:

FRANÇA: Umtiti, aos 5 minutos do 2º Tempo

FRANÇA: Lloris; Pavard, Varane, Umtiti e Hernandez; Kante, Matuidi (Tolisso) e Pogba; Mbappe, Griezmann e Giroud (N’Zonzi)

Técnico: Didier Deschamps

BÉLGICA: Courtois; Alderweireld, Kompany e Vertonghen; Chadli (Batshuayi), Witsel, De Bruyne, Fellaini (Carrasco) e Dembele (Mertens); Eden Hazard e Romelu Lukaku

Técnico: Roberto Martínez

Fonte

Gazeta Esportiva

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Presa na Capital quadrilha que dava golpes em clínicas e lojas

Na casa de um dos suspeitos foram encontradas habilitações falsas, máquinas de cartão de crédito e material para falsificação de documentos

Material apreendido na casa de um dos suspeitos. (Foto: Lia Bruno)
Uma quadrilha foi presa na última semana acusada de aplicar golpes em centros comerciais de Fortaleza. A investigação foi iniciada em março deste ano, quando a proprietária de uma clínica de estética procurou o 2º Distrito Policial (DP) e relatou ter sido vítima de um golpe praticado por um casal. O estebelecimento sofreu um prejuízo de quase R$ 15 mil.
Lianne Charlene Silva de Moura, de 36 anos, e Antônio Moreira da Silva, de 55, foram à clínica em janeiro deste ano para realização de procedimentos estéticos. Com uma extensa ficha criminal, os dois já tinham passagem por estelionato, crime contra a fé pública e organização criminosa. De acordo com o delegado do 2º DP, Pedro Viana, eles teriam feito o pagamento através de cheques extraviados e pré-datados, que culminou na demora da vítima em descobrir o golpe.
No decorrer das investigações, foram descobertas outras pessoas que faziam parte da organização, além de diversos golpes aplicados em redes de lojas de móveis na capital.
Na casa de Lianne Charlenne, foram encontradas habilitações falsas, máquinas de cartão de crédito e material para falsificação de documentos, como impressoras e computador. Além dela, seu atual companheiro, Wagner de Souza, de 36 anos, e mais dois homens, identificados como Roberto Sérgio Costa Melo, de 47, e João Arruda da Silva, de 48 anos, também foram presos. Antônio segue foragido.
Por Lia Bruno
Fonte
ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Ceará possui 217 cavernas; conheça os riscos de alagamento

Gruta de Ubajara é uma das mais famosas do Ceará. (Foto: Iphan)
Gruta de Ubajara é uma das mais famosas do Ceará. (Foto: Iphan)

Há 18 dias os olhos do mundo se voltaram para a caverna Tham Luang, no norte da Tailândia. Lá, os Javalis Selvagens, um time de futebol com 12 crianças mais o técnico ficaram presos, sem luz e alimentação, após fortes chuvas. No Ceará, esse tipo de formação rochosa é mais comum do que se imagina.

Segundo o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (CECAV), ligado ao Instituto Chico Mendes, autarquia do Ministério do Meio Ambiente, são 18 mil no Brasil. No Ceará, existem 217 registradas. E será que entre essas há alguma com riscos semelhantes às da caverna na Tailândia? André Ribeiro, analista ambiental do CECAV, explica.

O risco de alagamentos em cavernas com rio subterrâneo existe também no Brasil. “Toda caverna que tem um rio passando por dentro dela, como a de Ubajara (no Ceará), que está dentro do Parque Nacional. A parte turística de Ubajara não passa perto do rio, mas sempre que existe um rio subterrâneo, na época de chuva, dependendo do tamanho da caverna, da área de captação da bacia hidrográfica, pode haver um aumento rápido de água e essa caverna ficar completamente alagada”, explicou o especialista.

Caso da Tailândia

Na Tailândia, as doze crianças e o professor conseguiram ser resgatados com vida nesta terça-feira (10), numa operação que teve início no domingo e envolveu esforços de diversos países. Os sobreviventes entraram quatro quilômetros para dentro da caverna para fugir de alagamento, após fortes chuvas aumentarem o nível do rio no local.

