A Serasa iniciou, nesta segunda-feira (28), novo mutirão nacional para negociação de dívidas. O Feirão Serasa Limpa Nome terá mais de mil empresas parceiras, como bancos, empresas de telefonia, de água e energia, varejo e outros segmentos, com descontos de até 99% nos valores. Pela primeira vez, os consumidores poderão negociar várias dívidas de uma vez.
No Ceará, o Mapa da Inadimplência da Serasa aponta que 3,2 milhões de pessoas estavam endividadas no último mês de setembro. A média do valor das dívidas foi de R$ 4,6 mil por pessoa inadimplente.
O mutirão, que vai até o dia 29 de novembro, terá mais de 550 milhões de ofertas em todo o Brasil, com descontos e parcelamentos de acordo com cada orçamento. Conforme a Serasa, este será o maior mutirão da história.
Uma novidade para esta edição é poder juntar mais de uma dívida para negociar. Pelo site ou pelo aplicativo, o consumidor pode reunir débitos em uma única forma de pagamento. Basta escolher uma data de vencimento unificada e quitar todas as dívidas em um único boleto ou em uma mesma chave Pix.
Passo a passo para negociar as dívidas
Feirão Serasa Limpa Nome oferece descontos de até 99% em dívidas; confira passo a passo.
Passo 1 – Baixar o aplicativo da Serasa
Depois de baixar o aplicativo da Serasa no celular (disponível para Android e iOS), o consumidor deve digitar o CPF e preencher um breve cadastro. Ao acessar a plataforma, todas as informações financeiras irão aparecer na tela, como possíveis dívidas e a pontuação do Serasa Score.
Passo 2 – Escolher a oferta
Após selecionar ‘Ver detalhes’, é possível verificar as condições oferecidas para pagamento com o desconto do Serasa Limpa Nome já aplicado. Depois, o consumidor deve clicar em uma das dívidas disponíveis. Serão apresentadas as opções para renegociar cada débito. Para fazer um acordo, clique em ‘Negociar’ em cada uma delas.
Passo 3 – Revisar e finalizar o acordo
O consumidor deve escolher a opção e a forma de pagamento de preferência. Caso seja boleto, pode copiar o código, baixar ou solicitar o envio pelo WhatsApp. Se optar pelo Pix, pode selecionar o dia para vencimento e a quantidade de parcelas. Depois, é hora de confirmar as informações, revisando as condições apresentadas e clicando em ‘Fechar acordo’.
Passo 4 – Pagar o débito
Ao fechar o acordo, o pagamento deve ser feito seguindo as condições definidas na etapa anterior. Para pagar com o Pix, basta clicar em ‘Copiar chave Pix’ e colar no aplicativo da instituição bancária.
Dívidas mais comuns no Ceará
A maioria das dívidas no Ceará para o mês de setembro estava no segmento de bancos e cartões. No Mapa da Inadimplência da Serasa, estas dívidas representavam 28% do total.
Confira as dívidas do Ceará por segmento em setembro de 2024:
- Bancos e cartões: 28,06%
- Utilities – contas de água, luz e gás: 27,69%
- Financeiras: 17,94%
- Varejo: 8,22%
- Serviço: 7,99%
- Telecomunicações: 5,51%
- Empresas que compram dívidas: 1,74%
- Cooperativas: 0,13%
Em Fortaleza, o mesmo mês teve 1,2 milhão de pessoas inadimplentes. Para a cidade de Sobral, este número foi de 79,6 mil inadimplentes em setembro, segundo a Serasa.
g1