21.7 C
Ipu
terça-feira, junho 23, 2026
Início Site Pagina 125

Depois do Dia do Trabalhador, veja quais são os próximos feriados de 2024 no Ceará

Ainda restam cinco feriados que vão cair em fins de semana. — Foto: Divulgação
Ainda restam cinco feriados que vão cair em fins de semana. — Foto: Divulgação
Ainda restam cinco feriados que vão cair em fins de semana. — Foto: Divulgação

O Dia do Trabalhador passou e Fortaleza terá o próximo feriado ainda em maio, que será o Corpus Christi. Para quem mora em Fortaleza vai poder curtir outra folga em agosto, quando se comemora Dia de Nossa Senhora da Assunção, padroeira da cidade.

A próxima folga nacional que será vizinha a um final de semana, segundo o calendário do governo federalserá apenas em novembro: a Proclamação da República.

Além disso, ainda restam cinco feriados que cairão em fins de semana (Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida e Finados) ou em quartas-feiras (Consciência Negra e Natal).

Abaixo, você confere um calendário com os pontos facultativos e feriados em 2024.

Maio

  • 30 de maio (quinta-feira): Corpus Christi – Ponto facultativo nacional

 

Junho

  • Sem feriado

 

Julho

  • 22 de julho (segunda-feira): Emancipação de Juazeiro do Norte – Feriado municipal em Juazeiro do Norte

 

Agosto

  • 15 de agosto (quinta-feira): Dia de Nossa Senhora da Assunção, padroeira de Fortaleza – Feriado municipal em Fortaleza

 

Setembro

  • 7 de setembro (sábado): Independência do Brasil – Feriado nacional
  • 15 de setembro (domingo): Dia de Nossa Senhora das Dores, padroeira de Juazeiro do Norte – Feriado municipal em Juazeiro do Norte

 

Outubro

  • 12 de outubro (sábado): Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil – Feriado nacional
  • 28 de outubro (segunda-feira): Dia do Servidor Público – Ponto facultativo nacional

 

Novembro

  • 2 de novembro (sábado): Dia de Finados – Feriado nacional
  • 15 de novembro (sexta-feira): Proclamação da República – Feriado nacional
  • 20 de novembro (quarta-feira): Dia da Consciência Negra – Feriado nacional

 

Dezembro

  • 25 de dezembro (quarta-feira): Natal – Feriado nacional

Vale lembrar que, neste ano, o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) passou a ser um feriado nacional. A decisão foi aprovada no Congresso e sancionada pelo presidente Lula.

Antes, a data não fazia parte do calendário nacional e nem era considerada ponto facultativo nacional. A folga dependia de lei municipal ou estadual.

‘Feriadões’ de 2024: veja as folgas previstas

Ponto facultativos e feriados locais

Além dos feriados nacionais, o calendário acima mostra os oito pontos facultativos, que serão cumpridos pelos órgãos e entidades da administração pública federal.

As autoridades municipais e estaduais também podem determinar em lei que pontos facultativos nacionais, como Corpus Christi, sejam feriados locais. Assim, quem tiver direito a descansar nesse período terá um feriado prolongados a mais em 2024.

Outras datas comemorativas em estados e municípios poderão ser incluídas localmente. Porém, a portaria estabelece que serviços essenciais não serão prejudicados pelas datas.

g1

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Litoral do Ceará deve receber chuvas intensas até sexta-feira. Confira previsão

O litoral do Ceará deverá receber chuvas intensas nesta quinta-feira (2) e sexta-feira (3), segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo o Inmet, o alerta prevê chuvas de até 50 milímetros por dia.

O alerta é de cor amarela (perigo potencial), o nível mais baixo no grau de severidade do órgão.

No alerta amarelo, há previsão de chuvas entre 20 e 30 milímetro por hora, chegando a atingir até 50 mm por dia. O alerta ainda prevê ventos intensos entre 40 e 60 km/h. Segundo o Inmet, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Alerta atinge principalmente cidades do litoral do Ceará. — Foto: Divulgação
Alerta atinge principalmente cidades do litoral do Ceará. — Foto: Divulgação

Grau de severidade

🟡 Perigo Potencial: Cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e não corra risco desnecessário

🟠 Perigo: Mantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autoridades.

🔴 Grande perigo: Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. Grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e os possíveis riscos. Siga as instruções e conselhos das autoridades em todas as circunstâncias e prepare-se para medidas de emergência.

Motivo da precipitação

A ZCIT, principal sistema indutor de chuvas durante a quadra chuvosa no Ceará, está próxima ao estado, favorecendo chuvas na faixa litorânea.

Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) são nuvens que circulam na faixa equatorial do globo terrestre, formada principalmente pela confluência dos ventos alísios do Hemisfério Norte com os ventos alísios do Hemisfério Sul.

Em relação à temperatura, são esperadas máximas de até 36 °C em municípios do sul da Jaguaribana e do Cariri, onde o predomínio será de sol. Já as temperaturas mínimas podem chegar a 18 °C nas regiões de serra. Na capital, temperaturas máximas em torno de 32 °C e mínimas de 24 °C.

Recomendações

 

Em caso de chuva intensa e rajadas de vento, é recomendado:

  • não se abrigar debaixo de árvores;
  • não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • evitar usar aparelhos ligados à tomada;
  • em caso de necessidade, acionar Defesa Civil (telefone 199) e Corpo de Bombeiros (telefone 193).

 

 

g1

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

De Fortaleza à Salvador – Ônibus tomba na Serra das Pias, em Palmeira dos Índios, e passageiros ficam feridos

Um ônibus interestadual, que seguia de Fortaleza para Salvador, tombou na madrugada desta quinta-feira (2) quando passava pela Serra das Pias, zona rural da cidade de Palmeira dos Índios, no interior de Alagoas. Pelo menos 30 pessoas seguiam viagem e alguns ficaram feridos.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o motorista apresentou um corte na mão e sofreu escoriações. Os passageiros tiveram ferimentos leves. Todos foram atendidos no local do acidente por equipes do Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Uma guarnição da Polícia Militar esteve no local.

A empresa Guanabara, a qual pertence o ônibus, informou que que todos os passageiros seguiram viagem após o acidente e que abriu uma sindicância interna para apurar as causas do ocorrido (leia nota na íntegra ao final do texto).

O trecho é bastante perigoso e os acidentes na região são recorrente. As vítimas foram deixadas em um posto de combustíveis próximo onde esperaram pelo outro ônibus.

As causas do acidente ainda são desconhecidas.

