21.7 C
Ipu
segunda-feira, junho 22, 2026
Início Site Pagina 5

Ipaporanga, Ararendá – Cidades do Ceará terão novos limites intermunicipais. Confira a lista

Foto área do município de Aracati.
Legenda: Aracati é um dos municípios que passará por atualizações dos limites territoriais. Foto: Divulgação/Aprece.

Os deputados da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) vão apreciar o projeto de lei que atualiza os limites intermunicipais de nove cidades no interior do Estado. A iniciativa, que começou a tramitar nesta quarta-feira (13), é de autoria da Mesa Diretora da Casa, sob a presidência de Romeu Aldigueri (PSB).

Veja os municípios do Ceará que deverão ter novos limites:

  • Acopiara
  • Aiuaba
  • Arneiroz
  • Aracati
  • Ararendá
  • Catarina
  • Fortim
  • Ipaporanga
  • Saboeiro

Em síntese, o PL 325/2026 altera as atuais linhas divisórias oficiais dessas cidades, o que muda a administração de algumas localidades na área em questão. De acordo com a justificativa, a proposta passou pelo consentimento dos municípios envolvidos.

>>>  Confira o PL 325/2026 na íntegra, com a projeção das novas divisas

Após iniciar a tramitação na Alece, o projeto segue para a análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), antes de retornar ao Plenário 13 de Maio para votação final. A apreciação no colegiado está prevista para esta quinta-feira (14).

 

MAPA AJUSTADO

Conforme o PL 325/2026, o objetivo das atualizações é corrigir “inconsistências pontuais entre o mapeamento cartográfico vigente e a realidade territorial das localidades”, motivadas por imprecisões históricas ou falta de recursos técnicos à época das definições.

“A proposta busca refletir, de forma mais fiel, a configuração territorial existente, considerando a atuação administrativa historicamente exercida pelos Municípios envolvidos e o sentimento de pertencimento da população residente nas áreas objeto de ajuste, contribuindo para o adequado exercício da cidadania”
Justificativa do PL 325/2026

As atualizações integram o Projeto Atlas de Limites Municipais, iniciativa conduzida de forma integrada pela Alece, pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

 

 

Diário do Nordeste

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Ipueiras CE – Homem que invadiu cemitério e violou túmulo de mulher, continua foragido

foto do cemitério de Ipueiras, no interior do Ceará. O local possui muros brancos e uma capela ao lado cemitério.
Legenda: A polícia foi acionada para atender ocorrência. Foto: Reprodução/Google Maps.

Um caso de vilipêndio de cadáver causou repercussão entre moradores do município de Ipueiras, no Interior do Ceará. Um homem é suspeito de invadir o cemitério da Cidade após a morte do irmão, que faleceu em um acidente de trânsito ocorrido na manhã de domingo (10) na CE-257, no bairro Vila Jorge.

A vítima havia sido velada na residência da família e sepultada no fim da tarde no cemitério. Segundo relatos, horas após o enterro, o irmão do jovem teria retornado, invadido o local e ameaçado funcionários.

Ainda conforme as informações, o homem violou o túmulo onde estava sepultado o corpo de uma mulher. Após a ação, ele teria fugido.

Caso é investigado pela Polícia Civil

Em nota enviada ao Diário do Nordeste, a Polícia Civil do Ceará (PCCE) informou que investiga “um crime contra o respeito aos mortos”, registrado nessa segunda-feira (11).

Um inquérito foi instaurado na Delegacia de Polícia Civil de Ipueiras, unidade da Polícia Civil responsável pelas investigações. Ninguém foi preso até a última atualização deste texto.

A Prefeitura de Ipueiras afirmou que “não tem qualquer gerência ou responsabilidade” sobre o cemitério do município. Segundo o prefeito Júnior do Titico, o local é administrado pela Associação dos Cuidadores do Cemitério (ACCI) de Ipueiras e pela paróquia do Município.

A reportagem tentou contato com a ACCI solicitando um posicionamento sobre o caso. Caso haja retorno, este texto será atualizado.

 

 

Diário do Nordeste

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Suspeito de furtos em agências da Caixa na cidade de Crateús é preso.

Policiais federais durante mandado de busca.
Legenda: Durante a ação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão. Foto: Divulgação PF.

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (14), a Operação Linha Solta, visando aprofundar investigações relacionadas a furtos praticados contra agências da Caixa Econômica Federal na cidade de Crateús, no Interior do Ceará.

Segundo a PF, o alvo da investigação utilizava a modalidade criminosa conhecida como “pescaria”, que consiste na inserção de dispositivos em terminais de autoatendimento para impedir a conclusão de depósitos realizados por clientes, possibilitando assim a subtração dos valores em seguida.

