Suspenso da prática do MMA por dois anos devido a múltiplas falhas em exames antidoping, o lutador americano Chael Sonnen cumpriu sua sentença e, a partir deste mês, está livre para competir novamente. O ex-desafiante número 1 tentou despistar nos últimos meses, mas, nesta segunda-feira, enfim admitiu que, aos 39 anos de idade, pensa em desistir da aposentadoria que anunciou pouco após ser flagrado nos testes, e em retornar às lutas. Primeiro, contudo, o polêmico peso-médio precisa passar pelo crivo da Agência Antidoping dos EUA (USADA, na sigla em inglês) para ser liberado a lutar novamente.

– Eu certamente ainda tenho aquela vontade. Eu fantasio com isso. Mas é um passo de cada vez. Não estou me segurando para vocês, não estou fingindo que meu retorno não seria grande notícia. Eu diria isso para vocês agora. Mas eu tenho que passar neste teste primeiro, sinceramente. Ainda está ali. Eu tenho que passar. Se eu passar nesse, eu passo em todos os outros. Mas eu tenho que saber que todas (as substâncias proibidas) saíram. Bum, primeiro passo concluído – afirmou Sonnen, em entrevista ao podcast “The MMA Hour”.

A preocupação de Sonnen não é mera brincadeira. Em maio de 2014, o lutador americano foi flagrado num exame surpresa fora do período de competição com duas substância: anastrozol e clomifeno; algumas semanas depois, ele foi testado de novo, e desta vez os resultados apontaram presença de hormônio do crescimento (GH), eritropoietina (EPO) e novamente de anastrozol. O lutador, que nos últimos anos admitiu o uso de esteroides, brincou que gostaria de ser avaliado por progressão (“Oh, você tinha sete coisas na última vez que foi testado, dessa vez você só tem três, muito bem”, disse, simulando o relatório nesse cenário).

Por ora, Sonnen foi testado duas vezes pela USADA, o que sinaliza que ele já avisou ao UFC que pretende retornar ao MMA, e que provavelmente não será liberado do protocolo que exige aviso prévio de quatro meses para lutadores voltando de uma aposentadoria, como aconteceu com Brock Lesnar. O americano admite receios de como, aos 39 anos, vai competir sem as drogas de melhora de rendimento no seu organismo.

– É aí que fica difícil. Nos dias em que éramos permitidos a usar testosterona, isso fazia muito sentido. É claro que ficou nebuloso, caras se aproveitaram disso e saiu de controle. Mas fazia sentido, porque o mundo do esporte no momento pertence a jovens de 18 a 25 anos. A ciência entrou no meio e disse, “Espera um pouco, podemos continuar a dar mais tarde o que o seu corpo te dava naturalmente.” Aí você via caras que conseguiam estender suas carreiras. Isso é bem legal. Os caras começaram a manipular e tiveram que acabar com isso –  disse.

Se for aprovado nos testes e retornar ao octógono, porém, espere o mesmo Chael Sonnen de volta às entrevistas polêmicas. Ele deu uma prévia ao comentar seu possível retorno.

– O passo dois é entrar em forma, ficar pronto para lutar – já estou lá, estou em forma e pronto para lutar. Passo três, ser o cara mais durão do mundo. Qual é, amigo, eu dominei o peso-médio, isso é um fato. Nunca houve um peso-médio como eu. O cara mais próximo disso é o Anderson Silva. Tenho dois rounds de 10-8 contra o Anderson Silva. Essa é apenas a verdade. Não tenho um par à minha altura no peso-médio – disparou Sonnen.

Fonte: g1.com

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!