Ônibus ficou tombado às margens da rodovia em Palmeira dos Índios, Alagoas — Foto: Andrea Resende/TV Gazeta
Ônibus ficou tombado às margens da rodovia em Palmeira dos Índios, Alagoas — Foto: Andrea Resende/TV Gazeta

Nota da empresa

A Guanabara lamenta o incidente envolvendo um de seus veículos na madrugada desta quinta-feira (2), nas proximidades da cidade de Palmeira dos Índios (AL), onde chovia bastante durante o trajeto do ônibus que fazia a linha Fortaleza-Salvador.

A empresa informa que não houve feridos, apenas danos materiais ao veículo, e que todos os passageiros já foram deslocados para o destino final da viagem.

A Guanabara abriu uma sindicância interna para apuração do acidente e está contribuindo com as autoridades para investigação do fato.

g1

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Passageira é presa em Horizonte CE transportando 25 kg de produto usado para produção de crack e cocaína

Uma passageira de 23 anos foi presa após ser flagrada transportando 25 quilos de uma substância química utilizada para aumentar o volume drogas como o crack e a cocaína. A apreensão foi feita pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na noite da última terça-feira (30) na BR-116 na cidade de Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza.

Conforme a PRF, a mulher estava em um ônibus que vinha de Goiânia para a capital cearense. Durante a fiscalização, os policiais encontraram nas duas malas da mulher 14 sacolas plásticas com o produto químico.

Esse agente químico tem função antioxidante e é usado, por exemplo, em embalagens plásticas, mas vem sendo utilizado pelas organizações criminosas para ampliar a produção de drogas. Essa técnica é conhecida como “desdobramento”.

25 quilos de substância usada para produção de drogas foram encontrados em bagagem de passageira de 23 anos — Foto: Divulgação/PRF
25 quilos de substância usada para produção de drogas foram encontrados em bagagem de passageira de 23 anos — Foto: Divulgação/PRF

À Polícia, a mulher de 23 anos afirmou ter sido contactada por uma pessoa conhecida para que transportar o produto de Brasília até Fortaleza.

Segundo a PRF, a suspeita possui uma extensa ficha criminal, incluindo tráfico de drogas e associação criminosa. Após a apreensão, ela mulher foi encaminhada para Superintendência da Polícia Federal, em Fortaleza, onde foi presa em flagrante pelo crime de tráfico.

g1

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Santuário de Fátima em São Benedito CE realiza trezena a Nossa Senhora até dia 13 de maio

O Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Fátima da Serra Grande realiza, de 01 a 13 de maio, festejos dedicados à Nossa Senhora de Fátima, na cidade de São Benedito na serra da Ibiapaba.

A iniciar no dia 01 de maio com a 1ª caminhada de luz do centro da cidade até chegar ao Santuário de Fátima a ocorrer o início as festividades com a santa missa de abertura presidida pelo bispo diocesano de Tianguá, Dom Francisco Edimilson Neves Ferreira a encerrar-se no dia 13 de maio, dia escolhido por Deus para dedicarmos à Nossa Senhora de Fátima.

A festa tem como tema: “Maria modelo de Misericórdia”.

Serão treze dias de graça, com Santa Missa, às 7h; Rosário, às 13h; e missa com oração dedicada à Maria, às 19h com a participação de notários específicos com o sacramento da confissão a acontecer diariamente.

Para o reitor do Santuário, padre Anchieta Aguiar, o festejo é um momento forte de evangelização e divulgação da mensagem de Fátima. “Nosso intuito é o de ecoar a palavra de Jesus através do exemplo de Sua Mãe: modelo de oração, cuidado, resiliência e devoção à Cristo; o ventre transformado em Santuário, a pessoa que esteve presente com Jesus em todos os momentos, desde o parto até a ressurreição; os olhos que velaram o sono de nosso Senhor Jesus Cristo hoje olham para nós e por nós diante do Pai, por isso, oremos nós também até alcançarmos o triunfo de sua mensagem deixada em Fátima que hoje está ecoada em todo o mundo e em especial na nossa cidade, São Benedito ”, disse.

13 de maio

Muitos fiéis preparam o coração para a grandiosa Romaria de Nossa Senhora de Fátima ao Santuário dedicado a esta no próximo dia 13 de maio, a marcar o encerramento da festa. Momento fértil para os peregrinos de diversos lugares a viverem com alegria esse tempo favorável para conversão a Cristo e de render graças pela devoção a Nossa Senhora. Jesus tem Mãe, portanto, nós que temos filiação divina deixada em Cristo também temos Mãe, que é a mesma de Jesus.

Estima-se mais de 100 mil romeiros nesta grande romaria. A exemplo das tradicionais romarias do dia 13 que compõem o calendário anual do Santuário, muitas caravanas, a vierem especialmente do estado do Ceará e Piauí, são aguardadas neste dia. A programação especial do dia 13 de maio, grande e último dia da Festa, contará com Missas das 5h às 19h com alusões à primeira aparição de Fátima.

Santuário de Fátima em São Benedito-CE realiza trezena a Nossa Senhora até dia 13 de maio

Com informações:

Assessor de Comunicação:
Ludimá Marques: (88) 993307520, [email protected]

Endereço: Santuário Diocesano Nossa Senhora de Fátima da Serra Grande em São Benedito-CE. Avenida Santíssima Trindade, 13. CEP: 62370-000 São Benedito – CE. Brasil
Telefones: (88) 993307520
Endereço de site: www.santuariodefatima.org.br

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Crateús CE – Criança de 7 anos atravessa rua correndo e é atingida por caminhão

Menino de 7 anos é atingido por caminhão em Crateús, no Ceará. — Foto: Reprodução
Menino de 7 anos é atingido por caminhão em Crateús, no Ceará. — Foto: Reprodução

Um menino de sete anos foi atingido por um caminhão logo depois de sair do ônibus escolar, em Crateús, no interior do Ceará, nesta terça-feira (30).

O caso aconteceu quando a criança desceu do ônibus e tentou atravessar correndo e sem ver a rua Alexandre Bonfim. Imagens do momento mostram quando o caminhão parou a tempo de não atropelar o garoto.

Uma equipe da Guarda Municipal foi ao local e a vítima foi socorrida para o hospital da cidade com fratura no pé, passou por procedimento cirúrgico e se recupera sem risco de vida.

A Polícia Militar também compareceu para colher mais informações. O motorista do caminhão, de 61 anos, foi submetido a teste do bafômetro, que deu negativo. Depois foi orientado à delegacia de Polícia Civil para registrar um boletim de ocorrência.

g1

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

‘O Auto da Compadecida 2’ lança primeiro teaser; veja vídeo

Após duas décadas do lançamento do primeiro filme, “O Autor da Compadecida 2” ganhou o primeiro teaser, nesta quinta-feira (2). Nas imagens divulgadas pela H2O Films, João Grilo (Matheus Nachtergaele) e Chicó (Selton Mello) aparecem em uma nova aventura que promete alegrar as telas do cinema nacional.

