Após 15 anos, Camarões volta a reinar no futebol africano. Com golaço salvador de Aboubakar aos 43 minutos do segundo tempo, os Leões Indomáveis venceram o Egito por 2 a 1 na tarde deste domingo, em Libreville, no Gabão, e levantou a taça de campeão da Copa Africana de Nações pela quinta vez na sua história e está classificado para a Copa das Confederações, que será disputada em junho deste ano, na Rússia.
Camarões não conquistava o título desde 2002 e agora ultrapassa Gana e é a segunda seleção que mais vezes ganhou o torneio continental. Somente o próprio Egito, com sete taças, é mais vencedor que os camaroneses. Os egípcios tentavam ser campeões novamente após sete anos.
O Egito abriu o placar aos 22 minutos do primeiro tempo, com o jovem Mohamed Elneny, que atua no Arsenal. Ele recebeu a bola pelo lado direito na área e chutou cruzado, no ângulo esquerdo de Ondoa. O empate de Camarões veio somente na segunda etapa. O zagueiro N’Koulou, do Lyon, aproveitou cruzamento e testou para o fundo das redes.
Quando o jogo se encaminhava para a prorrogação, o atacante do Besiktas Aboubakar, que entrou na segunda etapa, resolveu o jogo para Camarões. Ele recebeu na entrada da área, aplicou lindo chapéu no marcador e tocou na saída de Essam El Hadary.
Camarões já havia conquistado a Copa Africana em 1984, 1988, 2000 e 2002. Na primeira fase, os Leões Indomáveis ficaram em segundo no Grupo A, atrás de Burkina Faso, com uma vitória e dois empates. Passaram por Senegal nas quartas de final nos pênaltis e venceram Gana por 2 a 0 na semifinal, antes de superar o Egito na decisão.
Fonte: ESPN.com