
A missa fúnebre será celebrada às 10h pelo horário local (5h pelo horário de Brasília), na praça de São Pedro, localizada diante da basílica onde o jesuíta argentino fez a última aparição pública, no Domingo de Páscoa (20).
O caixão com o corpo de Francisco permanece na capela da residência de Santa Marta, onde ele faleceu na segunda-feira (21) aos 88 anos, vítima de um AVC quase um mês depois de receber alta de uma longa hospitalização por problemas respiratórios.
O Vaticano publicou as primeiras imagens oficiais do corpo de Jorge Mario Bergoglio dentro do caixão. O papa está vestido com uma casula vermelha e mitra branca, segurando um rosário entre as mãos, e é escoltado por dois guardas suíços.
VEJA IMAGENS DO PAPA NO CAIXÃO:
RITOS DO FUNERAL
Conforme o Vaticano, nesta quarta-feira, às 9 horas pelo horário local, o corpo do papa será trasladado da Capela da Casa Santa Marta até a Basílica de São Pedro. A condução da urna será precedida por um momento de oração, presidido pelo camerlengo cardeal Kevin Joseph Farrell.
A procissão seguirá pela praça Santa Marta e pela Praça dos Protormártires Romanos, entrando na basílica pela porta central. No local, o camerlengo conduzirá a Liturgia da Palavra. Na sequência, a visitação será aberta ao público.
Ao contrário dos antecessores imediatos, Francisco escolheu a basílica de Santa Maria Maggiore de Roma como local de sepulcro, com uma lápide “simples”, com apenas uma palavra: “Franciscus”, seu nome de papa em latim.
Diário do Nordeste