ASSISTA:

 

 

O filme tem direção de Guel Arraes e Flávia Lacerda. No elenco, além de Selton Mello e Matheus Nachtergaele, estão atores como Virginia Cavendish (Rosinha) e Enrique Diaz (cangaceiro Joaquim Brejeiro).

Também participam Humberto Martins (Coronel Ernani), Fabiula Nascimento (Clarabela), Luis Miranda (Antônio do Amor), Juliano Cazarré (Omar) e Luellem de Castro (Iracema). A atriz Taís Araújo dará vida a uma nova versão da Compadecida, interpretada no primeiro filme por Fernanda Montenegro.

 

 

 

Diário do Nordeste

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Varjota CE – Comerciante é amarrado e assaltado após ter a casa invadida durante a madrugada

O fato ocorreu por Volta das 04h desta quarta feira 01/05/2024, quando PMs receberam informações via celular da viatura que estava tendo assalto no endereço citado de imediato a equipe se deslocou até o local constatando a veracidade dos fatos onde segundo a vítima passou uma hora em poder dos 04 elementos não identificados por volta das 03h da madrugada invadiram sua residência atrás de dinheiro ameaçaram, amarraram e bagunçaram a casa toda atrás de dinheiro e objetos e depois fugiram com um veículo que pertencia ao dono da casa.

A Vitima trata-se do comerciante: Sebastião Eufrasino, residente no Centro de Varjota/CE.

Objetos de Roubo: Dinheiro segundo a vítima era pouco, documentos pessoais, Gelagua, mesa, joias, perfumes, televisão e o Veículo: Saveiro vermelha Ano 2010 Cabine Estendida, onde o mesmo não sabe informar a placa do veiculo devido os mesmos terem levado o documento.

 

 

com informações do Repórter Gonçalinho Rodrigues

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Mulher é acusada de aplicar golpes em pessoas de Ipaporanga, Ararendá, Poranga, Crateús.

Uma mulher fingiu ser vendedora para aplicar um golpe em várias famílias, causando um grande prejuízo às vítimas. As informações são do Blog Ipaporanga Notícias.

A mulher identificada como Lucy, é acusada de ter se passado por vendedora para enganar pessoas de vários lugares como Ipaporanga, Ararendá, Poranga, Crateús e outras cidades.

Nesta terça feira 30 de abril de 2024, dezenas de vítimas entraram em contato com a reportagem do Blog Ipaporanga Notícias para denunciar o crime cometido pela mulher.

Segundo as vítimas, Lucy passou a morar na cidade de Ipaporanga, onde logo se tornou conhecida, mulher de muita lábia, e que logo se apresentou como vendedora, oferecendo vários tipos de mercadorias (roupas, celulares, jóias, ouro, móveis e etc).

As coisas oferecidas pela mulher eram produtos de marca, coisas bem abaixo do preço, o que acabou chamando mais ainda a atenção dos clientes.

As vítimas relataram que a acusada criou um grupo de vendas pelo  whatsapp e passou a propagar suas vendas, bem como a procurar revendedoras para lhe ajudar nas vendas.

A mulher negociava os produtos mas exigia parte do pagamento de forma antecipada, com a promessa de entregar as vendas com um determinado prazo, o que nunca aconteceu.

As vítimas contam que passaram a desconfiar devido à demora na entrega, e principalmente quando a falsa vendedora começou a postar as fotos da suposta mercadoria no grupo do whatsapp, onde as vítimas começaram a descobrir que aquelas fotos eram simplesmente fotografias extraídas do Google.

Ainda nesta terça feira (30/04), as vítimas entraram em contato com a falsa vendedora, mais está já não se encontrava mais na cidade de Ipaporanga.

As vítimas contam que a mulher teria fugido de Ipaporanga, com a desculpa de que estaria doente, e desde então deixou de atender ligações e até  mensagens via whatsapp, que eram enviadas pelas vítimas.

DENÚNCIAS:  Em conversa com a reportagem, as vítimas relataram:

“Eu também fui vítima dessa mulher, eu encomendei umas coisas, e dei um dinheiro de entrada, daí ela ficou enrolando dizendo que iria entregar os produtos, mais ela sempre com uma conversa bonita e eu acreditando, e meu prejuízo foi de  mais de 3 mil Reais ” disse outra vítim residente no Distrito de Ibiapaba – Crateús.

—————————————-

“Eu comprei um armário, fiquei no prejuízo, mandei mensagem pra ela, mais agora ela não atende mais. A minha mãe comprou uma geladeira e deu uma entrada, a minha irmã comprou muita coisa até poltrona, tudo à vista e no final ficamos todas no prejuízo” disse outra vítima identificada como Deiva, residente na Rua Padre Macedo – Crateús.

—————————————-

“Aqui na Poranga ela fez um grupo com várias pessoas, aí eu vendo as coisas me interessei e entrei no grupo, então depois de alguns dias ela perguntou se eu não queria revender roupas para ela na Poranga, então eu respondi que poderia tentar vender online, mais que só iria vender depois que as coisas chegassem aqui, só que ela disse que eu já poderia começar a vender pois as coisas já estavam chegando, e que eu fosse vendendo e recebendo a metade antecipada, e o restante do pagamento a pessoa pagava quando recebesse o produto, então eu comecei a vender e receber, vendi muita coisa, vendi mais de 3 mil Reais.

Ela me mandou eu vender celular, ouro, e outras coisas, e eu vendendo, e o pior que as pessoas pagaram tudo e eu passei o dinheiro pra ela, e agora aconteceu isso” disse a senhora Adriana, moradora da cidade de Poranga/CE.

—————————————-

“Eu também fui vítima dessa mulher, eu encomendei uns vestidos, e dei um dinheiro de entrada, daí ela ficou enrolando dizendo que iria entregar os vestidos, ela sempre com uma conversa bonita e eu acreditando, e meu prejuízo foi de 295 Reais” disse dona Aldenira, moradora da localidade de Buriti dos Brás, zona rural de Ipaporanga.

—————————————

“A gente nunca imaginava que ela fosse fazer isso, porque quem conversava com ela via e sentia a total segurança que ela repassa pra gente, então a gente confiava, e os produtos que ela vendia era muito em conta, só que quando a gente falava algo no grupo onde a a gente se comunicava, ela já começava a mandar áudio bastante alterada, então a gente começou a achar aquilo estanho, mais a gente pessou a ter a desconfiança maior mesmo, quando ela postou umas fotos da suposta carga dela, que ela estava organizando, só que assim que a gente abriu a foto não era foto verdadeira, era fotos do Google, então a gente ficou mais desconfiada, então fomos ver na internet e realmente as fotos eram do Google, e a gente só acreditava porque ela era muito conhecida na Ipaporanga, então a gente não tinha como desconfiar que ela fosse fazer isso com a gente, eu mesma levei um prejuízo de 300 reais, mais além de mim, várias pessoas da minha família também compraram com ela, e isso tudo é muito revoltante, e eu espero do fundo do meu coração que ela pague por tudo que ela fez” disse bastante indignada outra vítima residente na cidade de Ipaporanga.

