O Comitê Executivo da UEFA aprovará, nesta quarta-feira, a criação da Copa das Nações a partir da próxima temporada. A ideia é criar um liga europeia de seleções que, entre outras coisas, classificará quatro equipes de forma direta para a fase final da Eurocopa.
A ideia da entidade máxima do futebol europeu é reduzir, ou até eliminar, a disputa de jogos amistosos, algo que pode complicar a Seleção Brasileira.
Com todas as 55 federações europeias inclusas no torneio que será disputado nas “Datas Fifa”, o Brasil não conseguirá marcar testes mais complicados para seus amistosos.
Os planos são de que a competição comece a ser disputada logo após a Copa do Mundo de 2018, na Rússia, com a primeira fase do novo torneio acontecendo entre setembro e novembro de 2018.
As equipes serão divididas em grupos, levando em consideração o coeficiente da UEFA, já no próximo dia 15 de novembro. Os grupos A e B terão 12 seleções cada, que serão subdividades em quatro chaves com três equipes.
No grupo C serão 15 times subdivididos em um grupo com três, e três com quatro. No grupo D, 16 seleções divididas em quatro chaves. No final de cada temporada, o último de cada grupo será “rebaixado”, dando lugar para o primeiro do grupo seguinte.
Os quatro melhores do grupo A fariam um “final four” em junho de 2019, enquanto o campeão de cada grupo garantirá vaga direta para a Euro de 2020.
Ao fim do torneio, começará a classificatória para a Euro, com cinco grupos de cinco seleções, e mais cinco com seis.
Fonte: Espn.com