A Uefa realizou nesta segunda-feira o sorteio das oitavas de final da Liga dos Campeões. O grande duelo será entre Paris Saint-Germain e Real Madrid, maior vencedor do torneio com 12 conquistas. Os jogos de ida serão disputados nos dias 13, 14, 20 e 21 de fevereiro. As partidas de volta estão marcadas para os dias 6, 7, 13 e 14 de março.
O duelo contra o Real Madrid, maior campeão da Champions League com 12 títulos, não assusta o PSG. Pelo menos esse é o pensamento do embaixador brasileiro Maxwell, ao lembrar que a equipe está preparada. Para tornar o sonho de conquistar pela primeira vez a Liga, o time francês investiu pesado na janela de transferências, pagou € 220 milhões (R$ 853 milhões) para contratar Neymar e também fechou com Mbappé.
– Foi um grande sorteio, com dois grandes jogos para disputar. Nossos torcedores irão gostar, depois de termos sido eliminados pelo Barcelona. Será legal. É um belo desafio para o clube. Eu acho que estamos prontos para isso – afirmou Maxwell.
Emilio Butragueño, diretor de relações institucionais do Real Madrid, ressaltou a dificuldade do duelo contra o Paris Saint-Germain nas oitavas de final e tratou o encontro como uma “final”. Porém, lembrou que para conquistar a orelhuda pela 13ª vez é preciso superar grandes desafios.
– É muito difícil ganhar essa competição, a de mais prestígio no mundo, os melhores jogadores jogam aqui e sabemos como é difícil ganhar, ainda mais duas seguidas. O nosso objetivo é ganhar mais uma vez. E temos que vencer o Paris Saint-Germain, com o jogo de volta em Paris. Temos que jogar muito bem em Madri. E vamos ver. É importante para Zidane contar com todos os jogadores inspirados. Este jogo poderia muito bem ser a final, tamanho o poder dos dois times. Um sorteio neste estágio é assim, duro, e um dos dois será eliminado. O PSG está ficando mais forte a cada ano. Eles jogaram uma fase de grupos impecável e têm grande potencial – disse Butragueño em entrevista à emissora “BeIN Sports”.
Outro duelo que merece destaque será entre dois campeões do torneio. Com cinco conquistas, o Barcelona pega o Chelsea, que levantou a taça na temporada 2011/12.
Em sua conta no Twitter, o Barcelona aproveitou para provocar o Chelsea. Publicou: “Stamford Bridge sempre apresenta boas recordações. Não é verdade, Iniesta?”. Os catalães apontam a histórica classificação para a final da Champions de 2008/09, quando o meia Iniesta marcou nos acréscimos, garantiu o empate em 1 a 1 e a vaga na decisão.
Líder do Grupo H com 12 pontos, três a mais do que o Real Madrid, o Tottenham terá pela frente a Juventus na busca por uma vaga nas quartas de final. O badalado Manchester City do técnico Pep Guardiola enfrentará o Basel, enquanto o Liverpool pega o Porto.
Com uma bela campanha na fase de grupos, na qual terminou na primeira colocação di Grupo G com 14 pontos, o Besiktas enfrentará o gigante alemão Bayern de Munique. A Roma do goleiro brasileiro Alisson enfrentará o Shakhtar Donetsk, enquanto o Manchester United de José Mourinho vai medir forças com o Sevilla.
Confira os jogos:
Tottenham x Juventus
Manchester City x Basel
Liverpool x Porto
Manchester United x Sevilla
Paris Saint-Germain x Real Madrid
Roma x Shakhtar Donetsk
Barcelona x Chelsea
Besiktas x Bayern de Munique
O sorteio tinha duas restrições:
– Times do mesmo país não podiam se enfrentar
– Quem saiu do mesmo grupo não duelava de novo nesta fase
Pote 1 (primeiros colocados): Manchester United, Paris Saint-Germain, Roma, Barcelona, Liverpool, Manchester City, Besiktas e Tottenham
Pote 2 (segundos colocados): Basel, Bayern de Munique, Chelsea, Juventus, Sevilla, Shakhtar Donetsk, Porto e Real Madrid
Os primeiros colocados jogam primeiro fora de casa nas seguintes datas: 13, 14, 20 e 21 de fevereiro. Depois, decidem diante de suas torcidas, em 6, 7, 13 e 14 de março.
Fonte: Espn.com