—————————————-

“Eu cai no golpe dela, comprei um celular e fiz um Pix de 200 reais de entrada, fiquei aguardando, assim como a minha cunhada também fez compra e ficamos aguardando, pois ela falou que essa carga saia dia 28 de março, só que depois ela veio com outra conversa que as coisas só iriam chegar dia 1° de abril, e nós ficamos esperando, aguardando, só que agora descobrimos que fomos vítimas do golpe, pois ela nos enrolou até agora e nada.

Aqui toda minha família foi vítima dessa mulher”, disse a senhora Paula, moradora da Rua Aleixo Vieira – Ipaporanga.

—————————————-

“Eu comprei um celular iPhone, meu prejuízo foi de R$ 2.200,00 dois mil e duzentos reais. Ela  dizia que eu tinha que dá uma entrada e aguardar que ela mesma faria a entrega, sendo que eu fiz o pedido em fevereiro,  depois ela ainda pediu que eu ajudasse ela a vender, que me daria uns brindes, Mas falei que não tinha uma rede social ativa então não teria como ajudar, Então ela pediu que eu postasse nas redes sociais que ela tinha várias coisas pra vender e que aceitaria o  que a pessoa podesse dar de entrada” disse outra vítima que pediu para não ser identificada.

—————————————

“Eu cai no golpe dessa mulher, o meu prejuízo está em mais de 800 reais, eu comprei uma geladeira e comprei também um sofá no valor de avista, sendo que o papo dela era muito bonito, inclusive cheguei a falar pra ela que eu estava com medo de ser golpe, só que ela passava uma segurança tão grande que a pessoa jurava que não era golpe, inclusive ela me mandava áudio dizendo que a família dela era toda aqui de perto, que trabalhava para a prefeitura de Ipaporanga e que era bem sucedida e tinha um nome a zelar” desabafou a senhora Rayane, moradora do Distrito de Ibiapaba – Crateús.

—————————————-

“Teve gente, assim como a minha cunhada que fez pedido com essa mulher ainda em dezembro, e ela falava que esses pedidos chegava tau dia, tau mês e nada. Eu fiz pedido com ela desde fevereiro, só que não recebi nada.

Eu mandei pra ela, 325 Reais, a minha cunhada mandou 1 mil reais, a minha sogra mandou 140 reais, e a sobrinha do meu esposo também mandou dinheiro, e teve gente que o prejuízo foi muito maior, e agora a mulher sumiu, desapareceu e nem ligação ela recebe mais” disse outra vítima residente na localidade de Serrinha, zona rural de Ipaporanga.

—————————————-

“Sou mais uma das vítimas dessa mulher, comecei a comprar as coisas dela no mês de novembro para receber em fevereiro e nunca recebi, sempre eu depositei o dinheiro adiantado, e de lá pra cá, eu vinha comprando, e e nunca recebi nada. Fiz o pedido de um celular e dei 200 reais de entrada, depois fiz o pedido de uns shorts para mim e as minhas filhas, aí paguei 120 reais de entrada, e por último foram as roupas das meninas pequenas, e depositei mais 70 reais pra ela, e agora ela nem visualiza mais as minhas mensagens” disse a senhora Joana D’arc, outra vítima.

—————————————

“Eu sou mais uma vítima dessa mulher, meu prejuízo foi de 350 Reais.  As coisas eram muito baratas, então primeiro eu fiz o pedido de um celular, tive que tomar emprestado 200 reais para poder dar de entrada, aí depois ela anunciou a venda de televisão a 800 reais uma TV, então eu achei barata e comprei uma televisão, dei mais 150 Reais de entrada, também tive que tomar emprestado esse dinheiro para pagar, e ela dizendo que eu iria receber o celular e a tv tudo junto, e nada, fiquei foi no prejuízo, isso né deixou revoltada pois tirei dinheiro da boca dos meus filhos” disse a senhora Terezinha, da cidade de Ipaporanga.

—————————————-

“Ela me adicionou no grupo dela onde estava à venda um celular e eu me interessei em comprar o celular, então ela vendeu por 800 reais, só que ela queria o dinheiro todo de uma vez, só que eu dei 400 reais de entrada, e também fui vítima do golpe ” disse a jovem Raquel Alves, da cidade de Ipaporanga.

—————————————-

“Eu também fui vítima daquela mulher

Comprei um carrinho pra minha bebê 2 celulares e uma escova de cabelo paguei tudo avista ela levou meu 1000.160 só que eu dei a dinheiro não em pix” contou a dona de casa Vanda, moradora da localidade de Piçarreira – Ipaporanga.

—————————————-

“Eu também fui vítima dessa golpista, eu fiz a compra de umas roupas e uns sapatinhos para umas  filha minhas, e ela prometeu até chegava no final de fevereiro, e ainda fui e comprei um celular, entre tudo que eu comprei o meu prejuízo foi de quase 600 Reais” disse uma das vítimas residente na cidade de Ararendá.

—————————————

Vítimas irão a Delegacia:  As vítimas relataram que estão se reunindo para comparecerem a Delegacia de polícia civil de Crateús, onde será formalizada a denúncia através de boletins de ocorrência.

POLÍCIA CÍVIL VAI ENTRAR NO CASO:  Nesta quarta feira (1°/05/2024) a reportagem do Blog entrou em contato com o Dr Filipe Freitas (Delegado Regional) da polícia civil do município de Crateús, o qual se colocou a disposição das vítimas, e disse que vai aguardar a presença das vítimas na delegacia para que o caso seja registrado e as providências cabíveis sejam tomadas.

 

Vítima.

 

Vítima.

 

Vítima.

 

Vítima.

 

Vítima.

 

Vítima.

 

Vítima.

 

Vítima.

 

Vítima.

 

Vítima.

 

Vítima.

 

Vítima.

 

Falsos produtos.

 

Falsos produtos.

 

Falsos produtos.

 

Falsos produtos.

 

Divulgação do grupo.

 

Divulgação feito pela acusada.
ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Itarema registra a maior chuva do dia no Ceará

Os dados são do boletim diário da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A cidade de Itarema, localizada a 210,6 quilômetros de Fortaleza, registrou a maior chuva do Ceará no período entre as 7 horas dessa segunda-feira, 29, e as 7 horas desta terça-feira, 30.

