Cristiano Ronaldo, ao que tudo indica, será anunciado como vencedor da Bola de Ouro. O jornal “Mundo Deportivo” publicou nesta terça-feira que tanto o português quanto o Real Madrid já foram informados da escolha pelo camisa 7 da equipe merengue. Inclusive, se não houver mudança nos planos, enviados da revista “France Football” devem ir a Madri na próxima quinta entrevistá-lo e fazer as fotos que estamparão a capa da revista.
Ainda segundo a revista, Messi receberá a Bola de Prata como segundo melhor do mundo em 2016. A dúvida é sobre quem ficará com o terceiro posto, e o “Mundo Deportivo” coloca Griezzman, Luis Suárez e Neymar entre os principais cotados. A previsão é que a “France Football” revele as escolhas na próxima segunda-feira, iniciando pelos últimos nomes da lista de 30 jogadores pré-selecionados.
A Bola de Ouro foi criada em 1956 pela “France Football” para eleger o melhor jogador europeu do ano, com votos de jornalistas. A partir de 1995, o prêmio passou a aceitar vencedores nascidos em outros continentes com a vitória do liberiano George Weah. Em 2010, a revista e a Fifa unificaram o troféu de melhor do mundo criando a Bola de Ouro Fifa, juntando votos de jornalistas e capitães e técnicos das seleções.
Porém, não houve acordo para a renovação do contrato. Após a posse do presidente Gianni Infantino, a “France Football” pediu 5 milhões de euros (R$ 17,5 milhões) à Fifa para continuar a parceria, proposta recusada pelo substituto de Joseph Blatter. No dia 9 de janeiro de 2017, a entidade voltará a entregar um prêmio seu, agora batizado de “Fifa’s Best”.
Durante a parceria entre “France Football” e Fifa,somente dois jogadores conseguiram levar a Bola de Ouro. Messi ganhou em 2010, 2011, 2012 e 2015. E Cristiano Ronaldo comemorou o prêmio em 2013 e 2014. Campeão da Euro com Portugal, o camisa 7 desponta como favorito para as premiações de 2016.
Fonte: Globo.com