Roberto da Viúva e Flávia Façanha, cassados em Jaguaruana. — Foto: Redes sociais/Reprodução
Roberto da Viúva e Flávia Façanha, cassados em Jaguaruana. — Foto: Redes sociais/Reprodução

Cerca de 27 mil eleitoras e eleitores de Jaguaruana, a 183 km de Fortaleza, irão às urnas, neste domingo (7), para escolher o novo prefeito e vice. Concorrem as eleições José Elias de Oliveira , o “Elias do Sargento” (PC do B) e Roberto Barbosa Moreira (PDT), conhecido como Roberto da Viúva.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou em agosto deste ano o mandato do prefeito Roberto da Viúva, e da vice-prefeita Flávia Façanha (PSB). A decisão considerou que a vice da chapa não se desligou de um cargo comissionado que ocupava na Assembleia Legislativa do Ceará três meses antes da eleição.

A resolução que definiu a data da eleição suplementar na cidade foi aprovada pelo plenário do TRE-CE. Os postulantes que serão escolhidos na votação cumprirão mandato até o dia 31 de dezembro de 2024. O horário de votação será o mesmo das Eleições 2020, das 7h às 17 h, com o período das 7h às 10h destinado, preferencialmente, às pessoas acima de 60 anos, do grupo de risco.

 

TSE cassa mandatos de prefeito e vice em Jaguaruana

Votação em 94 seções eleitorais

 

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), 26.947 eleitoras e eleitores votarão nas urnas eletrônicas das 94 seções eleitorais, distribuídas nos 38 locais de votação do município. A previsão para o encerramento da totalização deverá ocorrer até as 20h.

O eleitorado apto a votar, na eleição suplementar do município de Jaguaruana são os(as) que solicitaram alistamento, transferência e revisão até o dia 9 de junho de 2021 (151 antes da eleição), conforme disposto na Resolução TRE nº 837/2021.

Contribuirão em todo processo eleitoral mais de 450 pessoas, incluídos(as) mesárias, mesários, auxiliares de eleição, delegadas e delegados de prédio, terceirizadas, terceirizados, servidoras e servidores da Zona, dos Núcleos de Apoio Técnico e de unidades do TRE-CE. Além disso, a eleição contará com o apoio das forças de segurança.

Denúncias de fraudes

 

O TSE informou que os cidadãos podem usar oFormulário Eletrônico de Denúncias, bem como o aplicativo Pardal (disponível nas lojas de aplicativos) para reportar irregularidades. Outra alternativa é procurar o Ministério Público Eleitoral.

O orçamento geral para o pleito suplementar é de aproximadamente R$ 55 mil , gastos, principalmente, entre o projeto convocados (mesários e mesárias), distribuição de urnas e veículos. A apuração e a totalização dos votos serão realizadas na sede da 75ª Zona Eleitoral. O resultado da eleição será divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em razão da cassação dos candidatos eleitos, Jaguaruana se tornou a quarta cidade cearense com eleições suplementares em 2021. No dia 1º de agosto, Martinópole, Missão Velha e Pedra Branca escolheram novos prefeitos e vices.

 

 

Nordeste Notícia
Fonte: G1

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!