O cineasta Johel Alvez Bright ministra o curso de montagem e edição de filmes  disponibilizando gratuitamente todo o conteúdo através da playlist em seu canal do youtube https://www.youtube.com/watch?v=Ssy2obu5CpY&list=PLKzeLBVkQ76LbrLOJ2O1zo0Kh-O5PN8Bc .

Pedimos apenas para que as pessoas não pulem os comerciais pois é deles e das doações que o curso é mantido gratuito para todos.

Este curso pretende ser o mais completo possível, abordando todas as formas de montagem como por exemplo, a montagem ideológica, metafórica, poética, alegórica, intelectual, rítmica, formal, subjetiva, horizontal e vertical.

A montagem horizontal é a montagem de planos enquanto que a montagem vertical é a montagem no plano.

Os softwares escolhidos para a realização deste curso completo foram o Davinci Resolve partindo de sua versão mais recente a 14.3 e o Blackmagic Fusion 9. Enquanto o primeiro é mais focado na montagem horizontal (sem limitações) o segundo é mais focado em uma montagem vertical.

Este curso terá um mínimo de 1200 horas e estará em constante atualização à medida em que as ferramentas de trabalho forem sendo atualizadas também.

É indicado para Editores, Diretores de Cinema, Diretores de Fotografia, Diretores de Arte, Estudantes de Cinema e TV, Publicitários e a todos que estejam interessados em aprender ou aperfeiçoar a profissão de editor/montador de filmes.

O aluno aprenderá todas as técnicas necessárias para a edição e finalização de um filme seja ele de qual segmento for, cinema, televisão, publicidade, institucional, jornalismo, eventos, etc.

1 – Conceito de Edição (apresentação e desenvolvimento do processo de organizar, rever, selecionar e montar a imagem e o som capturados durante a produção; de adicionar sons eventualmente produzidos após a filmagem; e adicionar todos os recursos óticos de composição final do filme, como: transições de Cenas ou Planos, edição de Composites e outros efeitos especiais óticos, adição de letreiros etc..)

2 – Fatores que podem impactar suas escolhas de corte. Considerar se a edição usará meios físicos como película 35mm, fitas de video, ou vídeo digital no computador…O tipo de projeto a ser editado, se um documentário, uma ficção, um clipe musical, comercial ou até mesmo um video de casamento.

3 – A transição básica – Quatro caminhos básicos pelos quais se pode passar de um plano para outro (cut, dissolve, wipes e fades)…

4 – Estágios do Processo de Edição: a) Captar; b) Organizar; c) Rever e Selecionar; d) Montar; e) Cut – Rough (edição preliminar); f) Cut – Fine (Corte perfeito), etc.

5 – Por que um editor deve conhecer bem os diversos tipos de planos?

Considere o tipo de plano individual como o vocabulário – as frases visuais – usado para editar juntos, cenas completas em um filme. Conhecer as “palavras” e seus significados ajudará o editor a construir sentenças visuais mais significativas.

6 – Acrescentando Planos:

 Planos Complexos (Movimento de lente; Movimento de câmera; Sem movimento da  montagem/apoio; Movimento simples do assunto.)

 Simples (Sem movimento de lente; Sem movimento de câmera;

 Sem movimento da montagem/apoio; Movimento simples do assunto)

 O que um plano complexo pode conter…

7 – O que pode fazer ou estragar um plano (Focus; Qualidade do áudio; Exposição e temperatura de cor; Quadro e composição; Direção da tela; Regra dos 180 graus; Regra dos 30 graus; Combinando ângulos; Combinando a linha do olhar; Continuidade de ação; Continuidade de diálogo; Atuação.)

8 – Quando cortar e por quê: Fatores que ajudam a fazer de uma transição um bom corte: Informação; Motivação; Composição do plano; Ângulo de câmera; Continuidade (de conteúdo, de movimento, de posição, de áudio); Som.

9 – Transições e Categorias de Corte (O que faz um corte ideal; Quando e como usar cada tipo de transição.)

 As cinco maiores categorias de tipos de corte:

Cortes pela ação; Cortes pela posição na tela; Cortes pela forma; Cortes pelo conceito (edição dinâmica ou edição de ideias); Cortes combinados.

10 – Considerações sobre as Regras de Montagem

A prática geral da edição considera o seguinte:

Som e imagem são parceiros e não rivais [Depende!]

Um novo plano deve conter nova informação

Deve existir uma razão para cada corte

Observe a linha de ação e o conteúdo da informação.

Selecione a forma adequada de editar

O melhor corte é aquele que não é notado pelo telespectador

Editar é criar

11 – Edição e Color Grading no Davinci Resolve 14.3 (resumo do conteúdo)

– Apresentação

-Usuário e Login

-O gerenciador de projetos

-Explorando a interface e personalizando

-Salvamento automático

-Arquivar e recuperar projetos

-Diferenças entre as versões Davinci Resolve 14.3 e Studio 14.3

-O que é 4k e 4k UHD

-Configurações de projeto

-Preferências

-Aumentando o desempenho da Estação de Trabalho

-Edição online/offline

-Trabalhando com mídia otimizada

-Trabalhando com proxy e smart caching

-Transcodificação de mídia

-Fluxo de trabalho

-Interface do Media Page

-Importando mídia

-Importando fotogramas individuais

-Importando de outros editores como AVID MEDIA COMPOSER, FINAL CUT E PREMIERE PRO

-Migração na pós- exportando EDLs e XMLs

-Migração na pós – importando EDLs e XMLs

-Organizando as mídias

-Metadados dos clipes

-Editando os atributos do clipe

-Trabalhando com gravações RAW

-Smart Bins

-Reconectando gravações

-Ferramenta de clonagem

-Sincronizando áudio

-Gerenciamento avançado de mídia

-Scene Cut Detection

-Interface do Edit Page

-Criando timelines

-Master timelines

-Controles básicos e avançados de edição

-Pontos de edição

-Edição Multi Câmera

-Controles do Inspector

-Transições

-Geração de títulos

-Rolagem de créditos

-Mixagem de áudio

-Fluxo de trabalho para colorização

-Rotoscopia

-Combinando planos

-A livraria  de efeitos

-Ferramentas essenciais para a construção de estilos visuais

-Renderizando, arquivando e entregando o filme

-…E muito mais.

Teoria da montagem cinematográfica

Teoria das Cores

Fundamentos do vídeo e a arte de editar

Princípios da Composição para Motion Designers

Identidade Visual

Processo de pós-produção com câmeras DSLR

Movimentos de câmera para produções de vídeo

Técnicas para edição de comercial

Técnicas para edição de documentário

Técnicas para edição de videoclipe

Técnicas para edição de longa metragem

História da montagem dos filmes e vídeos

Color Grading Avançado em Davinci Resolve 14.3

Composição para filme e vídeo

Blackmagic Fusion 9 do básico ao avançado

Câmeras mirrorless 4K

E muito mais…

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