A Conmebol planeja ter assistentes de vídeo a partir da fase de quartas de final da Copa Libertadores da América 2017. Presidente da entidade, Alejandro Domínguez revelou o plano nesta quarta-feira, durante um evento realizado em Portugal que discute justamente a utilização da tecnologia no esporte.
– Estamos tendo um investimento muito grande, estamos fazendo um centro de tecnologia para os árbitros. Vamos propor que, desde as quartas de final da Libertadores, tenhamos assistentes de vídeo para o árbitro – anunciou ele.
Estavam presentes nesse mesmo evento, por exemplo, Gianni Infantino, presidente da Fifa; Aleksander Ceferin, presidente da Uefa; e Pierluigi Collina, presidente do Comitê de Árbitros da Fifa.
Domínguez explicou, ainda, que a medida tem como objetivo dar mais credibilidade à decisão dos árbitros durante as partidas da competição.
– Acreditamos que isso vai dar uma assistência, vamos ter inovação, ter credibilidade, e acredito que isso faz bem ao jogo – concluiu ele.
A Fifa já havia anunciado que pretende implantar a medida na Copa das Confederações e na Copa do Mundo da Rússia, em 2018. Pioneira na questão, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) prevê o início dos assistentes de vídeo em competições no país a partir de agosto deste ano.
Fonte: G1.com