O crime teria ocorrido em diferentes agências da Caixa em municípios da região, ainda conforme a corporação.

Busca e apreensão

Durante a ação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal no Ceará, para reunir novos elementos probatórios e interromper a continuidade da prática criminosa.

Conforme a PF, o investigado poderá responder por crimes relacionados a furto mediante fraude. As investigações prosseguem sob sigilo.

 

 

Diário do Nordeste

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Freira brasileira morre afogada ao tentar salvar companheiras em praia na Itália

Uma tragédia marcou a comunidade religiosa das Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo (CMES) na Itália. A freira brasileira Nadir Santos da Silva, de 45 anos, morreu afogada ao tentar salvar companheiras que foram arrastadas por ondas em uma praia da Sicília.

O grupo aproveitava um momento de descanso quando foi surpreendido pela força do mar. Irmã Nadir conseguiu retirar as colegas da água, mas acabou ficando sem forças e não resistiu. O Vaticano descreveu sua atitude como um “ato de entrega até o último fôlego”, ressaltando que o instinto de cuidado da religiosa se manifestou até o fim.

Natural da Bahia e criada em São Paulo, Nadir teve uma juventude marcada por rebeldia, identificando-se como “punk e anarquista”. Sua trajetória, porém, foi transformada por uma profunda conversão religiosa, tornando-se um exemplo de fé e dedicação. Para a Igreja, sua morte simboliza a concretização de um desejo que ela já expressava: entregar a vida por amor a Deus.

O velório está marcado para esta quinta-feira (14), em San Giovani La Punta, Catânia, e deve reunir religiosos e fiéis comovidos pelo gesto de coragem da freira. Sua história ecoa como um testemunho de fé e sacrifício, lembrando que a solidariedade pode ser vivida até as últimas consequências.

 

 

Diário do Nordeste

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

39 cidades do CE têm 100% dos ônibus escolares municipais desaprovados; veja lista

Montagem de três fotos mostrando o interior degradado de um ônibus: o piso de metal está desgastado e com buracos; as poltronas têm o estofamento rasgado, expondo a espuma amarela e estruturas de metal; e as paredes internas apresentam sujeira acumulada e revestimentos soltos. Ao fundo do corredor, dois fiscais uniformizados realizam uma inspeção no veículo.
Legenda: Fiscalização de ônibus na cidade de Ocara, em 2026, revelou condições precárias de circulação. Foto: Divulgação/Detran-CE/MPCE.

O transporte escolar de dezenas de municípios cearenses opera em situação crítica. Dados do painel público “Transporte Escolar no Ceará”, disponibilizado pelo Ministério Público do Ceará (MPCE), mostram que 39 cidades do Estado têm toda a frota escolar em situação irregular, sem nenhum veículo autorizado a transportar estudantes. Os dados, que são atualizados constantemente, foram levantados em maio.

Juntos, esses municípios somam 849 ônibus ou micro-ônibus com alguma pendência, seja nas condições físicas ou na documentação obrigatória. Além das 39 cidades totalmente irregulares, outras 30 têm mais de 90% dos veículos desautorizados (1.327) a rodar

A plataforma, desenvolvida pelo Laboratório de Inovação (Lino) em parceria com o Centro de Apoio Operacional da Educação (Caoeduc), reúne informações do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-CE) sobre veículos e motoristas cadastrados para o transporte escolar.

Segundo o levantamento, os 184 municípios do Ceará possuem 7.224 veículos escolares declarados. Desse total, apenas 2.234 (31%) estão autorizados a operar, enquanto 4.990 (69%) apresentam algum tipo de irregularidade que impede o transporte de estudantes.

Entre os municípios onde nenhum veículo está apto para circulação no transporte escolar estão cidades de quase todas as regiões administrativas do Estado, com maior concentração no Cariri e na região Norte.

Veja abaixo os municípios com 100% da frota irregular:

  • Cariri (12): Aiuaba, Altaneira, Baixio, Campos Sales, Jardim, Missão Velha, Nova Olinda, Penaforte, Saboeiro, Salitre, Santana do Cariri e Tarrafas.
  • Vale do Acaraú (4): Meruoca, Miraíma, Moraújo e Pacujá.
  • Litoral Norte (4): Barroquinha, Bela Cruz, Camocim e Morrinhos.
  • Serra da Ibiapaba (4): Croatá, Graça, Guaraciaba do Norte e Ipu.
  • Vale do Jaguaribe (4): Ereré, Itaiçaba, Morada Nova e Umari.
  • Sertão dos Crateús (3): Ipueiras, Novo Oriente e Quiterianópolis.
  • Sertão de Canindé (3): Apuiarés, Caridade e Paramoti.
  • Maciço de Baturité (3): Aracoiaba, Pacoti e Palmácia.
  • Litoral Oeste/Vale do Curu (2): São Luís do Curu e Tururu.

