Dona Francisca vendo o mar ao lado de familiares, em Fortaleza.
Morreu em Fortaleza, na madrugada desta quarta-feira (21), a idosa Francisca Marlene Guanabara Araújo, de 82 anos, paciente diagnosticada com câncer em estágio avançado na bexiga, que teve o desejo ver o mar realizado pela família. Em uma ambulância contratada pelos filhos, com médicos e enfermeiros, dona Francisca viu o mar da Praia do Futuro, rodeada de familiares, no último sábado (17).
Conforme o médico Erick Guanabara, neto da idosa, a avó morreu às 3h10, na casa onde morava. Alguns filhos e netos estavam no local no momento da partida. “Ela estava lutando ainda pela vida, mas às 3h10 da manhã, respirou fundo duas vezes e descansou”, disse o neto.
O velório de Francisca Marlene será realizado em uma funerária no Bairro Aldeota, já o enterro será em um cemitério da capital.
Dona Francisca foi diagnosticada com câncer na bexiga há dois meses e atualmente fazia o tratamento da doença em casa, onde recebia assistência médica domiciliar de profissionais, do marido, de 86 anos, e de familiares que se revezam para cuidar dela.
Cuidados paliativos
Além do diagnóstico do tumor, a idosa sofria com alzheimer e parkinsonismo, conforme o neto, Erick Guanabara. Devido ao câncer em estágio terminal, Francisca sofreu uma obstrução intestinal e sofre com vômitos frequentes. Segundo a nora, Simone Ramalho, a idosa foi levada para fazer exames e passou por uma pequena cirurgia para a retirada do tumor.
Familiares reunidos para realizarem desejo de dona Francisca de ver o mar — Foto: Arquivo pessoal