Um tem 32 anos e já rodou nos principais clubes do futebol mundial. O outro tem 23 e surge como uma grande promessa – que já está virando realidade – no Brasil. Destros, dentro das quatro linhas vêm atuando em posições diferentes, mesmo carregando nas costas uma das poucas coisas em comum: a camisa 7. Robinho, do Atlético-MG, e Luan, do Grêmio, são os artilheiros dos seus times e grandes destaques para os dois confrontos decisivos da final da Copa do Brasil.

A bola rola no Mineirão às 21h45 desta quarta-feira. O jogo da volta está marcado para a próxima quarta, na Arena do Grêmio. Ao contrário das fases anteriores, a decisão não tem o gol fora de casa como critério de desempate.

Juntos, Robinho e Luan fizeram 40 gols na temporada. A precisão perto da área ficou clara nos confrontos da semifinal, quando deixaram suas marcas e foram fundamentais nas classificações de Atlético-MG e Grêmio sobre Internacional e Cruzeiro, respectivamente. No embalo dos camisas 7, listamos sete pontos de destaque:

GOL MAIS BONITO EM 2016

Robinho

Robinho tem sido mais matador do que criador. Artilheiro do Galo na temporada, vem mostrando faro de gol, como foi contra o Fluminense. No primeiro gol do Atlético-MG no jogo, mostrou bom posicionamento para receber a assistência de Maicosuel, habilidade para dominar a bola e faro de gol para estufar as redes.

Luan

O gremista tem 15 gols no ano, somando também os marcados com a seleção olímpica. Alguns se destacaram, como o contra a Ponte Preta. Mas o primeiro no 2 a 0 sobre o Cruzeiro, na semifinal da Copa do Brasil, tem todos os elementos para ser o seu mais bonito em 2016. Primeiro, pelo momento. Depois, pela construção coletiva. E, por último, pelo refinamento técnico do atacante, em chute característico. Assista:

MELHOR ATUAÇÃO EM 2016

Robinho

Na penúltima rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro, o Atlético-MG precisava vencer o Villa Nova para não depender de um bom resultado na rodada seguinte. Jogando no Mineirão, mas como visitante, Robinho teve sua melhor atuação na temporada. Como meia em alguns momentos e atacante em outros, ele comandou o Galo na goleada por 7 a 2 sobre o Leão do Bonfim. A bole correu com os pés do camisa 7, que marcou três, deu assistência para um e ainda participou efetivamente de um gol contra. Um dos tentos anotados pelo jogador foi um golaço, mostrando muita categoria ao tocar por cobertura após vacilo da defesa.

Luan

O único jogo no qual o atacante balançou as redes duas vezes nesta temporada foi justamente contra o… Atlético-MG, no primeiro turno do Brasileirão. Em uma atuação de gala do Tricolor, Luan se destacou e comandou as ações – em um lance, acertou as duas traves. Uma curiosidade: dos 12 gols marcados no ano, cinco foram contra mineiros – três contra o Galo e dois contra o Cruzeiro.

COMO JOGAM

Robinho

Diego Aguirre bem que tentou colocar Robinho como armador ou centroavante, mas é do lado esquerdo do campo que o camisa 7 do Galo rende melhor e vem sendo o principal jogador alvinegro na temporada. Quando pega a bola dominada e parte para cima, é difícil de pará-lo.

Campinho: como o Robinho jogo no Atlético-MG (Foto: GloboEsporte.com)

Luan

O gremista é escalado como o jogador mais avançado do time. Mas poucas vezes aparece como centroavante de fato. Sua principal característica é justamente buscar espaços vazios atrás do meio-campo adversário para criar.

Campinho Luan final copa do brasil grêmio (Foto: Reprodução)

NÚMEROS NA TEMPORADA

Robinho

No Galo são 52 jogos, 26 vitórias, 13 empates e 14 derrotas. Foram 3.753 minutos em campo e 25 gols marcados.

Luan

Pelo Grêmio são 47 jogos, 12 gols (artilheiro do Grêmio) e 10 assistências. Pela seleção olímpica foram seis jogos, três gols e duas assistências.

FRASE MARCANTE

Robinho

– Essa classificação foi com a cara do Galo. Acreditamos, e a torcida também acreditou. Satisfeito pelo empenho do time, acho que foi mais que merecido, porque o time buscou o gol – Robinho após a classificação contra a Ponte Preta.

Robinho; Atlético-MG (Foto: Bruno Cantini/CAM)

Luan

– Acho que sim (se Robinho é um espelho). Antes de eu me tornar profissional acompanhava bastante ele na seleção, no Santos. Era um espelho para mim, sim. Para mim é a primeira final aqui no Grêmio, de um título e de uma competição tão importante. Poder enfrentá-lo ali… Espero que a gente saia vitorioso.

CURIOSIDADE

Robinho

A temporada 2016 é a que Robinho tem a melhor média de gols. São 53 jogos com a camisa do Galo e 25 gols marcados – média de 0,47 gol por jogo. No Santos, na passagem em 2010, a média foi semelhante, mas com menos gols e menos jogos.

Luan

Luan foi forjado nas quadras de futsal, como Robinho. Só depois saiu para o interior paulista, de onde chegou ao Grêmio.

– Tenho algumas características do salão, de conduzir a bola. Joguei mais tempo salão que campo, então carrego bastante coisa. Dependendo do momento do jogo, me ajuda bastante – destacou o atacante.

Luan Cruzeiro x Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio)

ATLÉTICO-MG X GRÊMIO – FINAL – COPA DO BRASIL

Local: Mineirão, em Belo Horizonte.
Data e horário: quarta-feira (23/11), às 21h45 (de Brasília).
Provável time do Atlético-MG: Victor; Carlos César, Erazo, Gabriel e Fábio Santos; Leandro Donizete, Júnior Urso e Maicosuel; Clayton, Robinho e Lucas Pratto.
Provável time do Grêmio: Marcelo Grohe; Edílson, Pedro Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Ramiro, Douglas e Pedro Rocha; Luan.
Pendurado: Kannemann.
Arbitragem: Péricles Bassols Cortez (Fifa-PE), auxiliado por Rodrigo Henrique Correa (Fifa-RJ) e Nadine Schramm Camara Bastos (Fifa-SC).

Fonte:Globoesporte.com

 

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!