O painel também mostra diferenças significativas entre os municípios. Enquanto cidades como Brejo Santo, Deputado Irapuan Pinheiro e Itapajé apresentam índices de veículos aptos superiores a 85%, Fortaleza aparece com apenas 4% da frota regularizada – o equivalente a quatro veículos autorizados entre os 101 declarados.

 

 

Diário do Nordeste

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

‘Rota Turística Religiosa do Cariri’ é criada e região deve atrair investimentos

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira(13) o projeto de lei de que cria a Rota Turística Religiosa do Cariri entre os municípios de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha e Santana do Cariri. O texto segue para aprovação do Senado Federal. O projeto é de autoria do deputado Yuri do Paredão e e tem relatoria da deputada Renilce Nicodemos.

Os principais pontos turísticos da rota, segundo a proposta, serão as estátuas de Padre Cícero (Juazeiro do Norte), Nossa Senhora de Fátima (Crato), Santo Antônio (Barbalha) e Menina Benigna (Santana do Cariri), todos focos da devoção popular local.

A criação do roteiro abre espaço para que o Executivo Federal, em cooperação com o Estado e com os municípios, fortaleça ações na infraestrutura, atendimento ao visitante e qualificação profissional na região.

A proposta também permite criar comitê de acompanhamento da rota com representantes dos entes federativos, representantes da sociedade civil, do setor turístico e de comunidades religiosas locais.

A rota poderá integrar o Plano Nacional de Turismo e outras iniciativas federais de desenvolvimento para desenvolver o turismo cultural e religioso. A expectativa é de que a medida também atraia mais investimentos do setor privado.

Estátua de Padre Cícero Romão Batista em Juazeiro do Norte — Foto: adobe stock
Estátua de Padre Cícero Romão Batista em Juazeiro do Norte — Foto: adobe stock

A proposta também permite criar comitê de acompanhamento da rota com representantes dos executivos federal, estadual e municipais, além de representantes da sociedade civil, do setor turístico e de comunidades religiosas locais.

A rota poderá integrar o Plano Nacional de Turismo e outras iniciativas federais de desenvolvimento para desenvolver o turismo cultural e religioso.
g1
ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Hotel que desabou em Tianguá CE deixando um hóspede morto começa a ser demolido

A demolição do Hotel São Francisco, em Tianguá, começou nesta quarta-feira (13). O prédio desabou no fim de abril e deixou um hóspede morto. A demolição está sendo realizada pelo proprietário do imóvel, conforme a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil do município.

O órgão municipal, no entanto, disse que a prefeitura dá suporte à operação, disponibilizando equipes da Guarda Civil Municipal para reforço da segurança, além do acompanhamento técnico e operacional da Defesa Civil em todas as etapas do processo.

A Defesa Civil explicou que os trabalhos desta quarta ocorreram de forma mais lenta, pois uma das máquinas está atuando na abertura de acesso para possibilitar a entrada da máquina de demolição, que deverá iniciar o procedimento de derrubada da parte remanescente do hotel.

Ainda não há prazo para a demolição total do imóvel porque a empresa responsável pela execução do serviço ainda não repassou oficialmente essa informação.

A Defesa Civil do município em conjunto com a Defesa Civil do Ceará permanecem monitorando toda a operação, priorizando a segurança da população, das equipes envolvidas e das áreas adjacentes.

Turista morto

 

Jovem de 29 anos era natural de Pernambuco e estava no CE para trabalhar. — Foto: Reprodução
Jovem de 29 anos era natural de Pernambuco e estava no CE para trabalhar. — Foto: Reprodução

O homem que morreu no desabamento do Hotel São Francisco foi identificado como Italo Dantas da Silva, de 29 anos, natural do Recife, em Pernambuco. Outras duas pessoas ficaram feridas.

 

g1

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Aulas são suspensas após ataque em escola pública de Quixadá, no Ceará

Um aluno atacou outro colega, nesta quarta-feira (13), em Quixadá, no interior do Ceará. Após o ataque, as aulas da escola Coronel Virgílio Távora foram suspensas nesta quinta-feira (14) e sexta-feira (15). O aluno agressor foi detido após a briga. A Secretaria da Segurança Pública disse que o caso foi motivado por bullying.

O adolescente, que tem 15 anos, foi autuado por participação no ato infracional análogo ao crime de tentativa de homicídio. A vítima tem 16 anos. O aluno agredido foi socorrido e levado a uma unidade hospitalar. Não foram divulgadas informações oficiais sobre o estado de saúde do estudante agredido.