Durante o período observado, a cidade registrou o maior acumulado do dia, com 79 milímetros (mm). O segundo maior registro foi no município de Bela Cruz, com 76 mm, seguido por Paracuru (70 mm).

Ao todo, choveu em 94 municípios do Estado, de acordo com informações extraídas do boletim diário às 10h.

Confira as maiores chuvas das últimas 24h (30/4)

  • Itarema (Posto Carvoeiro): 79 mm
  • Bela Cruz (Posto Prata): 76 mm
  • Paracuru (Posto Jardim do Meio): 70 mm
  • Bela Cruz (Posto Bela Cruz): 70 mm
  • São Gonçalo do Amarante (Posto Sede): 67 mm
  • São Gonçalo do Amarante (Posto Siupe): 65 mm
  • Cruz (Sítio Pitombeiras de Cruz): 62,2 mm
  • Fortaleza (Posto Castelão): 60,4 mm
  • Acaraú (Posto Lagoa do Carneiro): 60,1 mm
  • Acaraú (Posto Aranaú): 59,2 mm

 

 

O Povo

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Prefeito de Potiretama no CE é alvo de operação por suposto superfaturamento; gestor diz estar ‘surpreso’

Operação em Potiretama
Legenda: Agentes públicos e empresa de combustíveis são investigadas pela força conjunta. Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal

O prefeito de Potiretama, Luan Dantas (PP), e secretários do Município foram alvo de uma operação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), deflagrada na manhã desta terça-feira (30) para apurar denúncias do cometimento de crimes contra a administração pública, relacionadas a suposto superfaturamento de contratos na aquisição de combustíveis para veículos da frota da Prefeitura.

A ação do MPCE contou com apoio da Polícia Civil. Ao todo, foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão em Potiretama, Alto Santo e Iracema. Além do gestor municipal e dos auxiliares, foram expedidas ordens para que a polícia pudesse colher informações e realizar prisões de ex-secretários municipais e sócios de um posto de combustíveis da localidade.

 

No final da manhã, Dantas utilizou suas redes sociais para se posicionar sobre o caso. Segundo a publicação, ele não se encontrava em sua residência no momento em que os agentes realizaram a batida, no entanto, assegurou o comunicado, “não tiveram dificuldades para o cumprimento das ordens”.

“O prefeito Luan Dantas e os secretários estão surpresos com as ordens, tendo em vista que sempre prestaram as devidas informações aos órgãos de fiscalização e já haviam fornecido tais documentos a integrantes da Procap, que no ano passado haviam realizado uma inspeção presencial”, disse um trecho da nota.

INVESTIGAÇÃO

De acordo com o MP, entre 2017 e 2020 foram gastos em combustíveis R$ 4.108.739,03, enquanto de 2021 até fevereiro de 2024, o valor chegou a R$ 8.224.261,43, mesmo sem ter ocorrido um aumento da frota de veículos do município. O acréscimo, pelo que constatou o órgão, foi superior a 100%. A fiscalização também estaria sendo deficiente.

Pelo que indicou o Ministério Público, além do superfaturamento, o prefeito seria um dos sócios que fundaram o estabelecimento onde estaria acontecendo o crime e saiu do quadro em 2020, quando se candidatou para o cargo. Sua esposa seria irmã da companheira do proprietário à frente do negócio atualmente.

O juiz que expediu os mandatos, Eduardo de Castro Neto, do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), determinou ainda a quebra do sigilo fiscal de todos os envolvidos.

Conforme apurou o Diário do Nordeste, foram apreendidos durante a operação aparelhos celulares, computadores e documentos relacionados à administração do Município.

 

 

 

Diário do Nordeste

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

De sarampo a polio, doenças podem voltar a registrar casos no CE

O Ceará está vulnerável a duas doenças que há muito tempo deixaram de ser ameaças cotidianas à saúde: sarampo poliomielite (paralisia infantil). Se por um lado a vacinação não atingiu a meta de 95% nos últimos anos, por outro ainda falta um item básico: saneamento. No Estado, o serviço tem apenas 46% de cobertura.

Em relação à vacina “polio injetável”, aplicada em menores de um ano, o Estado fechou o último ano em 93%, mas na “polio oral bivalente”, para quem tem um ano, ficou com 87,3%, como registra o Ministério da Saúde.

Já sobre a tríplice viral (que protege contra o sarampo, rubéola e caxumba), a cobertura vacinal ficou em 91,5% na 1ª dose e apenas 81,4% na 2ª dose, quando o esquema é de fato completo.

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), analisando a cobertura vacinal, densidade populacional, impacto do turismo e identificando zonas vulneráveis, dentre outros, classifica os municípios de acordo com o nível de risco para as duas doenças.

As informações foram apresentadas no Simpósio “A Importância da Vacinação em Todas as Idades”, com a participação de profissionais da saúde de várias regiões do Estado.

O evento acontece em alusão à Semana Mundial de Imunização (20 a 27 de abril) como uma campanha para aumentar a cobertura vacinal que, em todo o Brasil, registra quedas desde o começo da pandemia de Covid.

RISCO DO SARAMPO

Carlos Garcia, médico ligado à Célula de Vigilância Epidemiológica da Sesa, explica que o sarampo tem um alta capacidade de transmissão e uma pessoa contaminada em outro país pode transmitir o vírus para várias pessoas já dentro de um avião, como exemplifica.

“Se a gente for pensar no CE como um ponto turístico, com um aeroporto com conexões para muitos lugares, essa doença não está erradicada em muitos países e pode se ter casos importados”, detalha.

Os casos de sarampo foram caindo no Ceará, sendo registrados 16 diagnósticos em 2019 e apenas 1 em 2022. Desde o último ano não é registrado nenhum caso de sarampo. Os países onde há circulação endêmica do poliovírus selvagem são o Paquistão e o Afeganistão.

O sarampo é uma doença infecciosa grave que pode levar à morte com transmissão por meio da tosse ou da fala, por exemplo. Confira os principais sintomas da doença:

  • Manchas vermelhas no corpo
  • Febre alta, acima de 38,5°
  • Tosse seca
  • Irritação nos olhos (conjuntivite)
  • Nariz escorrendo ou entupido
  • Mal-estar intenso

O Ministério da Saúde explica que, em torno de 3 a 5 dias, é comum aparecer manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que se espalham pelo corpo. A persistência da febre pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.

REINTRODUÇÃO DA POLIOMIELITE

A poliomielite, conhecida como paralisia infantil, é causada por vírus que pode infectar crianças e adultos, por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes. Por isso, a doença é ligada à falta de saneamento e habitações precárias.

