Da 6ª posição para a liderança. Mesmo sem dar show, o Brasil de Tite foi eficiente mais uma vez e chegou a quarta vitória em quatro jogos sob o comando do treinador. Após o triunfo por 2 a 0 sobre a Venezuela, na noite desta terça-feira, em Mérida, o técnico mais uma vez dividiu o mérito pelo bom momento e preferiu não comentar o clássico contra a Argentina, no próximo dia 10 de novembro, no Mineirão. Agora líder das eliminatórias, Tite só quer saber da comida de sua mãe.

– Só quero ir pra casa ver minha mãe… Depois da outra rodada não consegui ir visitá-la. Até falei para ela o que quero comer. E não estou pagando de humilde. Quero comer arroz, feijão, carne moída e repolho (risos) – disse o treinador sobre Dona Ivone.

Agora com 21 pontos, a Seleção ultrapassou o Uruguai e assumiu a ponta da corrida rumo à Copa do Mundo da Rússia em 2018. A Celeste empatou com a Colômbia por 2 a 2 e agora ocupa a segunda posição. A delegação brasileira deixou o Estádio Metropolitano de Mérida direto para o aeroporto de El Vigia, cidade a cerca de 80km de distância. A chegada em São Paula está prevista para a manhã desta quarta.

CONFIRA A ÍNTEGRA DA ENTREVISTA DE TITE:

SEQUÊNCIA
Eu não ganhei, eu não refiz nada. Quem fez foi todo o grupo. Eu já passei da idade de receber elogios e individualizar situações que são coletivas. Falo sempre para os jogadores trabalharem bem na Seleção e voltarem bem para seus clubes. É dessa forma que vamos conseguir um futebol consistente. A Venezuela tem grande qualidade do meio para frente, com várias peças de reposição no banco. É enganosa a sua posição nas eliminatórias.

ARGENTINA
Não posso projetar nada. Eu estava pensando apenas na Venezuela, na necessidade desse resultado, na busca pelo desempenho em condições adversas. Eu sei quanto tempo vocês (jornalistas) levaram para chegar até aqui. Nós também passamos por essa adversidade grande. Sem falar no estado do gramado, do enfrentamento, do nível de competitividade alta, da busca pela classificação que ainda estamos em um processo… Não é porque estamos na liderança que a vaga está garantida. Dá confiança? Dá. Foi consistente de novo? Foi. Mas foi apenas mais um passo.

FALAR DE TANTO SUCESSO TE DEIXA CONSTRANGIDO?
Não quando ele é dividido de forma igual e coletiva. Quando é individual, sim. Tudo é o conjunto de uma obra. Se você não tiver, principalmente, atletas de qualidade, não adianta colocar qualquer técnico para potencializar.

GOLS NO INÍCIO
É a ideia. Trazer uma equipe que mantenha o padrão igual dentro e fora de casa. Ideia de equipe. Às vezes não dá. Tu não consegue em jogos de alto nível ter 90% de superioridade em relação ao adversário. Normalmente, sendo melhor em dois terços, criando oportunidades, sendo mais efetivo, acertando finalizações no gol, a sua possibilidade de ganhar é muito maior. A busca é desde o início.

AUTOSUFICIÊNCIA
Fiz essa abordagem com eles. Os atletas responderam que estava muito difícil fazer o domínio, o gramado irregular atrapalhou. Queriam fazer uma jogada mais precisa e não conseguiam. Não era autosuficiência. Era precisão maior. Eu falava: ”Acerta o gol”. Aquilo que era uma impressão, inclusive minha, não era. Era uma dificuldade que o gramado impunha. Todos viram no treino, era muito irregular, não havia fluência. Eu tava com medo até de sair jogando. Falei para os atletas observarem. Se estivéssemos com dificuldade de rodar a bola atrás, ia quebrar lá na frente. Teve esse componente do gramado.

PRIMEIRO JOGO SEM O NEYMAR
No primeiro gol contra a Bolívia, foi a pressão alta e a roubada de bola dele. Hoje, o substituto do Neymar, Willian, fez um grande jogo e marcou. A representação desses dois atletas e passar o quanto é importante o conjunto… Vou te dar mais um dado. Na hora do apagão, o Thiago Silva encostou no Miranda e disse: ”O Rondón está procurando essa primeira bola de contado contigo, está ganhando e o Martínez está infiltrando nas costas. Se for uma bola muito na frente, deixa ele disputar sozinho e mantém a linha de quatro montada para ter a cobertura”. Foi justamente a observação que fiz depois e ele abriu um sorriso. O Thiago, que disputa posição, estão participando em termos coletivo daquilo que a gente quer. Esse senso coletivo é fundamental.

Fonte: Globo.com

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!