O Hospital Geral Dr. César Cals, em Fortaleza, vai ficar fechado por tempo indeterminado. A informação foi repassada pela secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara. A unidade hospitalar, localizada no Centro de Fortaleza, sofreu com um incêndio de grandes proporções nesta quinta-feira (13).
Devido às chamas, 117 crianças bebês internados no hospital e 153 mulheres precisaram ser transferidos para outras unidades hospitalares. Os pacientes foram encaminhados para oito diferentes pontos da rede de saúde de Fortaleza — tanto municipais, quanto estaduais.
“A gente só vai reabrir o hospital com total segurança, após a gente fazer toda uma avaliação da estrutura do hospital. É um hospital quase centenário. A gente precisa ter total segurança de que não vamos por em risco nenhum cidadão cearense”, disse a secretária de Saúde.
As chamas começaram um pouco antes das 11h e atingiram a área externa do hospital. O fogo foi controlado por volta de 11h30, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Conforme a Secretaria da Saúde, o incêndio foi registrado na subestação de energia do hospital.
Ainda conforme a secretária, nenhuma área assistencial do hospital foi atingida pelas chamas e não há feridos.
A loja de acessórios fica em um centro comercial popular chamado Beco da Poeira, localizado em frente ao hospital. O vídeo ao qual a TV Verdes Mares teve acesso mostra funcionárias do hospital chegando ao estabelecimento e ligando as incubadoras à rede elétrica com a ajuda da população.
Vídeos obtidos pelo g1 mostram a fumaça na unidade hospitalar e diversos funcionários retirando pacientes às pressas. Conforme apuração da TV Verdes Mares no local, os bebês foram colocados provisoriamente nas lojas do centro comercial até a chegada de ambulâncias.
g1