Conforme a Secretaria da Segurança Pública, um terceiro adolescente foi conduzido e prestou depoimento. A participação dele na ocorrência será investigada. O caso está a cargo da Delegacia de Polícia Civil de Quixadá, que realiza diligências visando a elucidação do fato.

A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) disse que, imediatamente após o episódio, a gestão escolar “adotou todas as providências necessárias”, chamando o Samu para o atendimento médico, além da Polícia Militar, do Conselho Tutelar e dos familiares dos alunos.

Nos próximos dois dias, a unidade escolar funcionará exclusivamente para atividades administrativas internas.

“A escola contará com o suporte de assistentes sociais, reforçando o acompanhamento e o acolhimento aos estudantes, profissionais e familiares. A Secretaria reafirma seu compromisso com a promoção de um ambiente escolar seguro, baseado no diálogo, no respeito e no fortalecimento permanente da cultura de paz nas escolas da rede estadual”, complementou a Seduc.

Aulas são suspensas após aluno atacar outro em escola pública de Quixadá, no Ceará. — Foto: Google Maps/Street View
Aulas são suspensas após aluno atacar outro em escola pública de Quixadá, no Ceará. — Foto: Google Maps/Street View

 

g1

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Polícia apura violação de sepultura em cemitério de Ipueiras

Na noite desta segunda-feira (11), uma ocorrência mobilizou equipes da Polícia Militar no cemitério municipal de Ipueiras, após relatos de violação de uma sepultura poucas horas depois do sepultamento de um jovem vítima de acidente de motocicleta.

De acordo com informações de funcionários do local, houve ameaças antes do incidente, e uma sepultura antiga teria sido aberta indevidamente dentro do cemitério. A Polícia Militar foi acionada e compareceu ao local, mas o suspeito já havia deixado a área.

A perícia forense isolou o espaço e realizou os procedimentos necessários para auxiliar nas investigações. Conforme relatos, o principal suspeito seria um homem conhecido como “Pinto”, irmão de Denilson — o jovem que havia sido sepultado no domingo, após falecer em um acidente de moto no bairro Vila Jorge.

As autoridades seguem apurando o caso para esclarecer as circunstâncias da violação e identificar responsabilidades.

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Dengue já mata mais que Covid-19 no Brasil em 2026

Com a pandemia controlada, o país enfrenta agora a volta da dengue como principal ameaça, acumulando mais óbitos neste ano do que o coronavírus.

Em 2026, o Brasil vive uma inversão curiosa no cenário das doenças que mais preocupam a saúde pública. Se nos últimos anos a Covid-19 foi responsável por um número devastador de mortes, hoje é a dengue que ocupa esse espaço. Dados oficiais mostram que já morreram mais brasileiros vítimas da dengue neste ano do que da Covid-19, revelando uma mudança significativa no perfil epidemiológico do país.

A dengue, impulsionada pela circulação dos sorotipos 1 e 2 e favorecida pelas condições climáticas, segue fazendo vítimas em diferentes estados. Pará, Tocantins, Minas Gerais e São Paulo estão entre os mais afetados, com dezenas de óbitos confirmados. O mosquito Aedes aegypti continua sendo um desafio para autoridades sanitárias, que enfrentam dificuldades em conter sua proliferação em áreas urbanas e rurais.

Enquanto isso, a Covid-19, que já foi responsável por centenas de milhares de mortes no Brasil, hoje aparece em números residuais. A doença, que paralisou o país em 2020 e 2021, já não representa a mesma ameaça em 2026.

Esse contraste expõe uma realidade: o Brasil conseguiu controlar a pandemia, mas ainda não venceu a batalha contra a dengue. A doença, que se repete ano após ano, exige políticas públicas permanentes e campanhas de conscientização para eliminar criadouros do mosquito. Mais do que nunca, o combate à dengue precisa ser encarado como prioridade nacional, já que ela voltou a ser a responsável por mais mortes do que a Covid-19.

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Lula veta projeto de lei que reconhecia estágio como experiência profissional

Legenda: Com medida, Governo busca fortalecer as ações de combate e de investigação das facções criminosas. Foto: Ricardo Stuckert / PR.
Imagem de Lula para ilustrar matéria sobre governo lança programa de R$ 11 bilhões contra o crime organizado.
Legenda: Com medida, Governo busca fortalecer as ações de combate e de investigação das facções criminosas. Foto: Ricardo Stuckert / PR.

O presidente Lula vetou nesta segunda-feira (11) o projeto de lei que previa reconhecer o período de estágio como experiência profissional, inclusive para cumprir a exigência prevista em editais de concursos públicos.

A decisão se baseou em pareceres feitos pela Advocacia-Geral da União (AGU) e pelos ministérios da Educação e da Gestão que consideraram a proposta inconstitucional e contrária ao interesse público.