O último caso da doença no País foi registrado em 1989. No Ceará, o poliovírus selvagem foi isolado pela última vez em 1988 no município de Crateús, na região Norte. O Iêmen e o Azerbaijão estão entre os países com maior circulação deste vírus.

As principais sequelas envolvem dificuldade de falar, atrofia dos músculos e perda de movimentos. Veja os principais sintomas da poliomielite:

  • Febre
  • Mal-estar
  • Dor de cabeça
  • Dor de garganta e no corpo
  • Vômitos
  • Diarreia
  • Constipação
  • Espasmos
  • Rigidez na nuca

“No mundo, a poliomielite não é erradicada, e um dos fatores que determina o risco de reintrodução é a falta de saneamento básico”, analisa Carlos.

ACESSO À ESGOTO NO ESTADO

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) informou à reportagem que opera com os serviços de abastecimento e esgotamento sanitário em 152 municípios. No Estado, o índice de cobertura de esgotamento sanitário alcança 46,06% e o de abastecimento 99,18%.

MENINGITES NO CEARÁ

Além das duas doenças com risco de reintrodução, Carlos Garcia também dá destaque a situação das meningites que voltam a registrar casos semelhantes ao período anterior ao isolamento social por causa da Covid.

“Na pandemia, tomamos medidas que diminuíram o contágio das doenças pela lavagem das mãos e uso das máscaras”, contextualiza.

Em 2019, o Ceará teve 532 casos confirmados de meningite. Número que caiu para 263, em 2020, e 233, em 2021, subindo para 325 no ano seguinte até alcançar 480 casos no ano de 2023. Até o momento, em 2024, 94 registros de meningite foram feitos.

A doença pode ser de dois tipos: virais ou bacterianos. “Nós temos a predominância das meningites virais e é importante pensar que uma parte delas é causada por arbovírus”, completa o especialista.

DIFTERIA, COQUELUCHE E TÉTANO

Algumas doenças como difteria, tétano e coqueluche (DTP) ainda são registradas em baixas proporções no Ceará. Mas, na realidade, o Estado poderia estar livre de todas apenas com a vacinação.

O tétano, por exemplo, causou 11 mortes entre 2020 e 2023. Já a coqueluche teve 61 confirmações entre 2019 e 2023. Um paciente com difteria foi atendido no Estado em 2021.

Para o especialista, muitas vezes as vacinas contra essas doenças são deixadas de lado porque a vacinação massiva foi capaz de diminuir expressivamente a transmissão delas. Contudo, a situação preocupa à medida que menos gente está protegida.

“Muitas dessas doenças não fazem parte do cotidiano das pessoas. Então, quando falamos em difteria, não temos a imagem de uma pessoa sufocando. Quando falamos de coqueluche, não temos a imagem do bebê tossindo até ficar roxo”, conclui sobre a gravidade das doenças.

 

 

 

Diário do Nordeste

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Casal é preso por aplicar golpe do falso empréstimo no interior do Ceará

Polícia apreendeu documentos falsos e equipamentos com casal preso por golpe do falso empréstimo em Quixeramobim. — Foto: Reprodução

Um casal foi preso em flagrante, nesta sexta-feira (26), por suspeita de criar uma empresa de fachada para aplicar o golpe do falso empréstimo no município de Quixeramobim, no interior do Ceará. A mulher de 29 anos, com antecedentes por lesão corporal, e um o homem de 30 anos foram autuados por tentativa de estelionato e uso de documento falso.

A investigação, feita pela Delegacia Municipal de Quixeramobim após receber denúncias, apontou que os suspeitos abriram uma empresa no Centro da cidade sem nenhuma autorização para a prestação de serviços. Na ocasião, eles simulavam contratos de empréstimo e financiamento para aplicar golpes.

Polícia apreendeu documentos falsos e equipamentos com casal preso por golpe do falso empréstimo em Quixeramobim. — Foto: Reprodução
Polícia apreendeu documentos falsos e equipamentos com casal preso por golpe do falso empréstimo em Quixeramobim. — Foto: Reprodução

Conforme a Polícia Civil, o casal utilizava um arquivo de PDF criado por eles para garantir um valor de entrada das vítimas, mas o empréstimo ou financiamento não acontecia.

Com a dupla, foram apreendidos diversos documentos fraudulentos, cópias de contratos para aplicação dos golpes, documentos falsos de identificação, computadores e celulares utilizados no esquema.

A polícia seguirá com as investigações para tentar identificar outras vítimas e outros suspeitos de participação no esquema criminoso.

g1

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Vice-prefeito morre afogado durante passeio de caiaque em rio no CE após gravar vídeo anunciando o trajeto

O vice-prefeito do município de Paraipaba, Aldemir Garcia dos Santos, morreu afogado na manhã deste sábado (27) durante um passeio de caiaque no rio Curu. Garcia da Zabelê, como era conhecido, chegou a publicar vídeos do passeio em tempo real nas redes sociais, inclusive do local onde ocorreu o acidente.

O passeio teve início às 7 horas da manhã, e o acidente ocorreu por volta das 10 horas da manhã. Garcia, de 40 anos, estava acompanhado de outras duas pessoas, que iam nos seus próprios caiaques.

Eles saíram de um ponto conhecido como Barragem do Córrego do Mato, no rio Curu, em Paraipaba, e tinham como objetivo chegar até o encontro do rio com o mar, já próximo ao município de Paracuru.

Conforme testemunhas, quando os três estavam em um ponto conhecido como passagem molhada do Poço Doce, já próximo do destino final, o caiaque de Garcia teria virado por causa da força da correnteza e o vice-prefeito teria sido arrastado para o fundo do rio e se afogado.

Garcia Santos, vice-prefeito de Paraipaba, morreu afogado durante passeio de caiaque — Foto: Reprodução
Garcia Santos, vice-prefeito de Paraipaba, morreu afogado durante passeio de caiaque — Foto: Reprodução

Garcia chegou a filmar o ponto onde ocorreu o acidente, a passagem molhada do Poço Doce, e publicou em seu perfil no Instagram. “Vamos já já passar por aqui”, escreveu.

Populares que acompanhavam a passagem do político no local testemunharam o acidente. Um dos companheiros de Garcia ainda tentou salvá-lo, mas quase se afogou também e precisou ser hospitalizado. O corpo do vice-prefeito foi retirado da água pela população.

Nas imagens publicadas pelo vice-prefeito nas redes sociais, é possível notar que chovia durante o passeio e que o rio estava acima do seu nível normal. Nos vídeos, ele aparece utilizando colete salva-vidas. “Aqui usamos os equipamentos de segurança, colete, que é para que nós não venhamos a afundar”, destacou.

