Respeito, cortesia, cooperação, solidariedade e responsabilidade constituem os eixos determinantes da transformação do comportamento do homem no trânsito. E, por isso, devem ser passados de geração a geração.
E esta não é uma tarefa muito simples e fácil. Pois, para transformar uma sociedade, é importante a participação, conscientização e o desejo de cada criança, adolescente, adulto ou idoso. É necessário que os pais, professores, empresários e as próprias autoridades percebam como atitudes corretas no trânsito podem salvar vidas.
Nos últimos dias um veículo oficial do Detran de Ipueiras foi flagrado em uma situação irregular, a foto do momento foi compartilhada nas redes sociais e repercutiu bastante, alguns dos comentários cobravam exemplos, já outros apenas incitavam aos demais. Fato é que a prefeitura de Ipueiras se manifestou nas redes sociais a respeito dos compartilhamentos e comentários.
Leia Nota na íntegra:
“Não é de hoje que os questionamentos sobre como ser um cidadão consciente são cada vez mais constantes e necessários. Em todos os aspectos da vida em sociedade, existem normas que, mais do que limitar as atitudes dos cidadãos, servem para que todos os direitos das pessoas sejam respeitados. Porém, há um ponto que apresenta inúmeros problemas devido à falta de conscientização da população: o trânsito. Mas como ser um cidadão consciente no trânsito?
Todos os dias, muitas pessoas se deparam com a obrigação de enfrentar problemas causados pelo trânsito. Na realidade, tais complicações são causadas pelas pessoas que o compõe, que começa pelos pedestres e se estende até os condutores de veículos automotores.
Ao sair na rua, cada ser humano representa uma parte do trânsito e, como tal, precisa considerar a existência de normas que organizam o fluxo de pessoas e veículos pelas vias públicas e os agentes de trânsito ainda mais.
A responsabilidade de fazer com que tudo ocorra bem nas ruas é de todos e, tomadas as medidas de segurança cabíveis a cada um, certamente teremos cidadãos mais conscientes e um trânsito mais seguro.
Os maus exemplos devem ser punidos, os bons exemplos devem ser copiados, em todas as situações seja você um bom exemplo a ser seguido no trânsito!
Por isso, faça a sua parte! Pelo respeito às leis de trânsito, sem exceções!”
Ainda que não concordemos com o ato infracional, nós ponderamos certas atitudes que visam apenas denegrir a imagem deste ou daquele órgão, se você já presenciou alguma irregularidade, saiba que o município de Ipueiras possui uma ouvidoria atuante e que está apta a receber este e qualquer outro tipo de denúncia.
Que possamos ser exemplo de boas atitudes. Mas para mudar é preciso querer. E por que não começar a partir de nós mesmos?
Nordeste Notícia