Conforme o Governo Federal, o projeto iria contra o “caráter pedagógico complementar à formação educacional” do estágio. Além disso, levá-lo em conta como experiência profissional poderia comprometer a isonomia e o “critério de seleção de concursos públicos”.

Além desses pontos, o veto ainda levou em conta que o projeto previa que a regulamentação das hipóteses de validade do estágio como experiência profissional em concursos públicos seria do Presidente da República, o que foi compreendido como uma violação à autonomia de estados e municípios.

Após o veto, o Congresso Nacional analisará a decisão do Governo Federal e votará para manter ou derrubá-la. O PL, de autoria do deputado federal Flávio Nogueira (PT-PI), havia sido aprovado no Senado em abril.

 

 

g1

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Tirullipa revela prejuízo de R$ 13 milhões após incêndio em circo em Natal RN

Legenda: Acidente ocorreu na madrugada desta segunda-feira (11) em Natal. Foto: Reprodução/Redes Sociais.
O humorista Tirullipa afirmou, nesta segunda-feira (11), que teve um prejuízo estimado em R$ 13 milhões devido ao incêndio de grandes proporções que atingiu o “Circo do Tiru”, em Natal, no Rio Grande do Norte.

Em entrevista ao programa Fofocalizando, do SBT, o artista relatou os danos em diversos setores do circo, como iluminação e lonas.

“Só de LED, era R$ 7 milhões ou 8 milhões que eu tinha investido. Eu coloquei projeção da Disney… Tudo foi danificado, iluminação, lona, e não sobrou nada, só restaram cinzas. Estávamos fazendo uma conta por baixo, no total, foi uns R$ 13 milhões de prejuízo”, lamentou o humorista.

Tirullipa também destacou que nenhum funcionário ficou ferido no acidente e que tem recebido o apoio dos circenses. “Está todo mundo bem, graças a Deus, a gente vai reconstruir tudo de novo”, afirmou.

O artista ainda relembrou que, anos atrás, o circo do pai dele, o humorista Tiririca, também sofreu um incêndio. “Eu penso no meu pai e tenho essa força também. Quem sou eu pra desistir agora? Eu não vou desistir. Tenho o Brasil comigo, o legado dele vai continuar”, destacou Tirullipa.

Entenda o caso

Um incêndio atingiu o circo do humorista cearense na madrugada desta segunda, em Natal. As chamas consumiram parte da estrutura principal montada nas proximidades da Arena das Dunas. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN), o chamado foi registrado às 4h36. Em menos de cinco minutos, a primeira equipe chegou ao local, já que o quartel responsável pela área fica a menos de três quilômetros da ocorrência.

Diário do Nordeste

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Preso no Ceará chefiava rede internacional de tráfico de drogas dentro da cadeia

Um dos principais alvos da Operação Audácia, deflagrada pelo Ministério Público do Ceará, é Alessandro Domingos Batista, conhecido como “Sansão”. Mesmo preso desde 2024 na Unidade Prisional de Pacatuba, ele continuava a comandar uma rede internacional de tráfico de drogas ligada ao Comando Vermelho, com ramificações em estados da Amazônia e conexões na fronteira com a Bolívia.

Segundo as investigações, Sansão enviava ordens de dentro da cadeia para movimentações de drogas em Rondônia, Acre e Amazonas. O criminoso já havia sido condenado a mais de dez anos de prisão por tráfico e associação para o tráfico, além de possuir antecedentes por homicídio tentado e porte ilegal de arma.

Sua prisão em 2024 ocorreu em Paracuru (CE), quando foi flagrado com quase 60 quilos de entorpecentes — entre cocaína, maconha e crack. Na ocasião, ele e a esposa tentaram se esconder em um matagal após abandonarem o veículo usado como comboio. O carro estava registrado em seu nome e continha rádios de comunicação, reforçando o papel de liderança na logística do crime.

A operação evidencia como líderes de facções conseguem manter influência mesmo encarcerados, articulando o tráfico internacional a partir de presídios e desafiando os mecanismos de controle do sistema penitenciário.

 

Diário do Nordeste

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Filha leva os pais de Goiás para ver o mar pela primeira vez no Ceará e viraliza

A maquiadora Kéllyta Krys decidiu proporcionar uma experiência única e inesquecível aos pais no último fim de semana: levá-los para conhecer o mar pela primeira vez. A família saiu do município de Orizona, em Goiás, e o destino foi Beberibe, cidade no litoral leste do Ceará.

Os registros rapidamente tomaram conta da web diante da reação de Joaquim Ferreira, de 62 anos, e Aélita Ferreira, 52. A filha gravou o momento em que Joaquim logo chega ao resort onde eles ficaram hospedados. O pai, empurrando o carrinho com as malas, não conteve a emoção e foi às lágrimas ao ver a imensidão do mar à sua frente.

