A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) prevê possibilidade de chuva no Ceará nesta terça-feira (24), véspera de Natal.
Os dias 24 e 25 de dezembro, que marcam o período natalino, poderão ser de chuva, principalmente na Região Sul do estado. De acordo com a Funceme, há ainda baixa possibilidade para o litoral durante toda sexta-feira.
Na véspera de Natal, as regiões da Ibiapaba, Sertão Central e Inhamuns, Cariri e Vale do Jaguaribe deverão apresentar cenário mais favorável para precipitações. A Funceme reforça que não estão descartados registros pontuais nas demais áreas do Estado.
No sábado (25), o céu poderá variar de nublado a parcialmente nublado com baixa possibilidade (de 20 a 40%) de chuva em todas as regiões.
Pré-estação chuvosa
Os meses de dezembro e janeiro marcam a pré-estação chuvosa no Ceará. Como o nome sugere, ela antecede o principal período de chuvas no Estado, que vai de fevereiro a maio. A previsão é de poucas chuvas no início desse período. (Confira a previsão completa abaixo).
De acordo com dados da Funceme, a média para o bimestre é de 130,3 milímetros, sendo 31,6 mm correspondentes às chuvas em dezembro e 98,7 mm, em janeiro. A qualidade das precipitações nesta época não tem relação com o resultado dos meses seguintes, como explica a gerente de Meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto.
“Uma boa pré-estação chuvosa não significa necessariamente uma boa estação chuvosa. Um exemplo recente. Janeiro de 2016. Muita chuva aqui no Ceará. Isso é um exemplo que chuva em pré-estação não significa necessariamente uma boa estação chuvosa”, afirmou.
Entre o fim e o começo no ano, as precipitações costumam ser decorrentes da influência de frentes frias que alcançam o Estado da Bahia e provocam formação de áreas de instabilidade e nuvens de chuva, principalmente, no sul do Ceará, por isso, as chuvas no Cariri costumam iniciar no mês de dezembro.
Além das frentes frias, o período também é caracterizado pela atuação dos Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCANs) e dos Cavados de Altos Níveis (CANs), que dependendo do seu posicionamento provocam chuvas no Ceará.
“São as primeiras chuvas que antecedem a estação chuvosa principal que começa em fevereiro. A pré-estação chuvosa para nós significa dezembro e janeiro. Começa pela Região do Cariri do Ceará. As chuvas deste período elas são provocadas por vórtice ciclônicos de altos níveis e também presenças de frente fria”.
Durante a quadra chuvosa, o principal sistema indutor de chuvas no Ceará é a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). A ZCIT são nuvens que circundam a faixa equatorial do globo terrestre, formada principalmente pela confluência dos ventos alísios do Hemisfério Norte com os ventos alísios do Hemisfério Sul.
Nordeste Notícia
Fonte: SVM