O futebol europeu perdeu um de seus grandes craques nesta sexta-feira.
Morreu aos 85 anos o ex-ponta direita francês Raymond Kopaszewski, conhecido como Kopa, lendário jogador de Reims, Real Madrid e da seleção de seu país.
De acordo com William Boucher, seu genro, “ele morreu às 8h15 (horário local) após sua doença piorar. Raymon estava no hospital desde o domingo”.
Ele também foi diagnosticado com Mal de Alzheimer na década de 1990.
Kopa foi um destacado atacante na França nos anos 1950, onde brilhou por Angers e Reims.
Foi pelo segundo time, no qual conquistou quatro campeonato nacionais (1953 e 1955) e foi vice-campeão da Liga dos Campeões (1956), que ele chamou a atenção do poderoso Real Madrid, para que perdeu a decisão europeia por 4 a 3.
No time espanhol, formou um dos ataques mais fulminantes da história ao lado de Rial, Di Stéfano, Puskas e Gento. Kopa precisou ser deslocado para a ponta direita para não concorrer com o atacante argentino e não decepcionou.
Foram três títulos da Liga dos Campeões e dois do Espanhol, sendo o primeiro jogador francês a ganhar a Bola de Ouro, em 1958.
Naquele ano, ele chegou ao terceiro lugar com a seleção francesa na Copa do Mundo da Suécia – esteve presente na famosa semifinal com vitória do Brasil, 5 a 2.
Depois, Raymond Kopa retornou ao Reims para conquistar o Francês em duas oportunidades e alcançar mais de 450 jogos e 80 gols.
“O SDT de luto com o desaparecimento de seu presidente de honra e lenda Raymond Kopa. Mais do que o SDR, o futebol perde uma grande estrela”, escreveu o Reims.
Fonte: ESPN.com