A Fifa definiu nesta terça-feira os duelos que apontarão as quatro últimas seleções europeias classificadas para a Copa do Mundo de 2018. Um sorteio realizado na sede da entidade, em Zurique, determinou que a tetracampeã mundial Itália enfrentará a Suécia, finalista em 1958, na disputa por uma vaga no Mundial do ano que vem, na Rússia.
O evento – que teve como anfitriões a apresentadora mexicana Vanessa Huppenkothen e o ex-jogador da seleção espanhola Fernando Hierro – também determinou os outros três confrontos: Irlanda do Norte x Suíça; Croácia x Grécia; e Dinamarca x Irlanda. Italianos, suíços, gregos e irlandeses disputarão a segunda partida em casa – o que também foi definido no sorteio, já que as bolinhas de tais seleções foram retiradas de um pote intermediário por último.
Os duelos valendo classificação para a Copa serão realizados em jogos de ida e volta, em dois períodos: entre os dias 9 e 11 de novembro e entre 12 e 14 do mesmo mês. Quem vencer e tiver melhor saldo de gols na soma dos dois confrontos, está classificado para o Mundial – o desempate é feito com base no critério de gols marcados fora de casa. Em caso de resultados iguais, haverá prorrogação e, se necessário, disputa de pênaltis.
Os oito participantes da repescagem europeia foram divididos em dois potes com quatro equipes cada, antes do sorteio desta terça. A separação foi feita com base no ranking mundial da Fifa divulgado na última segunda-feira os quatro times em melhores psoições (Suíça, Itália, Dinamarca e Croácia) ficaram no pote 1, e o restante, no 2 (Suécia, Irlanda do Norte, Grécia e Irlanda).
Os quatro times que triunfarem na repescagem europeia se juntarão às outras 10 seleções do Velho Continente já classificadas para o Mundial. No total, 23 times têm vaga assegurada na Copa do Mundo. Dois postos serão definidos com a repescagem mundial, definida com Austrália x Honduras e Nova Zelândia x Peru. As três posições restantes sairão das eliminatórias africanas. Tunísia, Marrocos e Senegal são líderes de seus grupos e precisam apenas de um empate para carimbarem o passaporte, mas a República Democrática do Congo, Costa do Marfim, África do Sul, Burkina Faso e Cabo Verde ainda sonham – essas últimas três na mesma chave.
Os times classificados para a Copa do Mundo de 2018:
- Europa (faltam quatro vagas): Rússia (anfitriã), Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Inglaterra, Islândia, Polônia, Portugal e Sérvia;
- América do Sul: Brasil, Argentina, Colômbia e Uruguai;
- África (faltam três vagas): Egito e Nigéria
- Américas Central e do Norte: Costa Rica, México e Panamá;
- Ásia: Arábia Saudita, Coreia do Sul, Irã e Japão;
- *Duas vagas sairão da repescagem mundial: Peru x Nova Zelândia e Honduras x Austrália.
Possível divisão dos potes
Os cabeças de chave da Copa do Mundo estão definidos, sendo confirmados com o ranking mundial da Fifa, divulgado na última segunda. Alemanha, Brasil, Portugal, Argentina, Bélgica, Polônia, França e a anfitriã Rússia estão confirmados no pote 1 do Mundial.
Outros cinco países classificados – Espanha, Inglaterra, Colômbia, México e Uruguai – também estão garantidos no pote 2, pois não podem ser ultrapassados por mais de três seleções que ainda estão na briga. Pelo mesmo princípio, estão confirmados no pote 3 as seleções de Egito e Irã, assim como Panamá, Coreia do Sul e Arábia Saudita ficam no pote 4.
As demais seleções dependem das definições das repescagens, europeias e mundial, e das eliminatórias africanas para conhecerem em quais potes estarão. Com a boa campanha no torneio classificatório sul-americano, o Peru ganhou duas posições no ranking e entrou no Top 10. Caso passe pela Nova Zelândia e garanta a vaga na Copa, Paolo Guerrero e cia. ficarão no pote 2.
Fonte: Espn.com