O melhor elenco do Campeonato Paulista é o primeiro finalista definido. O Palmeiras eliminou o Santos na última terça-feira e agora espera o vencedor do duelo entre Corinthians e São Paulo. Mas a classificação, pelo que foram os dois jogos, poderia ter sido menos difícil.

Nos 180 minutos, os momentos de melhor futebol foram da equipe treinada por Roger Machado, porém foi preciso contar muito com Jailson para confirmar vaga. No jogo de ida, o goleiro fez defesas incríveis e segurou o 1 a 0. Na volta, não evitou a derrota por 2 a 1 no tempo normal, mas defendeu uma cobrança nos pênaltis.

Jailson, que já havia brilhado no primeiro jogo contra o Santos, defende a cobrança de Diogo Vitor e coloca o Palmeiras na final do Paulistão (Foto: Marcos Ribolli)

Desde a temporada passada, quando vinha de um título brasileiro recém-conquistado, a sensação que fica é de que o Palmeiras ainda não sabe lidar bem com a pressão de ser favorito aos títulos. Foi assim nas três eliminações de mata-mata em 2017 (Paulistão, Copa do Brasil e Libertadores).

Na terça-feira, a reação até veio rapidamente, depois de o Santos abrir o placar em um descuido de marcação. Só que, após o empate, o aparente controle de jogo (com marcação alta e posse de bola) não se converteu em outras boas oportunidades. Antes do intervalo, numa pane coletiva inacreditável dentro da área, o rival se pôs à frente novamente.

O segundo gol santista gerou muita reclamação – em vão, porque foi legal – e trouxe para o segundo tempo um Palmeiras desnecessariamente pilhado e com evidente nervosismo defensivo, como mostraram alguns perigosos recuos de bola de Antônio Carlos e Tchê Tchê a Jailson.

– Estamos no Palmeiras, e a torcida deseja que o time dispute todas as competições para vencer. Por vezes, sabemos que não é possível conquistar tudo. Se tivermos o torcedor do nosso lado, como foi hoje (terça-feira), as coisas são um pouco mais tranquilas – disse o técnico Roger Machado, ao final do jogo.

Também não foi exatamente assim: houve vaias e cobrança em jogadas erradas principalmente na segunda etapa. O capitão Dudu, por exemplo, esteve muito abaixo da média e irritou alguns torcedores (clique aqui e veja as notas dos jogadores).

O Palmeiras não precisa carregar um peso excessivo do favoritismo. Mas pode jogar melhor e oscilar menos justamente porque tem elenco que o credencia como favorito. Um lado bom da classificação nos pênaltis é que um trauma foi superado. Não vencia uma disputa desde a final da Copa do Brasil de 2015, contra o próprio Santos. Agora, que venha Corinthians ou São Paulo.

Independentemente de quem passar, é certo que o primeiro jogo da decisão será no sábado, às 16h30, com o Palmeiras como visitante. A mudança do domingo para o sábado se dá porque o Verdão tem um compromisso pela Libertadores na terça-feira seguinte (dia 3), contra o Alianza Lima, em casa.

Fonte: Globoesporte.com

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!