Suspenso de qualquer atividade ligada ao futebol, o ex-presidente da Fifa Joseph Blatter confirmou que irá à Copa do Mundo da Rússia em 2018 a convite de Vladimir Putin, informou o suíço em entrevista à AFP. E, nesta sexta-feira, o porta-voz do presidente russo, Dmitry Peskov, disse que tanto Blatter quanto Michel Platini, ex-mandatário da Uefa, serão bem-vindos no país.
– Irei ao Mundial da Rússia, recebi um convite por parte do presidente Putin. Não sei se estarei para a partida de abertura ou para a final. Como não posso trabalhar no futebol (por sua suspensão) e não tenho uma missão a cumprir, quem sabe eu só aproveite – disse Blatter.
Procurada pela AFP, a Fifa informou que não acha questionável a presença de seu antigo presidente no Mundial 2018 “porque Blatter já não tem funções oficiais”.
– Tenho certeza que o Mundial 2018 será um grande Mundial. A Rússia deve demostrar que pode receber o mundo inteiro, é um autêntico desafio – acrescentou Blatter.
Blatter, de 81 anos, foi suspenso seis anos “de toda atividade ligada ao futebol” pela justiça interna e pela Fifa devido a um pagamento controverso de 2 milhões de francos suíços (1,8 milhão de euros) a seu antigo aliado Michel Platini.
Ex-presidente da Uefa e sucessor designado de Blatter à frente da Fifa, Platini também foi sancionado por seis anos, suspensão reduzida para quatro anos pelo Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), e não tem presença certa na Rússia. E fontes próximas a Platini garantiram à AFP que o francês “não recebeu convite do senhor Putin para ir ao Mundial da Rússia e ele não sabe o que fará no próximo verão (do hemisfério norte)”
Fonte: Globoesporte.com