A chuva de 121 milímetros no município de Jijoca de Jericoacoara, a maior precipitação registrada no final de semana em todo o Ceará, alterou a rotina de um dos principais destinos turísticos do Estado. Os trechos que dão acesso à Vila de Jericoacoara estão cobertos por água e é difícil chegar ao local de carro. Esgotos expostos e lixos também preocupam moradores e visitantes.
Segundo a empresária Thays Brisola, veículos de passeionão conseguem ter acesso à Vila. “Há vários buracos e está bem destruído. Não adianta querer vir com carro pequeno. Tanto pela praia do Preá quanto pelas Dunas tem muita água porque a chuva foi constante”, alerta.
Nas últimas 24 horas, as chuvas continuaram na região, só que em menor intensidade. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hidricos (Funceme), registrou volume de 27 milímetros entre às 7h de domingo (3) e 7h desta segunda (4).
Impactos da chuva
As intensas chuvas na Vila alteraram a rotina do vilarejo. A coleta de lixo foi suspensa no último sábado (2). Em nota, a Prefeitura informou que a suspensão ocorreu por conta da impossibilidade de acesso dos coletores. “Devido às fortes chuvas ocorridas e à cheia do Riacho Doce, fica impossibilitado o acesso dos compactadores à Vila de Jericoacoara, não restando outra alternativa senão a suspensão da coleta de lixo. A Prefeitura ainda orienta a população a colaborar, diminuindo a produção de lixo e acondicionando o material de maneira segura e adequada até o restabelecimento dos serviços”, informou.
Outra consequência foi o transbordamento da rede de esgoto. A Prefeitura de Jijoca informou que os extravasamentos do esgoto foram ocasionados pela grande quantidade de areia trazida pela enxurrada. Ainda foi dito que a Companhia de Água e Esgoto (Cagece) foi notificada e informou que equipes técnicas devem concluir até às 17h a desobstrução das tubulações.
A Tribuna BandNews FM tentou atualizar com a Prefeitura se há uma previsão para retomada do serviço de coleta de lixo, mas até a publicação desta matéria não houve resposta.
Fonte: Tribuna do Ceará