A decisão de Cuca de não continuar à frente do Palmeiras em 2017 não pegou ninguém do clube de surpresa. Ciente dessa possibilidade com antecedência, a diretoria vinha se movimentando no mercado em busca de possíveis substitutos.
Um dos nomes mais fortes é o de Roger Machado, que deixou o Grêmio em setembro e tem estudado desde então – o ex-jogador recusou propostas de outros clubes, inclusive, de olho em sua qualificação profissional.
Quem também aparece como candidato é Eduardo Baptista, treinador que ignorou sondagens de equipes maiores ao longo do segundo semestre.
Uma terceira via seria promover o auxiliar técnico Alberto Valentim. No Palmeiras desde 2014, ele dirigiu o time interinamente em intervalos entre as substituições no comando e sempre manifestou seu desejo de seguir carreira como treinador.
Os primeiros sinais de que Cuca não renovaria seu contrato foram dados pelo próprio treinador durante o Campeonato Brasileiro, quando disse que cogitava retornar ao futebol chinês na próxima temporada. Na sequência, porém, desconversou e garantiu foco na competição.
Fato é que o mais novo campeão brasileiro tem questões particulares a tratar e decidiu se afastar um pouco do trabalho, ao menos momentaneamente. É possível que até acertar com um novo clube ele ocupe esse tempo com cursos ou estágios na Europa.
Fonte:G1.com