‘A ideia surgiu porque meus pais já têm bastante idade, nunca tiraram um tempo pra eles terem um lazer’, conta Kéllyta.

Os pais da maquiadora são comerciantes há 33 anos na cidade onde vivem. Ela conta que a Aélita cuida da tia, pessoa com deficiência e que era muito distante de qualquer possibilidade de lazer. “Minha mãe sempre teve essa função de cuidar e nunca tirou um tempo para ela, assim como o meu pai”, destacou.

A viagem foi realizada em cinco dias. Além da filha e dos pais, o esposo de Kéllyta, Eduardo, também participou do passeio. Eles conheceram os principais pontos turísticos de Beberibe.

A estada teve direito a passeio de buggy. A família ainda passou pelo famoso trono da série Game Of Thrones, que espalhou a cadeira por alguns lugares do mundo durante a divulgação da 8ª e última temporada da série.

‘Povo carinhoso’

 

Kéllyta Krys afirmou que escolheu o Ceará porque sempre sonhou que os pais conhecessem o mar. “E, pesquisando, eu vi o quanto Beberibe era uma cidade linda com praias lindas”, justifica.

‘Nós amamos, a gente ficou muito emocionado. O povo do Ceará foi muito carinhoso conosco. Muito acolhedor, muito caloroso’.

A maquiadora diz que, desde quando o vídeo viralizou, tem recebido apoio das pessoas. A família já retornou à cidade do Orizona, que possui 15 mil habitantes. De acordo com ela, muita gente tem parado ela e os familiares na rua e falando o quão emocionante foi acompanhá-los virtualmente durante a viagem.

“Todo mundo parando a gente na rua, perguntando, falando do vídeo que viu eles. Estamos muito felizes. Eu queria proporcionar uma experiência única para eles, mas eu não esperava que fosse tão inesquecível como foi”, revela.

Pais da maquiadora pisaram pela primeira vez no mar em Beberibe — Foto: Reprodução/ Kéllyta Krys
Pais da maquiadora pisaram pela primeira vez no mar em Beberibe — Foto: Reprodução/ Kéllyta Krys

 

g1

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Ceará tem 150 cidades com alerta de chuvas intensas para esta terça-feira,12.

O Ceará tem 150 municípios sob alerta de chuvas intensas emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O alerta amarelo de perigo mostra que chuvas intensas podem atingir Fortaleza e outras 149 cidades da porção mais ao Norte do estado até terça-feira (12).

O alerta começou à 9h05 desta segunda-feira (11) e é válido até as 23h59 da terça-feira (12). Nestes municípios, há possibilidade de chuvas de até 50 milímetros e ventos intensos, de 40 a 60 km/h.

🟡Alerta amarelo avisa para uma situação meteorológica considerada potencialmente perigosa. Dos três níveis de alerta do Inmet, este é o menos grave. O cenário é considerado de baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Mesmo assim, cidades sob esta bandeira devem se manter vigilantes.

Alerta de chuvas intensas abrange 150 cidades no Ceará até esta terça-feira (12). — Foto: Divulgação/Funceme
Alerta de chuvas intensas abrange 150 cidades no Ceará até esta terça-feira (12). — Foto: Divulgação/Funceme

Confira as cidades sob alerta amarelo no Ceará:

