Tite concorre com outros 11 nomes ao prêmio da Fifa de melhor técnico da temporada. O nome do treinador apareceu na lista de finalistas divulgadas pela entidade na manhã desta quinta-feira e ele vai concorrer com treinadores dos melhores times do mundo, exemplos: Carlo Ancelotti (Bayern de Munique), Luis Enrique (ex-Barcelona), Guardiola (Manchester City), José Mourinho (Manchester United), Simeone (Atlético de Madrid) e Zidane (Real Madrid). Apenas Tite e Joachim Low, da Alemanha, comandam seleções.
Único brasileiro entre os finalistas, Tite conta com a companhia de três italianos (Allegri, Ancelotti e Conte), dois espanhóis (Luis Enrique, Guardiola), dois portugueses (Mourinho e Jardim) e dois argentinos (Pochettino e Simeone). A França tem um representante (Zidane), assim como a Alemanha (Low).
Os escolhidos saíram de um painel definido pela Fifa com 11 ex-jogadores de várias partes do mundo, são eles: Cafú (Brasil), Donovan (EUA), Francescoli (Uruguai), Alex Frei (Suíça), Nakata (Japão), Maradona (Argentina), Okocha (Nigéria), Puyol (Espanha), Valderrama (Colômbia), Van der Sar (Netherlands) e Ivan Vicelich (Nova Zelândia).
Com a nova medida política pela Fifa, a escolha leva em conta o trabalho realizado ao longo da última temporada europeia (e não mais em relação ao ano corrido). Ou seja, vai de 20 de novembro de 2016 a 2 de julho de 2017. Desde sua chegada ao comando da Seleção, que englobou esse período, Tite emplacou nove vitórias seguidas, garantiu o Brasil na Copa e recolocou a Seleção no primeiro posto do ranking da Fifa.
Além da categoria de técnico, a Fifa também organiza o prêmio The Best, como é chamado, para a melhor jogadora do futebol feminino e masculino. Os outros prêmios da cerimônia da entidade, que acontecerá no dia 23 de outubro, em Londres são: Fifa Fair Play, Puskás (gol mais bonito), seleção do ano e o melhor goleiro do mundo.Novembro de 2016 e agosto de 2017.
Confira os 12 concorrentes
- Massimiliano Allegri (ITA – Juventus)
- Carlo Ancelotti (ITA – Bayern de Munique)
- Antonio Conte (ITA – Chelsea)
- Luis Enrique (ESP – Barcelona)
- Pep Guardiola (ESP – Manchester City)
- Leonardo Jardim (POR – Monaco)
- Joachim Low (ALE – Seleção alemã)
- José Mourinho (POR – Manchester United)
- Mauricio Pochettino (ARG – Tottenham)
- Diego Simeone (ARG – Atlético de Madrid)
- Tite (BRA – Seleção brasileira)
- Zinedine Zidane (FRA – Real Madrid).
Fonte: Globoesporte.com