O CMDCA promoveu nos dias 10, 11 e 12 de NOVEMBRO o curso de capacitação para os novos conselheiros Tutelares do Município de Ipueiras .

A capacitação foi ministrada nas dependências do CRAS pela Assistente Social Débora Carla Pereira de Oliveira, num curso de 20 horas que objetivou a qualificação dos conselheiros para o exercício da função complexa de promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. O treinamento também ofereceu noções das questões básicas que envolve a garantia dos direitos humanos expressas no Estatuto da Criança e do Adolescente.

PUBLICIDADE

Entre outros assuntos, Débora falou sobre a questão da ética do Conselheiro e suas atribuições e ressaltou a importância do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente na articulação e integração das instâncias públicas governamentais e da sociedade civil na aplicação de instrumentos normativos e no funcionamento dos mecanismos de promoção, defesa e controle para efetivação dos direitos da criança e do adolescente.

“O conselheiro tutelar deve aprender a trabalhar em colegiado, estudando casos e tomando decisões em grupo, para buscar medidas que melhor se aplicam aos mesmos. Sozinho o conselheiro não tem autonomia de decisão. Só em colegiado serão fortalecidos para atuarem no zelo e proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes”.

Os novos membros do Conselho Tutelar se preparam para atuar na proteção e defesa de nossas crianças e adolescentes nos próximos 04 anos: André, Aucilania, Iranete, Fábia e Zé Mineiro. Os suplentes participantes foram: Vânia, Geliane, Bruno, Meirivania e Simone.

Contou com a participação da promotoria com a Fala do Marcelo assessor do promotor, explicando as funções do MP e da relação entre os 2 órgãos.

Comente com Facebook