  1. Acarape
  2. Acaraú
  3. Acopiara
  4. Aiuaba
  5. Alcântaras
  6. Alto Santo
  7. Amontada
  8. Apuiarés
  9. Aquiraz
  10. Aracati
  11. Aracoiaba
  12. Ararendá
  13. Aratuba
  14. Arneiroz
  15. Banabuiú
  16. Barreira
  17. Barroquinha
  18. Baturité
  19. Beberibe
  20. Bela Cruz
  21. Boa Viagem
  22. Camocim
  23. Canindé
  24. Capistrano
  25. Caridade
  26. Cariré
  27. Carnaubal
  28. Cascavel
  29. Catarina
  30. Catunda
  31. Caucaia
  32. Chaval
  33. Choró
  34. Chorozinho
  35. Coreaú
  36. Crateús
  37. Croatá
  38. Cruz
  39. Deputado Irapuan Pinheiro
  40. Ererê
  41. Eusébio
  42. Forquilha
  43. Fortaleza
  44. Fortim
  45. Frecheirinha
  46. General Sampaio
  47. Graça
  48. Granja
  49. Groaíras
  50. Guaiúba
  51. Guaraciaba do Norte
  52. Guaramiranga
  53. Hidrolândia
  54. Horizonte
  55. Ibaretama
  56. Ibiapina
  57. Ibicuitinga
  58. Icapuí
  59. Icó
  60. Iguatu
  61. Independência
  62. Ipaporanga
  63. Ipu
  64. Ipueiras
  65. Iracema
  66. Irauçuba
  67. Itaiçaba
  68. Itaitinga
  69. Itapajé
  70. Itapipoca
  71. Itapiúna
  72. Itarema
  73. Itatira
  74. Jaguaretama
  75. Jaguaribara
  76. Jaguaribe
  77. Jaguaruana
  78. Jijoca de Jericoacoara
  79. Jucás
  80. Limoeiro do Norte
  81. Madalena
  82. Maracanaú
  83. Maranguape
  84. Marco
  85. Martinópole
  86. Massapê
  87. Meruoca
  88. Milhã
  89. Miraíma
  90. Mombaça
  91. Monsenhor Tabosa
  92. Morada Nova
  93. Moraújo
  94. Morrinhos
  95. Mucambo
  96. Mulungu
  97. Nova Russas
  98. Novo Oriente
  99. Ocara
  100. Orós
  101. Pacajus
  102. Pacatuba
  103. Pacoti
  104. Pacujá
  105. Palhano
  106. Palmácia
  107. Paracuru
  108. Paraipaba
  109. Parambu
  110. Paramoti
  111. Pedra Branca
  112. Pentecoste
  113. Pereiro
  114. Pindoretama
  115. Piquet Carneiro
  116. Pires Ferreira
  117. Poranga
  118. Potiretama
  119. Quiterianópolis
  120. Quixadá
  121. Quixelô
  122. Quixeramobim
  123. Quixeré
  124. Redenção
  125. Reriutaba
  126. Russas
  127. Saboeiro
  128. Santana do Acaraú
  129. Santa Quitéria
  130. São Benedito
  131. São Gonçalo do Amarante
  132. São João do Jaguaribe
  133. São Luís do Curu
  134. Senador Pompeu
  135. Senador Sá
  136. Sobral
  137. Solonópole
  138. Tabuleiro do Norte
  139. Tamboril
  140. Tauá
  141. Tejuçuoca
  142. Tianguá
  143. Trairi
  144. Tururu
  145. Ubajara
  146. Umirim
  147. Uruburetama
  148. Uruoca
  149. Varjota
  150. Viçosa do Ceará
ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Carnaubal CE – Homem é preso por tentar estuprar o filho autista

Um homem de 33 anos foi preso pela Polícia Militar por tentativa de estupro de vulnerável contra o próprio filho, na localidade de Sítio Cachoeira do Sul, zona rural da cidade de Carnaubal, no interior do Ceará.

“A ação ocorreu após equipes policiais serem acionadas pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) para atender uma ocorrência envolvendo tentativa de abuso sexual contra uma criança de 11 anos, diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)“, destacou a Polícia Militar.

Policiais militares da 2ª Companhia do 27º Batalhão Policial Militar se deslocaram para o endereço informado na denúncia e entraram em contato com uma familiar da vítima. Conforme os relatos colhidos pela PM no local, o ato não chegou a ser consumado porque a vítima conseguiu fugir.

O suspeito foi preso em flagrante e levado à Delegacia Regional de Polícia Civil de Tianguá, onde foi autuado pelo crime de tentativa de estupro de vulnerável. Ele está à disposição da Justiça.

Polícia Militar foi acionada e efetuou a prisão em flagrante do suspeito. — Foto: Divulgação.
Polícia Militar foi acionada e efetuou a prisão em flagrante do suspeito. — Foto: Divulgação.

 

g1

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Sobral, Massapê e Meruoca – Membros de facção são presos em operação da polícia

Membros de um grupo criminoso de origem carioca foram presos durante uma operação deflagrada pela polícia na manhã desta terça-feira (12), nas cidades de Sobral, Massapê e Meruoca, no Norte do Ceará.

Segundo a Polícia Civil, até as 6h50, seis suspeitos foram capturadas e uma arma municiada foi apreendida durante o cumprimentos dos mandados de prisão e de busca e apreensão.

A ofensiva tem o objetivo combater a atuação de organizações criminosas na região.

Operação da Polícia Civil prende membros de facção criminosa em Sobral, Massapê e Meruoca. — Foto: Polícia Civil/ Divulgação
Operação da Polícia Civil prende membros de facção criminosa em Sobral, Massapê e Meruoca. — Foto: Polícia Civil/ Divulgação

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Duas novas pesquisas nacionais para presidente devem sair nesta semana

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) (Ricardo Stuckert/PR/Carlos Moura/Agência Senado/Divulgação)

O cenário político brasileiro ganhará novos contornos nos próximos dias com a divulgação de cinco levantamentos eleitorais para a Presidência da República. Entre eles, dois de alcance nacional — realizados pelos institutos Genial/Quaest e Datafolha — prometem atualizar o retrato da disputa entre Luiz Inácio Lula da Silva e Flávio Bolsonaro.

