Montagem de três fotos mostrando o interior degradado de um ônibus: o piso de metal está desgastado e com buracos; as poltronas têm o estofamento rasgado, expondo a espuma amarela e estruturas de metal; e as paredes internas apresentam sujeira acumulada e revestimentos soltos. Ao fundo do corredor, dois fiscais uniformizados realizam uma inspeção no veículo.
Legenda: Fiscalização de ônibus na cidade de Ocara, em 2026, revelou condições precárias de circulação. Foto: Divulgação/Detran-CE/MPCE.

O transporte escolar de dezenas de municípios cearenses opera em situação crítica. Dados do painel público “Transporte Escolar no Ceará”, disponibilizado pelo Ministério Público do Ceará (MPCE), mostram que 39 cidades do Estado têm toda a frota escolar em situação irregular, sem nenhum veículo autorizado a transportar estudantes. Os dados, que são atualizados constantemente, foram levantados em maio.

Juntos, esses municípios somam 849 ônibus ou micro-ônibus com alguma pendência, seja nas condições físicas ou na documentação obrigatória. Além das 39 cidades totalmente irregulares, outras 30 têm mais de 90% dos veículos desautorizados (1.327) a rodar

A plataforma, desenvolvida pelo Laboratório de Inovação (Lino) em parceria com o Centro de Apoio Operacional da Educação (Caoeduc), reúne informações do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-CE) sobre veículos e motoristas cadastrados para o transporte escolar.

Segundo o levantamento, os 184 municípios do Ceará possuem 7.224 veículos escolares declarados. Desse total, apenas 2.234 (31%) estão autorizados a operar, enquanto 4.990 (69%) apresentam algum tipo de irregularidade que impede o transporte de estudantes.

Entre os municípios onde nenhum veículo está apto para circulação no transporte escolar estão cidades de quase todas as regiões administrativas do Estado, com maior concentração no Cariri e na região Norte.

Veja abaixo os municípios com 100% da frota irregular:

  • Cariri (12): Aiuaba, Altaneira, Baixio, Campos Sales, Jardim, Missão Velha, Nova Olinda, Penaforte, Saboeiro, Salitre, Santana do Cariri e Tarrafas.
  • Vale do Acaraú (4): Meruoca, Miraíma, Moraújo e Pacujá.
  • Litoral Norte (4): Barroquinha, Bela Cruz, Camocim e Morrinhos.
  • Serra da Ibiapaba (4): Croatá, Graça, Guaraciaba do Norte e Ipu.
  • Vale do Jaguaribe (4): Ereré, Itaiçaba, Morada Nova e Umari.
  • Sertão dos Crateús (3): Ipueiras, Novo Oriente e Quiterianópolis.
  • Sertão de Canindé (3): Apuiarés, Caridade e Paramoti.
  • Maciço de Baturité (3): Aracoiaba, Pacoti e Palmácia.
  • Litoral Oeste/Vale do Curu (2): São Luís do Curu e Tururu.

O painel também mostra diferenças significativas entre os municípios. Enquanto cidades como Brejo Santo, Deputado Irapuan Pinheiro e Itapajé apresentam índices de veículos aptos superiores a 85%, Fortaleza aparece com apenas 4% da frota regularizada – o equivalente a quatro veículos autorizados entre os 101 declarados.

 

 

Diário do Nordeste

Comentários
  https://nordestenoticia.com.br/wp-content/uploads/2026/01/WhatsApp-Image-2026-01-16-at-07.47.43.jpeg  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!