Gruta de Ubajara
A Gruta de Ubajara é uma das mais visitadas no Ceará e faz parte do Parque Nacional. (FOTO: Divulgação/Instituto Chico Mendes)

André Ribeiro ressalta que o cuidado para evitar o acesso é prioritário inclusive entre pesquisadores e pessoas que costumam ir para cavernas.

“Todo dia existem pessoas cadastrando cavernas. A gente tem tido um aumento grande. Ao todo, no Brasil, são 18 mil cavernas. A estimativa é que o país possa ter até 200 mil. Provavelmente, as maiores cavernas já são conhecidas, que são Toca da Boa Vista e Toca da Barriguda, na Bahia”, disse o analista.

O analista ambiental explica que, para que haja turismo em áreas como essas, é necessário um Plano de Manejo Espeleológico, da resolução 347/2004, do Ibama. Segundo André, é um “instrumento de gestão política da caverna”.

Gruta de Ubajara
Na Gruta de Ubajara, há rio subterrâneo. (FOTO: Divulgação/Instituto Chico Mendes)

“Se existe uma caverna e se vai decidir que ela vai ser aberta ao turismo, certamente o plano de manejo tem que ter as regras para a época chuvosa, se vai ser permitida visita, que partes da caverna podem ser visitadas, quais não podem… Existem cavernas às quais as pessoas simplesmente vão sem essa orientação. Ali, na Tailândia, foi iniciativa das pessoas. E isso também ocorre bastante no Brasil”, alertou.

As cavernas recebem diversos nomes pelo Brasil: gruta, toca, buracos. Nelas, há registros naturais paleontológicos, arqueológicos, entre outros. Na legislação, o nome oficial é cavidade natural subterrânea. As estruturas são formadas por canais horizontais ou verticais, podendo ter fraturas e fendas de diversas variações. A água também é responsável por dissolver a rocha. No Ceará, são 217 cavernas registradas.

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Ipueirense Marcos Paulo participa de programa na TV Diário

O Ipueirense Marcos Paulo esteve participando nesta segunda feira 09 de julho, do programa Paz e Amor com Suzy Valero na TV Diário, onde em uma entrevista pode contar um pouco do drama que tem vivido.

O programa foi ao ar 20h com a entrevista e muitas outras atrações.

O programa foi transmitido pelo site: http://tvdiario.verdesmares.com.br

Nordeste Notícia

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Doze meninos e o técnico de futebol são retirados de caverna após três dias de resgate na Tailândia

Após três dias de resgate, 12 meninos e o seu técnico de futebol foram retirados da caverna Tham Luang, no norte da Tailândia, e passam bem. A operação desta terça-feira (10) foi a mais desafiadora, porque chovia e o número de resgatados foi superior ao das missões anteriores.

Como estava previsto, o técnico, Ekkapol Chantawong, de 25 anos, foi o último a voltar à superficie. Oito crianças – em dois grupos de quatro pessoas – do time de futebol chamado “Javalis Selvagens” já tinham sido retirados da cavidade subterrânea desde o começo das operações, no domingo (8).

“Não temos certeza se isso é um milagre, uma ciência ou o que é. Todos os 13 Javalis agora estão fora da caverna ”, comemorou a Marinha tailandesa em post no Facebook.

De acordo com o jornal “The Guardian”, prosseguem os trabalhos para a retirada de um médico e três fuzileiros navais que entraram na caverna para dar assistência ao grupo. Além da Marinha, líderes internacionais, como o presidente Donald Trump e a premiê Theresa May, comemoraram o sucesso da operação de resgate.

Último menino e treinador são resgatados de caverna na Tailândia

Último menino e treinador são resgatados de caverna na Tailândia

Ao sair da caverna, os resgatados passam por um hospital improvisado montado na saída da caverna. Em seguida, são transferidos de ambulância para um helicóptero para serem levados ao hospital da província de Chiang Rai, que fica a cerca de 70 km. Nesta terça, houve uma certa demora em transferir os meninos para o helicóptero, mas três ambulâncias foram vistas deixando o local, de acordo com a BBC.

Voluntários comemoram retirada de meninos e do técnico na caverna Tham Luang, no norte da Tailândia, nesta terça-feira (10)  (Foto: Reuters)

Voluntários comemoram retirada de meninos e do técnico na caverna Tham Luang, no norte da Tailândia, nesta terça-feira (10) (Foto: Reuters)

As oito primeiras crianças trazidas para a superfície permanecem internadas, mas passam bem. Elas estão em quarentena para evitar alguma infecção já que a saúde do grupo ficou fragilizada por um longo período de jejum forçado.

