O trio BBC estará atuando lado a lado pela primeira vez nesta edição do Campeonato Espanhol nesta quarta-feira e, ao menos em números, terá que correr atrás do rival MSN. Com apenas 70 minutos juntos na temporada (em jogo pela Champions, contra o Sporting), a parceria entre Cristiano Ronaldo, Benzema e Bale marcou apenas cinco gols desde que voltou de férias: dois do português, dois do galês e um do francês. Já os atacantes catalães balançaram as redes 17 vezes: oito com o argentino, sete com o uruguaio e duas com o brasileiro.
É bem verdade que a quantidade de jogos faz a diferença nessa comparação. Bale foi quem mais jogou do trio MSN: 321 minutos (o equivalente a menos de quatro partidas completas) de 540 possíveis, o que representa 60% do total. Cristiano Ronaldo não chega a 30%, com 156 minutos. Indo para a Catalunha, Messi tem oito jogos na temporada, e Suárez, sete. Apenas Neymar foi a campo três vezes com a camisa do Barça em função da participação nos Jogos Olímpicos.
Nos anos anteriores, a situação foi diferente. Na temporada passada, os integrantes do BBC, somados, estiveram em 115 jogos e fizeram 98 gols. Com um aproveitamento semelhante, Neymar, Suárez e Messi marcaram 131 em 151 partidas. Em 2014/15, com praticamente o mesmo número de compromissos (148 dos merengues x 151 dos catalães), os três atacantes do Real registraram 100 gols contra 122 dos rivais.
Mas voltemos a falar desta temporada. O jornal “AS” entende que a falta de gols do trio merengue representa uma menor dependência do BBC. Afinal, o time de Zidane tem 100% de aproveitamento, sendo que Ronaldo, Bale e Benzema marcaram 33,3% dos gols da equipe no Espanhol (4 de 12). Na temporada passada, foram responsáveis por 70,1% dos gols na competição nacional (78 de 110). Em tese, uma dependência muito maior.
E, com Cristiano Ronaldo recuperado de uma gripe e Bale livre de dores no quadril, o líder Real recebe o Villarreal, às 15h (de Brasília), no Bernabéu. Às 17h (de Brasília), o Barcelona recebe o Atlético de Madrid no Camp Nou. O GloboEsporte.com acompanha os dois jogos em Tempo Real.
Fonte: Globoesporte.com