Garcia havia anunciado na sexta-feira (26) que faria o passeio, que chamou de “desafio”. “Estamos aqui na barragem do Córrego do Mato, esse rio se estende mais precisamente até as margens da praia de Paracuru. Temos aqui um desafio de fazer todo esse percurso de caiaque e destravar essa beleza natural da nossa querida Paraipaba”, escreveu.

Garcia foi eleito vice-prefeito de Paraipaba em 2020 pelo Partido Liberal (PL). Antes, em 2016, ele foi vereador pelo mesmo município. Ele deixa esposa e filhas.

Local onde ocorreu o acidente que matou vice-prefeito de Paraipaba; população retirou corpo do político da água — Foto: Reprodução
Local onde ocorreu o acidente que matou vice-prefeito de Paraipaba; população retirou corpo do político da água — Foto: Reprodução

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Ceará informou que a Polícia Militar do Ceará e a Perícia Forense foram acionadas para a ocorrência, e que as circunstâncias do afogamento serão apuradas pela Delegacia Municipal de Paraipaba

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, lamentou a morte do político nas redes sociais. “Recebi com muita tristeza a notícia da morte do vice-prefeito de Paraipaba, Aldemir Garcia, que sofreu, na manhã deste sábado (27), acidente enquanto praticava caiaque no Rio Curu. Toda a minha solidariedade aos amigos e familiares nesse momento de dor”, escreveu.

g1

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Ipu CE – Colisão entre motocicleta e caminhão deixa uma pessoa morta na CE 187.

O acidente aconteceu por volta das 10h da manhã desta sexta feira 26/04/2024, na CE 187, a altura do Sítio Presídio, onde o senhor Moacir Ferreira Lima, motorista do caminhão de placa HUP-0731, informou que em uma curva avistou uma moto NXR 160 Bros, pilotada pelo senhor Francisco De Asis, que vinha em sentido contrário e em alta velocidade, vindo a colidir com o caminhão.

O motorista contou que ainda tentou prestar socorro buscando ajuda nas proximidades, porém ao retornar para o local foi observado que o motociclista já estava morto.

Em seguida, o motorista compareceu à delegacia de polícia civil na companhia de sua advogada, onde foi ouvido e liberado.

A vítima fatal (condutor da moto) foi identificada como: Francisco de Assis Sousa Soares, nascido aos 09/02/1988, natural de Ipu.

Já o motorista do caminhão trata-se do senhor: Moacir Lima, também residente em Ipu.

 

 

com informações do repórter Gonçalinho Rodrigues

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Ararendá CE – BPRAIO prende jovem acusado de tráfico de drogas na zona rural.

Material apreendido.

Policiais militares do BPRAIO/Nova Russas sob o comando do tenente Freitas, realizaram uma prisão por tráfico de drogas na manhã deste domingo 28/04/2024, no município de Ararendá, onde na ocasião os Raianos apreenderam quase meio quilo de maconha.

Os PMs receberam denúncias dando conta que um homem estaria se deslocando em uma motocicleta preta, da cidade de Ipueiras para o Ararendá , transportando uma certa quantidade de drogas.

De imediato os Raianos saíram para checar a denúncia, quando próximo ao Distrito de Livramento, os PMs conseguiram localizar o suspeito: Riquelme residente em Ararendá, o qual transportava 03 tablets de drogas, totalizando 451g.

Riquelme recebeu voz de prisão sendo em seguida encaminhado para a delegacia de polícia civil de Crateús para a realização dos procedimentos cabíveis.

 

 

com informações do repórter Gonçalinho Rodrigues

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Ipueiras CE – BPRAIO recupera motocicleta roubada na Vila Sabóia.

O fato ocorreu neste domingo 28/04/2024, quando PMs do BPRAIO/Ipueiras estavam realizando patrulhamento na cidade e  receberam a  informação via CIOPS Sobral, relatando que a motocicleta HONDA/NXR 160 BROS ESDD, ANO/MODELOS 2023/2023,COR PRETA, PLACA SBU-4C49, estava trafegando na cidade, que a mesma era suspeita de ser clonada.

De posse dessa informação, os PMs começaram a diligência com objetivo de localizá-la, quando por volta das 15h50min, receberam a informação, que havia uma motocicleta abandonada no loteamento Vila Sabóia (próximo ao cemitério municipal). Que foram até o local, onde constataram se tratar da motocicleta informada anteriormente.

Ao observar o veículo, foram constatados sinais de adulteração do número do chassi, onde a numeração do chassi era diferente do número de chassi que estava no adesivo identificador. Ao consultar o número do chassi do adesivo foi constatado que a motocicleta constava com ocorrência de roubo/furto, comunicada dia 17/03/2024.

Diante dos fatos conduziram  a motocicleta até a delegacia regional de polícia civil de Crateús, para os procedimentos cabíveis.

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Garçom mata vereador e deixa dois homens feridos em restaurante no Ceará; veja o que se sabe

O ataque de um garçom deixou um vereador morto e outros dois homens feridos a facadas em um restaurante na orla de Camocim, no litoral oeste do Ceará, neste domingo (28). O suspeito foi preso momentos depois e a arma do crime foi apreendida. Ainda não há informações sobre a motivação do crime.

Uma câmera de segurança do estabelecimento flagrou o crime. O vereador havia acabado de chegar no local quando foi atacado pelas costas com um golpe no pescoço.

Em seguida, o garçom Antônio Charlan Rocha Souza, de 34 anos, atacou o dono do restaurante, outro cliente e fugiu do local correndo.

Veja o que se sabe sobre o crime:

 

Quem são as vítimas?

 

Empresário e vereador esfaqueados por garçom em Camocim, no Ceará. — Foto: Redes sociais/Reprodução
Empresário e vereador esfaqueados por garçom em Camocim, no Ceará. — Foto: Redes sociais/Reprodução

  • César Araújo Veras, de 51 anos, vereador e cliente – não resistiu aos ferimentos;
  • Euclides Oliveira Neto, de 56 anos, dono do restaurante;
  • Fábio Roberto de Castro, 55 anos, cliente.

 

Como tudo aconteceu?

 

Vereador tinha acabado de sentar em uma mesa quando foi atacado pelas costas e atingido no pescoço com um golpe de faca. — Foto: Reprodução
Vereador tinha acabado de sentar em uma mesa quando foi atacado pelas costas e atingido no pescoço com um golpe de faca. — Foto: Reprodução

As imagens das câmeras de segurança mostram que o vereador Cesar Araújo (PDT) havia chegado no local momentos antes do crime. Ele sentou em uma das mesas, na companhia de uma mulher.