A pesquisa da Quaest está prevista para quarta-feira (13), enquanto o Datafolha deve ser publicado na sexta (15). Os últimos números divulgados em abril mostraram um empate técnico entre os dois principais nomes, com ligeira vantagem para o senador do PL-RJ.

Além das intenções de voto, os questionários devem explorar temas que movimentaram o debate político recentemente, como a rejeição ao nome de Jorge Messias para o Supremo Tribunal Federal, a derrubada dos vetos presidenciais ao chamado PL da Dosimetria e o encontro de Lula com Donald Trump em Washington. Questões ligadas à exploração de terras raras no Brasil também estarão no radar.

O Datafolha, por sua vez, deve incluir pela primeira vez o ex-governador Ciro Gomes (PSDB) entre os pré-candidatos ao Planalto, ampliando o leque de opções avaliadas pelo eleitorado.

Além dos levantamentos nacionais, três pesquisas estaduais também serão divulgadas: Real Time Big Data no Mato Grosso do Sul, Paraná Pesquisas na Bahia e AtlasIntel no Maranhão. Esses estudos devem testar a força de Lula e Flávio Bolsonaro em diferentes regiões do país.

Com a proximidade das eleições de 2026, os resultados desta semana serão acompanhados de perto por partidos, analistas e eleitores, já que podem indicar tendências e consolidar cenários para a corrida presidencial.

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

São Benedito CE – Caminhão transportando carga de botijões de gás pega fogo na CE 187.

Neste domingo dia 10 de maio de 2026, por volta das 11h40min, a composição policial, foi informada acerca de um incêndio em veículo automotor na CE-187, nas proximidades da Subestação da ENEL, localizada no distrito de Inhuçu, zona rural do município de São Benedito/CE.

De imediato, a composição deslocou-se até o local informado, onde constatou que um caminhão pertencente à empresa SUPERGASBRAS, carregado com botijões de gás GLP, encontrava-se em chamas, sendo que o fogo já havia tomado completamente a cabine do veículo e atingido a carroceria onde a carga estava acondicionada. Ressalta-se que, devido à intensidade das chamas, não foi possível identificar a placa do veículo.

O caminhão era conduzido pelo senhor CARLOS ALBERTO OLIVEIRA, nascido em 23/03/1991, o qual não sofreu ferimentos. Compareceu também ao local a senhora GLEICIANE DA SILVA BARBOSA, responsável pela empresa.

No local já se encontrava a composição da BPRE, do posto do distrito de Inhuçu, os quais passaram a coordenar a ocorrência e realizar o controle do tráfego na rodovia.

A composição policial realizou o isolamento da área, visando garantir a segurança dos populares e evitar maiores riscos, tendo em vista a natureza altamente inflamável da carga transportada.

O Corpo de Bombeiros Militar, sediado no município de Sobral/CE, foi acionado para atendimento da ocorrência, estando as equipes aguardadas no local para realização do combate às chamas e adoção das medidas de segurança necessárias.

Não houve registro de vítimas, sendo constatados apenas danos materiais no veículo e na carga transportada.

Ressalta-se que a causa do incêndio não foi oficialmente identificada até o momento, existindo apenas suspeita preliminar de que o sinistro possa ter sido ocasionado por problemas na parte elétrica do caminhão.

A ocorrência permaneceu sob responsabilidade da BPRE e do Corpo de Bombeiros Militar para adoção das medidas cabíveis.

 

 

Ipaporanga Notícia

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Chefes da facção PCC que enviavam armas para o Ceará são presos na Bolívia

Dois chefes da facção paulista Primeiro Comando da Capital foram presos pela polícia cearense na cidade de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, neste domingo (10). Eles são suspeitos de enviar armas para a cidade de Itapipoca e proximidades, na região Norte do Ceará.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) divulgou que, na ação, foram apreendidas diversas armas de fogo, drogas, aparelhos celulares e dinheiro. Outros dois suspeitos também foram detidos.

A ação foi realizada pelas polícias Civil e Militar do Ceará, em apoio com a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Ceará (Ficco/CE), Polícia Boliviana – FELCN, e Oficialato de Ligação da Polícia Federal em Santa Cruz de la Sierra – Bolívia.

A identidade dos presos e mais detalhes sobre a ação policial não foram divulgados pela SSPDS. Uma coletiva de imprensa foi marcada em Fortaleza, para fornecer mais informações sobre as prisões, às 11h da próxima segunda-feira (11).

g1

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3