Tarde e noite desta quinta, 31/01 foram registradas chuvas de granizo em três município de nossa região. A primeira precipitação de granizo foi na tarde desta quinta no município de Ipaporanga, Ceará. Mais precisamente na localidade de Várzea do Boi, zona rural de Ipaporanga.

(Várzea do Boi, Ipaporanga)
As outras duas chuvas de granizos foram registradas na noite dessa quinta, 31/01 nos municípios de Ipueiras e Croatá. Em Ipueiras, moradores nos enviaram fotos e relatos de forte chuva inclusive com granizo. Além de muito vento, relâmpagos e trovoadas.
(Carnaúbas, Ipueiras) 
A outra foi no município de Croatá, região da Ibiapaba, mais precisamente no Distrito de Santa Tereza. Segundo informações, a chuva em Santa Tereza, além de ter sido com muito gelo, foi também com muito vento, destruindo inclusive o telado de algumas casas e derrubando árvores. Vale ressaltar, que esse tipo de chuva com granizo não é muito comum em nossa região e no mesmo dia houve a ocorrência de três.
Para quem não é acostumado com esse fenômeno das chuvas de granizo, entenda como funciona. As gotas de água que se evaporam dos rios, mares e da superfície terrestre, quando chegam às nuvens e encontram temperaturas abaixo de -80°C, viram gelo. Congelado, o vapor de água fica com mais peso do que a nuvem pode aguentar e cai, em forma de pedra de gelo, que chamamos de granizo.
Nordeste Notícia com Conteúdo do Blog Prof. Carlos Pereira

Comente com Facebook