Logo em seguida o garçom Antônio Charlan caminhou do fundo do estabelecimento em direção à mesa do vereador. Ao chegar próximo ao político, ele o atacou pelas costas, com um golpe de faca no pescoço.

Depois de lesionar o vereador, o funcionário foi até Fábio Roberto, que estava sentado em uma das mesas, e o lesionou nas costas. Por fim, ele atingiu Euclides no abdômen.

Qual o estado de saúde das vítimas?

 

O vereador César foi socorrido e levado para o Hospital Deputado Murilo Aguiar, em Camocim, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu na unidade de saúde.

Euclides e Fábio também foram socorridos e em seguida transferidos para a Santa Casa de Sobral, onde permanecem internados. O estado de saúde deles não foi informado.

O suspeito foi preso?

 

Polícia prendeu garçom e apreendeu arma usada por ele para matar vereador e ferir outras duas pessoas em Camocim. — Foto: SSPDS/ Divulgação
Polícia prendeu garçom e apreendeu arma usada por ele para matar vereador e ferir outras duas pessoas em Camocim. — Foto: SSPDS/ Divulgação

Conforme a Secretaria de Segurança do Ceará (SSPDS), Antônio Charlan foi preso por equipes do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) no Bairro Tijuca, na saída de Camocim, quando tentava fugir da cidade. A arma usada no crime foi apreendida.

Após a prisão, o homem foi conduzido para a Delegacia Regional de Sobral, unidade plantonista da Polícia Civil na região, onde foi autuado em flagrante por homicídio qualificado por motivo fútil e sem chance de defesa e duas tentativas de homicídio qualificado.

Qual a motivação do crime?

A motivação do crime continua sendo investigada pela Delegacia Regional de Sobral, que apura o caso.

g1

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Servidores suspeitam de fraude milionária no repasse de recursos da prefeitura ao INSS, no interior do Ceará

Legenda: Denúncia estás agitando o ano eleitoral no município da região Norte do Estado Foto: Divulgação/Aprece
Legenda: Denúncia estás agitando o ano eleitoral no município da região Norte do Estado
Foto: Divulgação/Aprece

Servidores municipais da cidade de Moraújo, na região Norte do Estado, estão preocupados com a possibilidade de terem problemas com as aposentadorias.

A suspeita é que a Prefeitura do Município não está repassando ao INSS a contribuição previdenciária, descontada na folha de pagamentos dos trabalhadores.

O rombo poderia chegar a R$ 20 milhões e a denúncia já foi levada ao Ministério Público Federal.

A suspeita dos trabalhadores, que acabou sendo liderada pelos servidores da educação e o sindicato Apeoc, começou há alguns anos e, até o momento, não há uma resposta satisfatória do prefeito Carlos Áquila Queiroz e da Procuradoria do Município sobre o assunto.

Após pressões da população, a Câmara Municipal do Município resolveu instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o assunto. O pedido no Legislativo foi apresentado pelo vereador Antônio Carlos Oliveira, no início deste mês.

A Mesa Diretora da Casa, comandada pelo vereador Vandivan Sampaio, já acatou a solicitação, mas os trabalhos ainda não foram iniciados, pois falta a indicação dos membros da CPI pelas bancadas partidárias.

“Há cerca de dois anos comecei a receber denúncias de profissionais do Município dizendo que após consulta ao sistema, estavam faltando muitos meses de contribuição, até 30 meses, sendo que os valores já haviam sido descontados. Isso pode estar gerando um rombo de até R$ 20 milhões”, diz o vereador.

“Quando vi que o negócio estava crescendo, entrei em contato com o Sindicato Apeoc e a maior fonte de informações acabou sendo o próprio sindicado”, detalha.

Pedido de investigação

No documento entregue ao Ministério Público Federal, o Sindicato Apeoc informa que as suspeitas estão sustentadas em documentos levantados por uma comissão municipal criada após as constantes denúncias dos trabalhadores.

Ao final, solicita investigação federal para averiguar as informações. A representação dos trabalhadores sugere que poderia estar havendo apropriação indébita por parte da gestão municipal.

Posição do município

Ainda na denúncia, o sindicato informa que após cobranças públicas sobre o assunto, a Prefeitura se manifestou, por meio da Procuradoria do Município, em sessão da Câmara Municipal, no dia 22 de fevereiro deste ano, afirmando que a Prefeitura de Moraújo já havia tomado providências e regularizado a situação.

Entretanto, as justificativas, ainda segundo o sindicato, não teriam sido embasadas por documentos, mas apenas por testemunho.

 

 

 

Diário do Nordeste

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Com mais de 3 mil casos de dengue, vacina chegará a apenas 4 município no Ceará

Vacina contra a dengue começa a ser aplicada no Ceará em maio. — Foto: Governo do Ceará/Reprodução
Vacina contra a dengue começa a ser aplicada no Ceará em maio. — Foto: Governo do Ceará/Reprodução

vacina contra a dengue começa a ser aplicada no Ceará no próximo dia 13 de maio. A informação foi compartilhada pelo governador do estado, Elmano de Freitas, nesta sexta-feira (26) — quando chegaram as primeiras doses no estado.

“As doses já chegaram ao Ceará e a aplicação da vacina contra a Dengue começará a partir do próximo dia 13 de maio. A data foi definida em acordo com os quatro municípios que receberão os imunizantes, conforme critérios do Ministério da Saúde”, disse o governador. Os municípios são:

  • Fortaleza: (38.594 doses)
  • Aquiraz: (1.357 doses)
  • Eusébio: (1.410 doses)
  • Itaitinga: (1.017 doses)

As doses contemplam 25% do público-alvo de 10 a 14 anos. “O Brasil é o primeiro país no mundo a oferecer essa vacina no sistema público de saúde. A medida colabora para a redução do número de casos da doença. Mas os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti devem continuar, eliminando água armazenada que pode se tornar possíveis criadouros”, complementou Elmano.

Vacina contra a dengue no Ceará

A distribuição da vacina contra a dengue no Brasil teve início no mês de fevereiro, em meio a um recorde de casos da doença e de mortes em decorrência dela. Inicialmente, 16 estados e o Distrito Federal receberam o imunizante, mas o Ceará não estava entre os contemplados por conta da baixo número de casos de dengue no estado.

Agora, conforme o anúncio desta quinta-feira (25) do Ministério da Saúde, Ceará, Alagoas, Sergipe, Piauí, Mato Grosso e Rio Grande do Sul também vão receber o imunizante.

No dia 17 de abril, o Ministério da Saúde recomendou a ampliação da vacinação contra a dengue para o público de 4 a 59 anos nos municípios que tenham doses disponíveis, como mais uma forma de combater o cenário alarmante da doença.

g1

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3