Depois do tropeço na primeira rodada da Copa das Confederações, empate em 2 a 2 com o México, a seleção de Portugal voltou a jogar nesta quarta-feira, confirmou o favoritismo e venceu por 1 a 0 a Rússia. O gol foi marcado por Cristiano Ronaldo, em um jogo que teve o domínio luso no primeiro tempo, e muito empenho dos russos na etapa final. Eles deixaram o gramado do Estádio do Spartak sob muitos aplausos da torcida local, que compareceu em grande número. Os fãs, por sinal, fizeram a festa durante os 90 minutos e reconheceram a dedicação do time anfitrião.
PRIMEIRO TEMPO
Quando as escalações foram confirmadas antes da partida, ficou claro que o técnico de Portugal, Fernando Santos, deixou claro que colocaria em campo uma equipe mais leve e ofensiva do que no empate em 2 a 2 com o México, na primeira rodada da Copa das Confederações. Com Bernardo Silva e André Silva em campo, o time ganhou em movimentação, e Cristiano Ronaldo ganhou mais espaço para buscar jogadas. E foi dos pés do craque que começou a jogada do gol, que o próprio marcou. CR7 recebeu na defesa, avançou pela direita e tocou em Bernardo Silva. O meia abriu na esquerda para Guerreiro, que cruzou na medida para o atacante do Real Madrid meter a cabeça na bola e correr para o abraço.
Com 62% de posse de bola, e domínio total da partida, Portugal pouco sofreu com a Rússia. Pelo contrário, ainda teve chances para ampliar o placar. Na melhor delas, Cristiano Ronaldo pedalou para cima da zaga, abriu espaço e bate para grande defesa de Akinfeev.
SEGUNDO TEMPO
Depois de assistir Portugal jogar no primeiro tempo, a Rússia voltou com outra postura para a etapa final. A mudança de comportamento em campo fez a torcida jogar junto com o time, e as substituições do técnico Stanislav Cherchesov deixaram os russos mais ofensivos. Não foram muitas chances de gol, mas o time deixou os portugueses no sufoco e pressionados durante boa parte do segundo tempo. Faltou qualidade, além do poder de definição. E isso acabou sendo decisivo para o resultado. Quando foi exigido, o goleiro Akinfeev também fez ótimas defesas.
Portugal, por sua vez, ficou com a bola quando podia. Segurou o jogo, esperou boas chances para sair no contra-ataque, teve algumas oportunidades e fez o tempo correr até o apito final, quando comemorou muito o resultado. A classificação para as semifinais será decidida no próximo sábado contra a limitada seleção da Nova Zelândia.
TABELA
Com seis pontos conquistados em dois jogos, Portugal lidera o Grupo A da Copa das Confederações. Decide a vaga na semifinal na última rodada contra a Nova Zelândia, que é uma equipe muito limitada. Os russos seguem com três pontos, mas ainda têm chances de classificação. Decidem a vida contra os mexicanos também no próximo sábado.
Fonte:Globoesporte.com