A cada encontro com os jogadores, Tite tem um discurso para tentar extrair deles dedicação total na Seleção. Nos primeiros, o Brasil estava fora da zona de classificação para a Copa do Mundo, não havia muito o que ensaiar, além de convencê-los a evitar um vexame histórico.
Conforme as vitórias se somavam e a confirmação da vaga passava a ser questão de tempo, o técnico criou novas metas, sempre baseado numa central: jogar bem. Agora, contra o Equador, nesta quinta-feira, a Seleção entrará em campo pela primeira vez nas eliminatórias já garantida no Mundial. Tite, então, resolveu antecipar o torneio, que terá início no dia 14 de junho do ano que vem, na Rússia.
– A Copa já começou – disse o comandante ao se apresentar em Porto Alegre, e novamente depois do treino de quarta-feira, na Arena do Grêmio.
– É uma nova etapa agora. A equipe está classificada, a cobrança de desempenho permanece. A Copa do Mundo se iniciou. Aproveitamos esse tempo todo que antecipamos e botamos pressão para que tenham um grande desempenho. Resultado eu não sei, mas jogar bem sim – completou.
Sua capacidade de fazer seus mantras se espalharem pelo grupo já foi notada quando Alisson, goleiro titular, repetiu a frase logo na primeira resposta de sua entrevista coletiva, na última terça-feira. É esse o lema da Seleção daqui para frente, em contagem regressiva.
– Não há tranquilidade porque estamos classificados. Sabemos o que temos de melhorar. O Tite vem sempre com algo novo, nunca está bom. Para seguirmos nessa linha, temos que pensar sempre em melhorar alguma coisa. É um caminho largo, duro, e queremos botar a Seleção onde ela tem de estar. Para isso precisaremos sofrer para ganhar – disse o lateral-esquerdo.
A partida diante do Equador será a primeira das oito que restam antes da convocação para a Copa do Mundo. Tite poderia aproveitar para fazer observações e testes, mas na cabeça do técnico que passou toda a carreira em clubes, disputando às quartas e domingos, oito jogos é um número muito baixo para ele se dar esse luxo.
JOGOS ATÉ A CONVOCAÇÃO PARA A COPA DO MUNDO
- 31/8: Brasil x Equador, na Arena do Grêmio – Eliminatórias
- 5/9: Colômbia x Brasil, em Barranquilla – Eliminatórias
- 5/10: Bolívia x Brasil, em La Paz – Eliminatórias
- 10/10: Brasil x Chile, na arena do Palmeiras – Eliminatórias
- Novembro/2017: dois amistosos ainda sem datas e rivais definidos
- Março/2018: um amistoso contra a Alemanha, no dia 27, em Berlim, e outro ainda sem data e rival definidos
Entrosamento é algo que já existe no time titular. Prova disso é a escalação do próximo jogo, exatamente a mesma de sua estreia. Só que o treinador agora quer dar a essa equipe um repertório maior, com novas movimentações e variações de posicionamento.
Por isso, caras novas, como as do goleiro Cássio e do atacante Luan, não necessariamente serão vistas em ação nos jogos. O desempenho nos treinos, a continuidade nos clubes e o relacionamento serão mais importantes para que eles, e outros, levem vantagem na disputa pelas últimas vagas abertas.
Para Tite, nada importa mais do que fazer seu time titular jogar ainda melhor. Afinal, a Copa, para ele, já começou.
Veja as informações da Seleção para o jogo contra o Equador:
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Data e horário: quinta-feira, às 21h45 (de Brasília)
Provável escalação: Alisson, Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Marcelo; Casemiro; Paulinho, Renato Augusto, Willian e Neymar; Gabriel Jesus
Pendurados: Miranda, Marcelo, Filipe Luís, Casemiro, Fernandinho, Giuliano, Paulinho e Renato Augusto
Arbitragem: Mario Díaz de Vivar, auxiliado por Milciades Saldivar e Rodney Aquino (todos do Paraguai)
Fonte: Globoesporte.com