Médico e prefeito afastado de Uruburetama chega ao IML, em Fortaleza, na tarde desta sexta-feira (19), para exame de corpo de delito antes da prisão — Foto: Helene Santos/Sistema Verdes Mares

O médico e prefeito afastado de Uruburetama, José Hilson de Paiva, disse em depoimento à polícia na tarde desta sexta-feira (19) que os abusos sexuais de mulheres que atendia e as gravações que fazia dos atos se tornaram um “vício”, segundo a Secretaria da Segurança Pública do Ceará (SSPDS). Hilson foi preso na tarde desta sexta, quando se apresentou à Polícia Civil em Fortaleza.

“Ele fez registros não autorizados de pacientes, para se proteger de falsas denúncias de abuso, inicialmente com pacientes com que tinha alguma intimidade. Disse que se tornou vício e não conseguia mais parar de filmar. Nem a esposa dele tinha ciência”, relatou Joseanna Oliveira, delegada do município de Cruz, onde o médico também fez vítimas.

Ainda segundo a delegada, José Hilson afirmou que a prática virou fetiche há décadas e que era um hobby fazer as gravações utilizando celulares e câmeras digitais. Ele ainda procurou tratamento.

Ainda conforme o depoimento aos policiais, desde 2017, quando assumiu a Prefeitura de Uruburetama, José Hilson parou com as filmagens por não ter mais tempo para consultar as pacientes, mas guardou as imagens em um HD externo, que teria perdido depois de um tempo.

Prefeito suspeito de abusar de mulheres é preso no Ceará

Prefeito suspeito de abusar de mulheres é preso no Ceará

O secretário da Segurança Pública, André Costa, afirmou que as operações de busca e apreensão realizadas nesta manhã conseguiram confiscar um vasto material nas residências do médico em Cruz e em Uruburetama, incluindo fichas de pacientes, históricos médicos, CDs com materiais arquivados, computadores, pen drives e outros dispositivos onde é possível armazenar fotos e vídeos. “Em Fortaleza não houve apreensões de elementos de provas. Como ele se encontrava na cidade, há a possibilidade de destruição de provas”, conta.

Prisão

Prefeito de Uruburetama é preso por suspeito de abusar de mulheres durante atendimento médico — Foto: Natinho Rodrigues/G1

Prefeito de Uruburetama é preso por suspeito de abusar de mulheres durante atendimento médico — Foto: Natinho Rodrigues/G1

Hilson Paiva foi preso preventivamente na tarde desta sexta-feira (19) por suspeita de abusar de mulheres e filmá-las com câmeras escondidas, sem o consentimento das paciente. A prisão foi determinada nesta sexta-feira (19) pelo juiz José Cléber Moura do Nascimento, que considerou a medida necessária para preservar as provas e evitar a influência do prefeito nas investigações.

“A prisão preventiva se faz necessária a fim de preservar a higidez das provas a serem produzidas em juízo eis que, da leitura das peças, depreende-se que o representado vinha utilizando sua influência para se manter impune ao longo de vários anos”, decidiu o juiz.

Para o advogado, o argumento é “absolutamente incabível” pelo fato de o prefeito estar afastado do cargo da gestão municipal e impedido de exercer atividade médica.

Filmagens

Policiais apreendem material na casa de prefeito preso suspeito de estupro

Policiais apreendem material na casa de prefeito preso suspeito de estupro

O Fantástico teve acesso a 63 vídeos, filmados pelo próprio médico, com as pacientes. As gravações mostram Hilson com a boca em partes íntimas das mulheres sob o pretexto de estar tirando secreção e penetrando as pacientes, alegando que precisava “desvirar” o útero delas.

O prefeito afastado de Uruburetama é denunciado por abusos sexuais de pacientes desde a década de 1980. No caso mais recente, em 2018, quatro mulheres disseram terem sido estupradas pelo médico enquanto eram atendidas.

Outras pacientes ouvidas pelo Fantástico afirmaram não ter coragem de informar as autoridades sobre o caso porque dependiam do prefeito para garantir emprego ou serviço público.

Nordeste Notícia
Fonte: Sistema Verdes Mares

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!