A denúncia foi feita pelo gestor do município, Junior do Titico, que expôs a situação onde supostamente o presidente da Câmara dos Vereadores, Raimundinho do Charito (PSB) teria se negado “a consultar o Plenário sobre 3 (três) requerimentos dos vereadores da bancada de situação, que tinham como finalidade a votação em destaque de emendas apresentadas pelos vereadores da oposição.”

Confira o texto na íntegra:

“Hoje (21/12), em sessão extraordinária na Câmara Municipal de Ipueiras/CE, o presidente, de forma autoritária e antirregimental, negou-se a consultar o Plenário sobre 3 (três) requerimentos dos vereadores da bancada de situação, que tinham como finalidade a votação em destaque de emendas apresentadas pelos vereadores da oposição.
Ao não consultar o Plenário, o presidente se arvorou dos resquícios do coronelismo, ferindo o Regimento Interno, desrespeitando os vereadores da situação e jogando por terra os princípios basilares da democracia brasileira.
O não acatamento dos requerimentos apenas demonstra a iminência da derrota e o desprezo ao diálogo.
Apenas lembro que a época do coronelismo findou quando colocamos os pés na prefeitura. A partir daquele momento, o dono do poder passou a ser o povo e não mais meia dúzia de coronéis.
As medidas judiciais serão tomadas e o Sr. ficará no seu devido lugar. Nada passará impune!”

 

 

 

 

Compreenda:

Após apresentação de emendas ao Plano Plurianual, por parte dos vereadores da oposição, os edis da bancada de situação apresentaram requerimentos de destaque para que a votação das emendas fosse separada do projeto original.

Conforme o art. 130, §2º, da Casa Legislativa, o Plenário poderá conceder a requerimento do Vereador, que a votação das
emendas se faça destacadamente uma a uma.

Mesmo com a evidente previsão, o Presidente não submeteu os requerimentos ao Plenário, afrontando o Regimento Interno e o princípio fundamental da democracia.

Já em nota emitida por Raimundinho, é relatada a ausência de vereadores das bancadas do MDB e PT nas reuniões da comissão para tratar sobre a deliberação do Plano Plurianual (PPA). O vereador afirmou que a proposta ao passar pelas comissões, foram identificadas impropriedades no projeto, sendo solicitada a devolução ao poder executivo, porém nenhum ajuste foi promovido.

“Na oportunidade, os vereadores que cumpriram com o seu dever funcional e se fizeram presentes deliberaram que a proposta do PPA fosse à plenário com uma emenda aditiva compilada a proposta principal”, destacou.

 

Nordeste Notícia

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!