Lyoto Machida está deixando o UFC para lutar pelo Bellator. O ex-campeão dos pesos-meio-pesados do Ultimate encerrou seu contrato com a organização após sua vitória sobre Vitor Belfort no UFC Rio 9, em maio, e acertou com a franquia concorrente nesta semana, conforme apurou o Combate.com.
O site “Espn.com” foi o primeiro a noticiar o acerto. O presidente do Bellator, Scott Coker, confirmou a assinatura do contrato numa mensagem enviada à imprensa. Lyoto Machida, 40, se junta a Wanderlei Silva, Gegard Mousasi, Rory MacDonald, Frank Mir e Benson Henderson como nomes de destaque a trocar o UFC por seu principal concorrente americano. Seu irmão mais velho Chinzo também integra o elenco da organização.
“O Bellator está feliz em anunciar a contratação do ex- campeão mundial Lyoto Machida (24-8) num acordo exclusivo de múltiplas lutas. Estamos ansiosos para ver o ‘Dragão’ competir dentro do cage do Bellator no futuro próximo”, diz o comunicado enviado à imprensa nesta sexta-feira.
Segundo o Combate.com apurou, o UFC perdeu o prazo de negociação exclusiva para renovação de contrato com Lyoto. A organização ainda tentou reter o lutador, mas a proposta do Bellator foi superior.
Lyoto Machida estava no UFC desde 2007, e fez 25 lutas pela franquia. Foram 17 vitórias e oito derrotas no octógono – na carreira, são 24 vitórias e oito derrotas. Em 2009, o carateca baiano radicado no Pará conquistou o cinturão dos pesos-meio-pesados (até 93kg) ao derrotar Rashad Evans por nocaute, e manteve o título por pouco menos de um ano, com uma defesa bem sucedida contra Maurício Shogun. Desde 2013, Lyoto luta no peso-médio (até 83,9kg), categoria pela qual disputou o cinturão em 2014 contra Chris Weidman – foi superado na decisão unânime dos juízes. O “Dragão” vem de duas vitórias consecutivas, sendo a última um nocaute com chute frontal contra Vitor Belfort no UFC Rio 9. Ainda não há data ou oponente marcados para a estreia de Lyoto Machida no Bellator.
O UFC não demorou a retirar o nome do ex-campeão do ranking dos pesos-médios. Antes na nona colocação, Lyoto já não figura no top 15 da categoria, e abriu espaço para a subida de sete lutadores, incluindo Paulo Borrachinha (agora 10º), Thiago Marreta (11º), Antônio Cara de Sapato (12º) e Cezar Mutante, que entrou na 15ª posição.
Fonte: Combate.com