
As informações são de Lucas Fumagalli, meteorologista da Funceme.
Para esta terça-feira, 4, o céu varia de parcialmente nublado, a poucas nuvens no Estado, com possibilidade de chuvas isoladas em todas as macrorregiões. Já na faixa litorânea, incluindo a parte de Fortaleza, as chuvas devem ocorrer principalmente na madrugada e no começo da manhã.
No entanto, no decorrer do dia, será observado um aumento da nebulosidade, principalmente na parte leste do Ceará, que pode acarretar chuvas para a costa na noite de terça-feira, 4.
Assim, o maior acumulado foi de apenas 20 mm no município de Coreaú, macrorregião da Ibiapaba, a 292 km de distância da Capital.
Funceme: Vcan e Zcit estão causando chuvas no Estado
As chuvas devem avançar durante a madrugada e manhã de quarta-feira, 5, e se generalizarem ao longo do dia. Inclusive, na faixa litorânea, principalmente na manhã, e no Interior durante a tarde.
De acordo com a Funceme, os motivos das chuvas previstas são a passagem de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (Vcan) que encontra-se no leste da Região Nordeste do Brasil, mas que deve avançar pelo Interior da Região na altura da Bahia, desta forma, favorecendo a formação de áreas de instabilidades também no interior do Ceará.
Também há a aproximação da Zona de Convergência Intertropical (Zcit), que está localizada mais próxima do Equador, porém só deve se aproximar da faixa litorânea do Ceará, entre terça e quarta-feira, trazendo chuvas principalmente para a costa.
Diário do Nordeste