Rentável para pequenos produtores rurais que formam a agricultura familiar. Em Ipueiras 30 (trinta) famílias participam do Projeto de Desenvolvimento da Ovinocaprinocultura no Estado do Ceará. Cada família recebe 15 (quinze) matrizes caprinas e 01 (um) reprodutor – puro e após 2 (dois) anos da entrega dos animais, 07 (sete) crias serão devolvidas. São 11 (onze) núcleos de produção de leite acompanhados por técnicos da área.
O projeto acontece a pelo menos 02 (dois) anos no município. No final da última semana os técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Agrário realizaram uma reunião com a participação da Comissão Municipal de acompanhamento ao Projeto que inclui IDEF, DAS, EMATERCE, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Ipueiras, FECEMIS (Federação das Entidades Comunitários do Município de Ipueiras) e entidades religiosas.
O público alvo do Projeto são agricultores familiares, organizados em associações e/ou cooperativas. Em Ipueiras, a sede do projeto fica localizado nas localidades de Santa Maria e Riacho Verde. Em Santa Maria, haverá a implantação do tanque de resfriamento de leite. Serão armazenadas as produções das famílias que participam do projeto.
Benefícios do leite de cabra
O leite de cabra chega a ter 30% menos colesterol que o de vaca, além de possuir menos teor de açúcar. Aproximadamente 6% das crianças têm sintomas de alergia ao leite de vaca, que podem caracterizar-se por distúrbios digestivos, corrimento nasal, otites, entre outras alergias.
Este Projeto objetiva evitar o êxodo rural por meio de aquisição de leite de cabra a preço justo e com garantia de compra o ano todo. Incentivando também, o melhoramento genético do rebanho caprino leiteiro, a produção de forragem para reserva estratégica alimentar, promovendo com isso a sanidade animal e a garantia de produção.
Nordeste Notícia com informações do Governo Municipal de Ipueiras