Somando quase metade dos habitantes do Estado, as dez cidades mais populosas do Ceará também correspondem, atualmente, a 61% dos casos de Covid-19 confirmados em 2022. Ou seja, de cada 100 infecções, 61 foram registradas nesse pequeno grupo. Mas como está a positividade dos testes nos municípios?

O Diário do Nordeste analisou dados fornecidos pela plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), até a noite da última segunda-feira (17). Na taxa geral, quase 45% dos testes realizados no Estado confirmam a doença, como alertado pelo titular da Sesa, Marcos Gadelha.

O gestor alerta que o dado reflete a alta transmissibilidade da variante Ômicron, cuja circulação foi confirmada pouco antes do Natal de 2021.

De acordo com a plataforma, as cidades mais populosas têm a seguinte positividade:

Conforme o levantamento, os casos explodiram no início deste ano. Em Fortaleza, por exemplo, os registros confirmados triplicaram. Em Maracanaú, o aumento chega a ser oito vezes maior; em Quixadá, nove.

Até o momento, apenas Crato e Iguatu não ultrapassaram, nas primeiras semanas de janeiro, o total de confirmações de dezembro. Nesses dois municípios, assim como em Juazeiro do Norte, o índice de testes positivos é baixo quando comparado aos demais.

Por outro lado, Maracanaú e Itapipoca lideram o cenário entre as maiores populações do Estado, com índices em torno de 60%. Em sequência, vem Caucaia, com 55%.

Segundo o IntegraSUS, o cálculo considera o número de testes RT-PCR positivos (padrão ouro de detecção), a partir da data de início de sintomas da última semana epidemiológica, em relação à quantidade geral de testes RT-PCR realizados no município.

 

 

Nordeste Notícia
Fonte: DN

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!