Nesta terça, um jornalista estrangeiro foi detido pela polícia por colocar um drone para sobrevoar a entrada da caverna enquanto aconteciam as operações de resgate.

Um jornalista foi detido pela polícia colocar um drone para sobrevoar a entrada da caverna  (Foto: Reuters)

Um jornalista foi detido pela polícia colocar um drone para sobrevoar a entrada da caverna (Foto: Reuters)

Operação delicada

A operação de resgate é bastante complexa e perigosa: as galerias subterrâneas estão completamente escuras e são de difícil acesso. O grupo precisa atravessar trechos inundados, muito estreitos e com um relevo bastante acidentado. Alguns dos meninos não sabem nadar. Todos precisaram aprender técnicas de mergulho às pressas. O estado de saúde dos meninos e do técnico também preocupam a equipe de resgate.

O primeiro-ministro tailandês, Prayut Chan-o-chau, afirmou que os meninos receberam ansiolíticos antes de serem levados à superfície, segundo o “The Guardian”. Nos últimos dias, resgatados foram vistos chegar à superfície em macas.

Ambulância deixa caverna Tham Luang, na Tailândia, nesta terça-feira (10)  (Foto: Soe Zeya Tun/Reuters )

Ambulância deixa caverna Tham Luang, na Tailândia, nesta terça-feira (10) (Foto: Soe Zeya Tun/Reuters )

Os nomes dos resgatados não foram divulgados nem mesmo para os pais. As autoridades tomaram essa atitude para preservar os pais das crianças que ainda não tinham sido retiradas da caverna. Questões culturais explicam a decisão das autoridades.

Equipes de resgate se preparam para levar crianças resgatadas em caverna na Tailândia para hospital   (Foto: Facebook/Police Thailand News/via Reuters )

Equipes de resgate se preparam para levar crianças resgatadas em caverna na Tailândia para hospital (Foto: Facebook/Police Thailand News/via Reuters )

Em princípio, o governo anunciou que os 12 meninos, de 11 a 16 anos, e o técnico, de 25 anos, seriam retirados em quatro grupos. O primeiro, com quatro crianças, e depois três grupos de três pessoas. Diante do sucesso do primeiro dia de operação, que aconteceu no domingo (8), quatro pessoas também foram retiradas na segunda (9).

Operação de resgate em caverna da Tailândia chega ao 3º dia

Operação de resgate em caverna da Tailândia chega ao 3º dia

Entre as operações, existe uma pausa para que novos cilindros de oxigênio fossem colocados na cavidade subterrânea e para o descanso dos mergulhadores. Uma equipe de 90 mergulhadores foi mobilizada – 50 estrangeiros e 40 tailandeses. Mais de 1000 pessoas fazem parte das equipes.

No dia 23 de junho, o time de futebol “Javalis Selvagens” entrou na caverna após um treino e foi surpreendido pelas fortes chuvas, que provocaram a inundação das galerias subterrâneas. O grupo passou nove dias desaparecido até que dois mergulhadores britânicos os localizassem na segunda-feira (2). Abatidos, eles estavam sobre uma rocha a mais de 4 km da entrada da gruta.

Medo de tempestade

No início, as autoridades estudaram deixar o grupo dentro da caverna até o fim da estação chuvosa – o que significava que eles poderiam ficar presos por até quatro meses. Porém, o bombeamento constante de água para fora da cavidade e a interrupção das fortes chuvas contribuíram para que o nível da água abaixasse, possibilitando o resgate.

A queda no nível de oxigênio na cavidade subterrânea e a elevação do dióxido de carbono também pressionaram as equipes abreviar o resgate.

As equipes começaram a esvaziar o entorno da caverna para a operação de resgate ainda no fim da noite de sábado (7). Os mais de 1000 jornalistas que acompanham o resgate tiveram que se afastar da região.

Como foi o resgate dos 12 meninos e do técnico de caverna na Tailândia (Foto: Karina Almeida/G1)

Como foi o resgate dos 12 meninos e do técnico de caverna na Tailândia (Foto: Karina Almeida/G1)

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3