O meia Iniesta foi oficialmente apresentado na manhã desta quinta-feira como reforço do Vissel Kobe, da primeira divisão do Japão. Ao lado de Hiroshi Mikitani, dono do clube e também da Rakuten, conglomerado tecnológico de vendas online, principal patrocinador da camisa do Barcelona, o jogador de 34 anos assinou contrato diante de mais de 200 jornalistas, mostrou a camisa 8 do time e respondeu a duas perguntas. De acordo com a imprensa nipônica, o craque vai ganhar US$ 30 milhões por ano (cerca de R$ 108 milhões).
– É um dia especial para mim. Quero expressar a minha gratidão por confiarem em mim neste projeto. Tenho muita vontade de começar a trabalhar com os meus companheiros.
“Amo este país”
– Esperamos, eu e a minha família, adaptarmo-nos rapidamente e aprender a cultura japonesa. Tenho muito respeito pelo futebol japonês e seus jogadores. São inteligentes e com grande nível técnico. Tive a sorte de ter muitas propostas, mas o projeto apresentado pelo Kobe foi interessante. A cultura japonesa também me parece maravilhosa.
“Quero desfrutar da vida no Japão, tudo em geral, as pessoas… Quero ser mais um na cultura japonesa”
No próximo sábado, o craque vai ter o primeiro contato com torcedores no estádio Kobe Wing, de capacidade para 42 mil espectadores, antes da partida contra o Yokohama Marinos, pela Copa da J-League. Nesta quinta, Iniesta foi a campo no Tokyo Dome, para ser saudado durante jogo de beisebol do Tohoku Golden Eagles, equipe de propriedade também de Hiroshi Mikitani.
No fim de semana passado, Iniesta se despediu do Barcelona depois de 16 anos no clube – o clube postou mensagem especial para o meia nesta quinta. Convocado na última segunda para defender a seleção espanhola em sua quarta Copa do Mundo, na Rússia, o jogador volta para a Europa para se apresentar ao técnico Julen Lopetegui no próximo domingo.
Iniesta, boa sorte em sua nova aventura no Japão com o Vissel Kobe! Temos certeza que os fãs vão aproveitar sua magia. Vamos segui-lo
O Vissel Kobe nunca foi campeão japonês. Seu melhor resultado na J-League foi o sétimo lugar em 2016 – foi vice da segunda divisão em 2013. Atualmente, é o sexto colocado depois de 15 das 34 rodadas. A competição segue o calendário anual, como o Campeonato Brasileiro, e parou a partir do fim de semana passado por causa da apresentação das seleções para a Copa do Mundo. Mesmo assim, o novo time de Iniesta ainda entra em campo mais três vezes até a interrupção completa de jogos no país, pela Copa do Japão e a Copa do Imperador.
– Iniesta é o jogador mais respeitado do mundo. Terá um impacto profundo no desenvolvimento do futebol japonês – disse Hiroshi Mikitani, complementando:
“Espero que a J-League cresça para ser uma liga que todo mundo queira ver”
O principal destaque do elenco do Vissel até agora era o alemão Podolski, campeão da Copa do Mundo de 2014. Dois brasileiros jogam no time, ambos atacantes de mais de 30 anos: Wellington Tanque, revelado pelo Internacional, e Leandro, formado nas categorias de base do Corinthians e do Nacional-SP.
Em seu site oficial, o Vissel comercializa produtos para celebrar a chegada do reforço.